Conectar
Você já reparou que quando anoitece os postes de luz das ruas acendem sozinhos? erá que existe uma pessoa para fazer isso todos os dias?
O responsável por essa tarefa é um dispositivo chamado fotocélula. A fotocélula é uma tecnologia interessante que monitora a iluminação do ambiente e ajuda a economizar energia elétrica, pois não precisa acender as luzes manualmente. Ela é como um “sensor de luz” que controla o acionamento e o desligamento da iluminação de acordo com a luminosidade do ambiente.
A iluminação é acionada ao escurecer, fica ligada a noite toda e desliga quando o sol começa a nascer. Além dos postes de luz, a fotocélula também pode ser utilizada em outros lugares, como jardins, varandas e garagens. É um dispositivo muito útil e prático, que torna a nossa rotina mais fácil e sustentável.
Contemplar
VAMOS RESOLVER!
O sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor) é bastante usado nos postes de luz na cidade. Esse sensor é responsável por detectar a falta de luz ao anoitecer e enviar um sinal para o poste de luz acender automaticamente. Ele também é usado em lâmpadas de jardim que acendem ao anoitecer. Assim como um potenciômetro varia sua resistência conforme a rotação, o LDR é um resistor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz no ambiente. Com isso conseguimos medir a quantidade de luz presente em um ambiente.
Há um outro tipo de sensor que ativa as luzes em espaços fechados, muito semelhante à fotocélula: ele se chama sensor de presença. Porém, este sensor só é acionado se identificar a presença de uma pessoa ou animal, assim as luzes permanecerão acesas por um breve período de tempo.
Construir
É HORA DO DESAFIO!
Em equipe, experimente como controlar um dispositivo externo e utilize os componentes de prototipagem eletrônica para operar um sensor de luz ambiente.
Passo 1: separe os materiais.
Passo 2: Conecte os componentes de acordo com a imagem, prestando atenção à montagem correta do LED, como já foi demonstrado no projeto 10, que possui um lado positivo e outro negativo. O sensor de luminosidade LDR, por sua vez, não tem polaridade, basta inserir seus pinos na protoboard e fazer a conexão conforme indicado abaixo.
Importante! Note que o LDR usa um resistor de 10K ohms* e o LED um resistor de 220 ohms*.
*A unidade de medida Ohm é utilizada para medir a resistência elétrica de um componente, que representa o quão difícil é a passagem da corrente elétrica através dele. Para exemplificar aos alunos, podemos fazer uma analogia com a água fluindo por um cano. Assim como um cano pode estar mais ou menos apertado, a resistência elétrica em um circuito também pode variar. A unidade Ohm é utilizada para medir essa resistência elétrica, ou seja, o quanto o circuito dificulta a passagem da corrente elétrica. Portanto, quando falamos que um resistor tem 10 Ohms de resistência, isso significa que ele dificulta a passagem da corrente elétrica em uma certa medida, assim como um cano apertado dificulta o fluxo de água.
Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa.
Compartilhe com a turma os resultados da construção:
- Você entendeu como o mecanismo funcionou?
- O que acontece se o ambiente estiver claro? E se escurecer?
Continuar
VAMOS FINALIZAR!
Ainda com o protótipo em mãos, responda:
- O professor irá transferir a programação 2 para a placa. Observe o que irá ocorrer e responda: quais foram as alterações?
- O professor irá transferir a programação 3 para a placa. Observe o que acontecerá e responda: quais mudanças ocorreram em relação à programação anterior?
Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.