Sumário

CONECTAR

 

Valores são coisas importantes que ajudam a gente a saber o que é certo e bom. Ter bons valores, como respeito, honestidade e generosidade, é importante porque faz a gente ser uma pessoa melhor e ajuda a conviver bem com os outros. Eles nos guiam para fazer escolhas corretas e tratar as pessoas com carinho e justiça.

A gratidão é um valor especial que significa agradecer pelo que temos e pelas coisas boas que acontecem. Quando sentimos gratidão, damos mais valor aos pequenos momentos e mostramos apreço por quem nos ajuda. Isso deixa a vida mais feliz e fortalece os laços com as pessoas ao nosso redor. Ter gratidão também nos faz perceber o quanto temos de bom na vida, mesmo nas coisas simples.

 

CONTEMPLAR

 

• Cite 3 valores importantes para você.

• Para você o que é gratidão?

• Como você pode expressar gratidão por sua família?

 

CONSTRUIR

 

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, olhos do Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Após conhecermos a Abelha Robô e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Introdutório. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

MATERIAIS: 

  • blocos duplos

Divida a turma em equipes de, no máximo, seis alunos e distribua uma abelha-robô para cada equipe.

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre os assuntos relacionados ao  projeto, solicitar que construam um labirinto utilizando o kit tecnológico de robótica estrutural com blocos duplos. Solicite que uma equipe construa trajetos para outra equipe. Quando o labirinto for construído é preciso informar que ele deve ter um ponto de partida e outro de chegada, peça que cada equipe conte quantos comandos a abelha -robô  realizou para concluir o trajeto.

Ao final, conte quantos comandos a abelha-robô deverá realizar para concluir o trajeto.

 

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

CONTINUAR

 

• Onde foi mais difícil chegar passando pelo labirinto?

• Quem conseguiu chegar mais rápido ao final do labirinto?

• Qual equipe que usou menos comandos para concluir o trajeto?

 

 

 

 

BOM TRABALHO!