Os Jogos Olímpicos de 2016 foi um evento multi esportivo realizado no segundo semestre, no Rio de Janeiro. O evento ocorreu do 5 à 21 de agosto, e as Paralimpíadas do dia 7 à 18 de setembro. O local de abertura e encerramento foi no Estádio do Maracanã.
O sonho de qualquer atleta é superar limites e receber como recompensa a glória em formato de vitória.
[tab: Objetivos]
– Conhecer a diversidade das modalidades esportivas.
– Conhecer sua importância e aplicabilidade para sociedade.
– Utilizar esse tema da atualidade como instrumento pedagógico.
– Ampliar os conhecimentos intelectuais e culturais.
– Estimular o interesse pelas modalidades e sua prática.
– Identificar novas formas de tecnologia.
– Reforçar os conhecimentos geográficos.
– Desenvolver criatividade, percepção e ampliar o vocabulário.
[tab:Sugestões de Atividades]
Educação Infantil
Sugestão 1: Execute o vídeo de apresentação das mascotes das Olimpíadas no site Rio 2016 . Em seguida, peça para os alunos ilustrarem, no Editor de Imagem – Paint, uma das mascotes. Finalize a proposta realizando a senha 7812.
Sugestão 2: Senhas disponíveis no Ambiente de Aulas: 7810 e 7811 (locais onde serão realizadas algumas competições).
Sugestão 3: Realize as senhas 7817 e 7809, apresente as modalidades esportivas e brinque com seus respectivos acessórios. Lance um desafio para a turma, caso os alunos pudessem participar da próxima Olimpíada, em qual modalidade participariam?
Sugestão 4: Conheça alguns símbolos dos jogos olímpicos através da senha 7819. Depois realize a atividade de pintura 7818.
Sugestão 5: Utilize o Material de Informática Educacional:
Projeto Meus Primeiros Cliques II – Temas Gênero (masculino e feminino), Objetos e Meio ambiente.
Projeto Solidariedade e Paz – Tema Saúde
Projeto Era dos dinossauros –Tema Boas Maneiras / Palavras Mágicas
Projeto Aprendendo na escola – Tema Esporte
Projeto No Mundo da Imaginação – Tema Inclusão e Diferenças
Sugestão 6: Execute a senha 7820 e participe da corrida de obstáculos.
Sugestão 7: Execute a senha 7821 e conheça algumas modalidades Olímpicas.
Sugestão 8: Execute a senha 7823 e descubra os diferentes esportes que estarão nas Olimpíadas.
Ensino Fundamental I
Sugestão 1: Selfie é o mesmo que autorretrato, mas desde 2014 esta palavra caiu em desuso e o termo selfie se tornou um dos mais populares do ano. Acesse o site Rio 2016 e monte a sua selfie com as mascotes Vinicius e Tom.
Obs.: Peça para os alunos trazerem fotos em arquivo.
Sugestão 2: Senhas disponíveis no Ambiente de Aulas: 7008, 7046, 7050, 7814 e 7923.
Sugestão 3: Pesquise informações sobre as modalidades esportivas. Em seguida monte no programa Editor de Texto um panfleto que deverá ter uma breve descrição sobre a modalidade pesquisada e fotos ilustrativas.
Sugestão 4: Acesse o site Rio 2016 e explore o link “Conheça”, nele você irá entender quais as características que foram levadas em consideração para a criação das mascotes Vinicius e Tom. As próximas olimpíadas serão realizadas em Tóquio, crie uma mascote ressaltando os principais traços culturais da nova cidade sede. Não se esqueça de mencionar qual o poder especial que ela possui. Utilize o programa Editor de Imagem – Paint.
Obs: Professor proponha uma votação para escolha da mascote da turma e seu nome. Utilize o Programa Urna Eletrônica disponível no link Programas & Tutoriais.
Sugestão 5: Pesquise as vestimentas dos países que irão participar das Olimpíadas e criar um desfile de modas em sua escola. Utilize o programa Editor de Imagem Paint para desenhar seu modelito.
Exemplo de roupas típicas segue Clique Aqui
Países participantes: Brasil, EUA, Rússia, China, Alemanha, Japão, França. México, Itália, Holanda, etc.
