Grupo A
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-triciclo-wedo/
PROTÓTIPO: TRICICLO
PROJETO 4: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-prensa-wedo/
PROTÓTIPO: PRENSA
PROJETO 5: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-tartaruga-wedo/
PROTÓTIPO: TARTARUGA
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-jogador-de-futebol-wedo/
PROTÓTIPO: JOGADOR DE FUTEBOL
PROJETO 8:
ESTÁ DENTRO DO PROGRAMA WEDO: PROJETOS EM SALA DE AULA
PROTÓTIPO: VENTILADOR
PROJETO 9: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-skate-wedo/
PROTÓTIPO: SKATISTA
Pixel
Link de referência: https://www.coquinhos.com/pixel-art/
Programando o robô (comandos)
Link de referência: https://www.coquinhos.com/programar-um-robo-de-adicao-ate-10/play/
Programando o robô (comandos)
Link de referência: https://www.coquinhos.com/programar-um-robo-de-adicao-ate-10/play/
Programando o robô (comandos)
Link de referência: https://www.coquinhos.com/programacao-para-criancas/play/
As aulas com atividade maker requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade sugerida 1
Protótipo: lagarta
Duração: 1 Aula
Link de referência
Materiais:
– 1 pedaço de folha colorida no formato de um
retângulo com tamanho de 14x3cm
– tesoura sem ponta
– canetinha colorida
– um canudo (feito com revistas ou folha de papel)
Atividade sugerida 2
Protótipo: jogo da velha
Duração: 2 Aulas
Link de referência
Materiais:
– 10 tampas de garrafa pet (5 de uma mesma cor e 5 de
outra cor)
– tintas guache duas cores diferentes (opcional) para fazer
dois times
– 1 régua
– folha de papel panamá para fazer o tabuleiro
– canetinha preta para montar o tabuleiro de jogo da velha
Professor(a): uma sugestão são 10 tampinhas brancas ou da mesma cor e tinta guache de
duas cores diferentes para representar cada time.
Atividade sugerida 3
Protótipo: CRIANDO PERSONAGENS
Duração: 1 Aula
Nas narrativas ficcionais, o personagem é aquele ser que pratica as ações narradas. Ao lado do narrador, compõe o quadro das pessoas que participam da história contada.
Nesta aula vamos fazer um personagem utilizando para isso canudos, fita, copos e material escolar.
Materiais: 1 canudo de papel, 2 canudos dobráveis, fita crepe, copo de plástico ou papel, folha de ofício ou molde impresso, canetinha, lápis de cor e tesoura.
Veja o vídeo de como construir:
https://www.instagram.com/reel/CcdSaZdAEnx/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Em poucos minutos é possível construir um personagem para a diversão de todos.
Professor, você pode sugerir que os alunos construam outros personagens e,
assim, tenha uma diversidade em sua sala de aula.
Atividade sugerida 4
Protótipo: PORCO DE PAPEL VOADOR
Duração: 1 Aula
Objetivo da aula: É hora de colocar a mão na massa!
Colocar a mão na massa é fazer e acontecer na prática. É uma iniciativa que busca ensinar por meio de trabalhos manuais que integrem aprendizados teóricos a impactos reais na vida e no espaço escolar ou comunitário.
Lembrem-se que a imaginação e a criatividade são habilidades importantíssimas para essa tarefa.
Veja o vídeo de como construir:
https://www.instagram.com/reel/CYuIx7NPre2/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Material: papel ofício branco ou colorido, tesoura, cola ou fita durex.
Nesta atividade os materiais listados acima são apenas sugestões, pois os alunos poderão criar com o material que desejarem ou que estará disponível.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: BALANÇA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-balanca-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: Quadrilha
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-quadrilha-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: catapulta
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-catapulta-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: Semáforo
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-semaforo-wedo/
As aulas com atividade maker requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Protótipo: Foguete no espaço
Link: https://www.instagram.com/reel/C2IIBQMrDrR/?igsh=MWRlemUwMHFldmtzaQ%3D%3D
Materiais utilizados: canetinha, lápis de cor, lápis de cera, tesoura, cola, papel branco, cartolina preta ou papelão pintado de tinta preta, barbante ou lã e furador de papel.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Atividade Sugerida
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: CARA A CARA HUMANO
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: balanço
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-balanco-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: cantores
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-cantores-wedo/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: atleta fazendo flexão
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-atleta-flexao-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: robô pintor
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-robo-pintor-wedo/
Atividade Sugerida: Imprima 1 cópia para cada aluno do arquivo Atividades_pensamento_computacional
Duração: 2 aulas
Protótipo: SAPO
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/4081455905950883/
• 2 círculos grandes (1 verde e 1 da cor de sua preferência)
• 1 folha de A4 para fazer um canudo ou canudo de papel
• 1 folha colorida no formato de retângulo de grande para encapar o canudo
• canetinhas para decoração do sapo
• 1 fita adesiva
Protótipo: LANTERNA
Materiais Necessários:
• 1 molde da lanterna ou folha de A4 para desenhar a lanterna
Baixe aqui o PDF Lanterna maker
• canetinhas coloridas ou lápis de cor
• 1 LED
• 1 bateria 3V
• fita adesiva dupla face ou cola
1 – Separe os materiais.
2 – Pinte os dois lados da lanterna e recorte.
3 – Pegue o LED e a bateria, teste o lado positivo e negativo para manter o LED aceso. Junte-os com a fita adesiva.
4 – Pegue uma das partes da lanterna e no verso cole a montagem feita no passo 2.
5 – Cole o outro lado com a fita adesiva dupla face e feche a lanterna.
6 – Divirta-se com a sua construção.