Projeto Ética nas Redes Sociais

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O uso da tecnologia na comunicação e troca de informações demandou a criação de modernos aparelhos, e com essa evolução surgiram as redes sociais, que utilizadas de forma inteligente trazem inúmeros benefícios, não apenas nas relações de trabalho, mas também entre amigos e familiares.

A ética na internet não está descolado do conceito de ética que já conhecemos, esta reciprocidade continua valendo.

A sensação de anonimato e de invisibilidade na rede é falsa, por meio do Protocolo de Internet (IP) é possível identificar de qual máquina saiu a publicação, portanto explore cada vez mais este universo deslumbrante, mas de forma responsável.

O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar!

– Alertar sobre os tipos e consequências da publicação de imagens nas redes sociais.

– Apontar as posturas adequadas no uso das redes sociais.

– Informar sobre as diversas ciladas das redes sociais e como podemos nos proteger.

– Identificar os danos causados pelo uso excessivo das redes sociais.

– Criar uma história em quadrinhos.

– Analisar o internetês como uma variante da língua.

– Reconhecer a situação de comunicação em que se aplica o internetês.

– Elaborar uma “Gramática Básica do Internetês”.

– Despertar sobre os perigos do uso incorreto da internet.

– Refletir sobre os cuidados necessários na rede.

– Promover a utilização segura na internet.

– Criar um emoticon utilizando as ferramentas do Editor de Imagem.

– Detectar as redes sociais mais utilizadas.

– Conscientizar a população sobre a preservação de seus dados na Internet.

– Conhecer o significado de paródia.

– Aprender a pesquisar na internet.

– Assinalar atitudes de cyberbullying e os danos que podem causar.

– Explorar as ferramentas dos programas Editor de Imagem, Editor de Texto, Editor de Slide, Editor de Histórias em Quadrinhos, Editor Gráfico, Editor de Vídeo e Planilha Eletrônica.

Ensino Fundamental I

Sugestão 01 –  Apresente o significado de paródia  e confira alguns exemplos:

Paródia 1

Paródia 2

 Em seguida, proponha aos alunos a pesquisa de uma música conhecida , e no programa Editor de Texto, crie uma paródia sobre o tema “Ética nas Redes Sociais”. Seja bem criativo!

Dica: Caso tenha possibilidade, explore também o Material de Informática Educacional dos temas: Editor de Texto e Internet.

Sugestão 02 – Assista ao vídeo Como surgiram os emoticons” , e proponha aos alunos a criação de um  emoticon no programa Editor de Imagem Paint .

Sugestão 03 – Assista ao vídeo Uso responsável da internet “. Logo após, promova uma conversa com os alunos sobre o uso excessivo da Internet e, no site Meu Gibi  elabore uma história em quadrinhos que ressalte o tema abordado. Utilize no mínimo 6 cenas.

Obs: Professor, para a realização da atividade acima, é necessária a criação de um cadastro único para toda a turma, no site sugerido.

Sugestão 04 – Assista ao vídeo “Você sabe com quem está falando?”

Agora, no programa Editor de Slide  proponha para os alunos a criação de uma apresentação com imagens e textos alertando sobre o uso correto de imagens nas redes sociais.

Utilize o maior número de ferramentas que conhecer.

Sugestão 05 – Apresente a cartilha Guia de Postura em redes sociais . Em seguida, escolha um tópico da cartilha, e proponha aos alunos a criação de um diálogo de 4 telas abordando o assunto escolhido, utilizando o programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hagáquê.

Sugestão 06  Proponha aos alunos a criação de um cartaz de conscientização sobre o tema “Ética na Rede Sociais”, utilize apenas uma página e recursos de imagens para enriquecer seu trabalho. Para esta atividade, utilize o site Fotoflexer.com

Ensino Fundamental II / Ensino Médio

Sugestão 01 –  Debata com a turma sobre Violência Virtual – Cyberbullying. Em seguida, crie uma apresentação de 6 telas, no programa Editor de Slide, seguindo as indicações abaixo:

  • Slide 1 – Título e os dados dos alunos.
  • Slide 2 – Definição e uma imagem representativa sobre o tema.
  • Slide 3 – Quem são? Vítimas – Agressores – Espectadores.
  • Slide 4 – Prevenção: como evitar este tipo de crime?
  • Slide 5 – Solução: como amenizar ou resolver o problema?
  • Slide 6 – Exemplos de casos ocorridos com pessoas conhecidas.

 

Dica: Caso tenha possibilidade, explore também o Material de Informática Educacional – Ferramenta Editor de Slide.

Sugestão 02 – Proponha aos alunos uma pesquisa na comunidade escolar (nas salas de aulas, em casa, no clube, no transporte, na praça, etc) com o objetivo de identificar as redes sociais mais utilizadas. Organize os dados no programa Planilha Eletrônica, criando uma tabela, e posteriormente um gráfico.

