CONECTAR
A tecnologia e a ética nas redes sociais são questões cruciais para compreendermos nosso comportamento online. É fundamental lembrar de utilizar essas ferramentas de forma responsável e ética. Isso implica em ser gentil com os outros, evitando compartilhar informações pessoais com estranhos, ponderando antes de postar algo que possa ferir alguém e respeitando opiniões divergentes das nossas. É importante compreender que nossas ações online têm um impacto real nas pessoas ao nosso redor.
As redes sociais e a mão mecânica são exemplos distintos do impacto da tecnologia em nossas vidas. Enquanto as redes sociais conectam pessoas e possibilitam a troca de informações globalmente, a mão mecânica demonstra como a tecnologia pode melhorar a qualidade de vida de indivíduos com dificuldades físicas. Embora diferentes em suas aplicações, ambos os exemplos ressaltam o potencial transformador da tecnologia para promover a inclusão, acessibilidade e progresso em nossa sociedade.
Confira o vídeo “O que é a netiqueta? 📱 Normas de comportamento na internet para crianças💻 Episódio 1”:
CONTEMPLAR
• Você já tinha ouvido falar em “netiqueta”?
• Quais as regras mencionadas que você já segue?
• Qual regra você viu no vídeo que vai começar a seguir?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
MÃO MECÂNICA
O movimento de “curtir” ou “não curtir” na internet é uma característica destacada das redes sociais, permitindo aos usuários expressarem rapidamente suas opiniões sobre o conteúdo. Enquanto o “curtir” é uma forma de mostrar aprovação, o “não curtir” indica desagrado. Esses botões proporcionam feedback imediato aos criadores de conteúdo e promovem o engajamento dos usuários. Nesta aula faremos esse movimento com a mão mecânica.
CONSTRUIR
Construa uma mão mecânica que represente o movimento de curtir ou não curtir com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como a mão funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça a mão se movimentar igual mostrado no vídeo.
1. Crie a programação conforme mostrado abaixo: (clique aqui para abrir)
2. Explique para o restante da turma como a mão funcionou.
CONTINUAR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Você teve dificuldade em montar a programação?
A montagem está usando sensor? Qual?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.