Projeto Viagem ao Mundo

Viagem-ao-Mundo

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesEmpreendedorismoSites EducacionaisVídeos

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram anunciadas em julho de 2007, no Estádio da Luz, em Lisboa. Elas representam os monumentos mais importantes da modernidade segundo sua história e arquitetura.

Brasil, Índia, Jordânia, Itália, México, China e Peru são os 7 países selecionados.

– Manter viva na memória a beleza e grandiosidade de obras construídas pelo homem e que merecem ser vistas.

– Identificar os monumentos de cada país selecionado.

– Aprender sobre características de cada país (culinária, cultura, danças, esporte, etc).

– Conhecer algumas curiosidades sobre os monumentos.

– Ampliar o vocabulário.

Educação Infantil

Sugestão 1: Converse com os alunos sobre a Muralha da China, mostre fotos. Em seguida proponha um desenho continuado, utilizando o programa Editor de Imagem Paint,  e  o arquivo MODELO.

Sugestão 2: Assista ao episódio dos Backhardigans sobre as Pirâmides de Chichén Itzá. Em seguida, proponha aos alunos a ilustração de uma  pirâmide no programa Editor de Imagem Tux Paint, utilize as ferramentas Formas e Preencher com Cor.

Sugestão 3: Assista ao vídeo “7 Maravilhas do Mundo Moderno” . Em seguida, peça para os alunos pintarem as imagens referentes aos monumentos.

Dica – Elabore um álbum virtual com as imagens e divulgue no site da escola.

Sugestão 4: Apresente o vídeo “Cristo Redentor”  e conheça um pouco sobre o Cristo Redentor. Em seguida, no programa Editor de Imagem  Kolour Paint On-line  peça aos alunos que ilustrem esse monumento.

Sugestão 5: A Itália é o terceiro país mais visitado na Europa. E os pontos mais relevantes do país são os pontos turísticos – principalmente o Coliseu – e a culinária – em especial, a pizza – que faz sucesso com a criançada. Converse com os alunos e pergunte se eles já experimentaram esta gostosura.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Assista ao vídeo  “As 7 maravilhas do mundo moderno” . Em seguida, proponha aos alunos a escolha de uma e ilustre-a no programa Editor de Imagem Paint.

Sugestão 2: Proponha uma pesquisa sobre a localização de cada uma das 7 maravilhas. Em seguida,  peça que escolham uma, e crie um cartão postal no programa Editor de Imagem  Foto Flexer.

Sugestão 3: Proponha a criação de uma história em quadrinhos, onde os personagens terão realizado uma viagem para conhecer uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Utilize o programa Hagáquê ou Pixton

Sugestão 4: As Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram escolhidas em concurso popular internacional promovido pela New Open World Forndation. Proponha uma pesquisa de mais sete pontos turísticos que, na sua opinião, também poderiam ser considerados Maravilhas. Organize esses dados num panfleto com imagem, localização e uma curiosidade de cada monumento. Utilize o programa Editor de Imagem Befunky.

Sugestão 5: Escolha uma das sete maravilhas e pesquise algumas características do seu país (culinária, cultura, música, dança, esporte, clima, etc.). Com as informações proponha aos alunos a criação de uma apresentação no  Editor de Vídeo de sua preferência (Movie Maker, Blender, Movica, etc).

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Sugestão 1: Apresente para os alunos as imagens das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e placas com os nomes dos países onde elas se localizam. Converse com a turma e peça para que eles façam a associação correta das imagens com as placas. Em seguida, deverão fazer uma pesquisa sobre curiosidades dos locais.  No programa Canva, proponha que os alunos insiram os monumentos em cenários brasileiros. Exemplo: inserir  o Coliseu na Floresta Amazônica. Os trabalhos poderão ser salvos como cartões postais com o seguinte tema “Releituras das 7 Maravilhas do Mundo pelo Brasil”.

Sugestão 2: Faça os alunos imaginarem uma viagem em família. Peça para acessarem o site Fotojet e criarem posters com imagens e informações sobre o destino para presentear os seus amigos.

Sugestão 3: O Brasil é um país que possui várias belezas e pontos turísticos belíssimos, além do Cristo Redentor – RJ, que já foi classificado como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Apresente o vídeo Tutorial de Desenho e, com os alunos organizados em duplas, peça para eles utilizarem a técnica de Romero Britto e fazerem uma releitura de um ponto turístico do Brasil. Para realização da atividade utilize o programa Inkscape. Os alunos poderão fixar as imagens dos pontos turísticos escolhidos, na área de trabalho, a fim de facilitar a reprodução da mesma.

