Fundamental II
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
-
- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
-
- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
-
- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
-
- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
-
- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
-
- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 6º AO 9º ANO
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 2 participantes.
- caixa de papelão
- cola branca
- folha de papel branca
- cola de artesanato ou cola quente
- canetinha preta
- bola de brinquedo ou bola de papel
- lacre de segurança da garrafa pet para fazer o arco da cesta
- régua
- copo de isopor
- rede
- palitos ou lápis antigo para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
PROJETO 1: APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com a turma sobre A influência cultural de diversos povos no Brasil é fundamental para compreender a riqueza e a diversidade de nossa, especialmente quando se trata da culinária. Desde o período da colonização, as trocas culturais foram moldando os hábitos alimentares do país, e essa mistura se intensificou com a chegada de imigrantes ao longo dos séculos. A gastronomia brasileira é um reflexo da convivência de diferentes tradições e contribuições que foram incorporadas e transformadas ao longo do tempo.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 7 slides (capa, tema, imagens e conclusão) e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores e layouts. Na apresentação eles irão focar no tema a influência cultural na culinária brasileira, explicar nestes slides quais são os pratos, de onde vem, por que impactam em nossos dias, entre outros detalhes que percebemos em nossa comida no dia a dia.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre o tema “Inteligência emocional no ambiente escolar” e como ela é essencial para o crescimento completo dos estudantes e para criar um ambiente de aprendizagem positivo. A inteligência emocional envolve a habilidade de entender e controlar as próprias emoções, além de consideração e lidar com as emoções dos outros. Essa capacidade melhora as relações, estimula a empatia e fortalece a comunicação, contribuindo
A educação emocional ensina aos alunos a resolver conflitos de forma construtiva e a consideração de suas emoções, o que é importante para o bem-estar. Ao incluir atividades de inteligência emocional no currículo, a escola ajuda os alunos a se prepararem melhor para enfrentar desafios pessoais e profissionais no futuro.
Peça aos alunos que criem uma apresentação sobre a importância da inteligência emocional na escola, incentivando-os a falar sobre a importância de expressar suas emoções. Cada aluno deve escolher uma emoção para expor, garantindo que as emoções não se repitam entre eles.
Para esta atividade, utilize os recursos disponíveis no Google Apresentação. Nela deve ter imagens relacionadas ao tema, diferentes estilos de fonte, layout atraente, inserir links e fundo atrativos, para que fique interessante e chame a atenção de quem assiste.
No final, organize um debate para que os alunos possam compartilhar o que apresentaram.
PROJETO 3: INFORMATIVO
TEMA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ROTINA ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MwztOAa64pM
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde O pensamento computacional é uma habilidade crucial na rotina escolar, pois desenvolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica e estruturada. Ele ajuda os alunos a abordar desafios de maneira sistemática, quebrando-os em partes menores, o que melhora a eficácia na resolução de problemas acadêmicos e pessoais. Além disso, prepara os alunos para o futuro, já que as habilidades tecnológicas estão em alta demanda no mercado de trabalho.
Essa habilidade promove o raciocínio lógico e a análise crítica, útil em diversas disciplinas, e pode ser aplicada em áreas como ciências, matemática, artes e humanidades, conectando o aprendizado de forma interdisciplinar. O pensamento computacional também estimula a criatividade, incentivando os alunos a desenvolver soluções originais, e fomentando o trabalho em equipe, uma vez que muitas atividades colaboram. Por fim, promove a autonomia no aprendizado, encorajando os alunos a pesquisar e encontrar soluções por conta própria. Integrar o pensamento computacional na escola enriquece a experiência de aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e relevante.
Peça aos alunos para criarem um infográfico (apresentações visuais de informações ou dados de forma atraente) no Fotojet sobre como o pensamento computacional é fundamental na rotina escolar.
