Projeto Profissões

TESTEIRA-PROFISSÕES-2

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

Uma das tarefas mais difíceis hoje em dia é a escolha de uma profissão, pois esta escolha define nosso futuro. 

Todas as profissões são importantes, algumas dependem de formação em universidades, outras não, porém precisam da prática, ou seja, a pessoa precisa aprender como fazer determinada tarefa até que seu trabalho saia perfeito.

Todo trabalho é árduo, mas com dedicação poderá ser bem sucedido! 

Você já sabe qual é a sua vocação? Já ouviu falar em teste vocacional? O site “Guia da Carreira” disponibiliza um teste on-line que tem ajudado várias pessoas. É rápido e, totalmente, gratuito. Vale a pena conferir!

– Conhecer a diversidade das profissões.

– Valorizar a importância das profissões para a sociedade.

– Estimular o raciocínio lógico e a expressão oral.

– Desenvolver a coordenação motora e a percepção visual e auditiva.

– Utilizar a tecnologia na escolha das profissões.

– Combater qualquer preconceito com alguma profissão.

Educação Infantil

Sugestão 1: Assista ao vídeo “Profissões”. Em seguida, converse com os alunos sobre as profissões e seus instrumentos de trabalho. No programa Editor de Imagem Tux Paint, peça que ilustrem um instrumento de trabalho de uma das profissões apresentadas.

Sugestão 2: Assista ao vídeo “Conhecendo as Profissões”. Em seguida, peça para os alunos explorarem os games “Relacione Profissões” e “Jogo da Memória – Profissões em Inglês

Sugestão 3: Mostre algumas imagens de profissionais de diferentes áreas e paça para os alunos dizerem se possuem algum parente ou amigo que tenha uma das profissões mostradas. Depois, apresente as ferramentas do aplicativo Peppa’s Paint Box (disponível tanto para Android quanto para IOS) e sugira que eles façam um desenho do profissional conhecido.

Sugestão 4: Apresente o vídeo “Profissões” e converse com a turma sobre as características de cada uma delas. Ao final da conversa, sugira que os alunos realizem uma Atividade Maker, que confeccionem um profissional que eles admiram, conhecem ou gostariam de ser, futuramente. Para realização desta atividade, busque a parceria do professor de Arte, poderão ser usadas várias técnicas e diferentes materiais (sucata, massa de modelar, tinta guache, etc). Não deixe de divulgar os trabalhos no site da escola.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Peça para os alunos pesquisarem imagens prontas na Internet ou ilustrarem num Editor de Imagem  da preferência, um profissional da área de educação. Depois, no site Lunapic, que transformem esta imagem em gif para homenagear os profissionais que trabalham na escola (merendeiro, professor, faxineiro, inspetor, porteiro, coordenador pedagógico, diretor, etc). Ao final, peça para eles escolherem um profissional e enviarem os gifs através do aplicativo Whatsapp.

Sugestão 2: No programa Editor de Slide Power Point, peça para os alunos criarem um guia das profissões, que deverá conter os seguintes itens: nome da profissão, campo de atuação, instrumento de trabalho e curiosidades. No dia da apresentação, os alunos deverão estar caracterizados com os trajes da profissão escolhida.

Sugestão 3: Execute o “Jogo da Forca Profissões“. Em seguida, sugira que os alunos prestem uma homenagem a um profissional da área de saúde, criando uma arte para as redes sociais, no programa Editor de Imagem Adobe Spark.

Sugestão 4: A escolha da profissão é um momento difícil e, normalmente, sofremos influência dos nossos pais e/ou pessoas próximas até esta decisão ser tomada. Peça para os alunos realizarem uma entrevista com um familiar ou um amigo, buscando reunir  informações úteis, curiosidades, novidades técnicas, faixa salarial, rotina de trabalho, especializações possíveis, vantagens e desvantagens da profissão do entrevistado. Depois, deverão organizá-las no programa Editor de Slide Power Point.

