Anime um Ator

Sumário

CONECTAR

 

Desenhos animados ganham vida quando adicionamos movimento a desenhos feitos em papel ou em programas de edição digital. Grandes artistas, como Walt Disney, utilizaram essa técnica para dar vida aos seus desenhos. Na animação computadorizada, cada quadro é desenhado separadamente e capturado por programas de computação gráfica, permitindo movimentos realistas. A animação 2D tradicional valoriza a criatividade e continua relevante na indústria, mesmo com o avanço das animações 3D. Softwares modernos facilitam esse processo, tornando-o mais acessível e eficiente.

 

CONTEMPLAR

 

VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

 

Linguagem de programação é um conjunto de instruções que permite aos humanos se comunicarem com computadores, indicando o que fazer e como fazer.

Scratch, uma linguagem de programação visual desenvolvida pelo MIT, oferece uma abordagem acessível e divertida para aprender programação, substituindo linhas de código por blocos coloridos em uma interface gráfica. Ele pode ser acessado pelo site: https://scratch.mit.edu/.

 

 

Aprender programação com o Scratch é simples, já que ele utiliza uma interface gráfica e blocos que se encaixam como peças de LEGO.

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

 

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com o Scratch, é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

 

 

 

 

CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA

 

A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.

1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.

2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.

 

 

3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.

Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.

4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão no Palco. Também conhecida como Atores.

 

CONSTRUIR

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

 

ANIME UM ATOR

Acesse o site do Scratch em https://scratch.mit.edu/ e adicione um personagem para se movimentar no cenário e dialogar. Siga as instruções passo a passo e, quando terminar, clique na bandeira verde e observe a animação que você desenvolveu.

 

 

 

PROGRAMANDO O PROJETO

 

1. Clique no local indicado pela seta verde para inserir o Ator (Dorian)

2. Clique no local indicado pela seta vermelha para selecionar o Cenário (Basketball 2)

3. Selecione o Ator 1 e arraste o bloco quando for clicado para a Área de Scripts (seta roxa).

4. Para fazer com que o Ator fale algo, clique em Aparência e arraste o bloco diga Olá por 2 segundos para a Área de Scripts, dentro do bloco escreva o que o personagem vai falar (seta roxa).

5. Clique no Ator escolhido para a animação. Para selecionar as fantasias do personagem, clique na aba Fantasias (seta verde) e escolha uma das opções (canto esquerdo). Nesta atividade serão usadas as fantasias dorian-a e dorian-d (seta roxa).

DICA: Cada fantasia possui um nome. Fique atento!

6. Clique em Aparência (seta vermelha) e arraste mude para a fantasia dorian-d para a Área de Scripts (seta verde).

Será necessário duplicar o comando conforme mostrado na programação.

Dica: Para duplicar o comando clique nele com o botão auxiliar do mouse e em seguida em Duplicar.

7. Para trocar a fantasia insira o bloco de tempo. Clique em Controle e arraste o bloco espere 1 seg para a Área de Scripts (seta roxa).

8. Parabéns! O Ator (Dorian) já falou e se movimentou. Agora, precisamos inserir um som, e o mesmo deverá tocar ao mesmo tempo que o Ator (Dorian) estiver falando. Para isso, será necessário a criação de uma programação paralela.

** Programação paralela refere-se à criação de múltiplas sequências de comandos dentro da mesma área de script, permitindo que várias operações sejam realizadas simultaneamente.

9.Clique em Eventos e arraste o bloco quando for clicado para a Área de Scripts (seta azul).

10.Clique em Som (seta vermelha) e insira o bloco toque o som basketball bounce até o fim.

FINALIZANDO O PROJETO

 

11. Para que o Ator (Dorian) repita a ação por mais vezes será preciso inserir o comando repita. Clique em Controle e arraste o bloco repita 10 vezes para a Área de Scripts, todos os blocos inseridos deverão ficar dentro dele menos o quando for clicado (seta azul).

 

CONTINUAR

 

Ao finalizar a atividade, pergunte aos alunos:

  • Na paleta de cores, para que serve a função Controle?
  • Como pode ser inserido um som?