PROJETO 4: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: COMO O ESPORTE CONTRIBUI PARA O APRENDIZADO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual. Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Explore com os alunos o tema como O esporte desempenha um papel importante no aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Ele ensina habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação, além de promover disciplina e responsabilidade. A prática esportiva melhora a saúde física e mental, reduz o estresse e a ansiedade, o que beneficia o desempenho acadêmico. Também estimula habilidades cognitivas, como concentração e memória, e ensina a lidar com vitórias e derrotas, promovendo resiliência. O esporte favorece a inclusão e o respeito à diversidade, incentiva a criatividade e ajuda a desenvolver autoconfiança e autoestima. Em suma, o esporte é um aliado essencial no aprendizado e na formação de cidadãos íntegros.
Peça aos alunos para criarem quadrinhos com o tema e apresentem para a turma com a intenção de estimular a prática de esporte. Ao final, promova uma conversa e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
PROJETO 5: PANFLETO
TEMA: O MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde O meio ambiente e a escola estão interligados, sendo a educação crucial para a conscientização sobre questões ambientais. As escolas devem ensinar aos alunos sobre conservação, biodiversidade e sustentabilidade, implementando práticas como coleta seletiva e hortas escolares. Atividades ao ar livre e projetos interdisciplinares enriquecem o aprendizado e aumentam a conscientização ambiental. A educação ambiental forma cidadãos conscientes e engajados, motivando-os a participar de iniciativas comunitárias. A tecnologia pode ser utilizada para promover a conscientização, enquanto parcerias com comunidades fortalecem a educação ambiental. Assim, as escolas ajudam a desenvolver hábitos e valores que incentivam um estilo de vida sustentável, preparando as futuras gerações para os desafios ambientais.
Peça para os alunos criarem panfletos sobre o tema e em seguida apresente o trabalho feito. Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre como a música brasileira é resultado da influência cultural de diversos povos que moldaram sua diversidade e riqueza. Desde a colonização, a convivência entre indígenas, africanos, europeus e, posteriormente, imigrantes de várias partes do mundo, como asiáticos e árabes, contribuíram para a formação de uma identidade musical única. Gêneros como o samba, o maracatu, o choro e a música sertaneja refletem essa mistura, incorporando elementos rítmicos, instrumentos e tradições de diferentes culturas. Essa fusão tornou a música no Brasil um patrimônio dinâmico, que continua a evoluir e enriquecer a cultura do país.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 5 slides (capa, tema, imagens e conclusão) e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores e layouts. Na apresentação eles irão focar no tema a influência cultural na música brasileira, explicar nestes slides quais são os ritmos, de onde vem, qual impacto atualmente, entre outros detalhes que percebemos em nossa comida no dia a dia. Eles devem apresentar o que fizeram para a turma.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos sobre a importância da inteligência emocional na escola, pois ela influencia o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, ajudando-os a considerar, entender e gerenciar as próprias emoções e lidar com as emoções dos outros. Essa habilidade torna os alunos mais aptos a enfrentar desafios, lidar com frustrações e manter relacionamentos saudáveis. Promover a inteligência emocional nas escolas contribui para um ambiente harmonioso e colaborativo, facilitando a resolução de conflitos, o trabalho em equipe, a resiliência, a motivação e a empatia, ou que melhore o desempenho acadêmico. Incorporar essa competência no currículo prepara os alunos para enfrentar situações complexas, promovendo o bem-estar e formando cidadãos mais conscientes e equilibrados.
Peça aos alunos que criem uma apresentação sobre a importância da inteligência emocional na escola, incentive-os a falar sobre a importância de expressar suas emoções. Cada aluno deve escolher uma emoção para expor, garantindo que as emoções não se repitam entre eles.
Nesta atividade eles deverão usar os recursos disponíveis no Google Apresentação. Nela deve ter 7 slides com: imagens relacionadas ao tema, diferentes estilos de fonte, layout atraente, inserir links e fundo atrativos, para que fique interessante e chame a atenção de quem assiste. Eles devem apresentar o que fizeram para a turma.
No final, organize uma roda de conversa e estimule-os a falar sobre seus sentimentos, o porquê escolheram determinada emoção para apresentar e o que ficou de aprendizado com este trabalho.
PROJETO 3: INFORMATIVO
TEMA: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS NA ESCOLA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MwztOAa64pM
Fale sobre o tema com a turma.
