Fundamental II
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
-
- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
-
- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
-
- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
-
- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
-
- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
-
- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 6º AO 9º ANO
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 2 participantes.
- caixa de papelão
- cola branca
- folha de papel branca
- cola de artesanato ou cola quente
- canetinha preta
- bola de brinquedo ou bola de papel
- lacre de segurança da garrafa pet para fazer o arco da cesta
- régua
- copo de isopor
- rede
- palitos ou lápis antigo para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Projeto: Explorando o Futuro Digital: Criando e Conectando Ideias
Tema: Informática Educacional – Ferramentas
Duração: 6 semanas
Recursos: Adobe Spark, Google Docs, Google Planilhas, Google Apresentações, Tux Paint, Quebra-Circuitos Online:
Semana 1: Trabalhando com Criação de Cartazes – Adobe Spark
Atividade: Introduzir o conceito do Adobe Spark e como usá-lo.
Apresente o Vídeo: https://youtu.be/lRtWPVdtYCM
Professor(a), para ajudar os alunos a treinarem o uso do Adobe Spark, proponha a seguinte atividade:
Tema: Criando um Cartaz de Anúncio para o Futuro
Peça para que os alunos acessem o Adobe Spark (https://spark.adobe.com) e explique que o Adobe Spark é uma ferramenta simples e criativa para criar gráficos, vídeos e páginas da web. A atividade de hoje será criar um cartaz com uma mensagem sobre algo que gostariam de realizar no futuro.
Criando o Cartaz
Peça para que os alunos escolham a opção “Post” para criar um cartaz. Explique que o cartaz é uma imagem que pode ser usada para divulgar uma mensagem, evento ou ideia, e será o meio de comunicação que eles irão usar para contar aos outros sobre algo que gostariam de fazer no futuro, como ser astronauta, médico, artista, etc.
Escolhendo o Tema do Cartaz
Peça para que eles escolham o tema do cartaz. A sugestão pode ser algo como:
- “Meu Futuro como Astronauta”
- “Eu Quero Ser Cientista!”
- “Minha Carreira dos Sonhos”
Personalizando o Cartaz
Ensine como personalizar o cartaz com as ferramentas do Adobe Spark:
- Adicionar Texto: explique como adicionar um título impactante, como “Meu Futuro Como Cientista” ou “O que eu quero ser quando crescer”. Ensine a mudar a cor, o tamanho e a fonte do texto para deixá-lo bem visível.
- Adicionar Imagens: mostre como buscar por imagens usando o recurso de pesquisa de fotos dentro do Adobe Spark ou faça o upload de uma foto própria. Os alunos podem adicionar imagens relacionadas ao seu tema, como foguetes, microscópios, livros ou imagens de profissões que eles escolheram.
- Escolher um Fundo: ensine como escolher um fundo adequado para o cartaz. Eles podem escolher uma cor sólida ou uma imagem que combine com o tema do futuro.
Adicionando Elementos Extras
Mostre como adicionar outros elementos como ícones ou formas para tornar o cartaz mais atrativo. Eles podem usar ícones de estrelas, planetas ou até mesmo adicionar um quadro de texto explicando mais sobre seus sonhos e planos futuros.
Salvando e Compartilhando
Explique como o Adobe Spark salva automaticamente o trabalho dos alunos. Ensine a como clicar no botão “Download” para baixar o cartaz em seu computador e, se possível, como compartilhar com a turma, seja via link ou exibindo diretamente na tela.
Conclusão
Finalize a atividade parabenizando os alunos pelo trabalho criativo. Explique como o Adobe Spark pode ser uma ótima ferramenta para criar projetos e apresentações, e incentive-os a explorar outras funcionalidades, como criar vídeos e páginas web.
Semana 2: Google Docs ou Word – Criando e Formatando Documentos
Atividade: Ensinar os alunos a criar, formatar e salvar documentos no Google Docs.
Professor(a), para ajudar os alunos a treinarem o uso do Google Docs, siga os passos abaixo:
Acessando o Google Docs ou Word: Peça para os alunos acessarem o Google Docs através do link docs.google.com ou diretamente pelo Google Drive. Oriente-os a clicar em “Novo” e selecionar “Documentos do Google” para criar um novo documento em branco.
Escrevendo um Parágrafo: Solicite que os alunos escrevam um parágrafo sobre o tema “Como vejo o futuro da tecnologia”. Explique que devem organizar suas ideias de maneira clara e coerente. Eles podem falar sobre avanços tecnológicos, como inteligência artificial, robótica, ou qualquer outra área que eles acham que mudará no futuro.
Formatando o Texto: ensine como usar as ferramentas de formatação disponíveis no Google Docs. Mostre como:
- Negrito, Itálico e Sublinhado: como destacar palavras ou frases importantes.
- Mudança no Tamanho e Cor da Fonte: para ajustar o estilo e a aparência do texto, tornando-o mais atraente.
- Alinhamento: explique a diferença entre os tipos de alinhamento (esquerda, centralizado e justificado) e quando usá-los para melhorar a organização do parágrafo.