Sugestão 6: Pesquise nos mapas (infográficos) o trajeto da Tocha Olímpica, em seguida crie uma maquete marcando com palitinhos as sedes por onde a Tocha passou.
Sugestão 7: Utilize o Material de Informática Educacional:
Tema: Esporte e Saúde (Nível I ao IV).
Tema: Saúde é Vida (Nível I)
Ensino Fundamental II/Ensino Médio
Sugestão 1: A Logomarca Rio 2016 remete ao formato do Pão de Açúcar e mostra três pessoas de mãos dadas, nas cores verde, amarelo e azul. Sabendo que as próximas olimpíadas acontecerão em Tóquio, crie uma logomarca que represente um ponto turístico e tenha as cores da bandeira nacional. Utilize o Editor Gráfico.
Sugestão 2: Pesquise informações sobre as competições paralímpicas .
- Modalidades esportivas e suas descrições.
- Curiosidades sobre os atletas.
- Locais das competições
- Adaptações necessárias para a prática da modalidade. Exemplo: Goalball , bola com guizo utilizada no futebol dos deficientes visuais.
Organize as informações acima e elabore um folder no programa Editor de Texto.
Sugestão 3: Confeccione uma Timeline (foto de capa do Facebook – 851×315 pixels) para divulgar as olimpíadas 2016. Utilize o programa Editor de Imagem.
Obs: Professor promova uma votação para escolha da melhor Timeline e divulgue no Facebook da sua escola.
Sugestão 4: Todo País que possui o privilégio de sediar uma olimpíada, ao término do evento desfruta de alguns benefícios. Monte uma esquete no Editor de Vídeo que ratifique essa afirmativa.
**Esquete – é uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico.
Sugestão 5: Utilize o Material de Informática Educacional
Ferramentas: Editor de Texto, Editor de Imagem, Editor Gráfico e Editor de Vídeo
Sugestão 6: Pesquise as principais mudanças no Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016. Para suas pesquisar defina os seguintes pontos: benefícios, oportunidades de empregos, vantagens e desvantagens, melhoria no transporte publico. Após a seleção do material crie no programa Editor Gráfico cartazes para expor nos murais de sua escola.
Sugestão 7: Divida a turma em grupos, para pesquisar os países participantes das Olimpíadas 2016, cada grupo irá representar um continente dos Anéis Olímpicos. Os grupos irão criar uma apresentação no Programa Editor de Slides com os seguintes pontos:
Países do Continente Representado
Quais modalidades o país irá participar em 2016
Histórico do País em outras Olimpíadas – Medalhas – Ferramenta Excel
Sugestão 8: Pesquise sobre as modalidades da Paraolimpíadas 2016. Utilize o Programa Editor Gráfico para criar um Panfleto, mostrando a superação dos atletas em cada modalidade, divulgue na sua escola o material elaborado.
Sugestão 9: Divida a turma em grupos, para pesquisar notícias em jornais, revistas, panfletos e internet, sobre os acontecimentos das Olimpíadas, após a seleção desse material os alunos irão criar um Tele Jornal para transmitir essas informações. O nome do Tele Jornal “Olimpíadas em 1 minuto”, que será o tempo disponível para cada grupo. Dica: o aluno poderá usar o programa Editor de Vídeo de sua preferência.
*Reportagem de referência da Atividade neste site há uma reportagem que aborda o tema da conquista do Brasil em sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e também uma reportagem de um tele jornal que tem a duração de 1’03 (um minuto e três segundos).
[tab:Robótica Educacional]
Ensino Fundamental I
– Sugestão 1 –
Tema: Tocha Olímpica
Disciplinas: Informática, Física, História e Educação Física
Proposta: Simulação da abertura dos Jogos Olímpicos
Justificativa: A Tocha Olímpica => ela comemora o roubo do fogo de Zeus, o deus grego, e sua origem era na Grécia Antiga, na qual era conservado durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos Antigos. A Tocha Passa por todos os países participantes até chegar ao país que ira sediar os jogos. Este processo de revezamento que deve ser feito com a Tocha Olímpica acaba somente no dia anterior à cerimônia inaugural das Olimpíadas. O último representante que leva o fogo é, por meio da tradição, mantida em sigilo até o momento final e, quase sempre, é uma das celebridades esportivas do país que recebe as Olimpíadas. A pessoa faz uma breve corrida até a pira, que está disposta no lugar mais alto de uma escadaria, na qual é acesa. Após esse episódio, o fogo da Olimpíada arde na pira até o momento de ser extinto na cerimônia que encerra os Jogos Olímpicos.
