A importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico. Este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive. Além do mais, também é campo de estudo da Geografia toda a dinâmica superficial da Terra.
Na segunda metade do século 20, foi criada nos Estados Unidos a expressão analfabetismo geográfico, em face da ignorância geral da população daquele país diante dos conhecimentos propostos pela Geografia. Muitos investidores cometiam erros por não conhecerem a língua, os costumes e a cultura de um determinado lugar. Estudiosos em várias áreas padeciam por não conhecerem a dimensão espacial de seus estudos, a exemplo de muito economistas, cientistas políticos e sociólogos.
A importância da Geografia, entretanto, não está somente nos conhecimentos sobre os nomes de países, suas capitais, dados populacionais, moeda, religião etc., mas também em explicar a dinâmica das ações no espaço, que não desvinculam do tempo. Por exemplo: a dinâmica da transformação dos espaços na cidade, a lógica da produção agrária, a distribuição dos movimentos sociais, a estrutura geomorfológica superficial da Terra, entre outros.
[tab:Objetivos]– Aprender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele.
– Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
– Conhecer como os sistemas econômicos, políticos, ideológicos e sociais se manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço.
– Estudar temas como a segregação espacial, o processo de favelização, a evolução e espacialização da violência e marginalidade, o que pode auxiliar no planejamento social, bem como nas críticas e ações populares que auxiliem no combate a este e outros problemas socioespaciais.
[tab: Sugestões de Atividades ]Educação Infantil / Ensino Fundamental I
Educação Infantil
Sugestão 1 – Todas as pessoas precisam de um lugar para morar. A casa é o nosso abrigo. As partes internas da casa chamam-se cômodos: a sala, a cozinha, o quartos e banheiro. Assista ao vídeo (infantil sobre cômodos) e em seguida, acesse a senha 8007 e ligue o que fazemos em cada cômodo.
Sugestão 2 – Assista ao vídeo sobre o Campo e a Cidade e realize senha 8008 para identificar os objetos que pertencem ao ambiente correspondente.
Sugestão 3 – No dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. A data foi escolhida pois anuncia a estação das flores, a Primavera. Assista ao vídeo “Árvore que não queria morrer” e, em seguida no programa Editor de Imagem Paint, faça download do arquivo modelo e peça para os alunos pintarem o desenho e completarem com maçãs.
https://www.youtube.com/watch?v=cX8FWjNywBg
Sugestão 4 – Assista ao vídeo sobre os elementos que existem no dia e na noite. Em seguida, faça download do arquivo modelo para realizar a atividade no programa Editor de Imagem Paint. O aluno irá desenhar as estrelas e o sol nos seus respectivos cenários.
Sugestão 5 – Cada animal tem um local onde vive e se desenvolve. Podemos dividir esses locais em habitat natural (criados pela própria natureza) e habitat artificial (construídos pelo homem). Peça para que os alunos executem a senha 8009 e conheçam mais sobre o tema.
(abertura de OS carmen)
Ensino Fundamental I
Sugestão 01: No Ambiente de Aulas, realize as atividades sobre Moradias: 1597, 1598 e 1599.
Sugestão 02: Assista ao vídeo “Os três porquinhos” . Relacione as moradias dos porquinhos com os tipos de moradias existentes, no programa Editor de Imagens Paint, os alunos deverão colorir um ambiente da casa escolhido por ele.
Sugestão 03: Assista ao vídeo (Tipos de Moradias) e no programa Editor de Imagens Paint, peça para os alunos desenhem seu tipo de moradia.
Sugestão 04: Assista ao vídeo (Tipos de moradias e seus cômodos) e no Ambiente de Aulas, realize as atividades 7361 e 7360.
Sugestão 05: Assista o vídeo com a música ” A casa”de Toquinho e faça uma reflexão com os alunos sobre a importância de ter uma casa.
Sugestão 06: Pesquisar o significado dos “3 Rs” e criar uma apresentação no power point, utilizar imagens que representem cada um deles.
