Manter a saúde e praticar valores como respeito e empatia é essencial para toda sociedade.
Para garantir uma vida saudável, é preciso praticar atividade física, cuidar da saúde emocional (ler um livro, conversar com os amigos, dançar, etc), mas principalmente ter uma alimentação equilibrada.
3 anos
Ferramenta: vídeos, game pedagógico e pintura.
Desafio: assista aos vídeos “Os Vegetais” e o “Rock das Frutas” para conhecer alguns alimentos que fazem muito bem para aumentar a imunidade. E, para finalizar, realize a pintura de alguns desses alimentos.
4 anos
Ferramentas: vídeo e software Creative Painter
Desafio: assista ao vídeo “A Importância da Alimentação Saudável” e entenda que os cuidados com a saúde também estão relacionados aos tipos de alimentos que consumimos. Depois, entre no programa Editor de Imagem Creative Painter e monte um cenário de plantação de alimentos saudáveis. Acesse o link para baixar o programa Creative Painter.
5 anos
Ferramentas: vídeo, pintura e software Paint.
Desafio: assista ao vídeo “A Importância da Alimentação Saudável” e entenda que os cuidados com a saúde também estão relacionados aos tipos de alimentos que consumimos. Em seguida, prepare o prato saudável que você gostaria de saborear. E, para completar o cardápio, ilustre no programa Editor de Imagem Paint, uma sobremesa gostosa e que faça bem à saúde.
A prática de atividade física é um dos benefícios para o bem da mente e do corpo. Ela vai muito além de manter ou perder peso, fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse, melhora a disposição e estimula o convívio social. Para que esse convívio seja sadio, valores como respeito e empatia precisam estar alinhados.
1º ano:
Ferramentas: vídeo, pintura e software Paint
Desafio: execute a senha 7996 e apresente os benefícios da prática de esporte para as crianças. Em seguida, no programa Editor de Imagem (Paint), ilustre um novo benefício.
2º ano:
Ferramentas: vídeo, pintura e software Paint
Desafio: execute a senha 7997 e apresente algumas dicas de como o esporte pode beneficiar a nossa saúde, e proponha aos alunos a criação de um cartaz utilizando o Editor de Slide (Power Point) com o tema “Saúde e Esporte”, para expor na escola. Use como fonte de pesquisa o site Smartkids.
3° ano:
Ferramentas: vídeo, pintura e software Paint
Desafio: apresente o site Fio Cruz – Zé Gotinha para os alunos, nele é contado à história do Zé Gotinha, personagem criado para incentivar as Campanhas de Vacinação de todo Brasil. Imagine agora que a vacina do Coronavírus chegou ao Brasil. Utilize o programa Editor de Imagens – Paint, crie um novo personagem, a arte deverá ter o tamanho 900 X 600, e não se esquecer de dar um nome para seu desenho.
4º ano:
Ferramentas: vídeo, Editor de Texto
Desafio: Assista ao vídeo Higiene e Saúde, em seguida peça para os alunos criarem no Editor de Texto cartazes sobre os cuidados para preservar nossa saúde.
5º ano:
Ferramentas: Editor de História em Quadrinho Hagáquê
Desafio: reflita sobre a importância da prática esportiva para a saúde. Após execute a Senha 1509 e utilize o programa Editor de História em Quadrinho Hagáquê, sugira a criação de uma história com o tema: “Praticar esporte é cuidar do corpo, da mente e da saúde!” Lembre-se de ressaltar alguns tipos de esportes e seus benefícios.
Superar momentos difíceis é sempre um grande aprendizado. E para garantir o sucesso é preciso refletir, pensar em estratégias e encontrar soluções que servirão de conhecimento.
Observe a imagem “QUEM quero ser durante o COVID 19”.
Ferramenta: software Scratch 3.0
No site Scratch, crie uma conta. Em seguida, no link AULA SCRATCH , exercite com o exemplo apresentado e conheça algumas informações importantes sobre como utilizar a ferramenta. Ao final do desafio, salve sua atividade on line.
6º e 7º ano
Desafio: no botão START CREATING, elabore uma animação com diálogos, mostrando como está a sua zona de aprendizagem e como será a de crescimento, ao final, salve sua atividade online.
8º e 9º ano
Desafio: converse e reflita com seus pais e responsáveis sobre como vocês podem desenvolver ações dentro da zona de aprendizagem. Em seguida, no botão START CREATING, crie uma animação com frases sobre as ações que foram escolhidas como as mais importantes nesse momento em que estamos.
Ensino Médio
Desafio: observe como podemos mudar nossas ações durante a pandemia. Confira a aula sobre animações de letras e faça as atividades sugeridas. Utilize as ferramentas aprendidas e crie letreiros com palavras de apoio para as pessoas que precisam sair da zona do medo e alcançar a zona de crescimento. Use sua criatividade!