Circuito Maker II

Ao realizarmos atividades diversificadas estamos desenvolvendo a autonomia, a criatividade e tomadas de decisões, através de diferentes tipos de situações e aprendizagem.

Educação Infantil

3 anos

Site Educacional Sugerido: A CORUJA BOO

Desafio: Os sites educativos permitem uma aprendizagem colaborativa com interatividade. A Coruja Boo é um site de jogos que possibilita que as crianças, brincando, aprendam a usar o computador, através de jogos virtuais que aprimoram a coordenação motora fina, a percepção visual, a atenção, a concentração, e a criatividade.

4 anos

App Sugerido:  JOGOS EDUCATIVOS PARA CRIANÇAS – APRENDA A CONTAR

Está disponível, gratuitamente, para iOS (Apple Store) e Android (Google Play/Play Store).

A educação infantil é o momento de; mostrar que os números expressam quantidades e seguem uma ordem; apresentar as cores; trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora,etc. E que tal, se for de uma forma divertida?

O aplicativo possui um layout atrativo e seus personagens são frutas e legumes engraçados e simpáticos. Ele trabalha conteúdos pedagógicos como: números, formas geométricas, cores e tamanhos. Além disso, possui jogos de quebra-cabeça, sequência, memória, seriação e ordenação que estimulam o raciocínio lógico, habilidade importante para esta faixa etária.

Divirta-se!

5 anos

Ferramentas: vídeos, atividades lúdicas, brincadeira sustentável.

Desafio:

A – A tradicional massinha é um excelente material para criar esculturas de bichinhos, pessoas ou qualquer outro elemento que a criança desejar. A ação de manipulá-la contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e ainda exercita a musculatura das mãos.

Com diferentes cores de massinhas os pequenos conseguem detalhar melhor as suas criações. Diga um tema e peça para eles modelarem. Ao final, os pais podem expor as esculturas e pedir que as crianças descrevam o que fizeram.

Assista ao vídeo “Massinha de Modelar” e faça a sua própria massinha em casa!

 

B – Estamos na era da sustentabilidade. A cada dia mais pessoas buscam mudar os seus hábitos para cuidar melhor da Terra, nossa casa. E mesmo que ainda tenhamos um caminho longo pela frente, podemos perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta.

Então, vamos construir um barco reaproveitando materiais plásticos, isopores e caixas de leite? Para essa atividade vamos precisar de um copo plástico, um canudo, isopor ou caixa de leite e uma fita durex. Veja o vídeo “Desafio Aquático para entender como o barco funciona e mão na massa!

 

C – Em todo grande shopping existem lojas de brinquedos e o mercado oferece muitas opções de jogos infantis. Mas mesmo com tanta variedade, os especialistas reforçam que, quando o brinquedo é construído pela criança, o resultado é muito mais interessante. Isto acontece por que a criança inventa um jogo, e deixa de ser expectadora, passando a ser protagonista tanto da construção como da brincadeira.

Pensar, planejar e construir um jogo estimula a criatividade e o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia, além de fazer com que a criança tenha um carinho especial pelo que ajudou a construir.

Que tal colocar em prática e criar um jogo e se divertir? Assista ao vídeo 5 Jogos e Brinquedos Para Fazer Em Casa” e veja as dicas de brinquedos para fazer com sua família!

Ensino Fundamental I

1º ano

Ferramentas: games pedagógicos on-line e Google Docs (Documentos).

Desafio:

Etapa 1: acesse os sites abaixo e realize os games pedagógicos on-line.

Fábrica de Palavras

Separe em Sílabas

Forma Palavras

Etapa 2: após exercitar o conteúdo, liste cinco palavras com números de sílabas diferentes:

2 palavras com 2 sílabas / 2 palavras com 3 sílabas / 1 palavra com 4 sílabas

Etapa 3: utilizando o Google Docs (Documentos), digite as sílabas das palavras escolhidas, dentro das tabelas confeccionadas no próprio documento.

Como fazer:

  1. Acesse o site google.com.br e faça o login utilizando qualquer conta do Gmail.
  2. No canto superior direito, clique em Aplicativos/Documentos.
  3. Clique em documento “em branco”.
  4. Em seguida, clique em Inserir/Tabela e escolha o número de colunas conforme o número de sílabas da palavra que será digitada.
  5. Após a tabela estar pronta, digite as sílabas da palavra escolhida.
  6. Utilize fonte Arial, tamanho 30, cor vermelha e alinhamento centralizado.

 Sugestão:  caso deseje brincar com a sua família de Monte a Palavra, imprima o arquivo criado e divirta-se!

2º e 3º ano

Site Educacional Sugerido:  ESCOLA GAMES

Os sites educacionais foram criados para permitir a aprendizagem dos alunos com o uso da tecnologia. A interatividade, presente no jogos, desperta o interesse e  incentiva o aluno a solucionar os desafios propostos por eles.

