Projeto Fraternidade e Juventude

testeira_fraternidade

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

Acolher os jovens com todas as suas diversidades neste contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento a Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

É na juventude que costumam ser tomadas as decisões mais importantes no que se diz respeito ao caminho de vida a seguir. É por isso que os educadores possuem um papel importante no desenvolvimento e preservação dos valores morais.

– Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos.

– Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

– Valorizar o respeito as diferenças.

– Trabalhar a importância das palavras afeto, amizade, amor, apego, benevolência, simpatia e ternura.

– Estimular o amor ao próximo.

Educação Infantil

Sugestão 1: Troque ideias com a turma, explique qual período da vida corresponde à juventude e apresente dicas envolvendo valores morais, que devemos desenvolver e preservar para convivermos em harmonia. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem no programa Editor de Imagem (Paint) uma atitude que represente um destes valores. Salve os desenhos e monte uma exposição bem criativa.

Sugestão 2: Assista ao vídeo “Palavrinhas Mágicas”.

Sugestão 3: Reúna os alunos numa roda de conversa para entender melhor as relações de identidade e preconceito. Direcione o assunto para uma valorização do respeito às diferenças e a diversidade étnica. Assista a senha 258 e peça para os alunos ilustrarem, no programa Editor de Imagem (Tux Paint) um amigo de outra etnia, finalize com a senha 858.

Sugestão 4: Assista ao vídeo “Direitos e Deveres das Crianças”.

Sugestão 5:  Assista ao vídeo “Valores Éticos e Morais das Crianças” . Proponha uma conversa sobre a história, o que acharam da atitude do Alex? Em seguida, peça para os alunos pintarem o pássaro amarelo.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Utilize o Material de Informática Educacional

Temas: Solidariedade e Paz (Nível I ao IV), Paz e Justiça (Nível I, II e III), Ética e Cidadania (Nível III) e Ciência e Tecnologia (Nível II)

Sugestão 2: Converse com os alunos sobre o significado da palavra FRATERNIDADE e seus sinônimos como, afeto, amizade, amor, apego, benevolência, simpatia e ternura. Em seguida, sugira que os alunos elaborem cartazes em um programa Editor de Texto. Cada cartaz deverá conter um sinônimo e uma imagem ilustrativa. As imagens poderão ser pesquisadas na internet ou serem fotos representativas dos próprios alunos, amigos, família e etc. Divulgue os cartazes pela Escola.

Sugestão 3: Utilize um programa Editor de Slide para criar uma apresentação abordando o tema: Fases da Vida. Pesquise informações sobre cada fase e imagens ilustrativas.

Sites de Pesquisa:

Fases da Vida 1

Fases da Vida 2

Sugestão 4: Apresente o vídeo da música “Tudo bem ser diferente” . Em seguida, no programa Editor de Imagem (Paint), peça para os alunos criarem uma ilustração que represente o tema. Elabore um vídeo da música com as ilustrações criadas pelos alunos e divulgue no site da sua Escola.

Sugestão 5: Inicie uma conversa com os alunos sobre as atitudes corretas e erradas. Sorteie algumas palavras como, por exemplo: amor, amizade, solidariedade, respeito, coragem, gentileza, generosidade e etc. No programa Hagáquê (HQ), peça aos alunos que elaborem uma história em quadrinhos. O nome da história será “A Cartilha dos Valores”.

Sugestão 6: Apresente para os alunos os temas: vida, religião, liberdade, identidade, adolescência, comportamento, realização, vocação, família, amizade, amor, felicidade e respeito. Divida a turma em grupos, cada grupo deverá escolher 3 temas e em forma de história, mostrar como cada um deles está presente em nossas vidas e como eles se mostram transformadores no seu dia a dia. Em um programa Editor de Slide elabore uma apresentação.

Ensino Fundamental II/ Ensino Médio

Sugestão 1: Coloque em discussão com os alunos perguntas como:

A ECONOMIA E O JOVEM – Olhando a realidade

  • O que você acha do fato do jovem brasileiro ser o terceiro maior empreendedor do mundo?
  • Qual a importância da economia solidária e a economia de empreendedores para a inserção do jovem no universo da economia?
  • O que se deve fazer diante do aumento de desemprego entre os jovens?
  • Quais são as consequências da inadimplência para os jovens?
  • Qual a lei fundamental da economia cristã?
  • Quais as principais influências do sistema econômico neoliberal sobre os jovens?
  • Qual a importância entre a generosidade e a economia?
  • A igreja tem sido exemplo para a juventude no âmbito da economia?

