UNESCO – Línguas Indígenas

Sumário

CONECTAR

Quando falamos de línguas indígenas, a primeira coisa que se pensa é que no Brasil todos os povos falam Tupi. Mas, a diversidade de línguas indígenas no nosso país é enorme, são mais de 154 línguas faladas, pertencentes a muitas e diferentes famílias linguísticas.

Mais do que servir para a comunicação, cada língua indígena revela uma forma diferente de ver e compreender o mundo. Ao descrever os objetos, as paisagens e as situações do cotidiano, as palavras expressam um modo de pensar construído por gerações e gerações de um povo: saberes únicos. Por isso, o desaparecimento de qualquer língua é uma perda para toda a humanidade.

Fonte: clique aqui.

 

Assista ao vídeo “Sobrevivência das Línguas Indígenas”:

CONTEMPLAR

 

•Você conhece algum indígena?

•Qual a melhor forma de preservar a língua indígena, atualmente?

 

 

 

 

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

ROBÔ PESCADOR

É de responsabilidade do pescador preparar o material de pesca (varas, iscas, redes, barcos, etc); encontrar um lugar adequado para realizar a pesca; jogar a rede; esperar que o peixe morda a isca (com vara) ou esperar o momento adequado para puxar a rede; verificar se o tamanho dos peixes capturados é permitido pelo IBAMA; devolver à água os peixes que não forem adequados à pesca; armazenar a produção e limpar o peixe para comercialização ou consumo próprio.

Fonte: clique aqui.

 

CONSTRUIR

Construa o Robô Pescador com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como o Robô Pescador funciona:

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça o Robô Pescador funcionar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

2. Explique para o restante da turma como o Robô Pescador funcionou.

CONTINUAR

 

Quais os benefícios da pesca para os indígenas?

Que parte da construção foi mais complexa?

Que parte da construção achou mais interessante?