Fundamental II
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- O que foi construído?
- Usando engrenagem e motor, conseguiu dar movimento ao protótipo?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
- Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
- Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: BALANÇA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- A montagem ficou estabilizada?
- Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
- Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Foi possível dar movimento à montagem?
- Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
- Você faria a montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: DRONE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Qual parte da construção você achou mais difícil?
- Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
- As hélices ficaram com movimento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
- Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: ELEFANTE
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- O elefante ficou de pé?
- Qual parte da construção você achou mais interessante?
- Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
- Você montaria outro alimento? Qual?
- Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
- Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: OS GRANDES ARTISTAS
PROTÓTIPO: CINEMA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
- O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
- Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
- Você conseguiu dar movimento à montagem?
- Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 6º E7º ANO
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 8º E 9º ANO
CLIQUE AQUI ATIIVIDADE 6º E 7º ANO- gabarito
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 8º E 9º ANO- gabarito
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 2 participantes.
- caixa de papelão
- cola branca
- folha de papel branca
- cola de artesanato ou cola quente
- canetinha preta
- bola de brinquedo ou bola de papel
- lacre de segurança da garrafa pet para fazer o arco da cesta
- régua
- copo de isopor
- rede
- palitos ou lápis antigo para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-braco-mecanico-wedo/
PROTÓTIPO: BRAÇO MECÂNICO
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-wedo/
PROTÓTIPO: GIRAFA
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-caminhao-varredor-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO VARREDOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-carro-reciclagem-wedo/
PROTÓTIPO: CARRO DE RECICLAGEM
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-libelula-wedo/
PROTÓTIPO: LIBÉLULA
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-wedo/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-marlins-wedo/
PROTÓTIPO: MARLINS
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-atleta-halteres-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA COM HALTERES
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-cobra-ev3/
PROTÓTIPO: COBRA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/agua-caixa-dagua-ev3/
PROTÓTIPO: CAIXA D´ÁGUA
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-fotocelula-ev3/
PROTÓTIPO: FOTOCÉLULA
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-esteira-seletora-ev3/
PROTÓTIPO: ESTEIRA SELETORA
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-garca-ev3/
PROTÓTIPO: GARÇA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-ev3/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-esqui-ev3/
PROTÓTIPO: ESQUI
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-ev3/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-futebol-ev3/
PROTÓTIPO: FUTEBOL
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-basquete-ev3/
PROTÓTIPO: BASQUETE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-braco-mecanico-wedo/
PROTÓTIPO: BRAÇO MECÂNICO
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-jacare-wedo/
PROTÓTIPO: JACARÉ
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-caminhao-varredor-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO VARREDOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-carro-reciclagem-wedo/
PROTÓTIPO: CARRO DE RECICLAGEM
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-libelula-wedo/
PROTÓTIPO: LIBÉLULA
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-wedo/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-marlins-wedo/
PROTÓTIPO: MARLINS
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-ginasta-barra-wedo/
PROTÓTIPO: GINASTA NA BARRA
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-escorpiao-ev3/
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
PROJETO 4: ÁGUA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/agua-casa-inteligente-ev3/
PROTÓTIPO: CASA INTELIGENTE
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-gari-ev3/
PROTÓTIPO: GARI
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeira-automatica-ev3/
PROTÓTIPO: LIXEIRA AUTOMÁTICA
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-jacare-ev3/
PROTÓTIPO: JACARÉ
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-elevador-ev3/
PROTÓTIPO: ELEVADOR
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-ponte-movel-ev3/
PROTÓTIPO: PONTE MÓVEL
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-esticador-de-massa-ev3/
PROTÓTIPO: ESTICADOR DE MASSA
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-robo-bipede-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ BÍPEDE
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxe-ev3/
PROTÓTIPO: BOXE
.PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-empilhadeira-wedo/
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BOMBA DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-ventilador-wedo/
PROTÓTIPO: VENTILADOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-balsa-contencao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: BALSA CONTENÇÃO DE LIXO
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-ninho-wedo/
PROTÓTIPO: NINHO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-esteira-rolante-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA ROLANTE
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tubarao-wedo/
PROTÓTIPO: TUBARÃO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pais-goleiro-wedo/
PROTÓTIPO: GOLEIRO
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-wedo/
PROTÓTIPO: GOLFE
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-ev3/
PROTÓTIPO: GIRAFA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/agua-irrigador-ev3/
PROTÓTIPO: IRRIGADOR
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-gerador-aeolico-ev3/
PROTÓTIPO: GERADOR EÓLICO (CATA-VENTO)
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-organizador-ev3/
PROTÓTIPO: RECICLAGEM ORGANIZADOR
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-macaco-ev3/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-robo-diferencas-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ DIFERENÇAS
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tirolesa-ev3/
PROTÓTIPO: TIROLESA
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-liquidificador-ev3/
PROTÓTIPO: LIQUIDIFICADOR
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-robo-ciclista-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ CICLISTA
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-ev3/
PROTÓTIPO: GOLFE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-empilhadeira-wedo/
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO: BOMBA DE ÁGUA
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-ventilador-wedo/
PROTÓTIPO: VENTILADOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-balsa-contencao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: BALSA CONTENÇÃO DE LIXO
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-ninho-wedo/
PROTÓTIPO: NINHO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-esteira-rolante-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA ROLANTE
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tubarao-wedo/
PROTÓTIPO: TUBARÃO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-esqui-neve-wedo/
PROTÓTIPO: ESQUI NA NEVE
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-wedo/
PROTÓTIPO: GOLFE
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-ev3/
PROTÓTIPO: GIRAFA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/agua-irrigador-ev3/
PROTÓTIPO: IRRIGADOR
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-gerador-aeolico-ev3/
PROTÓTIPO: GERADOR EÓLICO (CATA-VENTO)
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-organizador-ev3/
PROTÓTIPO: RECICLAGEM ORGANIZADOR
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-macaco-ev3/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-robo-diferencas-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ DIFERENÇAS
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tirolesa-ev3/
PROTÓTIPO: TIROLESA
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-liquidificador-ev3/
PROTÓTIPO: LIQUIDIFICADOR
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-robo-ciclista-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ CICLISTA
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-ev3/
PROTÓTIPO: GOLFE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir em criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
LEGO® EDUCATION WEDO
LEGO® EDUCATION MINDSTORMS EV3
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.