Explique para os alunos sobre a leitura ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos adolescentes, pois amplia o conhecimento, melhora a capacidade de comunicação e estimula o pensamento crítico. Ler regularmente ajuda os jovens a desenvolverem o vocabulário, aprimorarem a escrita e fortalecerem a compreensão de diversos assuntos. Nesse contexto, a promoção de campanhas de doação de livros na escola é uma excelente iniciativa para incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros.
Peça aos alunos para criarem no Fotojet banners digitais para redes sociais: os alunos devem criar banners digitais para divulgar a campanha nas redes sociais da escola ou em grupos de WhatsApp. Isso amplia o alcance da campanha e incentiva mais pessoas a participar.
PROJETO 4: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Explore com os alunos sobre a segurança cibernética que eles precisam sempre estar atentos no mundo digital, especialmente para os adolescentes, que estão frequentemente expostos a riscos online. Proteger informações pessoais e a privacidade é essencial devido ao uso crescente de redes sociais e aplicativos. Os jovens devem aprender a confidencialidade, usar senhas fortes, ativar a autenticação em dois fatores e ter cautela ao compartilhar informações. É fundamental que compreendam as regras de comportamento online, como respeitar a privacidade dos outros e evitar o cyberbullying. Ao cultivar uma mentalidade de segurança cibernética, os adolescentes não apenas se protegem, mas também ajudam a criar um ambiente online mais seguro para todos.
Solicite aos alunos que criem quadrinhos com o tema Personagens em Situações de Risco. Eles devem desenvolver personagens que enfrentam desafios cibernéticos, ilustrando suas decisões e as possíveis consequências de suas ações. Essa atividade promove discussões sobre quais são as escolhas corretas a serem feitas em diferentes situações.
Ao final, promova uma conversa e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
PROJETO 5: PANFLETO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA BASE PARA O FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde a educação financeira e como ela é crucial nas escolas, pois ensina aos alunos habilidades para gerir suas finanças de forma eficaz. Aprender desde cedo sobre conceitos como economia, poupança e investimento ajuda os jovens a controlar gastos e a fazer escolhas financeiras informadas, evitando armadilhas como dívidas excessivas. Aprender sobre educação financeira desde cedo, contribui para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes, preparando-os para desafios financeiros futuros, como a escolha de cursos ou a compra de bens.
Peça para os alunos criarem posters motivacionais: incentive os alunos a criar posters com citações inspiradoras sobre finanças e sucesso financeiro. Eles podem usar imagens de fundo e elementos gráficos para tornar os posters visualmente impactantes. Em seguida apresente o trabalho feito.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: GRÁFICOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre a segurança cibernética envolve práticas e tecnologias para proteger computadores, redes, dispositivos e dados contra-ataques e acessos não autorizados, sendo cada vez mais importante na era digital. Para garantir a segurança online, é fundamental usar senhas fortes e únicas, ativar a autenticação em dois fatores, manter sistemas e aplicativos atualizados, e ter cuidado com links e e-mails suspeitos. Além disso, deve-se evitar redes Wi-Fi públicas para acessar informações sensíveis, realizar backups regulares de dados importantes e manter-se informado sobre as últimas ameaças cibernéticas. Adotar essas medidas ajuda a proteger informações pessoais e profissionais, promovendo um ambiente online mais seguro.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa cuidados a serem tomados:
- Senhas Fortes e Únicas
- Autenticação em Dois Fatores (2FA)
- Atualizações Regulares
- Cuidado com Links e E-mails Suspeitos
- Redes Wi-Fi Seguras
- Backup de Dados
- Educação e Conscientização
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPRRENDEDORISMO
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
A educação financeira e o empreendedorismo são áreas interligadas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para os jovens. A educação financeira envolve o aprendizado sobre como gerenciar dinheiro, abrangendo tópicos como orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Esses conhecimentos ajudam os indivíduos a tomar decisões informadas, evitando armadilhas financeiras e construindo um futuro seguro. Por outro lado, o empreendedorismo refere-se à capacidade de identificar oportunidades de negócios e transformar ideias em realidade, envolvendo a criação e gestão de empresas. Quando a educação financeira é combinada com o ensino do empreendedorismo, os alunos são capacitados a iniciar e administrar negócios de forma sustentável, aprendendo a importância de reservas financeiras e a avaliar o desempenho de suas iniciativas.
