Programando Um Caranguejo DJ

Sumário

CONECTAR

 

Animações são como histórias em movimento! Elas são feitas de muitas imagens diferentes que são mostradas rapidamente uma após a outra. Isso cria a ilusão de que os personagens estão se movendo e as coisas estão acontecendo na tela. Você provavelmente já viu animações em desenhos animados, filmes e até mesmo em alguns jogos de vídeo! Elas são divertidas de assistir e nos ajudam a contar histórias de maneira especial e emocionante.

 

CONTEMPLAR

 

VOCÊ SABE O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?

 

Uma linguagem de programação é uma forma de comunicação com computadores, permitindo que os programadores criem programas e instruções para diversas tarefas. Ela consiste em um conjunto de regras e símbolos que definem como os comandos devem ser escritos e interpretados pelo computador. Essas linguagens são usadas para desenvolver aplicativos, sites e automatizar processos em diversas áreas, permitindo aos programadores resolverem problemas complexos de forma eficiente e controlar ações específicas do computador.

Um exemplo é o Scratch uma linguagem de programação visual desenvolvida pelo MIT, oferece uma abordagem acessível e divertida para aprender programação, substituindo linhas de código por blocos coloridos em uma interface gráfica. Ele pode ser acessado pelo site: https://scratch.mit.edu/.

 

 

Aprender programação com o Scratch é simples, já que ele utiliza uma interface gráfica e blocos que se encaixam como peças de LEGO.

 

Assista ao vídeo e veja alguns exemplos de projetos:

O QUE PODE SER CRIADO UTILIZANDO O SCRATCH?

 

Com o Scratch, é possível criar uma variedade de projetos, como histórias interativas, jogos, animações, projetos educativos e aplicações interativas.

A plataforma oferece uma ampla gama de possibilidades criativas para os usuários explorarem.

 

CONHECENDO A INTERFACE DO PROGRAMA

 

A interface do programa é bastante intuitiva e simples de usar.

1 – Palco: área que permitirá a visualização de toda parte gráfica e animada do projeto, e onde serão realizados os testes.

2 – Área de Scripts: área onde ocorrerá a programação. Aqui estarão os códigos que serão desenvolvidos e os blocos que serão arrastados.

 

 

3 – Paleta de Blocos: todos os blocos usados estarão nesta área. Eles são divididos por cor, e dentro de cada cor, os blocos têm diferentes formatos. Cada cor é responsável por uma função, e dependendo do formato, o bloco retorna ou lê um tipo de valor.

Na Área de Scripts estarão os blocos que serão compilados, ou seja, transformados em programa, que será visualizado através do Palco.

4 – Lista de Atores: área que permitirá a visualização, a inserção e a alteração de imagens que aparecerão no Palco. Também conhecida como Atores.

 

 

CONSTRUIR

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

PROGRAME UM CARANGUEJO DJ

 

Acesse o Scratch no endereço https://scratch.mit.edu e adicione um Ator que irá fazer um Beatbox, que é a arte de reproduzir sons de bateria e efeitos eletrônicos com a voz, boca e nariz.

Siga o passo a passo abaixo e ao final veja a animação que você criou.

 

 

PROGRAMANDO 

 

a. Clique no local indicado na lista de atores e cenários (Selecione um Ator) para inserir o ator: Caranguejo (Crab). Em seguida, clique no ícone da lixeira para excluir o ator Gato (Cat).

Você pode testar alguns comandos:

b. Para renomear os atores –

c. A posição dos atores no palco é indicada pelas letras X e Y .

d. Para tornar o ator visível ou invisível clique nos ícones .

e. Alterar o tamanho do ator .

f. Alterar a direção do ator .

g. Clique no local indicado para selecionar cenário e insira o fundo do mar (Underwater 1) como novo cenário.

 

CRIANDO A MOVIMENTAÇÃO DO ATOR

 

h. Clique no Ator e depois em Eventos e arraste o bloco para a área de scripts.

i. Clique em Movimento e arraste o bloco para a área de scripts e altere o valor de x e y para 0.

j. Em Movimento, arraste o bloco para a Área de Scripts.

l. Em Movimento, arraste o bloco . Para alterar a velocidade do movimento do Ator, vá em Operadores, arraste o bloco para o espaço em branco do bloco e altere o número 10 para 6. 

m. Em Movimento, arraste o bloco . Em seguida, arraste o bloco .

n. Em Controle, arraste o bloco para a Área de Scripts. Insira abaixo

do bloco . Os blocos dos itens l e m devem ficar

dentro do bloco .

o. Ao final, veja como ficou a animação. Clique em .

p. Altere a programação para que o caranguejo se movimente mais rápido e gire para outro lado.

 

FINALIZANDO O PROJETO

 

Cada ator pode ter mais de uma fantasia. Para alterar a fantasia atual, basta clicar na guia FANTASIAS. Então, clique em uma fantasia diferente para o ator. Você pode animar um ator fazendo a troca entre fantasias.

Agora que você já criou a animação do caranguejo, mude a fantasia dele e inclua um som, para isso você deverá inserir novos blocos na mesma programação.

 

PROGRAMANDO

 

a. Clique no ator e depois em Eventos e arraste o bloco para a área de scripts.

b. Em Aparência, arraste o bloco . Depois, em Eventos

arraste o bloco , volte em Aparência e arraste o bloco .

c. Para selecionar o som, clique na aba Sons e no botão Selecionar um Som escolha o som “Human Beatbox1”.

 

d. Em Som, arraste o bloco para a Área de Scripts.

e. Para que a música toque sem parar, em Controle, arraste o bloco para a Área de Scripts. Os blocos dos itens b, c e d devem ficar dentro dele.

 

 

 

 

CONTINUAR

 

Depois de criar o caranguejo DJ, compartilhe a experiência com os colegas da turma.

 

• Qual foi o efeito que você mais gostou?

• Foi difícil manusear o programa Scratch?

• O caranguejo DJ funcionou corretamente?