Dica: Promova uma aula sobre “Esclarecimentos Profissionais” e peça para que os alunos apresentem para o restante da turma todas as informações coletadas e, ao final, comentarem se gostariam de ter a mesma profissão do entrevistado e o porquê.

Sugestão 5: Desde pequeno ouvimos falar em várias profissões que fazem parte do nosso dia a dia. Assista aos vídeos para conhecer melhor algumas delas: “As Profissões e o Alfabeto” , “O que Vou Ser Quando Crescer”  e  “Quando Crescer”.

Sugestão 6: Converse com os alunos sobre algumas profissões. Após, sorteie uma profissão para cada dupla e peça para os alunos construírem uma tirinha que represente o profissional atuando. Para realização desta atividade, sugira o programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hágaquê.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1: Organize os alunos em duplas ou trios, e peça para criarem uma apresentação explicativa, no programa Adobe Spark, sobre as profissões que estão em evidência no mercado de trabalho, contendo: descrição, currículo básico, aptidões desejáveis, especializações possíveis e campos de atuação. Para auxiliar na montagem da atividade, use como modelo o “Guia das Profissões”

Sugestão 2: Proponha uma pesquisa sobre os Símbolos que representam as profissõese peça para os alunos, após escolherem o símbolo com o qual mais se identificam, recriá-lo no programa Editor de Imagem Pixlr.

Sugestão 3: No programa Editor de Vídeo Movie Maker, peça para os alunos criarem um vídeo com a evolução das profissões nos últimos 10 anos, destacando as profissões que foram extintas e as profissões do futuro.

Sugestão 4: Promova um júri simulado sobre profissões. Divida a turma em três grupos (2 debatedores e 1 responsável pelo veredito), onde os alunos escolherão uma das seguintes áreas de atuação: Humanas, Exatas ou Biológicas.

Todas as observações deverão ser listadas no programa Editor de Slide Power Point, e bem utilizadas no momento do júri. Nas apresentações, os grupos deverão defender suas teses e atacar as teses dos grupos oponentes, o professor será o coordenador e fomentador nesta prática.

Sugestão 5: Promova uma divulgação das carreiras que estão em alta no mercado de trabalho. Na primeira aula, peça para os alunos fazerem um teste vocacional. Depois, deverão pesquisar sobre a profissão que mais se enquadra no seu perfil. O trabalho deverá informar sobre as atribuições da profissão, os materiais utilizados, a qualificação necessária, a remuneração por categoria e curiosidades gerais. Estes dados devem estar organizados no programa Editor de Texto Word, no formato de folder. No dia da apresentação do trabalho, os alunos deverão trazer um objeto que caracterize a profissão escolhida.

Sugestão 6: A partir do vídeo Profissões do Futuro no Campo da Robótica”, os alunos deverão criar novos vídeos sobre o tema, contendo explicações sobre a descrição de cada profissão, atividades exigidas e competências requeridas para o mercado de trabalho. No dia da apresentação, para enriquecer o momento, os alunos deverão levar um profissional da área para falar um pouco da sua experiência profissional para a turma ou apresentar uma entrevista com este conteúdo.

Sugestão 7: Direcione uma pesquisa sobre as “Atividades Econômicas do Brasil – Tipos de Trabalhos”. Tire dúvidas e compartilhe as informações coletadas com a turma. Em seguida, divida os alunos em grupos, e peça que apresentem trabalhos que relatem a situação dos trabalhadores – em diferentes tipos de trabalho: formal, informal, voluntário, autônomo, forçado, freelancer – desde as suas reais condições de trabalho até os valores das remunerações, e quais são os reflexos sentidos em função da crise que o país está enfrentando.

Os trabalhos poderão ser apresentados através de uma resenha, sinopse, folder, panfleto, vídeo, apresentação de slides ou dramatização. E, em data específica, deverão ser apresentados para toda turma. Para a realização da atividade, os alunos poderão usar o Google Apresentações, o Adobe Spark, Google Documentos, dentre outros.

