CONECTAR
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições e também as diferenças em línguas, costumes, acessórios, utensílios, estilos de vida, valores e formas de expressão artística.
Os principais propagadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, que contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
A diversidade cultural enriquece e desenvolve as sociedades, sendo essencial valorizá-la e protegê-la, promovendo o entendimento e o respeito mútuo.
Confira o vídeo “Diversidade Cultural”:
CONTEMPLAR
•O que você entende por diversidade cultural?
•Na sua escola, existem alunos de diferentes etnias? Eles têm os mesmos costumes que os seus?
•Você conhece alguns utensílios ou acessórios utilizados pela população indígena?
PROPOSTA DA ATIVIDADE
É um instrumento usado para pescar. Ela é uma haste comprida, geralmente feita de madeira, plástico ou fibra, que tem uma linha presa na ponta. Na linha vai um anzol com isca para atrair o peixe. Quando o peixe morde a isca, a pessoa puxa a vara para tentar pegá-lo.
CONSTRUIR
Em equipe, construa o protótipo de uma Vara de Pescar. Utilize as peças disponíveis no kit tecnológico de robótica estrutural. Siga com atenção cada passo da montagem e teste. Todos os integrantes devem participar ativamente do processo e contribuir com ideias e soluções.
CONTINUAR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Qual a função do conector verde na vara de pescar?
- Na montagem foram utilizados diferentes tamanhos de hastes, qual a cor da menor? E da maior?
- A vara de pescar ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.