Salvar e Compartilhar: O Google Docs salva automaticamente as edições no Google Drive, mas ensine os alunos a verificar se o documento está salvo. Em seguida, mostre como clicar no botão “Compartilhar” no canto superior direito, gerar um link de compartilhamento e enviar o documento para o professor ou colegas, se necessário. Lembre-os de ajustar as permissões para garantir que o professor possa acessar o documento.
Conclusão: Finalize a atividade com uma breve discussão sobre a importância da formatação na clareza e legibilidade de um texto. Explique como uma boa formatação ajuda a organizar melhor as ideias, facilitando a leitura e compreensão do que está sendo escrito. Encoraje os alunos a explorar mais as opções de formatação para tornar seus textos mais interessantes e profissionais.
Semana 3: Google Planilhas ou Planilha Excel – Organizando Informações
Atividade: ensinar os alunos a criar planilhas simples e organizar dados, usando o tema Planejamento de uma Viagem.
Professor(a), para ajudar os alunos a treinarem o uso do Google Planilhas, siga os passos abaixo:
Criando uma Planilha:
Peça para os alunos acessarem o Google Planilhas através do link sheets.google.com ou Planilha Excel no próprio computador. Oriente-os a clicar em “Novo” no canto superior esquerdo e selecionar “Planilha Google” para criar uma nova planilha em branco.
Inserindo Dados:
Explique para os alunos que a planilha será usada para planejar uma viagem. Solicite que preencham as células com as seguintes informações:
- Destinos: Países ou cidades que gostariam de visitar.
- Custo Estimado: Quanto custaria a viagem (divida os custos em categorias como transporte, alimentação, e hospedagem).
- Atividades: Atividades ou atrações turísticas que gostariam de fazer ou visitar.
Orientando os alunos a colocar essas informações nas linhas e colunas de forma organizada.
Formatando Células:
Ensine como ajustar o tamanho das colunas e linhas para acomodar os dados. Mostre como alterar a cor das células para tornar a planilha visualmente mais agradável. Além disso, ensine como usar fórmulas básicas para somar o custo total da viagem. Um exemplo de fórmula seria =SOMA(B2:B6), onde os valores das células B2 a B6 seriam somados para calcular o custo total.
Conclusão:
Encerre a atividade discutindo com os alunos como a planilha pode ser útil para organizar dados de maneira clara e realizar cálculos de forma eficiente. Reforce a ideia de que o uso de gráficos pode ajudar a visualizar melhor as informações e, assim, facilitar a tomada de decisões, como escolher o destino ou o custo da viagem.
Semana 4: Google Apresentações ou Planilha Excel – Criando uma Apresentação
Atividade: Ensinar os alunos a criar slides e apresentar ideias de forma visual, usando como tema Meu Mundo Ideal.
Professor(a), para ajudar os alunos a treinarem o uso do Google Apresentações, siga os passos abaixo:
Criando a Apresentação:
Primeiro, mostre aos alunos como acessar o Google Apresentações através do link slides.google.com ou Planilha Excel no computador. Oriente-os a clicar em “Novo” e selecionar “Apresentações Google” para criar uma nova apresentação em branco. Explique que esta ferramenta permitirá que eles apresentem suas ideias de forma visual e interativa.
Escolhendo um Tema e Imagens:
Peça para os alunos escolherem um tema para sua apresentação, como “Meu Mundo Ideal”. Eles devem refletir sobre o que seria seu lugar perfeito, quem estaria lá, o que fariam e como seria o ambiente. Depois, oriente-os a adicionar slides que representem os diferentes aspectos do seu “mundo ideal”, utilizando imagens, ilustrações e texto para descrever essas ideias. Lembre-os de não sobrecarregar os slides com muito texto; o foco deve ser manter as informações curtas e diretas.
Formatando Slides:
Ensine como mudar o plano de fundo de cada slide, para refletir o tema escolhido, e como ajustar o layout de cada um. Mostre as opções de layout para título, texto e imagem, e ensine a como adicionar transições entre os slides, para dar mais fluidez à apresentação. Explique a importância de usar fontes legíveis, ajustar o tamanho do texto e garantir que as imagens complementam o conteúdo. Incentive os alunos a serem criativos, mas também a manterem a apresentação visualmente organizada e fácil de entender.
Apresentando:
Ao final, cada aluno deverá apresentar sua ideia para a turma. Durante a apresentação, eles explicarão seus slides, descrevendo como imaginam seu “Mundo Ideal” e as escolhas feitas para representar isso visualmente. Isso ajudará a praticar a oratória e a habilidade de falar em público.
Conclusão:
Finalizar a atividade com uma breve discussão sobre como usar apresentações visuais pode ser uma maneira poderosa de transmitir ideias de maneira clara e eficaz. Explique que uma boa apresentação deve equilibrar texto e imagens, usar a formatação de maneira inteligente e ter uma estrutura que facilite a compreensão do público. Encoraje os alunos a praticar suas habilidades de apresentação e a experimentar diferentes opções de design para melhorar a comunicação visual.
