Projeto Festa Junina

testeira_festa_junina

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesSites EducacionaisVídeos

A escola tem um papel importante na valorização das tradições. Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. As festas que acontecem durante todo o mês são chamadas de “festa joanina”, especialmente em homenagem a São João. O nome “joanina” teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificada para “junina”.

Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros. A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação (quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo e o leite de coco) e também nos costumes (como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor de crioula). Mas, não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza europeia. Os fogos de artifícios, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses e a dança de fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.

Os educadores devem ver essa data como uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, através da temática, brincadeiras, culinária típica e outros.

– Conhecer as características das Festas Juninas em diferentes regiões do país.

– Compreender a história das Festas Juninas, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos culturais e religiosos.

– Utilizar a Festa Junina como instrumento pedagógico.

– Identificar o uso de tecnologias nas Festas Juninas.

– Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício.

– Valorizar a importância das brincadeiras.

– Incentivar o gosto pela culinária das Festas Juninas.

Educação Infantil

Sugestão 1– Apresente algumas  obras de Volpi. Em seguida, programa Editor de Imagem Paint, crie uma obra de artes com bandeirinhas. Essa atividade será uma ótima oportunidade para ensinar os alunos a utilizar o spray, o pincel e o balde. Além de diferenciar cada uma destas ferramentas do programa Paint, poderá também ser observada a diferença entre os tipos de traços, mais finos ou mais grossos, que podem ser feitos com o pincel ou com o lápis.

Sugestão 2 – Converse com os alunos sobre algumas peculiaridades da Festa Junina, o caipira e a vida no campo. Em seguida, apresente a história “Na roça é diferente” com o personagem Chico Bento. Após a história, converse com os alunos sobre as diferenças que percebemos entre o menino da cidade e o Chico Bento: como eles fizeram para se alimentar, a forma de falar dos personagens e o que aconteceu no final da história com o menino que conviveu com o Chico Bento. Peça aos alunos que elaborem uma história com o tema Festa Junina, como por exemplo: “O dia da Festa Junina em nosso colégio” (o que vai ter, quando e o que vamos dançar, como será a roupa, o que comer e etc). Em seguida, utilize o programa Editor de Imagem Paint para ilustrar a história.

Sugestão 3 – Converse sobre a Festa Junina, os costumes e as tradições (vestimentas, comidas típicas e cantigas). No programa Editor de Imagem Paint, peça que os alunos desenhem um Arraiá Junino.

Sugestão 4 – Apresente o vídeo “Pula Fogueira”, em seguida peça aos alunos que utilizem o programa Editor de Imagem Paint ou o JS Paint online e ilustrem uma fogueira de festa junina. Logo após, proponha a turma que acessem o site “Colorir” e divirtam-se colorindo o Chico Bento.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1 – Peça aos alunos que pesquisem receitas típicas juninas e no programa Editor de Slides digitem uma das receitas pesquisadas. Utilize o programa Editor de Imagem Paint para ilustrar o prato típico escolhido.

Sugestão 2 – Peça aos alunos para pesquisar na internet músicas juninas. Escolha uma das músicas pesquisada e sorteie entre eles estrofes da música, no programa Editor de Imagem peça que ilustrem a estrofe recebida. Finalize a atividade juntando todas as ilustrações formando a música junina se possível, coloque o áudio da mesma.

Sugestão 3 – Inicie a aula apresentando o vídeo Perigo no Céu e na Terra com Balōes Juninos”. Em seguida promova um debate com a turma sobre o tema abordado. Proponha a confecção de origamis de balões, os quais poderão ser decorados com frases impressas em papéis coloridos sobre o tema: “Prejuízos ao soltar balões”. Confira ao vídeo “Como fazer balão de São João de origami“.

Sugestão 4 – Acesse o site Sua Pesquisa e escolha uma das cantigas indicadas.  Em seguida, ilustre-a no programa Tux Paint.

Sugestão 5 – Inicie a aula com o vídeo “Dialeto caipira“. Em seguida proponha a criação de frases com a linguagem utilizada pelos caipiras para a confecção de plaquinhas juninas no programa Editor de Texto, utilize as ferramentas WordArt, formas geométricas. Com ajuda da internet pesquise imagens para ilustrar.

Sugestão 6 – Converse com a turma sobre as Festas Juninas (costumes, tradições, vestimentas, comidas típicas e cantigas).  Em seguida, peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos no programa Hagáquê, a qual poderá ser postada no site da escola.

Sugestão 7 – Inicie a aula com músicas tradicionais de Festas Juninas, pergunte se os alunos as reconhecem e em quais festas costumam ser tocadas.  Promova uma pesquisa sobre essas formas de manifestações culturais e suas respectivas diferenças em cada região do país.

Sugestão 8 – Utilize o Material de Informática Educacional – Tema: Datas Comemorativas (1º semestre) – Nível 1

Ensino Fundamental II/ Ensino Médio

Sugestão 1 – Leia as cantigas apresentadas no site QDivertido, em seguida, proponha a criação ou adaptação de cantigas e grave-as, no gravador de som do Windows, com fundo instrumental.

Sugestão 2 – Divida a turma em grupos, cada grupo ficará responsável por 1 região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste);  O objetivo é que cada grupo pesquise sobre como se comemora a Festa Junina na região escolhida.  Em seguida, crie um blog no programa Blogspot sobre: (vestimentas, danças, comidas típicas, brincadeiras, etc…).

Sugestão 3 – Confeccione convites e cartazes no programa Editor Gráfico, podendo aproveitar as ferramentas para criação de panfletos informativos, jornais e etc.  Obs: Se for criar um panfleto ou revista/ jornal divida os assuntos por grupos de trabalho.  Confira a dica de site para construção de convites e cartazes CriarFazerGratis.  Utilize o arquivo passo a passo para iniciar a atividade.

Sugestão 4 – Divida a turma em 5 grupos, cada grupo será responsável por 1 região do país.  Cada grupo pesquisará sobre como se comemora a Festa Junina na região escolhida.  Com o conteúdo pesquisado elabore um vídeo no programa Movie Maker contendo, música, imagem e texto.

Sites indicados para elaboração da atividade:

Sua Pesquisa

Página do Gaúcho

Festival Folclórico

Recursos: Músicas / Produção de enfeites para a sala / Tradições / Comidas típicas / Origem da Festa Junina.

Culminância:  Fazer pesquisas na Internet sobre a Festa Junina, sobre os temas citados no recurso.  Criar no Editor de Slide Power Point um apresentação com os dados dessa pesquisa.  Elaborar um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina.

Sugestão 05: Festa Junina é de tradição pagã, mas absorveu características do catolicismo e em cada região do Brasil ela é comemorada de uma forma diferente, proponha para os alunos a pesquisa sobre essa comemoração nas regiões brasileiras, e no programa Editor de Slide registre  sua origem, danças, comidas típicas e vestimentas.

Sugestão 06: Solicite aos alunos uma pesquisa sobre as comidas típicas juninas e uma imagem contendo uma folha de receita em branco.  Em seguida eles deverão montar a receita escolhida no programa Editor de Slide. A imagem da folha de receita deverá ser inserida como plano de fundo.

Dica: Una todas as receitas em uma única apresentação formando um livro de receitas virtual.