CONECTAR
TORNEIO DE ROBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
O FLL é um programa internacional de exploração científica, que foi projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia, e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.
A competição de robótica reúne times de 2 a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, onde os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.
Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Fonte: clique aqui.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)
É uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica e tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A OBR possui duas modalidades: prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.
Fonte: clique aqui.
TORNEIO BRASIL DE ROBÓTICA (TBR)
O TBR é uma iniciativa da empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, que, além de ofertar uma modalidade própria de evento de cunho educativo-científico-tecnológico, objetiva preparar crianças, jovens e adultos para atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, bem como aqueles de robótica.
O foco encontra-se em fazer com que essas pessoas possam compreender melhor sua localização no mundo, sua importância na comunidade, sua capacidade de realização e sua necessidade por uma sociedade mais equânime. E atingir objetivos importantes, como: cooperação, disciplina, empatia, envolvimento, imparcialidade, iniciativa, integração, julgamento, liderança, manutenção do diálogo, objetividade na argumentação, participação, prontidão para ouvir, receptividade e reconhecimento das próprias limitações.
Fonte: clique aqui.
Assista ao vídeo “Torneio de Robótica FLL”:
CONTEMPLAR
•O que são torneios de robótica?
•Você conhece algum torneio famoso?
•Você sabe como funcionam estes tipos de torneios?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
ROBÔ SUMÔ
Aqui no Brasil, a RoboCore organiza o Winter Challenge, um dos maiores eventos mundiais do segmento de robótica e o único evento licenciado no ano de 2017.
O campeonato de sumô consiste num empurra-empurra até que um dos robôs fique fora da arena. O dohyō tem 154 cm de diâmetro e é feito de placa de aço, os robôs em geral possuem ímãs de neodímio na parte inferior para se fixarem melhor e não serem empurrado facilmente. Em contrapartida, é exigida uma maior potência dos motores para conseguir se mover e ainda empurrar o adversário.
Pelas regras da competição, os robôs deverão ter no máximo 20 x 20 cm de largura e comprimento no início da partida, sem limite de altura podendo expandir seu tamanho após o início do combate, o peso não deve ultrapassar 3 kg.
Fonte: clique aqui.
CONTEXTUALIZAR
Construa um Robô Sumô com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o Robô Sumô funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o Robô Sumô se movimentar igual mostrado no vídeo.
1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:
2. Explique para o restante da turma como o Robô Sumô funcionou.
CONTINUAR
Quantas pessoas podem formar os grupos de um torneio de robótica?
Você sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Qual parte você mais gostou: a programação ou a montagem?