Robótica Estrutural

Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.

Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.

1º ANO2º ANO3º ANO4º ANO5º ANO

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
Link: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-a1/
PROTÓTIPO: QUADRADO E TRIÂNGULO

PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 3: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• A construção ficou de pé?
• Foi difícil utilizar a peça chamada haste para dar movimento ao cata-vento?
• Foi fácil utilizar os conectores?
• O catavento criado pela sua equipe teve movimento?

Por fim, guarde todos os materiais.

PROJETO 4: ANIMAIS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GATO

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• O protótipo ficou parecido com um gato preparando-se para o pulo?
• Qual foi a peça mais utilizada no corpo do gato?
• Sentiu dificuldade em encaixar as hastes na montagem?

Em seguida, guarde todos os materiais.

PROJETO 5: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: COGUMELO

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você identificou as hastes flexíveis com facilidade?
• Quais são as diferenças entre os cogumelos?
• Cada cogumelo tem um conector diferente, você sabe por quê?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 7: CIÊNCIA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1
PROTÓTIPO: BALÃO DE AR QUENTE

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Como foi a experiência de dar formato ao balão com hastes flexíveis?
• Sentiu dificuldade de estabilizar a construção?
• Você achou que teria de fazer um apoio para o balão?

Por fim, guarde todos os materiais.

PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FLOR

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você consegue criar outra espécie de flor?
• Podemos construir uma base para a flor ficar em pé?
• Que parte da construção foi mais difícil?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 9: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FLAUTA

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Qual foi a maior dificuldade na montagem?
• Foi fácil encaixar as hastes nos conectores?
• No fim da montagem, você identificou que era uma flauta?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 11: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PONTE

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Só com as hastes flexíveis conseguimos dar formato à ponte?
• As hastes brancas só ligaram um conector ao outro ou também foram necessárias para que a ponte ficasse de pé?
• Você sentiu dificuldade para construir alguma das partes da ponte?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BARCO A VELA

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você sentiu dificuldade em utilizar as hastes flexíveis para fazer a base do barco?
• Quantos conectores amarelos foram usados na montagem?
• Sua montagem ficou firme ou não?
• Você conseguiu finalizar a montagem?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-b1/
PROTÓTIPO: ALAVANCAS

 

 

PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 3:VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ABELHA

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você encontrou alguma dificuldade no encaixe das hastes laranjas e na montagem da asa da abelha?
• Você mudaria alguma coisa na montagem? O quê?
• Como foi encaixar as peças azuis para formar o corpo da abelha?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FRUTAS

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você identificou a fruta?
• Que outra fruta você gostaria de fazer?
• O que achou de encaixar as hastes flexíveis?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 5: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TORRES

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.

• Qual é a importância das peças cinzas e azuis na montagem?
• Você conseguiu identificar as peças que dão forma à torre?
• Como foi a construção do topo da torre?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 7: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BATERIA

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:

• Você identificou qual era o instrumento musical?
• Qual parte da montagem você achou mais interessante?
• Como você construiria a baqueta?

Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.

PROJETO 8: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: AVIÃO

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi fazer a montagem?
• Ela ficou estável?
• As asas ficaram simétricas?

Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.

PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BICICLETA

Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.

• Foi fácil identificar qual era a parte da frente e a parte de trás da montagem?
• Foi difícil encaixar o conector verde com eixo branco na construção do banco?
• Você acha possível acrescentar um acessório na bicicleta? Exemplo: cesta ou apoio de garrafa.

Em seguida, guarde todos os materiais.

PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 11: PEQUENOS ARTISTAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCULTURA

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Como foi encaixar as hastes azuis na montagem?
• Essa montagem é simétrica (os lados ficaram iguais)? Por quê?
• Você identificou que era uma escultura?

Por fim, guarde todos os materiais.

PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SURFISTA

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Foi fácil fazer o corpo do surfista?
• Você faria a prancha de outra forma?
• Você sabe por que o surfista ficou um pouco inclinado na prancha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-b1/
PROTÓTIPO: ALAVANCAS

 

 

PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 3:VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ABELHA

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você encontrou alguma dificuldade no encaixe das hastes laranjas e na montagem da asa da abelha?
• Você mudaria alguma coisa na montagem? O quê?
• Como foi encaixar as peças azuis para formar o corpo da abelha?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FRUTAS

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.

• Você identificou a fruta?
• Que outra fruta você gostaria de fazer?
• O que achou de encaixar as hastes flexíveis?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 5: ESTRUTURAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: TORRES

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.

• Qual é a importância das peças cinzas e azuis na montagem?
• Você conseguiu identificar as peças que dão forma à torre?
• Como foi a construção do topo da torre?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 7: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BATERIA

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:

• Você identificou qual era o instrumento musical?
• Qual parte da montagem você achou mais interessante?
• Como você construiria a baqueta?

Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.

PROJETO 8: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: AVIÃO

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Como foi fazer a montagem?
• Ela ficou estável?
• As asas ficaram simétricas?

Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.

PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BICICLETA

Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.

• Foi fácil identificar qual era a parte da frente e a parte de trás da montagem?
• Foi difícil encaixar o conector verde com eixo branco na construção do banco?
• Você acha possível acrescentar um acessório na bicicleta? Exemplo: cesta ou apoio de garrafa.

