CONECTAR
Quando falamos de línguas indígenas, a primeira coisa que se pensa é que no Brasil todos os povos falam Tupi. Mas, a diversidade de línguas indígenas no nosso país é enorme, são mais de 154 línguas faladas, pertencentes a muitas e diferentes famílias linguísticas.
Mais do que servir para a comunicação, cada língua indígena revela uma forma diferente de ver e compreender o mundo. Ao descrever os objetos, as paisagens e as situações do cotidiano, as palavras expressam um modo de pensar construído por gerações e gerações de um povo: saberes únicos. Por isso, o desaparecimento de qualquer língua é uma perda para toda a humanidade.
Fonte: clique aqui.
Assista ao vídeo “Sobrevivência das Línguas Indígenas”:
CONTEMPLAR
•Você conhece algum indígena?
•Qual a melhor forma de preservar a língua indígena, atualmente?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
ROBÔ PESCADOR
É de responsabilidade do pescador preparar o material de pesca (varas, iscas, redes, barcos, etc); encontrar um lugar adequado para realizar a pesca; jogar a rede; esperar que o peixe morda a isca (com vara) ou esperar o momento adequado para puxar a rede; verificar se o tamanho dos peixes capturados é permitido pelo IBAMA; devolver à água os peixes que não forem adequados à pesca; armazenar a produção e limpar o peixe para comercialização ou consumo próprio.
Fonte: clique aqui.
CONSTRUIR
Construa o Robô Pescador com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION Mindstorms EV3.
Clique no botão para fazer o download do arquivo.
Assista ao vídeo e veja como o Robô Pescador funciona:
PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM
Faça o Robô Pescador funcionar igual mostrado no vídeo.
1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:
2. Explique para o restante da turma como o Robô Pescador funcionou.
CONTINUAR
Quais os benefícios da pesca para os indígenas?
Que parte da construção foi mais complexa?
Que parte da construção achou mais interessante?