Projeto Cultura Indígena

 

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesSites EducacionaisVídeos

A cultura indígena tem grandes influências nos costumes dos brasileiros. Os índios chegaram nessas terras muito antes de Pedro Alvarez Cabral, que a história revela ser o descobridor do Brasil.   Com eles também vieram seus costumes, sua língua, seus ritos que perduram mesmo com o número pequeno de indígenas que encontramos no território.

As características de qualquer cultura se transformam por meio do contato com as outras culturas e das mudanças sociais, e isso ocorre inclusive nas comunidades indígenas.

– Promover uma discussão acerca da diversidade étnica, social e cultural no Brasil.

– Perceber a formação social de um grupo, seus hábitos e sua integração com o mundo que o cerca. A relação do homem com o seu habitat, com seu grupo, utilizando dos recursos de que dispõe para a sua sobrevivência.

– Compreender as relações de tempo, espaço, cultura e sua influência na identidade social do povo brasileiro.

Educação Infantil

Sugestão 1: Os índios não costumam usar muitas roupas, a maioria ainda produz seus próprios acessórios e vestimentas, que geralmente estão associadas às mudanças climáticas e aos seus rituais. Apresente Música Indiozinhos . Em seguida, peça para os alunos ilustrarem no programa Editor de Imagem Paint ou Tux Paint um acessório ou uma peça de roupa que eles gostariam de presentear algum índio.

Sugestão 2: Realize uma pesquisa sobre o artesanato indígena e apresente para a turma, em seguida,  busque uma parceria com a professora de Artes para que os alunos criem algum objeto da cultura, depois faça uma exposição. 

Sugestão 3: Utilize o Material de Informática Educacional – Tema: Datas Comemorativas (1º semestre).

Sugestão 4: Apresente o vídeo Teca na Tv- Uma Casa e uma Oca”, e converse com a turma sobre a habitação típica dos povos indígenas, em seguida, peça para os alunos desenharem uma oca no programa Editor de Imagem Drawing For Children. 

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Proponha aos alunos uma pesquisa sobre as regiões brasileiras habitadas por índios, seus costumes, seu vestuário, sua alimentação, em seguida, utilize os dados da pesquisa para criar uma apresentação no programa Editor de Slide. Não se esqueça de personalizar sua apresentação com títulos e imagens.

Sugestão 2: Proponha aos alunos a criação de um Glossário com  palavras indígenas, utilize o programa Editor de Texto Word.

Sugestão 3: Converse com os alunos sobre a alimentação dos índios, em seguida, proponha a criação de  um livro de receitas indígenas, utilize o programa Editor de Texto Word.

Sugestão 4: Proponha a criação de uma história em quadrinho sobre a importância do Dia do Índio, utilize o programa Editor de História em Quadrinho. (Hagaquê)

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1:  Utilize o site Sócio Ambiental  e proponha aos alunos uma pesquisa sobre as aldeias indígenas: sua autodenominação, localização, estrutura familiar e medicina caseira.

Sugestão 2:  Pesquise na internet sobre tribos indígenas brasileiras. Em seguida proponha aos alunos a criação de uma apresentação no programa Editor de Slides contendo o nome da tribo, sua localização e seus costumes.

Sugestão 3: Hoje teremos um desafio. Vamos ver quem consegue responder o que significa essas palavras? Abati, Aauru, Bacuri, Beiju, Cambuci, Cupuaçu, Jambu, Maniçoba, Pupunha, Tucupi, Acara, Andira, Arapua, Cacira, laurare, Poti, Ajuba, Peba, Piranga,  Menbira. Escreva no programa Editor de Texto o significado dessas palavras. Clique aqui e acesse o  site de referência.  Em seguida, com a ajuda dos programas Editor de Imagem e Editor de Texto peça aos alunos que criem uma carta enigmática utilizando as palavras supracitadas que deverão ser remetidas a outro grupo para que a decifrem, clique e veja um exemplo de Carta Enigmática para mostrar aos alunos.

Sugestão 4: 

1º Momento: Convide os alunos para ouvirem a música – Todo Dia Era Dia de Índio (Baby do Brasil).

2º momento: Divida a turma em quatro grupos para que cada um deles comente um trecho da música, a saber:

Grupo 1:  “Antes que o homem aqui chegasse, as Terras Brasileiras eram habitadas e amadas por mais de 3 milhões de índios, proprietários felizes da Terra Brasilis”

Grupo 2: “Amantes da natureza, eles são incapazes com certeza de maltratar uma fêmea ou de poluir o rio e o mar”

Grupo 3: “Pois em sua glória, o índio é o exemplo puro e perfeito próximo da harmonia, da fraternidade e da alegria”

Grupo 4: “E no entanto, hoje o seu canto triste é o lamento de uma raça que já foi muito feliz pois antigamente todo dia era dia de índio”

3º Momento: Após os comentários de cada grupo, abrir espaço para que os alunos possam também dar a sua contribuiçãoEm seguida, na roda de conversa, pergunte aos alunos se eles sabem que existe uma lei que exige que o conteúdo referente à História e Cultura Indígena deva ser trabalhado nas escolas. Informe a eles que os indígenas tiveram grande influência na cultura do nosso país, e por isso, é fundamental conhecermos sua história, bem como aprendermos a valorizá-la, respeitá-la e preservá-la. No programa Editor de Slides peça para que os alunos façam um resumo da lei referente aos indígenas e também os órgãos e ONG’s que trabalham em favor deles.

Site de Referência para Atividade clique Aqui

Sugestão 5: 

1º Momento: Convide os alunos para assistirem aos vídeos:

1)  ARARUNA – Marlui Miranda (Índios Brasileiros  

 

2)  Marlui Miranda – Kworo Kango

2º Momento: Explore os vídeos com os alunos por meio das seguintes perguntas: O que o vídeo retrata? Vocês já ouviram uma música como essa? Vocês conhecem a compositora Marlui Miranda? Informe que se trata de uma artista cearense que procura, por meio de seu trabalho, preservar a música indígena. Questione o que os alunos sabem sobre a cultura indígena. Solicite a eles que falem palavras relacionadas aos sentimentos que as músicas lhes despertaram e registre na lousa tais palavras.

3º Momento: Em duplas, os alunos farão uma pesquisa sobre os instrumentos musicais indígenas neste site.

4º Momento: Cada dupla deverá escolher um instrumento e confeccionar. Alguns instrumentos possíveis de serem confeccionados pelos alunos na escola são: chocalhos, tambores, reco-reco, apitos, pau-de-chuva, maracá, dentre outros. Para facilitar, o professor poderá propor a confecção com materiais reciclados, fazendo uma adaptação de tais instrumentos. Para isso, o professor já deverá ter providenciado os materiais a serem utilizados, a saber:  sementes, cabo de vassoura, fita adesiva, tinta guache ou acrílica para colorir, garrafa pet, tubos de papel toalha, esponja de aço, grãos de arroz, papel cartão, dentre outros.  Essa atividade pode ser uma parceria com a professora de Artes.