Com base nas respostas, confeccione uma revista em quadrinhos, no programa Hágaquê (HQ), onde os alunos consigam mostrar os problemas e as soluções para os temas abordados acima.

Sugestão 2: Converse com os alunos sobre os temas listados abaixo e proponha um debate com a turma.

A POLÍTICA E O JOVEM

  • Qual a importância do jovem na história política do Brasil?
  • Quais os deveres dos jovens enquanto cidadãos?
  • O que significa democracia para o jovem hoje?
  • Como pensar na inclusão dos jovens na sociedade, através de politicas públicas?
  • Por que os jovens devem acreditar em um projeto coletivo?
  • Como enraizar os atos sociais dos jovens no evangelho?

Em um programa Editor de Imagem, peça para os alunos elaborarem cartazes com frases representativas e imagens. Divulgue pela escola.

Sugestão 3: Discuta com os alunos alguns temas, como: vida, religião, liberdade, identidade, adolescência, comportamento, realização, vocação, família, amizade, amor, felicidade e respeito. Divida 5 temas para cada dupla e peça que registrem com suas palavras como cada um deles está presente na sua vida e como eles se mostram transformadores no seu dia a dia. Em um programa Editor de Slide, crie uma apresentação que deverá ter 5 slides, um slide para cada tema.

Sugestão 4: Divida a turma em grupos e proponha que façam um seminário para abordar os itens abaixo:

  • A jornada Mundial da Juventude.
  • A importância para os jovens hoje e para igreja católica.
  • Como começou? Qual seu objetivo?
  • Influência da mídia e das novas tecnologias (redes sociais) no comportamento dos jovens de hoje em dia.

Em um programa Editor de Vídeo, peça para os alunos elaborarem um documentário que deverá ser apresentado para a turma no dia do seminário.

Sugestão 5: Os jovens têm desenvolvido cada vez mais a capacidade de criticar, impor suas opiniões e lutar pelos seus ideais. Desse modo, é cada vez mais comum a participação deles não só em manifestações e mobilizações, mas também em projetos voluntários e na política. Converse com os alunos e pergunte a opinião deles sobre essas situações. Em seguida, no site Fotojet, crie uma arte com mensagens que motivem os jovens para serem agentes de transformação da sociedade. Realize uma votação com o programa Urna Eletrônica disponível no link Programas & Tutoriais e escolha as melhores artes que serão expostas na escola, no formato de banner.

Sugestão 6: Direcione uma pesquisa sobre as influências do neoliberalismo e globalização na sociedade atual e como isso afeta os jovens brasileiros. Em seguida, em um programa Editor de Texto, proponha a criação de um dossiê. Utilize reportagens (antigas e atuais) para, através de sua análise, justificar o texto criado sobre o tema proposto.

Dica: Busque uma parceria com o professor de História e Geografia.

Ensino Fundamental I

Tema: Gincana Solidária

Objetivos: Estimular o ato de doar; Valorizar a solidariedade entre os jovens. Criar cartazes com mensagens de alegria.

Processo de Criação: Mobilizar os alunos para a participação de uma gincana de arrecadação de quatro produtos de higiene. Os grupos deverão ser divididos de acordo com o produto escolhido. (sabonete, pasta de dente, shampoo e escova de dente). O grupo que arrecadar o maior número do produto que o representa, será o vencedor e terá o prazer de fazer a entrega na instituição escolhida. Nesse dia, os alunos organizarão um lanche coletivo e deverão enfeitar o local com os cartazes criados.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Apadrinhando Jovens

Objetivos: Acolher os jovens que precisam de atenção através de atitudes simples, mas num movimento coletivo. Ajudar os jovens a se aproximarem de Jesus, favorecendo uma vivência mais próxima de uma sociedade fraterna.

Processo de Criação: Criar uma empresa fictícia, a qual será responsável pela divulgação e promoção de uma ação social que beneficie uma instituição escolhida pelos alunos envolvidos no projeto. Promover uma palestra para sensibilizar toda escola sobre a real necessidade de ajudar jovens carentes. Os alunos deverão agendar uma visita para conhecerem onde e como vivem estes jovens. A visita deve ser registrada através de fotos, filmagens, entrevistas, etc. Promover o apadrinhamento de um jovem (ajudar na compra de roupas, sapatos, material de higiene pessoal e escolar e reservar algum tempo para lhe dar atenção e carinho) com a participação de um responsável.

Etapas do Projeto