Semana 5: Tux Paint – Criando Arte Digital
Atividade: Ensinar os alunos a usar o Tux Paint para desenhar e criar imagens digitais, usando o tema Criando um Mundo Melhor.
Professor(a), para ajudar os alunos a treinarem o uso do Tux Paint, siga os passos abaixo:
Introdução ao Tux Paint:
Explique aos alunos como acessar o Tux Paint e mostre as ferramentas básicas que eles irão utilizar, como pincéis, formas, carimbos, cores e efeitos. Demonstre como escolher o pincel e ajustar a espessura da linha, selecionar cores e adicionar efeitos, como sombras e brilhos, para tornar os desenhos mais interessantes. Incentive-os a experimentar com diferentes ferramentas para entender suas funcionalidades.
Desenhando um Mundo Melhor:
Peça para os alunos desenharem uma cena de um “Mundo Melhor” utilizando as ferramentas que aprenderam a usar. Eles podem criar qualquer cenário que desejarem. Lembre-os de usar as formas, pinceis e carimbos para adicionar detalhes, e incentivem a criatividade ao escolher as cores e os efeitos.
Adicionando Texto:
Mostre aos alunos como adicionar texto à imagem. Explique que eles podem escrever uma descrição curta ou até mesmo um título para sua cena. Ensine como personalizar o texto, ajustando a fonte, o tamanho e a cor para combinar com o estilo do desenho. Mostre também como mover e posicionar o texto dentro da imagem para obter o efeito desejado.
Salvando e Compartilhando:
Ensine como salvar o desenho no Tux Paint e como compartilhá-lo com a turma. Oriente os alunos a salvar seu trabalho com um nome específico, para facilitar a identificação. Se possível, crie um espaço ou pasta onde todos possam enviar seus desenhos e compartilhe o link com a turma para que todos possam visualizar as criações dos colegas.
Conclusão:
Encerre a atividade com uma breve conversa sobre como o Tux Paint é uma ferramenta útil para criar arte digital. Explique como as ferramentas podem ser usadas para expressar ideias criativas e como os alunos podem explorar ainda mais essas funcionalidades para criar obras de arte únicas. Encoraje-os a continuar explorando o Tux Paint e a experimentar novas combinações de ferramentas para aprimorar suas habilidades artísticas.
Semana 6: Conectando a Rede de Computadores – Quebra-Circuitos Online
Atividade: Ensinar os alunos sobre redes de computadores, como elas funcionam e a importância da conexão entre dispositivos, de uma maneira divertida e interativa através de um jogo online.
Apresente o vídeo: https://youtu.be/Ikvs6B2591M
Professor(a), para ajudar os alunos a treinarem:
Jogo em Grupo ou Individual:
Divida os alunos em grupos ou permita que joguem individualmente, conforme sua preferência. Cada grupo ou aluno deve tentar completar os níveis do jogo, resolvendo os quebra-cabeças apresentados. Eles devem focar em conectar corretamente as partes da rede, garantindo que a comunicação entre os dispositivos seja estabelecida.
Acessando o Jogo:
Inicie explicando o conceito de redes de computadores para os alunos. Fale sobre como os dispositivos, como computadores e celulares, precisam se conectar uns aos outros para compartilhar informações e realizar tarefas. Explique que a rede de computadores é a infraestrutura que permite essa comunicação. Em seguida, peça que acessem o jogo “Quebra-Circuitos Online” através do link: Quebra-Circuitos Online. Explique que, no jogo, eles terão que conectar diferentes partes de uma rede de computadores utilizando cabos e pontos de conexão.
Explicando o Jogo:
Antes de começarem, explique o funcionamento do jogo para os alunos:
- O objetivo principal do jogo é conectar os dispositivos de uma rede de computadores de forma eficiente, resolvendo desafios.
- Cada etapa traz um quebra-cabeça onde eles precisam organizar as conexões corretamente para completar a rede.
- À medida que avançam no jogo, eles aprenderão como as redes de computadores se conectam e como os circuitos podem ser formados de forma lógica. O jogo é uma maneira divertida de entender a complexidade das redes.
Discussão após o Jogo:
Após os alunos completarem o jogo, organize uma discussão em sala de aula. Pergunte:
- O que vocês entenderam sobre como as redes de computadores funcionam?
- Como a organização e a lógica foram importantes para criar uma rede de computadores eficiente no jogo?
- Quais estratégias vocês utilizaram para resolver os quebra-circuitos e avançar no jogo?
- Como o jogo reflete o que acontece no mundo real quando estamos conectando redes de computadores?
Conexão com a Realidade:
Explique para os alunos que as redes de computadores são fundamentais para a comunicação entre dispositivos no mundo real. Elas permitem que possamos acessar a internet, enviar e-mails, realizar videoconferências e até mesmo controlar dispositivos remotamente. As redes tornam possíveis todas as nossas interações digitais, tanto em casa quanto no trabalho, e são essenciais para a tecnologia que usamos todos os dias.
Conclusão:
Finalize a atividade reforçando a importância da colaboração e da resolução de problemas, elementos essenciais para garantir o bom funcionamento de uma rede de computadores.
