Ensino Médio
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: CASA INTELIGENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-casa-inteligente-ev3/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-escorpiao-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: MOINHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-moinho-ev3/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
MATH PARKING: Estacionamento de Equações
Link de referência: https://www.coquinhos.com/estacionamento-de-equacoes/
O jogo MATH PARKING: Estacionamento de Equações é uma ferramenta eficaz para desenvolver o pensamento computacional em estudantes. Ao resolver equações de primeiro grau para estacionar o carro na vaga correspondente ao resultado, os alunos praticam a decomposição de problemas, identificam padrões e seguem uma sequência lógica de passos—habilidades centrais no pensamento computacional. Além disso, o jogo promove a aplicação prática de conceitos matemáticos, reforçando o aprendizado de forma lúdica e interativa
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-ev3/
PROTÓTIPO: GIRAFA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/agua-irrigador-ev3/
PROTÓTIPO: IRRIGADOR
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-gerador-aeolico-ev3/
PROTÓTIPO: GERADOR EÓLICO (CATA-VENTO)
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-organizador-ev3/
PROTÓTIPO: ORGANIZADOR
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-macaco-ev3/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-robo-diferencas-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ DIFERENÇAS
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tirolesa-ev3/
PROTÓTIPO: TIROLESA
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-liquidificador-ev3/
PROTÓTIPO: LIQUIDIFICADOR
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-robo-ciclista-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ CICLISTA
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-ev3/
PROTÓTIPO: GOLFE
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA-
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: PEDRA PAPEL TESOURA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-pedra-papel-tesoura-ev3/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: CARRO ALEGÓRICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-carro-alegorico-ev3/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: SATÉLITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-satelite-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: RADAR DE VELOCIDADE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-radar-de-velocidade-ev3/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: ROBÔ SEGUIDOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-robo-seguidor-ev3/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: FESTA DE BARRETOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-festa-de-barretos-ev3/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: SISMÓGRAFO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-sismografo-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SINAL PARA CEGOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-sinal-para-cegos-ev3/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir em criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.