O Escola Games é um site de jogos educativos. Foi desenvolvido com um acompanhamento pedagógico, para que as crianças aprendam brincando. Possui mais de 90 atividades cujos temas estão relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês, etc. Ele classifica os jogos em fácil, médio e difícil.

Acesse aqui e exercite as disciplinas!

O site apresenta alguns aplicativos que foram desenvolvidos e estão disponíveis  no APP Store e no Google Play.

4º e 5º ano

Ferramentas: game pedagógico on-line e Google Docs (Apresentações).

Desafio: Ao estudar as regiões brasileiras, é possível além do conhecimento sobre cada uma, também se familiarizar com diferentes culturas que o país possui, diminuindo os preconceitos que possam existir.  Assim como, buscar a integração e valorização para com o nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial.

Pensando nisso, clique no link do jogo PAPAGAIO Brasil e exercite a identificação das regiões, estados e capitais do nosso país.

Em seguida, acessando uma conta de e-mail do Gmail, utilize o Google Docs (Apresentação)/Modelo Álbum de Fotos para criar uma apresentação com no máximo 5 slides sobre uma região do Brasil com imagens e curiosidades.  Você deverá escolher a região que mais lhe agrada ou que gostaria de conhecer.  Aproveite esse momento para explorar os recursos disponíveis da plataforma. Bom trabalho!

Ensino Fundamental II e Médio

 6º e 7º ano

App Sugerido: CURSO COMPLETO INGLÊS WLINGUA (ANDROID) | APRENDER INGLÊS COM WLINGUA (iOS)

Está disponível, gratuitamente, para iOS (Apple Store) e Android (Google Play/Play Store).

 

A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais. Todos os dias convivemos com uma série de palavras nesse idioma e percebemos a importância e a influência que exerce sobre a cultura mundial. Observe quantas palavras em inglês usamos em nosso cotidiano: jeans, shopping center, pet shop, lan house, pit stop, pen drive. Mas, aprender Inglês nunca foi tão fácil e tão acessível.

O app Curso Completo Inglês Wlingua possui 500 aulas com centenas de exercícios de Gramática e vocabulário. Você também pode praticar suas habilidades de leitura e compreensão oral. Níveis: iniciante, elementar, intermediário e intermediário-superior.

Vários estudantes já experimentaram esses cursos. Que tal se juntar a eles?

 

8º e 9º ano

Ferramenta: linguagem de programação Scratch 3.0

Desafio: O mundo está cada vez mais tecnológico e conectado, e neste contexto atual, aprender programação é um ótimo diferencial para qualquer pessoa. Programar é uma boa preparação para lidar com desafios cognitivos que exigem concentração e pensamento sequencial e lógico, os quais levam a mente ao máximo para resolver problemas complexos e atingir padrões eficientes de processamento de informação. E o Scratch é uma ótima ferramenta para aprender a programar de forma fácil e prazerosa. Experimente, realizando a atividade “Animação Seguindo Uma Linha”.

Ensino Médio

Atividade Maker: Algoritimo e Pinterest.

Desafio:

A – Bug é um jargão da informática que se refere às temidas falhas inesperadas que ocorrem ao executar algum software ou usar um hardware.

Neste link, encontram-se diversas situações cotidianas no formato de diagramas ou lista de instruções que contém bugs que precisam ser corrigidos.

Analise cada um dos exemplos, tentando encontrar o problema em cada situação.

Utilize uma folha de papel e uma caneta para refazer cada um dos exemplos até que todos os algorítimos sejam corrigidos.

B – Tumblr. é uma rede social no estilo microblog, uma mistura de Twitter com Pinterest, mas focado em textos e imagens. Nele, você tem um blog, onde compartilha suas fotos e textos ou reposta dos outros, de acordo com seu gosto.

 

E quando falamos em estilo Tumbrl, significa reproduzir o que tanto se vê por lá.

Que tal preparar um espaço de estudos neste estilo?

Iremos unir aqui, as duas tendências: cultura maker (faça você mesmo) com o estilo Tumbrl.

Segue algumas dicas para montar o seu espaço:
– Reúna objetos, fotos e quadros preferidos que possam dar vida ao local.

– Escolha um lugar com boa iluminação natural e arejado.

– Elimine as distrações do local: objetos desnecessários, TV, Netflix, YouTube

(se não tiver ligado ao seu conteúdo do momento, é claro!)

– Algumas pessoas se sentem bem escutando músicas suaves e outras, com silêncio absoluto, teste o que será melhor para você.
– Escolha a mesa e a cadeira certa. A mesa precisa ter uma altura boa em relação à cadeira.

– Plantas: além de dar vida ao local, também podem aumentar a produtividade em 15%.