Projeto: Explorando o Mundo Digital: Ferramentas para Criar, Organizar e Comunicar
Tema: Ferramentas Digitais: Criando, Organizando e Comunicando no Mundo Virtual
Duração: 6 semanas (uma aula por semana)
Recursos: Google Apresentações ou Power point, Google Docs ou Word , Google Planilhas ou Planilha Excel, Google Forms e Canva
Semana 1: Introdução ao Google Apresentações – Criando um Slide Interativo
Atividade: Criando uma apresentação interativa sobre um tema de interesse.
Professor(a), para a primeira aula de informática, o objetivo é que os alunos se familiarizem com o Google Apresentações, aprendendo a acessar a ferramenta, criar uma apresentação e formatar o conteúdo de maneira simples e eficiente. Siga os passos abaixo para conduzir a aula:
Introdução ao Google Apresentações:
- Explique aos alunos o que é o Google Apresentações e sua utilidade para criar apresentações digitais.
- Peça que acessem o Google Drive (drive.google.com), cliquem em Novo e escolham Google Apresentações. Explique que a partir desse momento eles terão um espaço para criar apresentações visuais.
Criação do Slide Inicial:
- Oriente-os a dar um nome à apresentação, sugerindo o tema “Meu animal favorito”. Eles devem criar um primeiro slide com o título do tema.
- Explique como usar o layout básico, que já vem com espaço para título e subtítulo. O título pode ser o tema escolhido e o subtítulo, uma breve descrição ou frase relacionada ao animal ou tema que escolheram.
Formatando o Texto:
- Mostre como alterar o tamanho da fonte, mudar a cor e escolher tipos diferentes de fontes para tornar o slide mais interessante.
- Ensine também como aplicar negrito, itálico ou sublinhado para dar ênfase a algumas palavras ou frases importantes.
Inserção de Imagens:
- Explique como inserir imagens clicando em Inserir > Imagem. Eles podem buscar imagens no Google ou fazer upload de arquivos do computador.
- Encoraje-os a escolher imagens que ajudem a ilustrar o tema do slide, como fotos do animal que escolheram.
Adicionando um Segundo Slide:
- Depois de criar o primeiro slide, oriente-os a adicionar um segundo slide para incluir mais informações sobre o animal ou tema escolhido. Isso pode ser uma breve descrição, curiosidades ou uma lista com características.
- Explique como utilizar o layout de lista, caso desejem organizar melhor as informações.
Apresentação para a Turma:
- Ao final da aula, organize um momento onde os alunos poderão apresentar seus slides para a turma. Explique a importância de falar claramente e olhar para o público durante a apresentação.
Conclusão:
Ao final da aula, os alunos terão aprendido a usar o Google Apresentações, criando slides, inserindo texto e imagens, e formatando de maneira simples e eficaz. Eles também praticaram a organização de informações e a apresentação de seus trabalhos para a turma, desenvolvendo habilidades de comunicação.
Semana 2: Introdução ao Google Docs – Criando um Documento de Texto
Atividade: Ensinar os alunos a redigir uma carta formal, utilizando o Google Docs para aprender a formatação adequada, estrutura de um texto formal e como usar as ferramentas de formatação do Google Docs.
Professor(a), hoje, o objetivo da aula é ensinar os alunos a redigirem uma carta formal utilizando o Google Docs. A carta formal é uma ferramenta importante para a comunicação em diversas situações acadêmicas e profissionais. Para isso, vamos explorar a estrutura básica da carta e aprender a usar as funcionalidades do Google Docs para formatar o texto de maneira adequada.
Introdução ao Google Docs:
- Inicie explicando o que é o Google Docs. Ele é uma ferramenta de processamento de texto online que permite criar, editar e armazenar documentos de forma colaborativa.
- Oriente os alunos a acessarem o Google Drive (drive.google.com), clicarem em Novo e escolherem a opção Google Docs. Com isso, eles terão acesso a um novo espaço para começar a escrever sua carta.
Estrutura de uma Carta Formal:
- Explique a estrutura básica de uma carta formal, que deve incluir:
- Endereço do remetente (se necessário): Caso necessário, explique como incluir o endereço de quem está enviando a carta.
- Data: A data deve ser inserida no topo, antes da saudação.
- Saudação: Um cumprimento adequado, como “Prezado(a) Senhor(a)” ou “À atenção de”.
- Corpo da carta: É a parte principal, onde se explica o motivo da comunicação. Deve ser claro e direto.
- Fechamento: Uma palavra de encerramento, como “Atenciosamente”, “Cordialmente”, ou “Sinceramente”.
- Assinatura: Explicar que a assinatura pode ser colocada abaixo do fechamento. Pode ser feita manualmente ou com uma fonte cursiva.
Escolha do Tema:
- Sugira que os alunos escolham um tema para a carta. Alguns exemplos incluem:
- Pedir informações sobre um curso ou evento.
- Solicitar uma vaga de estágio.
- Agradecer uma instituição ou empresa por um serviço prestado.
- Lembre-os de que o objetivo é praticar a comunicação formal.
