Educação Infantil
A pandemia do Coronavírus alterou a rotina de todos nós, brasileiros e de todo o mundo. É possível auxiliar na prevenção desta e de outras doenças com simples atitudes de higiene pessoal e coletiva.
Maternal II
Ferramenta: vídeos e pintura on-line.
Desafio: assista aos vídeos “Lavar as Mãos” e “Sem Abraço, Sem Beijinho, Sem Aperto de Mão” e aprenda alguns cuidados importantes para evitar esta doença, tais como lavar bem as mãos e evitar contato físico durante o período de quarentena, solicitado pelo nosso governo. Em seguida, clique aqui para colorir a imagem representativa de um hábito de higiene pessoal.
Pré I
Ferramentas: vídeos e software Paint.
Desafio: assista aos vídeos “Lavar as Mãos” e “Sem Abraço, Sem Beijinho, Sem Aperto de Mão” e aprenda alguns cuidados importantes para evitar esta doença, tais como lavar bem as mãos e evitar contato físico durante o período de quarentena, solicitado pelo nosso governo. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, ilustre um produto usado nos momentos de higienização do corpo (sabonete, shampoo, escova dental, pasta dental, frasco de álcool gel, lenço de papel, etc).
Pré II
Ferramentas: vídeos, game pedagógico e software Paint.
Desafio: assista aos vídeos “Lavar as Mãos”, “Sem Abraço, Sem Beijinho, Sem Aperto de Mão” e “Ana e As Frutas” e aprenda alguns cuidados importantes para evitar esta doença, tais como lavar bem as mãos, evitar contato físico e manter uma alimentação equilibrada para aumentar a imunidade. Em seguida, ilustre a fruta da sua preferência, no programa Editor de Imagem Paint. Para finalizar a atividade, acesse o Portal Escolar Clicks – Página Inicial e realize a senha 665.
Ensino Fundamental I
A pandemia do Coronavírus alterou a rotina de todos nós, brasileiros e de todo o mundo. É possível auxiliar na prevenção desta e de outras doenças com simples atitudes de higiene. Pensando nisso, iremos propor algumas atividades que serão utilizadas para montagem de um mural digital:
1º ao 5º ano
Ferramentas: vídeos e softwares Paint e Power Point.
Assista aos vídeos “Combate ao Coronavírus” e “Coronavírus – COVID 19”
Desafio:
1º ano: ilustre uma dica de higiene pessoal, no programa Editor de Imagem Paint.
2º ano: Você sabe o que é Higiene Coletiva?
A higiene coletiva, também denominada higiene pública, tem medidas tomadas em relação à saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a comunidade. Algumas delas são: Rede de esgoto; Água tratada; Coleta de lixo; Campanhas de vacinação, entre outras. Além disso, a higiene coletiva envolve atitudes pessoais que geram um convívio social saudável, por exemplo, a manutenção de ambientes coletivos limpos e de boas relações sociais. Fonte
Agora que você já sabe, ilustre uma dica de higiene coletiva, no programa Editor de Imagem Paint.
3° ano: baixe aqui o arquivo “Tarefa3ano”, em seguida, complete-o com a digitação de uma frase com uma dica de higiene pessoal e/ou higiene coletiva, no programa Editor de Slide Power Point. Utilize as ferramentas fonte, cor, tipo para formatar o seu arquivo.
4º ano: no programa Editor de Imagem Paint, ilustre uma situação que caracteriza a falta de higiene pessoal ou coletiva e crie uma frase explicativa sobre o desenho.
5º ano: pesquise no Google, os alimentos que auxiliam no aumento da imunidade. Em seguida, peça para um responsável ensinar uma receita saborosa com o alimento pesquisado. A digitação da receita deverá ser no programa Editor de Slide Power Point.
Ensino Fundamental II e Médio
A Pandemia do Coronavírus alterou a rotina de todos nós, brasileiros e de todo o mundo. É possível, auxiliar na prevenção desta e de outras doenças mantendo-se informado através de notícias publicadas na imprensa e nas mídias sociais, mas precisamos estar alerta com as notícias falsas, as chamadas “Fake News”. Pensando nisso, realize os desafios abaixo e aprenda a diferenciar as notícias falsas das verdadeiras.
6º e 7º ano
Ferramenta: Fotojet
Desafio: assista ao vídeo: Fake news: por que se espalham e como evitar? Em seguida, pense como pode contribuir para conscientizar as pessoas e evitar que caiam nas ciladas das redes sociais. No site Fotojet, clique no link Design/Opção Flyer e crie um flyer que divulgue e alerte sobre os cuidados que devemos ter com as notícias e conteúdos que recebemos todos os dias pela Internet.
8º e 9º ano
Ferramentas: vídeo e software Photoscape
Desafio: assista ao vídeo Fake News . As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas acreditem sem confirmar se é verdade o seu conteúdo. Pensando nisso, no programa Editor de Imagem Photoscape, elabore uma imagem (layout) com uma frase explicativa sobre o assunto. Para baixar o programa, acesse o Portal Escolar Clicks – Página Inicial – Botão
Ensino Médio
Ferramenta: Flipsnack
Desafio: atualmente existem canais online – ligados, em sua maioria a portais jornalísticos – que trabalham com a checagem de fatos. Confira o arquivo com dicas de como evitar Fake News. Em seguida, acesse o site FLIPSNACK e crie uma reportagem explicando como as pessoas podem identificar uma fake news e quais os cuidados que devemos tomar antes de compartilhar uma informação que recebemos nas redes sociais.