A História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo, ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Analisando os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilizações.
Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
– Conhecer a história do Brasil.
– Resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região.
– Compreender a importância do passado no presente.
– Conscientização do homem na tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
– Conhecer a história de seu nome e seu significado.
– Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos.
– Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho.
– Trabalhar a história do Egito Antigo e as Grandes Navegações
– Pesquisar fatos históricos dos últimos tempos.
Sugestão 1: Assista ao vídeo “Ninguém é igual a ninguém”. Em seguida, converse com os alunos sobre identidade e que cada um possui características diferentes.
Sugestão 2: Assista ao vídeo A casa – Vinicius de Moraes, e em seguida proponha para os alunos a criação de uma “CASA ENGRAÇADA” no Programa Editor de Imagem Tux Paint.
Sugestão 3: Assista ao vídeo – Gente tem Sobrenome e em seguida proponha para os alunos no Programa Editor de Imagem Paint a escrita do seu nome, sugerimos a fonte Jokeman e tamanho 48.
Sugestão 01: Utilize o Editor de Imagem Paint e monte sua Árvore Genealógica. (Clique aqui e baixe o arquivo “atividade família” onde os alunos deverão desenhar a sua árvore).
Sugestão 02: Trabalhe com os alunos a construção da sua identidade, conhecimento e respeito de si próprio e dos colegas, levando-os a descobrir que possuem um nome e uma identidade que fazem parte de um conjunto de pessoas, na escola e na sua comunidade. Assista ao vídeo “A velha que dava nome as coisas”, que fala sobre a importância de dar nome as coisas e as pessoas. Peça para os alunos construírem um crachá no programa Editor de Imagem, com o nome e a foto.
Sugestão 03: Converse com os alunos sobre: O que é a escola? Como ela funciona? Quem trabalha nela? leve os alunos a refletirem sobre a importância dos funcionários neste ambiente. No programa Editor de Imagem Creative Painter (disponível no link Programas & Tutoriais), proponha a criação de um cartão em homenagem aos funcionários da escola.
Sugestão 04: Converse com os alunos sobre a importância das Datas Comemorativas, pois fazem parte da História. Organize os alunos em grupos para cada mês do ano. Pesquise as principais datas comemorativas de cada mês e no programa Editor de Texto, faça uma tabela com o nome e a data.
Sugestão 05: Proponha para os alunos uma pesquisa sobre alguns fatos históricos de acordo com o arquivo MODELO clique AQUI para fazer download, no programa Editor de Texto eles deverão digitar frases sobre esses fatos.
Sugestão 06: Crie uma história em quadrinhos no programa Hagáquê contando sobre o processo da Abolição da Escravatura no Brasil. Registre nos diálogos a chegada dos negros trazidos da África, o início do processo de libertação e o fim da escravidão com a assinatura da Lei Áurea.
Sugestão 07: Pesquise sobre a chegada da corte portuguesa no Brasil, e utilizando apenas um slide do programa Editor de Slide Power Point, sugira a criação de um convite para este evento histórico. Lembrem-se o convite deverá conter as seguintes informações: data, horário e imagem.
Sugestão 08: Através da câmera fotográfica os alunos se divertem e desvendam formas de olhar e perceber as coisas a sua volta e ao mesmo tempo fornecem elementos significativos do conhecimento. Pesquise fotos antigas e atuais da sua cidade. No programa Editor de Slide utilize a ferramenta de Imagem/Formatar trate as imagens e crie uma apresentação mostrando que as fotos vão além do tempo e contam histórias. Sugira uma exposição fotográfica num evento da escola.