Redigindo a Carta:
- Oriente os alunos a escreverem a carta no Google Docs, seguindo a estrutura explicada. Enfatize que o tom deve ser sempre formal, claro e educado. Lembre-os de que a clareza e a organização das ideias são fundamentais para uma boa carta.
Usando as Ferramentas de Formatação:
- Mostre aos alunos como utilizar as ferramentas de formatação do Google Docs:
- Alterar tipo e tamanho da fonte: Mostre como mudar o estilo e o tamanho da fonte para tornar a carta mais legível.
- Alinhamento do texto: Ensine como alinhar o texto à esquerda, centralizar ou justificar.
- Inserir uma assinatura: Explique como inserir uma assinatura usando uma fonte cursiva ou com a ferramenta de desenho no Google Docs.
Revisão e Correção:
- Após escrever a carta, oriente os alunos a revisarem o texto, verificando erros ortográficos e de pontuação, além da clareza na redação.
- Incentive a leitura em voz alta para perceberem possíveis melhorias no texto.
Entrega e Discussão:
- Solicite que os alunos compartilhem seus documentos com você ou enviem por e-mail, caso necessário.
- Se possível, compartilhe algumas cartas com a turma, mantendo a privacidade de cada aluno, para discutir os pontos fortes da redação e as áreas de melhoria.
Conclusão:
Ao final desta atividade, os alunos terão aprendido a redigir uma carta formal no Google Docs, dominando a estrutura de uma comunicação formal, utilizando as ferramentas de formatação e revisando seu próprio trabalho.
Semana 3: Introdução ao Google Planilhas ou Planilha Excel – Organizando Dados em uma Tabela
Atividade: Criando uma Tabela para Organizar um Orçamento Pessoal
Professor(a), para a aula de hoje, o objetivo é que os alunos aprendam a usar o Google Planilhas para organizar dados em uma tabela simples e funcional. Vamos ensinar como criar uma planilha para controlar um orçamento pessoal, utilizando ferramentas como formatação, cálculos simples e organização de informações.
Introdução ao Google Planilhas ou Planilha Excel:
- Explique aos alunos o que é o Google Planilhas e como ele pode ser utilizado para organizar e manipular dados em formato de tabelas.
- Oriente os alunos a acessar o Google Drive, clicar em Novo e selecionar Google Planilhas. Isso abrirá uma planilha em branco onde poderão começar a organizar seus dados.
Estrutura Básica de uma Planilha:
- Explique a estrutura básica de uma planilha:
- As linhas são numeradas (1, 2, 3…).
- As colunas são identificadas pelas letras (A, B, C…).
- Cada célula é uma interseção de uma linha e uma coluna, como A1, B2, etc.
Escolha do Tema:
- Explique que os alunos vão criar uma planilha para organizar um orçamento pessoal. Eles podem usar como exemplo uma lista de despesas mensais, como:
- Categoria de Despesas: Alimentação, Transporte, Lazer, etc.
- Valor: Quanto gastaram em cada categoria.
- Data: Quando foi feito o gasto.
Criando a Tabela:
- Oriente os alunos a criar a tabela com as seguintes colunas:
- Categoria: O tipo de despesa (ex: Alimentação, Transporte).
- Valor: O valor gasto em cada categoria.
- Data: A data em que o gasto foi realizado.
- Peça que preencham algumas linhas com dados fictícios, como se estivessem registrando gastos reais.
Usando Fórmulas Simples:
- Ensine os alunos a usarem a fórmula de soma para calcular o total das despesas. Mostre como usar a fórmula:
=SOMA(B2:B6)
- Isso somará os valores da coluna B (Valor de gastos) entre as células B2 e B6.
- Explique como usar a fórmula para calcular a média dos gastos:
=MÉDIA(B2:B6)
Formatando a Planilha:
- Mostre como alterar o tamanho da célula, correr as colunas e alinhamento do texto para que a planilha fique organizada e de fácil leitura.
- Explique como adicionar cores às células para destacar categorias ou totais, usando a ferramenta de cor de célula no Google Planilhas.
Analisando os Resultados:
- Depois de preencher a tabela e calcular o total de gastos, peça que os alunos analisem os dados e pensem em como poderiam organizar melhor seu orçamento com base nas informações obtidas.
- Incentive os alunos a refletirem sobre a importância de controlar os gastos e gerenciar um orçamento pessoal.
Compartilhamento e Discussão:
- Solicite que os alunos compartilhem suas planilhas com você, ou enviem por e-mail.
- Se possível, compartilhe algumas planilhas com a turma (respeitando a privacidade) para discutir as formas de organização e como poderiam melhorar a tabela para torná-la mais eficiente.
Conclusão:
Ao final da atividade, os alunos terão aprendido a criar e organizar uma planilha no Google Planilhas. Eles praticaram o uso de fórmulas simples (como soma e média), formataram células para facilitar a leitura e organizaram informações de maneira eficaz. Essas habilidades são essenciais não apenas para atividades escolares, mas também para o gerenciamento de dados pessoais e financeiros.
