Simulando um Semáforo

Sumário

Conectar

Faz parte da nossa rotina irmos até a escola. Alguns alunos vão a pé e outros usam os meios de transportes. 

Não importa qual meio usamos para chegar até o nosso destino, todos nós encontramos pelo caminho as sinalizações de trânsito, que existem para que o trânsito seja mais seguro. Placas, marcações nas ruas, avisos em painéis digitais e o tão conhecido semáforo são as sinalizações que conhecemos. 

Uma curiosidade é que o semáforo tem nomes bem diferentes dependendo da região em que estamos. Sinal, semáforo, sinaleira. Não importa o nome, o importante é sabermos o que as cores significam. 

A cor vermelha significa que os meios de transportes devem parar imediatamente. 

A cor amarela significa que os motoristas devem ter atenção, pois a mudança para a cor vermelha acontecerá em seguida.

A cor verde significa que o trânsito está livre ou aberto para os veículos circularem pelas ruas. 

E na sua cidade, que nome as pessoas dão ao semáforo?

Contemplar

VAMOS RESOLVER!

Existe um semáforo exclusivo para pedestres. Esse possui somente duas cores. Eles são instalados próximos aos semáforos de veículos. Além das cores, os sinais para pedestres podem ter também imagens.

Construir

É HORA DO DESAFIO!

Em equipe, utilize os componentes de prototipagem eletrônica para construir um semáforo e simular o sinal para carros e o para pedestres. Os LEDs para os carros serão três, vermelho, verde e amarelo, e para os pedestres serão o verde e o vermelho.

Passo 1: separe os materiais.

O principal desafio desse projeto é montar corretamente os LEDs, porque temos vários deles: resistores e jumpers no circuito. 

É importante destacar que uma das linhas inferiores da protoboard será utilizada para conectar o pino GND (negativo) da placa, que vai ficar conectada à linha azul da protoboard.

Passo 2: conecte os componentes conforme a imagem.

Passo 3: o professor irá passar a programação 1 para a placa. 

Compartilhe com a turma os resultados da construção: 

 

  • O protótipo do semáforo funcionou? 
  • Você conseguiu identificar a sequência em que as luzes piscam? 

Continuar

VAMOS FINALIZAR!

Com o protótipo em mãos, siga o passo a passo:

  1. O professor irá passar a programação 2 para a placa. Observe o que irá acontecer e responda: o que mudou?
  2. Conte quantos segundos cada LED fica aceso e registre essa informação.
  3. Se pudéssemos inserir um componente diferente para ajudar a alertar motoristas e pedestres, junto com as cores do semáforo, o que você colocaria a mais nesse protótipo?

Ao terminar o experimento, guarde todos os componentes.