Ensino Médio
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
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- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
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- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
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- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
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- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
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- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
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- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
MATH PARKING: Estacionamento de Equações
Link de referência: https://www.coquinhos.com/estacionamento-de-equacoes/
O jogo MATH PARKING: Estacionamento de Equações é uma ferramenta eficaz para desenvolver o pensamento computacional em estudantes. Ao resolver equações de primeiro grau para estacionar o carro na vaga correspondente ao resultado, os alunos praticam a decomposição de problemas, identificam padrões e seguem uma sequência lógica de passos—habilidades centrais no pensamento computacional. Além disso, o jogo promove a aplicação prática de conceitos matemáticos, reforçando o aprendizado de forma lúdica e interativa
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
PROJETO 1: GRÁFICOS
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 02 AULAS
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos a importância da escolha da profissão é uma etapa importante para quem se aproxima do ensino médio e começa a planejar seu futuro profissional. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, e pesquisa sobre as tendências do mercado de trabalho. Profissões promissoras para o futuro incluem tecnologia da informação, inteligência artificial, sustentabilidade, saúde e bem-estar, educação digital e engenharia robótica. Essas áreas estão em alta devido ao avanço tecnológico, à crescente preocupação com o meio ambiente e às mudanças no ensino e nos cuidados com a saúde. Explorar essas áreas e buscar orientação profissional é essencial para tomar decisões mais informadas e alinhadas com suas metas pessoais, promovendo assim seu desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa sugestões de tópicos a serem abordados:
- o que são profissões do futuro
- impacto da tecnologia no mercado de trabalho
- como as inovações tecnológicas, como inteligência artificial e automação, estão transformando as carreiras tradicionais
- sustentabilidade e meio ambiente
- saúde e bem-estar
- empreendedorismo e o mercado de trabalho
- desafios e oportunidades das profissões do futuro
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: COMO A ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL IMPACTA NOS ESTUDOS
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos que a alimentação saudável tem um impacto direto no desempenho escolar, pois os nutrientes certos ajudam a melhorar a concentração, a memória e a disposição física e mental, fundamentais para que os alunos tenham bons resultados. Reforce com eles que comer de forma saudável não precisa ser caro. Uma alimentação de qualidade significa fazer escolhas inteligentes e acessíveis. Frutas, legumes, verduras, arroz, feijão e ovos, por exemplo, são alimentos nutritivos e acessíveis. Eles fornecem os nutrientes necessários sem o custo elevado dos ultraprocessados, que são menos saudáveis. Planejar as refeições com alimentos da estação e evitar desperdícios ajuda a manter uma alimentação balanceada sem aumentar os gastos, ensinando os alunos a priorizarem qualidade e nutrição, mesmo com um orçamento limitado.
Divida os alunos em trios e peça para eles criarem no Google apresentações slides sobre nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, incluir o papel do nutriente para o corpo, especialmente no desempenho escolar (memória, concentração e energia). Eles podem apresentar dicas práticas de lanches e refeições saudáveis para o dia a dia dos estudantes. Por fim, um slide de conclusão resumirá os benefícios de uma alimentação balanceada para o aprendizado e incentivará escolhas alimentares mais conscientes.
Utilizar nos slides os recursos: inserir imagens, formas e ícones, animação e transição, gráficos simples e links.
Ao final, peça para os grupos se apresentarem e debaterem sobre o assunto abordado em cada apresentação.
PROJETO 3: JORNAL
TEMA: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos como a campanha de doação de livros é uma iniciativa poderosa que promover o acesso à leitura, especialmente em comunidades em que o acesso não é fácil. Esta campanha é importante porque incentiva hábitos de leitura, democratiza o acesso à informação, forma cidadãos críticos e fortalece comunidades. A leitura, por sua vez, desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e acadêmico, melhorando a concentração, o vocabulário, a criatividade e a empatia.
Reforce com eles que para realizar e estimular a campanha de doação e leitura na comunidade escolar, é fundamental definir um objetivo claro, como aumentar o acervo da biblioteca ou doar livros para comunidades carentes, e criar um cronograma de atividades com pontos de coleta acessíveis.
Peça aos alunos que criem um jornal com campanha, divulgação e incentivo a doação de livros. Com o recurso flipsnack os alunos devem explorar todos os recursos disponíveis para tornar o jornal atrativo e promover a conscientização da leitura e da campanha.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: PÔSTER
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre o tema segurança cibernética e como ele é essencial, especialmente em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente em suas vidas. Segurança cibernética refere-se a práticas e medidas para proteger computadores, redes e dados de ataques ou acessos não autorizados. É importante que os alunos entendam a relevância de proteger suas informações pessoais, como nome, endereço e senhas, evitando fraudes e golpes comuns na internet. Eles devem estar cientes de como manter a segurança nas redes sociais, utilizando configurações de privacidade e pensando antes de compartilhar informações. Também é fundamental promover um comportamento responsável online, tratando os outros com respeito e evitando o cyberbullying.
Organize uma turma em grupos de 3 a 5 participantes, conforme o número de alunos na sala. Peça a cada grupo para simular campanhas de conscientização sobre segurança cibernética nas redes sociais, criando mensagens que incentivem práticas seguras online. As postagens podem incluir imagens, dicas sobre como criar senhas fortes, como identificar links suspeitos, e a importância de manter as configurações de privacidade em dia.
Cada grupo pode escolher um tema específico, como “Cuidados com o compartilhamento de informações pessoais” ou “Como evitar golpes virtuais”, e criar um cartaz digital que será apresentado para a turma. Ao final, incentive-os a compartilhar o material nas redes sociais da escola ou em grupos de WhatsApp para alcançar mais pessoas e promover uma cultura de segurança digital.
PROJETO 5: VÍDEO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPREENDEDORISMO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Explique para os alunos que eles estão em um momento decisivo, começando a definir suas aspirações profissionais e o futuro que desejam construir. Compreender a educação financeira e o empreendedorismo é crucial nessa fase, pois essas áreas impactam significativamente na escolha da profissão e no desenvolvimento pessoal dos estudantes.
A educação financeira oferece habilidades essenciais para gerenciamento de dinheiro, como orçamento, poupança e investimentos, preparando as aulas para despesas futuras. Esse conhecimento permite que tomem decisões conscientes ao avaliar opções profissionais, considerando fatores como evolução e custo de vida.
O empreendedorismo, por sua vez, estimula a criatividade e a inovação, competências valorizadas no mercado de trabalho e amplia a visão dos alunos sobre as possibilidades profissionais, mostrando que existem alternativas ao emprego tradicional, permitindo-lhes explorar novos caminhos e criar seus próprios negócios.
Dividida a turma em grupos de 3 a 5 alunos, levando em conta o total de estudantes na sala. Solicite que cada grupo escolha uma subárea do tema para explorar: pode ser a educação financeira e sua importância ou o empreendedorismo e sua relevância. Após a escolha, os grupos deverão realizar pesquisas, debater suas ideias e criar um vídeo atrativo sobre o assunto selecionado.