Sugestão 03 – Navegar com segurança deve ser uma preocupação de todos, pois garante que os dados pessoais fiquem protegidos ao usar a internet. Sugira uma pesquisa sobre o tema “Segurança na Internet”, e em seguida, peça para as duplas criarem tirinhas que abordem o tema de forma criativa e divertida. Para realização da atividade, utilize o programa Editor de História em Quadrinhos Hagáquê

Sugestões de Pesquisa: Site 01Site 02 / Site 03

Converse com os alunos sobre este tipo de comunicação, os pontos positivos e negativos, depois proponha um desafio, onde eles deverão criar um guia de bolso com algumas gírias utilizadas na internet. Para realização da atividade utilize o programa Editor de Texto.

Sugestões de Pesquisa: Internetês e Dicionário de Gírias.

Sugestão 04 – Lance uma pesquisa sobre o tema “Os Perigos e Cuidados na Internet” (vírus, páginas falsas, e-mails maliciosos, roubo de dados e identidade, etc). Em seguida, no programa Editor de Vídeo Movie Maker elabore um vídeo de alerta sobre o tema.

Sugestão 05 – Assista ao vídeo: Você Tem Rede Privada na Internet?. Em seguida, converse com a turma sobre as ciladas nas redes sociais. Ao final, proponha a criação de um flyer que divulgue e alerte sobre os cuidados que devemos ter com a nossa privacidade. Para realização da atividade utilize o site Fotojet.

Dica: No site sugerido, clique no link Design/Opção Flyer.

Sugestão 06 – Converse com os alunos sobre a relação da Linguagem Programação com Algoritmo, que é citado no documentário “O Dilema das Redes”.  Assista ao documentário “O Dilema das Redes” (Disponível no NetFlix). Sugira aos alunos que tomem nota de todas as informações ou frases que achem importantes ou impactantes durante o documentário. Debata com os alunos sobre as frases anotadas durante o documentário.

Proponha que cada aluno crie uma animação no Scracth que ilustre duas a três frases dentre as que anotaram, utilizando os comandos já estudados e que criem um roteiro para apresentação da atividade para turma.
(Duração da atividade: 4 aulas)

Sugestão de Leitura sobre o tema abordado:

Leitura 1

Leitura 2

Leitura 3

Ensino Fundamental I

Tema Guia Prático do Whatsapp

Objetivos Orientar quanto ao bom uso do aplicativo.

Processo de Criação – Sugira um momento de pesquisa para entender o aplicativo. Proponha que os alunos em grupo criem flyers com recursos que todos os usuários deveriam conhecer. Realize uma eleição para a escolha da arte que será divulgada no aplicativo e trocada no dia do evento por um produto de limpeza e ou higiene pessoal.

Assista ao vídeo sobre o whatsapp.

Ensino Fundamental II / Ensino Médio

Tema – Alerta nas Redes Sociais

Objetivos – Manifestar o pensamento de forma ética e responsável; verificar a veracidade das informações antes de transmiti-las; respeitar os direitos autorais.

Processo de Criação – Sugira um momento de pesquisa sobre riscos e perigos ocultos nas redes sociais. Proponha a criação de um vídeo abordando o assunto para conscientizar a comunidade escolar. Escolha um evento da escola, onde o vídeo possa ser exibido para o maior público possível. Para finalizar, publique o vídeo no Youtube e nas redes sociais da escola.

Sugestões de site – Ética nas Redes Sociais

Magic Bubble

Rede social infantil que reúne jogos e conteúdo educacional que permite se aventurar por cenários de diferentes cidades brasileiras e interagir com outras crianças.

As redes sociais podem não ser um ambiente muito seguro para crianças. Não é à toa que os principais sites de relacionamento exigem uma idade mínima para efetuar o cadastro, que costuma variar entre 13 e 18 anos. Como uma alternativa para esse público, a rede social infantil Magic Bubble quer estimular a interação em um ambiente que pode ser monitorado por pais e professores.

A partir da combinação entre jogos digitais e conteúdos educacionais, a rede social possibilita que as crianças possam se aventurar por diferentes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Em cada cenário, elas podem conversar com os colegas, acessar jogos e responder a testes com conteúdos de geografia, história e cultura regional. Ao vencer os desafios, as crianças acumulam pontos para personalizar o seu avatar, comprar novas roupas e mobiliar uma casa virtual.

A ideia de desenvolver a rede social surgiu quando a filha do empresário Rogério Valim tinha 5 anos. Ao perceber que era difícil encontrar games e sites educativos interessantes para essa faixa etária, ele começou a pensar em desenvolver um jogo que pudesse unir diversão e aprendizado. O projeto nasceu em 2013, dentro da casa do empresário, em Florianópolis, e aos poucos se transformou em uma startup com o apoio de investidores e desenvolvedores.

magicbubble