Sumário

CONECTAR

 

Gratidão é um sentimento de reconhecimento. É uma grande emoção saber que uma pessoa fez uma boa ação. Com ela, outros sentimentos são ligados como o amor, a amizade e o respeito.

É muito importante, praticar todos os dias esse valor, como: agradecer um presente, o lanche que a mamãe preparou, a roupa limpa que vestimos, dizer “bom dia”ao chegar em um lugar, dar “tchau ” antes de ir embora, são simples ações do dia a dia. E que, com elas, aprendemos a sermos pessoas educadas e gratas por tudo.

Você Sabia?

As pessoas que praticam a gratidão são mais felizes, otimistas, têm mais energia e dormem melhor.

 

CONTEMPLAR

 

• Na sua cidade existe alguma tradição, festa típica ou cultura que você conhece?

•Quando ganhamos um presente de alguém o que devemos fazer?

•Quais os hábitos do dia-a-dia que devemos ter com as pessoas a nossa volta?

•Devemos agradecer por termos uma família, boa saúde e uma casa para morar?

 

CONSTRUIR

Como funciona?

Ele possui teclas direcionais que são utilizadas para inserção dos comandos.


Cada vez que é pressionado um botão, os olhos do Bee-Bot® piscam e ouve-se um som confirmando a instrução. A sequência é feita passo a passo, marcando cada uma com luz e som e incentivando-nos a acompanhá-la.

Após conhecermos o Bee-Bot® (ABELHA ROBÔ) e entendermos como utilizamos os seus comandos durante as aulas de robótica, vocês poderão explorá-lo realizando os desafios no Tapete Gratidão. Esse tapete possui um ponto de partida sinalizado por um quadrado vermelho.

Antes de iniciar um desafio, os alunos deverão apontar quantos passos o Bee-Bot® irá percorrer no tapete e por quais quadrados ele irá andar. Utilize os cards do Bee-Bot® com as setas para indicar a programação do robô.

1) Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no ponto de partida, e mova-o até os amigos.
2) Coloque o Bee-Bot® virado para direita, no ponto de partida, e mova-o até a casa.
3) Coloque o Bee-Bot® virado para a direita, no ponto de partida, e mova-o até o urso e volte de costas até a família.
4) Coloque o Bee-Bot® virado para a direita, nas crianças na piscina de bolinhas, mova-o até as crianças brincado e volte de costas até a casa.
5) Na mesma posição que o Bee-Bot® chegou na casa, gire-o para a esquerda e mova-o até o prato de comida.
6) Na mesma posição que o Bee-Bot® chegou no prato de comida, gire-o para a direita e mova-o até a sala de aula.
7) Sorteie um card com uma imagem do tapete. Coloque o Bee-Bot® virado para frente, no quadrado dessa imagem e mova-o dois quadrados para frente ou dois quadrados para trás.
8) Sorteie um card com uma imagem do tapete. Coloque o Bee-Bot® virado para direita, no quadrado dessa imagem e mova-o dois quadrados para frente ou para trás e um quadrado para cima ou para baixo.
9) Escolha uma imagem no tapete por onde o Bee-Bot® não tenha passado. Coloque-o no ponto de partida, virado para frente, e mova-o até a figura escolhida.
10) Escolha uma imagem no tapete por onde o Bee-Bot® não tenha passado. Coloque- o no quadrado dessa imagem, virado para baixo, e mova-o até o ponto de partida.

Ao finalizarem os desafios, conversem sobre o que aconteceu com o robô.

 

CONTINUAR

 

O Bee-Bot® acertou os desafios propostos?

Quantos desafios ele acertou? E quantos errou?

Qual foi o desafio mais difícil?

 

 

BOM TRABALHO!