Fundamental II
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: PARQUE DE DIVERSÕES
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
• Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
• Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND1: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Você conseguiu identificar a baleia na construção?
Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1:APRENDENDO SOBRE AS ARTES
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/aprendendo-artes/
PROJETO 2:CARTÃO COM LED
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-cartao-com-led/
PROJETO 1:CARTAZ SONORO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-cartaz-sonoro/
PROJETO 2: TAPETE INTERATIVO
DURAÇÃO: 3 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-dance-revolution/
PROJETO 1: COMO CRIAR UM JOGO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/como-criar-um-jogo/
PROJETO 2: CRIANDO HISTÓRIA
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/criando-historia/
PROJETO 1: CONHECENDO O MUNDO
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/conhecendo-o-mundo/
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
Gabarito da atividade: Clique aqui para baixar possíveis respostas.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir e criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Acerte o buraco
Link: https://www.instagram.com/p/Cws4yu9tukr/?igsh=MTExNnFrNGY5eHNkNQ%3D%3D
Materiais utilizados: 1 caixa de papelão, cola, barbante, tesoura, bolinha pequena e tampinha de garrafa pet.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 7: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 8: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A torre se manteve em equilíbrio?
• Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
• Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• A pirâmide ficou estável?
• Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
• Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O protótipo se parece com uma tartaruga?
• Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
• Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 13: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 14: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 15: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 16: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
• As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
• Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 17: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 8: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A torre se manteve em equilíbrio?
• Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
• Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• A pirâmide ficou estável?
• Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
• Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O protótipo se parece com uma tartaruga?
• Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
• Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 13: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 14: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 15: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 16: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
• As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
• Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 17: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: ACERTE A CESTA
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: PEBOLIM (TOTÓ)
DURAÇÃO: 3 AULAS
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: BOLAS COLORIDAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/bolas-coloridas/
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 3: COMO CRIAR UM JOGO ESTOURAR BALÕES
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/como-criar-um-jogo-de-estourar-baloes-2/