UNESCO – Línguas Indígenas

Sumário

CONECTAR

Quando falamos de línguas indígenas, a primeira coisa que se pensa é que no Brasil todos os povos falam Tupi. Mas, a diversidade de línguas indígenas no nosso país é enorme, são mais de 154 línguas faladas, pertencentes a muitas e diferentes famílias linguísticas.

Mais do que servir para a comunicação, cada língua indígena revela uma forma diferente de ver e compreender o mundo. Ao descrever os objetos, as paisagens e as situações do cotidiano, as palavras expressam um modo de pensar construído por gerações e gerações de um povo: saberes únicos. Por isso, o desaparecimento de qualquer língua é uma perda para toda a humanidade.

Fonte: clique aqui.

 

Confira o vídeo “O Ano Internacional das Línguas Indígenas”:

CONTEMPLAR

 

•O que você entende sobre as línguas Indígenas?

•Conhece alguma palavra de origem indígena?

•Tem algum conhecimento sobre a cultura dos indígenas?

 

 

PROPOSTA DA ATIVIDADE

REDE DE DORMIR

É um utensílio doméstico de origem indígena, que era originalmente chamada de “hamaka” e feita com cipó e lianas. Com a vinda dos portugueses, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena às suas varandas, passando a fazer as redes em algodão (tecido mais compacto), enfeitadas com franjas.

A rede teve grande importância na sociedade brasileira, no ano do descobrimento e durante a época colonial, quando era muito utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e até em viagens.

Fonte: clique aqui.

 

CONSTRUIR

Construa uma rede de dormir com as peças do Kit Tecnológico LEGO® EDUCATION – Mindstorms EV3.

Clique no botão para fazer o download do arquivo.

 

 

 

Assista ao vídeo e veja como a rede de dormir funciona:

PROGRAMAÇÃO DA MONTAGEM

Faça a rede de dormir se movimentar igual mostrado no vídeo.

1. Crie a programação conforme mostrado abaixo:

2. Explique para o restante da turma como a rede funcionou.

CONTINUAR

 

Qual a melhor forma de preservar a língua indígena, atualmente?

Que parte da construção foi mais complexa?

Que parte da construção achou mais interessante?