Oriente os alunos pesquisarem sobre o tema e depois entrevistarem empreendedores do comércio local, pais de alunos ou conhecidos, para obter diferentes pontos de vista sobre como a educação financeira pode auxiliar o empreendedor e como isso evita possíveis prejuízos. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar Google Apresentação para colocar a entrevista, demonstrar em gráficos e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
PROJETO 3: JORNAL
TEMA: MEIO AMBIENTE E A COMUNIDADE ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
O meio ambiente e a comunidade escolar estão interligados, com as escolas desempenhando um papel crucial na formação da consciência ambiental dos alunos e na promoção de práticas sustentáveis. A educação ambiental sensibiliza os estudantes sobre a importância da preservação, ajudando-os a adotar hábitos como reciclagem e uso consciente de recursos. Projetos que envolvem a comunidade, como hortas escolares e campanhas de limpeza, incentivam o trabalho em equipe e o engajamento social. A colaboração entre alunos, professores e pais é essencial para fortalecer essas iniciativas, assim como a realização de eventos e ações de voluntariado. Essa relação entre meio ambiente e comunidade escolar é vital para desenvolver uma sociedade mais consciente e sustentável, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e contribuindo para a melhoria do meio ambiente local e global.
Pedir aos alunos que criem um guia de boas práticas ambientais, como: um guia digital que reúna dicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas na escola e em casa. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre compostagem, economia de água, e eficiência energética, entre outros tópicos.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: PÔSTER
TEMA: COMO ADOTAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre a importância de adotar práticas saudáveis como estilo de vida é fundamental para o bem-estar físico e mental, especialmente durante a adolescência. Algumas dicas importantes incluem a escolha de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras, e a hidratação adequada, preferindo água em vez de bebidas açucaradas. A prática regular de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, é essencial, assim como encontrar uma atividade que eles gostem para tornar o exercício mais prazeroso. É igualmente importante gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, manter boas relações sociais com amigos e familiares, e cuidar da higiene pessoal, que influencia a autoestima. Um boa noite de sono, de 8 a 10 horas, é crucial para o desenvolvimento e a concentração. Adotar essas práticas saudáveis não apenas melhora a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional e social, ajudando os alunos a construir uma base sólida para um futuro saudável.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo simular campanhas de conscientização sobre saúde nas redes sociais, criando postagens que incentivem hábitos saudáveis. Isso pode incluir imagens, citações motivacionais e informações educativas. Cada grupo pode abordar um tema específico, apresentando seu pôster para a turma.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e utilizar o WhatsApp ou as redes sociais da escola para ter mais alcance.
PROJETO 5: VÍDEO
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos o tema: A escolha da profissão e a profissão do futuro. Este tema é crucial para eles, que começam a pensar sobre seu futuro e as diversas opções de carreira. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, além de entender a relação entre a profissão e a formação necessária. Profissões promissoras incluem tecnologia da informação, saúde e bem-estar, sustentabilidade, educação e criatividade. Áreas como desenvolvimento de software e cibersegurança estão em alta, assim como carreiras ligadas à saúde e sustentabilidade. É importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas escolhas, preparando-se para o mercado de trabalho e adotando uma mentalidade de aprendizado contínuo. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando-os a se tornarem profissionais realizados e bem-sucedidos.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.