Semana 4: Introdução ao Google Forms – Criando uma Pesquisa de Opinião
Atividade: Criando uma Pesquisa de Opinião sobre um Tema de Interesse
Professor(a), nesta aula, o objetivo é que os alunos aprendam a usar o Google Forms para criar uma pesquisa de opinião. Eles vão aprender como construir perguntas e analisar respostas, além de personalizar o formulário para que ele seja claro e eficiente.
Introdução ao Google Forms:
- Explique aos alunos o que é o Google Forms e como ele pode ser usado para criar pesquisas, quizzes e formulários de feedback.
- Oriente os alunos a acessar o Google Drive, clicar em Novo e selecionar Formulários Google. Isso abrirá um formulário em branco para que possam começar a criar a pesquisa.
Estrutura Básica de um Formulário:
- Explique a estrutura básica de um formulário no Google Forms:
- Título: O nome da pesquisa.
- Descrição: Uma breve explicação sobre o que é a pesquisa e o objetivo dela.
- Perguntas: O conteúdo que será perguntado aos participantes.
- Opções de resposta: Como as perguntas podem ser respondidas, como múltipla escolha, caixas de seleção ou resposta curta.
Escolha do Tema para a Pesquisa:
- Proponha que os alunos escolham um tema para sua pesquisa de opinião. Sugira temas como:
- Qual é o seu esporte favorito?
- O que você acha da alimentação na escola?
- Quais são seus hobbies e passatempos preferidos?
- Explique que o tema precisa ser algo que os participantes possam dar opiniões ou informações facilmente.
Criando Perguntas:
- Ensine os alunos a formularem perguntas claras e objetivas para a pesquisa. Exemplos de perguntas podem ser:
- “Qual é o seu esporte favorito?” (Resposta de múltipla escolha: Futebol, Basquete, Vôlei, Outro)
- “O que você acha da alimentação na escola?” (Escala de 1 a 5)
- “Quais são seus hobbies?” (Caixas de seleção: Ler, Jogar videogame, Esportes, Música, Outros)
- Mostre como selecionar o tipo de resposta apropriado para cada pergunta.
Personalizando o Formulário:
- Explique como personalizar o formulário, alterando a cor do fundo ou utilizando uma imagem para tornar o formulário mais atrativo. Ensine a usar o botão de paleta de cores para mudar o tema e a imagem do cabeçalho para adicionar uma foto.
Configurando as Opções de Respostas:
- Oriente os alunos a configurar as opções de resposta, como permitir respostas anônimas ou limitar a uma resposta por pessoa, conforme a necessidade.
- Mostre como ativar a opção de receber notificações sempre que alguém responder ao formulário.
Testando o Formulário:
- Depois de criar o formulário, ensine os alunos a visualizar como ficará o formulário preenchido, clicando em “Visualizar” (ícone de olho). Isso permitirá que eles vejam como as perguntas aparecem para os participantes.
- Incentive-os a fazer uma revisão do formulário para garantir que todas as perguntas estejam claras e que não faltem opções.
Coletando Respostas e Analisando os Resultados:
- Explique como visualizar as respostas clicando na aba Respostas do Google Forms.
- Mostre aos alunos como as respostas podem ser visualizadas em uma planilha do Google Sheets, facilitando a análise dos dados.
Compartilhando a Pesquisa:
- Oriente os alunos a enviar o link do formulário para amigos, colegas ou até familiares para responderem à pesquisa.
- Ensine como copiar o link do formulário ou como enviar o formulário por e-mail ou redes sociais.
Conclusão:
Ao final da atividade, os alunos terão aprendido a criar um Google Forms para coletar informações de forma organizada e eficiente. Eles praticaram a formulação de perguntas objetivas, personalização de formulários, e entenderam como analisar as respostas coletadas.
Semana 5: Introdução ao Canva – Criando um Cartaz Criativo
Atividade: Criando um Cartaz sobre um Tema Social ou Ambiental
Professor(a), nesta aula, o objetivo é que os alunos aprendam a usar o Canva, uma ferramenta online de design gráfico, para criar um cartaz sobre um tema social ou ambiental. Eles aprenderão a criar designs visualmente atraentes e a organizar informações de maneira clara e eficaz.
Introdução ao Canva:
- Explique aos alunos o que é o Canva e como ele pode ser usado para criar cartazes, apresentações, posts para redes sociais e outros designers gráficos.
- Oriente-os a acessar o site do Canva (www.canva.com) e a criar uma conta ou fazer login, se já tiverem uma.
- Peça para os alunos pesquisarem “Cartaz” na barra de pesquisa para encontrar modelos prontos e começar a trabalhar.
Escolha do Tema:
- Proponha que os alunos escolham um tema social ou ambiental para seu cartaz. Sugira temas como:
- Combate ao desperdício de alimentos
- A importância da reciclagem
- Preservação da fauna e flora
- Combate ao bullying
- Uso consciente da água
Exploração do Canva:
- Ensine os alunos a explorar o Canva, mostrando onde encontrar os modelos de cartaz e como navegar pelas diferentes opções de layouts.
- Explique como eles podem escolher um modelo de cartaz e personalizá-lo, ajustando textos, imagens, cores e elementos gráficos de acordo com o tema escolhido.