Sugestão 01: Proponha a criação de uma apresentação no programa Editor de Slides, sobre o tema “Grandes Navegações” como base utilize os seguintes tópicos: Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI? Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI? Quem foram os principais financiadores dos empreendimentos marítimos da época das Grandes Navegações? Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
Sugestão 02: Folder é uma palavra em inglês que significar folheto ou brochura. É um documento escrito que possui uma dobra ou mais, com o objetivo de apresentar informações de forma clara. Sugira aos alunos uma pesquisa sobre os principais personagens do Egito Antigo, que se destacam na história. Utilize a senha 8005, para exemplificar o modelo de atividade proposta e no Editor de Texto Publisher peça para os alunos que criarem um folder sobre um congresso fictício, que deverá conter: apresentação, palestrantes com personagens da época, temas relacionados aos seus personagens e conteúdo programático de horários.
Sugestão 03: Proponha para os alunos a criação de uma capa de Revista, utilizando o site Fotojet https://www.fotojet.com/pt/app.html?category=magazine&entry=creative , eles deverão utilizar os personagens históricos, envolvendo temas da atualidade.
Sugestão 04: Peça para aos alunos que pesquisem sobre os Deuses da Grécia Antiga, escolha um de sua preferência e em seguida elabore uma apresentação no Programa Editor de Slide. Siga o roteiro abaixo:
Como foi criado?
Como era representado fisicamente?
Quais eram suas principais características emocionais?
Tinha rivalidade com outros deuses? Quais?
Dê um exemplo de uma história mitológica com o deus escolhido.
Sugestão 05: Linha do tempo é uma descrição ou registro de eventos e personagens organizados em função da sua ocorrência ao longo da história humana, pensando nisso proponha para os alunos a criação de uma Linha do Tempo, que aborde os fatos históricos que eles considerem mais importantes, desde ano do seu nascimento até os dias atuais, utilizando as ferramentas SmartArt e Formas do Programa Editor de Slide.
Sugestão 06: Proponha aos alunos que criem um vídeo simulando um TeleJornal . O tema será a 2ª Guerra Mundial, use a internet como fonte de pesquisa para esta apresentação. Lembrando que um TeleJornal é composto por: Nome, Editor Chefe, Equipes de Reportagens, Editores de Áudio, Texto e Imagens e Apresentadores. Utilize o Editor de Texto para elaborar as matérias e o Editor de Vídeo para construção do TeleJornal.
Sugestão 07: Diretas Já foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil, com o objetivo de propor eleições diretas para cargo de Presidente da República. Sugira aos alunos que elaborem uma montagem com imagens e textos convocando a população para pedir a volta das eleições diretas, utilize o Programa Editor de Imagem Photo Filtre.
Sugestão 08: A presidência é a autoridade máxima de um país praticante da política presidencialista. O Presidente da República é eleito pelo povo, por meio de voto direto e tem um prazo de validade de quatro anos para o seu mandato, podendo ser renovado, apenas uma vez, no caso de uma reeleição. Pesquise sobre os presidentes brasileiros e seu governo. No programa Planilha Eletrônica insira os dados coletados e calcule o período de governo de cada presidente e ao final represente no formato de gráfico. Sugestão de Site: http://presidentes-do-brasil.info/
Tema: Museu do Futuro
Objetivos: Apresentar ideias e inovações tecnológicas, concientizar a importância da preservação e informar sobre os avanços tecnológicos.
Processo de Criação: Os alunos farão parte de uma empresa chamada: “Museu do Futuro“. Eles terão a responsabilidade de mobilizar alunos da escola para divulgar ideias de sustentabilidade e inovações tecnológicas em um evento da escola.
Tema: Evento Retrô: de volta ao passado
Objetivos: Conhecer objetos do passado, organizar uma exposição e mobilizar alunos.
Processo de Criação: A mini-empresa deverá organizar uma exposição na escola com objetos do passado. Mobilizar os alunos para que possam trazer esses objetos e realizar um evento de exposição retrô.
Conhecendo Diferentes Tipos de Escola
Escola Definição, funcionários e detalhes.
Patrimônio Histórico e Cultural
Diferença entre Patrimônio Cultural e Histórico? Ambiental e Natural?
Jogo sobre as Grandes Navegações