CONECTAR
A diversidade cultural é um conceito que reconhece e celebra as diferentes formas de expressão humana ao redor do mundo. Ela abrange uma variedade de elementos culturais, como línguas, costumes, tradições, práticas religiosas, arte, música, culinária e arquitetura, entre outros.
Essa diversidade surge da interação entre pessoas de diferentes origens, etnias, religiões, idiomas e histórias. Cada cultura tem sua própria identidade única, moldada por sua história, ambiente geográfico, crenças e valores.
A diversidade cultural é uma força enriquecedora para a humanidade, pois nos permite aprender com os outros, expandir nossas perspectivas e desenvolver uma apreciação mais profunda pela complexidade e beleza do mundo. Ela promove a tolerância, a compreensão e o respeito mútuo, ajudando a construir sociedades mais inclusivas e harmoniosas.
Você Sabia?
A percepção e o tratamento das pessoas com deficiência variam amplamente entre culturas. Em algumas sociedades, a inclusão e a acessibilidade são prioridades, resultando em políticas e infraestrutura que facilitam o uso de cadeiras de rodas. Em outras, pode haver barreiras significativas, tanto físicas quanto sociais, que dificultam a mobilidade das pessoas que dependem de cadeiras de rodas.
A diversidade cultural influencia como os moinhos de vento são feitos, usados e cuidados em diferentes lugares. Cada cultura adapta essa tecnologia de acordo com o que precisa, onde vive e no que acredita. Isso mostra que as pessoas têm jeitos diferentes de usar o vento para ajudar em suas vidas, desde antigamente até hoje em dia.
Confira o vídeo “Diversidade Cultural”:
CONTEMPLAR
•Qual é a importância da diversidade cultural para a sociedade?
•Na sua escola, existem alunos de diferentes etnias? Eles têm os mesmos costumes que os seus?
•Qual é o papel da educação na promoção da valorização da diversidade cultural??
PROPOSTA DA ATIVIDADE
Usa a força do vento para se movimentar e possui grandes hélices ou pás que giram quando o vento sopra. Esse movimento é transferido para um sistema interno que realiza algum tipo de trabalho.
Antigamente, os moinhos de vento eram usados para moer grãos, bombear água ou até produzir energia mecânica. Hoje, moinhos mais modernos, chamados aerogeradores, transformam o vento em energia elétrica.
A função do motor em alguns moinhos de vento modernos é auxiliar no controle do funcionamento, como girar as hélices na direção do vento ou manter o sistema funcionando quando o vento está fraco. Ele complementa a força natural para garantir que o moinho continue operando com eficiência.
CONSTRUIR
Em equipe, construa o protótipo de um Moinho de Vento Motorizado. Utilize as peças disponíveis no kit tecnológico de robótica estrutural. Siga com atenção cada passo da montagem e teste. Todos os integrantes devem participar ativamente do processo e contribuir com ideias e soluções.
CONTINUAR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
- As pás se movimentaram corretamente?
- O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.