UNESCO – Línguas Indígenas

Sumário

CONECTAR

 

Os povos originários do Brasil, com sua vasta diversidade cultural, linguística e social, são os habitantes ancestrais deste território, possuindo um profundo conhecimento da natureza que se manifesta em diversas formas de arte, línguas e tradições orais. Sua influência na cultura brasileira é abrangente, permeando a língua, a alimentação, o artesanato, a medicina tradicional e a relação com o meio ambiente. A riqueza cultural desses povos se expressa em manifestações artísticas como cerâmica, cestaria, pintura corporal, música e dança, cada uma carregada de significados simbólicos e históricos que revelam a cosmovisão e identidade de cada etnia. Além disso, as línguas indígenas, patrimônios imateriais de valor inestimável, preservam a história, mitologia e valores de cada povo, enquanto as tradições orais, como cantos, mitos e narrativas, transmitem os ensinamentos ancestrais de geração em geração.

 

Assista ao vídeo “Sobrevivência das Línguas Indígenas”:

 

CONTEMPLAR

 

• De que forma os povos originários preservam suas tradições?

• Como a visão de mundo dos povos originários pode nos ajudar a construir um futuro mais sustentável?

PROPOSTA DA ATIVIDADE

 

ROBÔ PESCADOR

A pesca, atividade de captura de animais aquáticos, desempenha um papel crucial para os povos originários do Brasil, sendo essencial para sua subsistência, cultura e relação com a natureza. Com técnicas e conhecimentos tradicionais, os indígenas praticam a pesca de forma sustentável, respeitando os ciclos naturais. Nos dias atuais, a pesca se mantém como atividade econômica e de lazer, mas enfrenta desafios como a sobrepesca e a poluição, exigindo ações para garantir sua sustentabilidade e preservação dos recursos pesqueiros.

 

CONSTRUIR

 

Construa o Robô Pescador com as peças do Kit Tecnológico  Mindstorms EV3.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o Robô Pescador funciona:

 

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça o Robô Pescador funcionar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

2. Explique para o restante da turma como o Robô Pescador funcionou.

CONTINUAR

 

 

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Na sua construção foi usado sensor? Quais?

• O seu robô se movimentou como um pescador corretamente?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.