Projeto Paz e Justiça

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A justiça e a paz fazem com que tenhamos harmonia conosco mesmos, com os outros, com a natureza e com Deus. É a confirmação de uma esperança que não decepciona, a superação de qualquer confusão, tendo alicerce no amor.

Falar de justiça e paz é falar do bem comum. Isto é difícil acontecer num mundo de violência e de individualismo. Por isso, se desejamos paz devemos trabalhar para justiça.

– Conhecer o significado das palavras Paz e Justiça.

– Resgatar os valores éticos que deverão contribuir para mudança de comportamento de nossos alunos.

– Utilizar esse tema como instrumento pedagógico.

– Estimular o raciocínio lógico e desenvolvimento intelectual.

– Identificar os tipos de violência: no trânsito, social e natureza.

– Trabalhar o bullying e as formas de combatê-lo.

– Ampliar o vocabulário.

Educação Infantil

Sugestão 1: Assista ao vídeo Toda Criança Tem Direitos”  e converse com a turma sobre todos os direitos que as crianças possuem. Em seguida, peça para ilustrarem no programa Editor de Imagem Paint, o direito que mais chamou sua atenção.

Sugestão 2: Assista ao vídeo Canção dos Direitos da Criança”.

Sugestão 3: Assista ao vídeo  O Som dos Animais” . Em seguida, converse com os alunos sobre a importância de amar os animais. No Editor de Imagem Tux Paint, peça para os alunos ilustrarem um animal de estimação (se possuírem) ou o que gostariam de ter e ao final registrar o nome.

Sugestão 4: Assista ao vídeo Família”  e converse com os alunos sobre a importância de ter e cuidar da família.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Observe as duas tirinhas abaixo. Em seguida, no programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hagáquê, peça aos alunos que criem em 4 cenas uma situação que já vivenciou ou presenciou.  Caso não tenha experiências para contar, crie uma situação com a presença do bullying.

 

Sugestão 2: Converse com os alunos sobre a importância de viver em um lugar pacífico. Mostre que alguns desenhos animados estão estimulando a violência através das cenas. Faça uma reflexão e busque deles exemplos de como amenizar a violência nos dias de hoje. Em seguida, proponha a criação de slogans e logos proclamando atitudes pacíficas. No programa Editor de Slide, utilizando a ferramentas formas e inserção de imagens, estimule a busca de imagens criativas e relacionadas à paz: fotos e logos.

Sugestão 3: Os valores éticos orientam e conduzem as ações humanas na sociedade, por isso tem um papel fundamental na formação da criança. Pensando nisso, reflita com os alunos sobre como esses valores podem contribuir para a mudança de comportamento de nossos alunos através de exemplos. Realize uma pesquisa na internet de notícias em jornais, que tenha os seguintes temas: solidariedade, diálogo, justiça e respeito mútuo. Em seguida, proponha aos alunos no programa Editor de Texto a criação de notícias sobre o tema pesquisado e elabore um mural que ressalte os pontos positivos e negativos.

Sugestão 4: A luta pela Paz vem de longa data, no Ano de 2000, foi feito um manifesto e muitas pessoas se comprometeram a: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir e compreender, preservar o planeta e até hoje essas dicas são preciosas para mantermos a paz entre as pessoas e com a natureza. No Editor de Histórias em Quadrinhos Hagáquê peça para os alunos escolherem um compromisso e elaborarem uma história.

Sugestão 5: A paz normalmente está associada a cor branca, pois ela transmite segurança, calma e tranquilidade, outro símbolo é a pomba considerada universal junto com o ramo que ela carrega na boca que representa segurança e liberdade. Proponha aos alunos a criação de um novo símbolo da paz, no programa Editor de Imagem Paint. 

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1:  Assista ao Vídeo Valores Humanos”  e Chico Bento – Na Roça é Diferente”   e converse com seus alunos sobre os valores que não foram citados no vídeo. Quais são eles? Como são praticados no dia a dia? Será que eles concordam que esses valores mudam de acordo com o lugar? Comente sobre os Valores praticados por Chico Bento no vídeo. Peça aos alunos que criem no Editor Gráfico, cartazes que reforcem os Valores Humanos e enriqueça o trabalho com personagens para ilustrar.

Sugestão 2: Assista aos vídeos: Valores Humanos” e O que são valores”.  Converse com seus alunos sobre valores. Em seguida, peça para eles que façam no programa Editor de Slide uma releitura dos vídeos, utilizando como personagens alguns alunos do colégio.

Sugestão 3:  Assista ao vídeo Violência gera violência.  Converse com os alunos sobre os tipos de violências comuns no dia a dia. Em seguida, acesse ao site Fotojet e na opção DESIGN/ MAGAZINE COVER (Capa de revista), proponha aos alunos que criem uma capa de revista onde o destaque principal será o tema “Violência”.

Sugestão 4: O que acontece quando uma notícia e/ou imagem é postada na internet? Como garantir que tudo postado na web é verdade? Como reverter a situação quando uma calúnia é lançada no gigantesco universo virtual? Você acredita que as redes sociais só trazem benefícios para os usuários?

Promova um debate* com os alunos e, ao final, peça para que eles registrem a conclusão dessas contestações de forma sucinta, no programa Editor de História em Quadrinhos Hagáquê, através de uma tirinha com 4 cenas no máximo.

*Modelo de contestação baseado na argumentação onde duas, ou mais, ideias conflitantes são defendidas ou criticadas com base em argumentos.

Dica: Caso seja possível, filme o momento do debate e poste-o juntamente com as tirinhas, no site da escola.

Sugestão 5: Pesquise informações sobre os tipos de violência nos ambientes em que vivemos (Violência no Trânsito, Violência Social e Violência na Natureza). Em seguida, proponha aos alunos a criação de um folder no programa Editor de Texto. 

Dica: Antes de iniciar o trabalho aprenda a criar um folder assistindo ao vídeo, “Como criar um folder – folheto de 3 colunas no Word.”

Ensino Fundamental I

Tema – Adesivos

Objetivos – Desperte nos alunos a importância de praticar boas ações.

Processo de Criação – Mobilize os alunos a construir frases reflexivas e ilustrativas sobre o tema no programa Editor de Slide. A escolha das frases será através de uma eleição na Sala de Informática. As frases vencedoras serão os adesivos.

Exemplos: Fora Bullying!, Se dirigir não beba!, Respeitar o próximo é respeitar a si mesmo!, Quem ama cuida!, Só o amor constrói!

Dica – Os adesivos poderão ser impressos em folha adesiva e a venda do produto acontecerá durante um evento da escola.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema – Varal Solidário

Objetivos– Promova a atitude solidária. Transmita valores e reflita com os alunos a respeito da ajuda ao próximo e a sustentabilidade. Reserve um espaço na escola para a construção de um Varal Solidário (espaço para expor as doações).

Processo de Criação – Mobilize toda a comunidade escolar para a doação de roupas, brinquedos e acessórios e realize a exposição dos mesmos, para que os visitantes da mostra possam comprar ou trocar os produtos. Divulgue o evento através de cartazes confeccionados pelos alunos, no programa Editor de Texto e reverta o lucro para uma instituição escolhida pela escola.

Etapas do Projeto