PROJETO 1: GRÁFICOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre a segurança cibernética envolve práticas e tecnologias para proteger computadores, redes, dispositivos e dados contra-ataques e acessos não autorizados, sendo cada vez mais importante na era digital. Para garantir a segurança online, é fundamental usar senhas fortes e únicas, ativar a autenticação em dois fatores, manter sistemas e aplicativos atualizados, e ter cuidado com links e e-mails suspeitos. Além disso, deve-se evitar redes Wi-Fi públicas para acessar informações sensíveis, realizar backups regulares de dados importantes e manter-se informado sobre as últimas ameaças cibernéticas. Adotar essas medidas ajuda a proteger informações pessoais e profissionais, promovendo um ambiente online mais seguro.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa cuidados a serem tomados:
- Senhas Fortes e Únicas
- Autenticação em Dois Fatores (2FA)
- Atualizações Regulares
- Cuidado com Links e E-mails Suspeitos
- Redes Wi-Fi Seguras
- Backup de Dados
- Educação e Conscientização
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPRRENDEDORISMO
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
A educação financeira e o empreendedorismo são áreas interligadas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para os jovens. A educação financeira envolve o aprendizado sobre como gerenciar dinheiro, abrangendo tópicos como orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Esses conhecimentos ajudam os indivíduos a tomar decisões informadas, evitando armadilhas financeiras e construindo um futuro seguro. Por outro lado, o empreendedorismo refere-se à capacidade de identificar oportunidades de negócios e transformar ideias em realidade, envolvendo a criação e gestão de empresas. Quando a educação financeira é combinada com o ensino do empreendedorismo, os alunos são capacitados a iniciar e administrar negócios de forma sustentável, aprendendo a importância de reservas financeiras e a avaliar o desempenho de suas iniciativas.
Oriente os alunos pesquisarem sobre o tema e depois entrevistarem empreendedores do comércio local, pais de alunos ou conhecidos, para obter diferentes pontos de vista sobre como a educação financeira pode auxiliar o empreendedor e como isso evita possíveis prejuízos. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar Google Apresentação para colocar a entrevista, demonstrar em gráficos e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
PROJETO 3: JORNAL
TEMA: MEIO AMBIENTE E A COMUNIDADE ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
O meio ambiente e a comunidade escolar estão interligados, com as escolas desempenhando um papel crucial na formação da consciência ambiental dos alunos e na promoção de práticas sustentáveis. A educação ambiental sensibiliza os estudantes sobre a importância da preservação, ajudando-os a adotar hábitos como reciclagem e uso consciente de recursos. Projetos que envolvem a comunidade, como hortas escolares e campanhas de limpeza, incentivam o trabalho em equipe e o engajamento social. A colaboração entre alunos, professores e pais é essencial para fortalecer essas iniciativas, assim como a realização de eventos e ações de voluntariado. Essa relação entre meio ambiente e comunidade escolar é vital para desenvolver uma sociedade mais consciente e sustentável, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e contribuindo para a melhoria do meio ambiente local e global.
Pedir aos alunos que criem um guia de boas práticas ambientais, como: um guia digital que reúna dicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas na escola e em casa. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre compostagem, economia de água, e eficiência energética, entre outros tópicos.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: PÔSTER
TEMA: COMO ADOTAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre a importância de adotar práticas saudáveis como estilo de vida é fundamental para o bem-estar físico e mental, especialmente durante a adolescência. Algumas dicas importantes incluem a escolha de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras, e a hidratação adequada, preferindo água em vez de bebidas açucaradas. A prática regular de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, é essencial, assim como encontrar uma atividade que eles gostem para tornar o exercício mais prazeroso. É igualmente importante gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, manter boas relações sociais com amigos e familiares, e cuidar da higiene pessoal, que influencia a autoestima. Um boa noite de sono, de 8 a 10 horas, é crucial para o desenvolvimento e a concentração. Adotar essas práticas saudáveis não apenas melhora a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional e social, ajudando os alunos a construir uma base sólida para um futuro saudável.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo simular campanhas de conscientização sobre saúde nas redes sociais, criando postagens que incentivem hábitos saudáveis. Isso pode incluir imagens, citações motivacionais e informações educativas. Cada grupo pode abordar um tema específico, apresentando seu pôster para a turma.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e utilizar o WhatsApp ou as redes sociais da escola para ter mais alcance.
PROJETO 5: VÍDEO
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos o tema: A escolha da profissão e a profissão do futuro. Este tema é crucial para eles, que começam a pensar sobre seu futuro e as diversas opções de carreira. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, além de entender a relação entre a profissão e a formação necessária. Profissões promissoras incluem tecnologia da informação, saúde e bem-estar, sustentabilidade, educação e criatividade. Áreas como desenvolvimento de software e cibersegurança estão em alta, assim como carreiras ligadas à saúde e sustentabilidade. É importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas escolhas, preparando-se para o mercado de trabalho e adotando uma mentalidade de aprendizado contínuo. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando-os a se tornarem profissionais realizados e bem-sucedidos.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.