Desafio: Simular o momento oficial da abertura dos Jogos Olímpicos, onde um representante esportivo do país leva a Tocha até a pira para acendê-la e também a todo estádio. Para compor o movimento será necessário: motor de passo, leds e áudio.
– Sugestão 2 –
Tema: Anéis Olímpicos
Disciplinas: Informática e Geografia
Proposta: Conhecer o significado dos anéis olímpicos e criar um protótipo.
Justificativa: Com a ideia de criar um símbolo que resumisse o espírito olímpico de união e interação entre os povos, o organizador das Olimpíadas Modernas, Barão de Coubertin idealizou a figura dos anéis olímpicos. Os cinco círculos representam os continentes: Azul – Continente Europeu / Amarelo – Continente Asiático / Preto – Continente Africano / Verde – Oceania / Vermelho – Continente Americano. O entrelaçamento dos anéis representa a união amistosa e pacífica das nações. Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos. Execute a senha 7111 e entenda um pouco mais sobre os anéis olímpicos.
Desafio: Criar movimento no símbolo das olimpíadas.
Ensino Fundamental II/Ensino Médio
– Sugestão 1 –
Tema: Modalidades Esportivas Aquáticas
Disciplinas: Informática, Física, História e Educação Física
Proposta: Criação de um protótipo representando um esporte olímpico.
Justificativa: As competições aquáticas são uma das mais prestigiadas atualmente no Brasil, as quais vêm despertando a curiosidade e o interesse do público. Dentre elas destacamos: vela, canoagem, triatlo, natação, pólo aquático, nado sincronizado, maratonas aquáticas, entre outras.
Desafio: Criar um protótipo que represente o movimento de uma das modalidades acima. O projeto deverá funcionar na água.
Dica: Nos projetos aquáticos o motor de passo é utilizado junto ao cabo de rede.
– Sugestão 2 –
Tema: Abertura dos Jogos Olímpicos
Disciplinas: Informática, Física, História e Educação Física
Proposta: Conhecer sobre a Abertura dos Jogos Olímpicos (tradição e curiosidades) e criar mosaicos com mensagens que chegarão a todos os povos e delegações que representam os seus países.
Justificativa: Com uma audiência global de bilhões de pessoas, as cerimônias Olímpicas e Paraolímpicas são alguns dos momentos mais aguardados pelo público e desempenham um papel crucial para o sucesso do evento. Além de representar a cultura nacional para o resto do mundo, as festas de abertura proporcionam alguns dos momentos mais emocionantes do evento, como a chegada da tocha e o desfile dos atletas que estarão em ação na competição.
Desafio: Construir a Abertura dos Jogos Olímpicos com ênfase na criação de mosaicos que transmitirão mensagens de incentivo, paz, amor, esperança, etc. para o mundo todo.
[tab: Empreendedorismo]
Tema: Ganhar é bom mas participar é melhor ainda!
Objetivos: Abrir a visão dos alunos para as possibilidades do mercado de trabalho e para as características de um empreendedor. Definir uma organização sem fins-lucrativos para reverter o lucro em doações para uma instituição previamente selecionada. Trabalhar com artesanatos. Ensinar ao participante a importância e valorização das modalidades esportivas e a ordem classificatória dos primeiros colocados estimulando o esporte como atividade natural, social, coletiva e de aprendizado.
Processo de Criação: Os alunos deverão organizar um torneio na escola com a participação dos alunos e professores. Para esse evento, confeccionarão medalhas de ouro, prata e bronze que representem sua posição no pódio, utilizando artesanato.
Etapas do Projeto
[tab:Sites Educacionais]
Plano de Aula sobre Olimpíadas
Jogos
[tab:Vídeos]
Musical Instrumental dos Jogos Olímpicos 2016