Sugestão 07: Utilizar o editor de imagem photofiltre para montar um cartaz com os movimentos da terra (rotação e translação).
Sugestão 08: Utilizar o editor de fotos online http://www.montagemcomfotos.com.br/editor-online/mosaico-de-fotos para fazer um mosaico com as estações do ano.
Ensino Fundamental II/Ensino Médio
Sugestão 01: indicação 6º ano
Execute a senha 7992 (criar uma apresentação com os conteúdos abaixo) e conheça mais um pouco sobre:
- Os Movimentos da Terra
- As Zonas Térmicas da Terra
- E os Fusos Horários.
Converse com alguns amigos, forme trios e, no programa Editor de Texto, prepare um livreto com as principais informações sobre UM dos tópicos apresentados.
O livreto deverá ter, no mínimo, quatro páginas. E além dos textos, imagens ilustrativas para cada conteúdo, as quais poderão ser pesquisadas na internet ou produzidas num programa Editor de Imagem.
Dica: Para facilitar na realização desta atividade, utilize o MIE Editor de Texto – Nível III ao VI.
POST – Professor: Ao final da atividade, imprima os folhetos e organize uma tarde de autógrafos – aberta a toda comunidade escolar – para divulgar este belo trabalho.
Sugestão 02: indicação 7º ano
O território brasileiro possui como característica principal a sua grande extensão, o que o faz ser considerado como um país de dimensões continentais, e garantindo ao Brasil o título de quinto maior país existente. Sua hidrografia tem pouco destaque para navegação, em compensação, toma vulto como fonte de energia (hidrelétricas).
Execute as senhas 7993 (OS para um flash informativo sobre a hidrografia brasileira)e 7994 (jogo com código do Duolingo)para conhecer mais sobre a hidrografia do nosso país. Em seguida, utilize o programa Editor de Slide e esquematize, através de links de imagens ou de SmartArt, todas as etapas para geração de eletricidade.
Dica: Para facilitar na realização desta atividade, utilize o MIE Editor de Slide – Nível II ao V.
Sugestão 03: indicação 9º ano
Usar a senha 7995 (ainda não pensei em nada).
Sugestão 04: Utilizar o editor de vídeomovie maker para montar um vídeosobre o sistema solar.
Sugestão 05:Criar uma história em quadrinhos utilizando o programa HQ sobre tipos de solos
Sugestão 06: Pesquisar uma imagem na internet do mapa brasileiro e destacar as divisões climáticas de cada região utilizando o programa de edição gráfica.
Forca
Casinha de Bonecas
Arrume a sala
Decorar a sala
Caçando o Tesouro: Uma Experiência Lúdica nas Dependências do Espaço Escolar
Jogo de Escola da Polly
Encontrar o objeto na escola online
Bus Drive
A Escola
A Rua
Geografia
Conheça os bairros que ajudam a contar a história do Rio
Jogo de habitação e Memória
Jogos de construir casas
Jogo educativo de matemática com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Arrumando a cozinha
Localização Geográfica do Brasil
Arrumando o quarto
Atividades geográficas de regiões do Brasil
Rosa dos Ventos
Encontre os Estados Brasileiros
Forca dos Estados Brasileiros
Monte o Mapa do Brasil
Espaço natural
Pontos Cardeais
Estações do Ano
Moradias
Timothy vai à Escola
Caillou na creche
A escola nova de Angelina
Dia e Noite – https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U
Os movimentos da Terra – https://www.youtube.com/watch?v=QyXxDXp0udM
O grupo familiar – https://www.youtube.com/watch?v=LpltvCpTo-w
Tipos de moradia – https://www.youtube.com/watch?v=inb4iC9LvEQ
As camadas da Terra – https://www.youtube.com/watch?v=iWxg6KeU3LA
As regiões do Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=Y_VE5GLn72I
Como surgiram os meios de comunicação – https://www.youtube.com/watch?v=p3ayly6XhGE
Meios de transporte – https://www.youtube.com/watch?v=7u9Sd2a3ZVA