Adicionando Elementos ao Cartaz:
- Oriente os alunos a adicionar texto ao cartaz. Mostre como adicionar títulos, subtítulos e descrições, usando fontes diferentes para criar hierarquia visual.
- Explique como adicionar imagens, ícones e ilustrações para ilustrar o tema. Mostre onde buscar imagens gratuitas no próprio Canva ou como fazer upload de imagens pessoais.
- Ensine-os a usar a ferramenta de filtros para ajustar as cores das imagens e dar um toque mais profissional ao design.
Personalizando o Cartaz:
- Mostre como alterar o plano de fundo do cartaz, utilizando cores ou imagens que complementam o tema.
- Encoraje os alunos a escolher uma paleta de cores que tenha harmonia e que seja visualmente atraente para o público-alvo.
- Explique como usar elementos gráficos, como linhas, formas e ícones, para dar mais dinamismo ao cartaz e destacar informações importantes.
Revisão e Feedback:
- Após os alunos terminarem seus cartazes, incentive-os a revisar o design, verificando se o texto está legível, as informações estão claras e o layout está equilibrado.
- Proponha uma troca de feedback entre os colegas, onde cada um poderá sugerir melhorias ou ajustes no cartaz do outro.
Apresentação dos Cartazes:
- Solicite que os alunos apresentem seus cartazes para a turma, explicando o tema escolhido e as escolhas de design.
- Encoraje-os a falar sobre como organizaram as informações e quais elementos gráficos utilizaram para transmitir sua mensagem de forma eficaz.
Conclusão:
Ao final da atividade, os alunos terão aprendido a criar um cartaz usando o Canva, uma ferramenta de design gráfico. Eles praticaram habilidades de organização visual, criação de conteúdo informativo e uso de elementos gráficos para comunicar um tema social ou ambiental.
Semana 6: Projeto Final – Os Impactos Bons e Ruins da Internet em Nossas Vidas
Atividade: Explorar os impactos positivos e negativos da internet em nossas vidas, utilizando diferentes ferramentas digitais para criar e apresentar um projeto interativo e bem estruturado.
Professor(a), nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar os impactos bons e ruins da internet em nossas vidas, utilizando ferramentas digitais para criar um projeto interativo e bem estruturado. O objetivo é não apenas refletir sobre como a internet afeta a sociedade, mas também praticar habilidades de pesquisa, redação, design gráfico e apresentação. A atividade será dividida em duas partes principais, e ao final, os alunos deverão ser capazes de expressar suas ideias de forma clara, tanto em texto quanto visualmente.
Introdução ao Projeto: Explique aos alunos o objetivo da atividade:
- Parte 1: Criar um texto explicativo sobre os impactos bons e ruins da internet utilizando o Google Docs ou Word.
- Parte 2: Criar um cartaz visual para representar as ideias principais do texto utilizando o Canva.
Pesquisa e Planejamento:
- Instrução: Peça aos alunos que comecem a pesquisa sobre os impactos positivos (como acesso à educação, comunicação, inovação) e impactos negativos (como vício, privacidade, fake news) da internet.
- Oriente-os a anotar as ideias principais que gostariam de incluir em seu projeto e a fazer um esboço inicial, tanto do texto quanto do design do cartaz.
Criação do Documento no Google Docs (Parte 1):
Explique como estruturar o documento no Google Docs:
- Introdução: Defina o que é a internet e sua importância no mundo moderno.
- Impactos Positivos: Liste os benefícios da internet, como acesso à informação, facilitação dos estudos, redes sociais, etc.
- Impactos Negativos: Discuta os efeitos negativos da internet, como vício, impactos na saúde mental, problemas de privacidade, etc.
- Conclusão: Resuma as reflexões dos alunos sobre o uso consciente da internet e a importância de equilibrar os aspectos bons e ruins.
Criação do Cartaz no Canva (Parte 2):
Oriente os alunos a utilizar o Canva para criar um cartaz visual:
- Escolha do Modelo: Ajude os alunos a escolherem um modelo de cartaz no Canva que se encaixe no tema do projeto.
- Adicionar Elementos:
- Título do Cartaz: “Os Impactos Bons e Ruins da Internet”.
- Divisão do Cartaz: Sugira que o cartaz seja dividido em duas seções: uma para os impactos positivos e outra para os negativos.
- Textos e Imagens: Oriente os alunos a usarem frases curtas e impactantes retiradas do Google Docs e a adicionar imagens ou ícones que ilustrem os efeitos da internet (ex.: ícones de computador para benefícios e uma pessoa isolada para malefícios).
- Cores e Fontes: Incentive o uso de cores vibrantes para os impactos positivos e tons mais escuros para os negativos, criando contraste visual.
Revisão e Feedback:
- Revisão: Peça para que os alunos revisem seus cartazes, verificando se as informações estão claras e se o layout está equilibrado. Eles também devem analisar se as imagens são relevantes e ilustram bem os pontos abordados.
- Feedback: Proponha que os alunos troquem feedback entre si sobre os cartazes e documentos, oferecendo sugestões para melhorar a clareza e o design.
