A Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço gegráfico, entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Ele possui um caráter histórico, e por isso é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive; também é campo de estudo da Geografia toda a dinâmica superficial da Terra.
Na segunda metade do século XX, foi criada nos Estados Unidos a expressão analfabetismo geográfico, em face da ignorância da população daquele país diante dos conhecimentos propostos pela Geografia. Muitos investidores cometiam erros por não conhecerem a língua, os costumes e a cultura de um determinado lugar. Estudiosos em várias áreas padeciam por não conhecerem a dimensão espacial de seus estudos, a exemplo de muito economistas, cientistas políticos e sociólogos.
A importância da Geografia não está somente nos conhecimentos sobre os nomes de países, suas capitais, dados populacionais, moeda e religião, mas também em explicar a dinâmica das ações no espaço, em função do tempo. Por exemplo: a transformação dos espaços na cidade, a lógica da produção agrária, a distribuição dos movimentos sociais, a estrutura geomorfológica superficial da Terra, etc.
Fonte: Brasil Escola
– Aprender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele.
– Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares para a manutenção da vida em sociedade.
– Conhecer como os sistemas econômicos, políticos, ideológicos e sociais se manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço.
– Estudar temas como: a segregação espacial; o processo de favelização; a evolução e espacialização da violência e a marginalidade, que pode auxiliar no planejamento social, bem como nas críticas e ações populares que auxiliem no combate a este e outros problemas socioespaciais.
Sugestão 1 – Todas as pessoas precisam de um lugar para morar. A casa é o nosso abrigo e as partes internas da casa chamam-se cômodos: a sala, a cozinha, os quartos e o banheiro. Assista ao vídeo “Nossa Casa“.
Sugestão 2 – Assista ao vídeo sobre o “Campo e a Cidade“.
Sugestão 3 – No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Esta data foi escolhida por anunciar a estação das flores, a Primavera. Assista ao vídeo “Árvore que Não Queria Morrer” e, em seguida no programa Editor de Imagem Paint, faça o download do Arquivo Modelo e peça para os alunos pintarem o desenho e o completarem com maçãs.
Sugestão 4 – Assista ao vídeo “Dia & Noite” sobre os elementos que aparecem e são melhor visualizados durante o dia e durante a noite. Em seguida, faça o download do Arquivo Modelo para realizar a atividade no programa Editor de Imagem Paint, onde os alunos deverão completar com estrelas e com o Sol, nos seus respectivos cenários.
Sugestão 01: Assista ao vídeo “Tipos de Moradias.”
Sugestão 02: Conheça a história do vídeo “Os Três Porquinhos e o Lobo Mau”, relacione as moradias dos porquinhos com os tipos de moradias existentes, e no programa Editor de Imagem Paint, proponha que os alunos ilustrem as suas próprias moradias.
Sugestão 03: Assista ao vídeo “Tipos de Moradias e Seus Cômodos“, peça para os alunos no programa Editor de Imagem JS Paint desenharem um dos cômodas de uma moradia com todos os móveis e utensílios usados para a decoração deste cômodo.
Sugestão 04: Assista ao vídeo “Tipos de Moradias e Seus Cômodos“.
Sugestão 05: Ouça a música “A Casa”, de Toquinho e faça uma reflexão com os alunos sobre a importância de se ter uma casa. Peça para os alunos registrarem suas opiniões, através de uma história em quadrinhos. Para realização da atividade utilize o programa Pixton.
Sugestão 1: O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que gravitam na órbita de uma estrela (Sol). Ele é formado por 8 planetas, dezenas de satélites naturais, milhares de asteroides, meteoros e cometas que giram em torno do Sol. Assista ao vídeo “Planetas do Sistema Solar – Via Láctea” e conheça mais um pouco sobre o nosso Sistema Solar. Em seguida, sugira que os alunos ilustrem os planetas, nas suas devidas posições, no programa Editor de Imagem Paint e montem uma animação (com o surgimento de um planeta por vez + frase explicativa) no programa Editor de Slide Power Point.
Sugestão 2: O território brasileiro possui uma característica principal, a sua grande extensão, sendo considerado um país de dimensões continentais e garantindo o título de quinto maior país existente. A parte hidrográfica não tem muito destaque para navegação, em compensação, toma vulto como fonte de energia (hidrelétricas). Proponha que os alunos utilizem o programa Editor de Slide Power Point e esquematize, através de links de imagens ou de SmartArt, todas as etapas para geração de eletricidade.