Dica: Professor, reserve um evento da escola e promova a exposição desses trabalhos.

Sugestão 4: Peça aos alunos que tragam uma foto (preferencialmente com fundo branco) e façam uma montagem com a imagem de uma das sete maravilhas. Utilize o programa Editor de Imagem Photofiltre.

Dica – Os trabalhos poderão ser divulgados no site ou num mural da escola.

Ensino Fundamental I

Tema: Guia de Viagem

Objetivos: Criar um guia com dicas úteis e sugestões de pontos turísticos de todas as cinco regiões do Brasil e incentivar a prática de atitudes solidárias.

Processo de Criação: Apresente a proposta para a turma. Em seguida, peça para os alunos se dividirem em 5 grupos (1 para cada região) e iniciarem uma pesquisa com o objetivo de reunir informações úteis (pontos turísticos, restaurantes interessantes, comidas típicas, hotéis com preços promocionais, sugestões de artesanato para lembranças, programas culturais, etc). Ao final da pesquisa, todas as informações coletadas devem ser reunidas num único arquivo (com extensão PDF), que ficará disponível para download no site da escola. Simultaneamente à pesquisa, os alunos deverão criar artes para confecção de uma TAG (logomarca, slogan, site da escola e localização exata onde o trabalho da turma será publicado).

Professor: Promova uma votação para escola do layout da TAG da turma. Selecione uma data para que os alunos possam apresentar os trabalhos. Neste dia, serão disponibilizadas TAGS com o endereço onde o Guia de Viagem da turma poderá ser encontrado. Para receber a TAG, os visitantes precisarão trocar por material de limpeza, higiene pessoal, mantimentos, brinquedos ou roupas, vai depender da necessidade da instituição que, previamente, será indicada pela escola. Para o fechamento do projeto, agende uma visita à instituição e leve todo o grupo para entregar os produtos arrecadados e vivenciar uma atitude solidária.

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Porta Nota ou Porta Passaporte ou Porta Documento Customizado

Objetivos: Customizar bolsas e conhecer os pontos turísticos mais visitados no mundo.

Processo de Criação: Viagem é um dos programas mais desejados pelas pessoas. Mas, antes de sair de casa é preciso pesquisar o local de destino e ficar atento a todas as dicas de segurança. Você sabe o que é porta nota?* Apresente para a turma uma proposta para montagem de uma apresentação com os pontos turísticos mais visitados no mundo e para customização de bolsas porta nota. Os alunos deverão ser organizados em duplas, ou trios e pesquisar estes pontos turísticos (pequeno texto com curiosidade local + foto ilustrativa). Ao final, todos os trabalhos deverão ser reunidos numa única apresentação. Simultaneamente a estes momentos de pesquisa os alunos deverão trazer bolsas porta nota (doações individuais) e conhecerão duas técnicas de customização – através dos vídeos Hidromiçanga ou Lixa de Parede – as quais serão ensinadas para a comunidade escolar durante uma oficina. Ainda precisarão criar uma logomarca e um slogan, que farão parte da etiqueta que estará na embalagem do produto.

* É uma pequena pochete feita para ser usada por baixo da roupa, na qual podem ser levados documentos, dinheiro, vouchers, cartões, passaportes, entre outros. Além de ser uma garantia de segurança, evita que o viajante precise levar bolsa  e carteira durante os passeios.

Professor: Promova uma votação para escolha da logomarca e do slogan do produto. Agende um evento da escola para que os alunos possam divulgar seus trabalhos (apresentação) e também realizar uma oficina, com a participação da comunidade escolar, para a customização das bolas porta nota, que ao final serão vendidas. Como serão poucas bolsas, será preciso distribuir números para garantir a presença dos participantes que, realmente, estarão interessados em aprender as técnicas de customização em tecidos. O participante da oficina poderá comprar a bolsa por ele customizada, ou disponibilizá-la para venda, no stand do bazar da escola – que deverá ser montado ao lado do stand de customização. Toda renda arrecadada deverá ser destinada para uma instituição indicada pela escola.

Etapas do Projeto