Obs.: Para o trabalho ficar ainda mais rico, tente firmar uma parceria com um professor de História, Geografia ou Português.

Ensino Fundamental I

Tema: Curta Metragem sobre Profissões

Objetivos: Conhecer diferentes tipos de profissões e as suas respectivas atribuições; e criar um filme de curta metragem e uma guia sobre as mesmas.

Processo de Criação:

Os alunos deverão ser organizados em grupos e realizar pesquisas sobre diferentes tipos de profissões. Peça que eles pesquisem sobre profissões atuais e profissões do futuro. Todo conteúdo pesquisado deverá ser utilizado para confecção de um guia de profissões completo, contendo: sumário, nome da profissão, campo de atuação, previsão salarial, equipamentos utilizados e informações úteis. No guia deverão existir, no mínimo, 15 profissões distintas.

Os integrantes dos grupos deverão procurar profissionais que atuem nas áreas selecionadas para entrarem no guia e gravar um pequeno vídeo com os depoimentos destas pessoas dando dicas e relatando os pontos positivos e negativos destas áreas.

Os alunos deverão utilizar um programa Editor de Imagem para criar um convite (após todos os arquivos prontos, promover uma votação na turma para a escolha do modelo que será utilizado). Além da confecção do convite digital, os alunos deverão editar os depoimentos coletados e criar um filme de curta metragem, o qual será exibido numa data específica. E criar uma logo e um slogan para o projeto solidário, os quais entrarão no convite e na capa do guia de profissões.

Reserve uma data na escola e convite toda comunidade escolar para prestigiar este momento. A entrada será gratuita, mas o guia deverá ser trocado ou vendido por um valor simbólico, a fim de arrecadar fundos ou materiais para ajudar uma instituição beneficente, previamente escolhida pela escola.

Defina horários e uma quantidade máxima de pessoas para assistirem ao curta. Antes da exibição, os alunos deverão apresentar a proposta do projeto para o público e divulgar que existirá um stand para que todos tenham acesso aos guias.

Acompanhe todas as etapas do projeto e, ao final, auxilie os alunos na prestação de contas e na organização da entrega da renda ou produtos adquiridos neste evento. Lembrando que para a impressão dos guias será preciso um capital inicial ou conseguir doação de material (combine com a turma qual a opção que irão preferir).

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Seminário sobre Profissões

Objetivos: Conhecer as vantagens e desvantagens sobre vários tipos de profissões; valorizar o trabalho em equipe e a socialização; estimular a pesquisa direcionada como sendo uma fonte de coleta de informações seguras e realizar seminário para apresentação dos dados da pesquisa.

Processo de Criação: Em duplas ou trios, os alunos deverão pesquisar curiosidades, vantagens, desvantagens e outras informações relevantes sobre um tipo de profissão. Os dados coletados durante a pesquisa deverão ser apresentados para toda turma.

No dia do seminário, os integrantes deverão estar caracterizados com roupas e acessórios referentes à profissão escolhida, e as apresentações poderão ser através de: dramatização, citação, stand up, entre outras. Ao final, deverão ser distribuídas fichas com um teste vocacional para toda plateia. Todas as dúvidas levantadas poderão ser esclarecidas pela Orientação Educacional da escola ou pelo próprio professor que estiver coordenando este projeto.

As mesmas duplas também deverão criar uma logomarca e um slogan para a divulgação do evento.  Esta escolha será através de uma eleição na Sala de Informática, que mobilizará todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Professor: Oriente a pesquisa e a escolha das profissões para que elas não se repitam. Reserve uma data para que o seminário aconteça. Poderá ser cobrado um valor irrisório para participar do evento, que acontecerá com horários marcados. Esta renda será revertida para a festa de confraternização da turma, no final do ano.

Etapas do Projeto