Ensino Médio
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
-
- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
-
- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
-
- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
-
- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
-
- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
-
- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: CASA INTELIGENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-casa-inteligente-ev3/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO: ESCORPIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-escorpiao-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: MOINHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-moinho-ev3/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
MATH PARKING: Estacionamento de Equações
Link de referência: https://www.coquinhos.com/estacionamento-de-equacoes/
O jogo MATH PARKING: Estacionamento de Equações é uma ferramenta eficaz para desenvolver o pensamento computacional em estudantes. Ao resolver equações de primeiro grau para estacionar o carro na vaga correspondente ao resultado, os alunos praticam a decomposição de problemas, identificam padrões e seguem uma sequência lógica de passos—habilidades centrais no pensamento computacional. Além disso, o jogo promove a aplicação prática de conceitos matemáticos, reforçando o aprendizado de forma lúdica e interativa
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-ev3/
PROTÓTIPO: GIRAFA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/agua-irrigador-ev3/
PROTÓTIPO: IRRIGADOR
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-gerador-aeolico-ev3/
PROTÓTIPO: GERADOR EÓLICO (CATA-VENTO)
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-organizador-ev3/
PROTÓTIPO: ORGANIZADOR
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-macaco-ev3/
PROTÓTIPO: MACACO
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-robo-diferencas-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ DIFERENÇAS
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-tirolesa-ev3/
PROTÓTIPO: TIROLESA
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-liquidificador-ev3/
PROTÓTIPO: LIQUIDIFICADOR
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-robo-ciclista-ev3/
PROTÓTIPO: ROBÔ CICLISTA
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-golfe-ev3/
PROTÓTIPO: GOLFE
BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA-
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: PEDRA PAPEL TESOURA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-pedra-papel-tesoura-ev3/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: CARRO ALEGÓRICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-carro-alegorico-ev3/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: SATÉLITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-satelite-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: RADAR DE VELOCIDADE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-radar-de-velocidade-ev3/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: ROBÔ SEGUIDOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-robo-seguidor-ev3/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: FESTA DE BARRETOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-festa-de-barretos-ev3/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: SISMÓGRAFO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-sismografo-ev3/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SINAL PARA CEGOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-sinal-para-cegos-ev3/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir em criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.