Em seguida, guarde todos os materiais.

PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 11: PEQUENOS ARTISTAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCULTURA

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Como foi encaixar as hastes azuis na montagem?
• Essa montagem é simétrica (os lados ficaram iguais)? Por quê?
• Você identificou que era uma escultura?

Por fim, guarde todos os materiais.

PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SURFISTA

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• Foi fácil fazer o corpo do surfista?
• Você faria a prancha de outra forma?
• Você sabe por que o surfista ficou um pouco inclinado na prancha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

 

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.

PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
• Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
• Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BALANÇA

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A montagem ficou estabilizada?
• Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
• Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 5: CIÊNCIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
: • Foi possível dar movimento à montagem?
• Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
• Você faria a montagem de outra forma?

Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.

PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: DRONE

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da construção você achou mais difícil?
• Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
• As hélices ficaram com movimento?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 8: ANIMAIS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAPO

Responda às perguntas e compartilhe-as com os colegas.
• Como foi construir as patas do sapo?
• Você sentiu dificuldade em manusear as hastes verdes flexíveis para a construção da base da montagem?
• A base do sapo ficou firme?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 9: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PÁSSARO

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas devem compartilhar a experiência, respondendo às perguntas:
• Você teve facilidade no encaixe das peças azuis para formar a base do corpo do pássaro? • Os pés do pássaro ficaram estáveis?
• Você identificou rapidamente que era um pássaro?

Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.

PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 11: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: VIOLÃO

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da montagem você achou mais difícil?
• Você teve facilidade em manusear as hastes que compõem as cordas do violão?
• Você teve dificuldade em construir a base do violão?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CANOAGEM

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Você faria o remo de uma outra forma? Quais peças usaria?
•Quais os tipos de peças que são usadas na construção?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

 

PROJETO 15: Carrinho de Golfe

 

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e2/
PROTÓTIPO: Utilize os conceitos de engrenagens e motor, crie um protótipo com movimento que use motor e engrenagens.

PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você conseguiu identificar que o animal construído é um escorpião?
• Sentiu dificuldade em construir a cauda do escorpião?
• Como foi a etapa da montagem das patas do escorpião?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: BALANÇA

Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A montagem ficou estabilizada?
• Você teve dificuldade no encaixe das hastes cinzas com os conectores vermelhos para dar movimento à montagem?
• Qual mudança você faria na montagem para a balança ficar no mesmo nível?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 5: CIÊNCIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ROBÔ EXPLORADOR

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
: • Foi possível dar movimento à montagem?
• Houve dificuldade ao encaixar o conector cinza no azul?
• Você faria a montagem de outra forma?

Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.

PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 7: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund1/
PROTÓTIPO: DRONE

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da construção você achou mais difícil?
• Você teve dificuldade em montar as hélices do drone?
• As hélices ficaram com movimento?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 8: ANIMAIS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAPO

Responda às perguntas e compartilhe-as com os colegas.
• Como foi construir as patas do sapo?
• Você sentiu dificuldade em manusear as hastes verdes flexíveis para a construção da base da montagem?
• A base do sapo ficou firme?

Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 9: VIDA NO PLANETA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: PÁSSARO

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas devem compartilhar a experiência, respondendo às perguntas:
• Você teve facilidade no encaixe das peças azuis para formar a base do corpo do pássaro? • Os pés do pássaro ficaram estáveis?
• Você identificou rapidamente que era um pássaro?

Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.

PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 11: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: VIOLÃO

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte da montagem você achou mais difícil?
• Você teve facilidade em manusear as hastes que compõem as cordas do violão?
• Você teve dificuldade em construir a base do violão?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CANOAGEM

Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Você faria o remo de uma outra forma? Quais peças usaria?
•Quais os tipos de peças que são usadas na construção?

Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.

 

PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.

 

Placa de Circuito

As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.

4º ANO5º ANO

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA

Linguagem de Programação
2º ANO3º ANO4º ANO5º ANO

PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA

PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA

Robô Direcional
1º ANO

PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-avancada/

PROJETO 2: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-aula3/

PROJETO 3: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-aula3/

PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-aula3/

PROJETO 5: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula3/

PROJETO 6: DESCOBERTAS E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-5anos/

PROJETO 7: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMÉTRICAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula3/

PROJETO 8: ANIMAIS COM ROBÔ DIRECIONAL
O objetivo dessa aula é conectar o aluno ao tema e fazer com que ele solucione os desafios propostos com o robô direcional chamado de abelha robô e um caminho criativo e diferente criado com fita crepe.
Professor, na foto ao lado, apresentamos um exemplo de trajeto, fica a seu critério criar diferentes trajetos.
Inicie a atividade solicitando que os estudantes encontrem exemplos de animais no tapete utilizando o dado: cada criança deve lançar o dado e levar a abelha robô até a imagem correspondente . Cada jogador precisa aguardar a sua vez para jogar .
Conduza os desafios transitando entre as equipes. Todos os alunos deverão manusear a abelha-robô.
Ao final, converse com os alunos sobre o que aconteceu em cada trajeto.

Clique aqui para baixar o MODELO DADO e as IMAGENS DOS ANIMAIS