Sugestão 3: São 6 os biomas brasileiros, os quais são conjuntos de ecossistemas (vegetal e animal) com uma diversidade biológica própria. Pesquise nos sites: “Biomas Brasileiros 1“, “Biomas Brasileiros 2” e “Biomas“, em seguida, peça para os alunos montarem um vídeo no aplicativo Inshot com os dados coletados, tanto de imagens quanto de textos sobre fauna, flora, hidrografia, clima, vegetação e solo (narrados). Eles devem explorar alguns efeitos de animação do programa.
Dica: Professor, reserve uma data para que os alunos possam apresentar seus vídeos.
Sugestão 4: A conectividade está mudando a cultura em todo o mundo e, em muitos países, a internet já é parte integral do cotidiano das pessoas. A internet de alta velocidade, acessibilidade móvel e pagamentos sem papel-moeda impulsionam cada vez mais a economia global, e alguns países estão fortemente inclinados à esse futuro digital. Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os nomes e as posições destes países no rancking, inclusive com a posição ocupada pelo Brasil. Ao final, deverão produzir um texto dissertativo respondendo a seguinte pergunta – “O que falta para que o nosso país suba no rancking da vida digital?“. Para realização desta atividade, utilize o programa Google Documentos.
Sugestão 5: Promova uma pesquisa e um debate de ideias sobre o tema “Globalização x Desigualdade” e peça para os alunos produzirem um curta metragem com esclarecimentos sobre estas questões. Para realização desta atividade, utilize o programa Adobe Spark.
Tema: Artesanato Regional
Objetivos: Pesquisar a cultura e o artesanato das cinco regiões do Brasil e confeccionar pequenas lembranças turísticas (souvenir).
Processo de Criação:
Divida a turma em 5 grupos e promova uma pesquisa sobre o artesanato (cultura) de cada uma das 5 regiões do país. Em seguida, proponha que os alunos preparem um planejamento para confecção de pequenas lembranças turísticas destes locais. As peças deverão ser confeccionadas em barro e, devidamente, pintadas.
Oriente a turma para que busquem por alternativas para aquisição das matérias-primas, que poderão ser conseguidas através: de doações de amigos e familiares; de um investimento inicial dado pela escola; de patrocinadores no comércio ao redor da escola; de rifas, etc.
Cada grupo ficará responsável por criar um logotipo e um slogan para a empresa fictícia, a qual será responsável pela produção das miniaturas (1 para cada tipo de região). O logo e o slogan serão votados pela turma e apenas um será aprovado. Mas, para os cartões impressos que acompanharão as lembranças, cada grupo ficará responsável pelo seu, com informações sobre a peça: nome, região a qual pertence; curiosidades sobre o local; composição da peça, etc. Além dos cartões, os alunos deverão produzir o convite do evento e todo material de decoração e divulgação do mesmo.
Organize um evento para que estas peças sejam vendidas ou trocadas, com a finalidade de ajudar uma instituição beneficente, previamente, escolhida pela escola.
Dica: Professor promova um encontro dos alunos com as pessoas que serão beneficiadas com este projeto, seja através de um lanche, um momento cultural com música e contação de histórias, ou até mesmo um show de talentos.
Tema: Letra Caixa de Papelão com Nomes de Bairros do RJ
Objetivos: Conhecer as histórias dos bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Processo de Criação: Divida a turma em duplas e proponha uma pesquisa detalhada sobre os vários bairros da cidade do RJ. Cada dupla ficará responsável por um determinado bairro. Ao longo desta pesquisa, os alunos deverão selecionar imagens dos locais mais interessantes dos bairros para compor a confecção de letras caixa representando os nomes destes locais. Para auxiliar na montagem das letras caixa, assista ao vídeo “Letras Caixa 3D com Papelão “. As letras deverão ficar semelhantes aos modelos:
Na sequência, oriente os alunos a prepararem um vídeo com curiosidades sobre a criação/origem dos bairros; fotos; depoimentos de moradores; dicas de passeios; etc. Os alunos deverão estruturar um planejamento para arrecadação de matéria-prima, confecção dos produtos, divulgação do evento (convite, ornamentação, cartazes e artes para as redes sociais), exibição dos vídeos, exposição das peças, estruturação do evento (pagamento pela entrada ou arrecadação de produtos) e definição da instituição que será beneficiada com o projeto.
Dica: Professor reserve uma data/um evento da escola para a apresentação dos vídeos e exposição das peças que foram confeccionadas. Poderá ser um evento interno ou aberto à comunidade escolar.
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