Apresentação do Projeto:
- Solicite que cada aluno apresente seu projeto para a turma, destacando os impactos positivos e negativos da internet e explicando as escolhas feitas no design do cartaz.
- Encorajamento: Incentive os alunos a explicar como o uso das ferramentas digitais (Google Docs e Canva) os ajudou a estruturar e apresentar suas ideias de forma clara e criativa.
Conclusão:
Ao final da atividade, os alunos terão desenvolvido uma compreensão crítica sobre os impactos da internet, organizando e apresentando suas ideias por meio de um texto no Google Docs e de um cartaz no Canva.
A placa Makey Makey é um dispositivo que transforma objetos do dia a dia em teclas do computador, permitindo que os alunos interajam com programas e jogos de maneira criativa. Ela é usada para ensinar conceitos de eletricidade, circuitos e programação, tornando o aprendizado mais dinâmico. Qualquer material que conduza eletricidade, como frutas, massinha de modelar, papel alumínio, água, clipes e até o próprio corpo humano, pode ser utilizado para criar diferentes comandos. Com isso, os alunos desenvolvem o pensamento computacional, a lógica e a criatividade, além de aprenderem de forma prática e colaborativa. Antes de encerrar a aula, é importante pedir que desmontem os circuitos, limpem os materiais utilizados e guardem tudo corretamente para manter os equipamentos organizados e prontos para futuras atividades.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1 – CONTROLE COM SETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2 – CORPO HUMANO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/corpo-humano/
PROJETO 1 – CONTROLE COM SETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2 – CORPO HUMANO
PROJETO 1 – POSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
PROJETO 2 – ACERTE A CESTA
PROJETO 1 – POSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
PROJETO 2 – ACERTE A CESTA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acerte-cesta/
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1 – SIGA O MOUSE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
PROJETO 2 – ANIME UM PINGUIM
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
PROJETO 1 – SIGA O MOUSE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
PROJETO 2 – ANIME UM PINGUIM
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
PROJETO 1 – ANIME UMA ARARA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
PROJETO 2 – DESLIZE POR AÍ
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
PROJETO 1 – ANIME UMA ARARA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
PROJETO 2 – DESLIZE POR AÍ
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
PROJETO 1: APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com a turma sobre A influência cultural de diversos povos no Brasil é fundamental para compreender a riqueza e a diversidade de nossa, especialmente quando se trata da culinária. Desde o período da colonização, as trocas culturais foram moldando os hábitos alimentares do país, e essa mistura se intensificou com a chegada de imigrantes ao longo dos séculos. A gastronomia brasileira é um reflexo da convivência de diferentes tradições e contribuições que foram incorporadas e transformadas ao longo do tempo.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 7 slides (capa, tema, imagens e conclusão) e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores e layouts. Na apresentação eles irão focar no tema a influência cultural na culinária brasileira, explicar nestes slides quais são os pratos, de onde vem, por que impactam em nossos dias, entre outros detalhes que percebemos em nossa comida no dia a dia.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre o tema “Inteligência emocional no ambiente escolar” e como ela é essencial para o crescimento completo dos estudantes e para criar um ambiente de aprendizagem positivo. A inteligência emocional envolve a habilidade de entender e controlar as próprias emoções, além de consideração e lidar com as emoções dos outros. Essa capacidade melhora as relações, estimula a empatia e fortalece a comunicação, contribuindo
A educação emocional ensina aos alunos a resolver conflitos de forma construtiva e a consideração de suas emoções, o que é importante para o bem-estar. Ao incluir atividades de inteligência emocional no currículo, a escola ajuda os alunos a se prepararem melhor para enfrentar desafios pessoais e profissionais no futuro.
Peça aos alunos que criem uma apresentação sobre a importância da inteligência emocional na escola, incentivando-os a falar sobre a importância de expressar suas emoções. Cada aluno deve escolher uma emoção para expor, garantindo que as emoções não se repitam entre eles.
Para esta atividade, utilize os recursos disponíveis no Google Apresentação. Nela deve ter imagens relacionadas ao tema, diferentes estilos de fonte, layout atraente, inserir links e fundo atrativos, para que fique interessante e chame a atenção de quem assiste.
No final, organize um debate para que os alunos possam compartilhar o que apresentaram.
PROJETO 3: INFORMATIVO
TEMA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ROTINA ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MwztOAa64pM
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde O pensamento computacional é uma habilidade crucial na rotina escolar, pois desenvolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica e estruturada. Ele ajuda os alunos a abordar desafios de maneira sistemática, quebrando-os em partes menores, o que melhora a eficácia na resolução de problemas acadêmicos e pessoais. Além disso, prepara os alunos para o futuro, já que as habilidades tecnológicas estão em alta demanda no mercado de trabalho.
Essa habilidade promove o raciocínio lógico e a análise crítica, útil em diversas disciplinas, e pode ser aplicada em áreas como ciências, matemática, artes e humanidades, conectando o aprendizado de forma interdisciplinar. O pensamento computacional também estimula a criatividade, incentivando os alunos a desenvolver soluções originais, e fomentando o trabalho em equipe, uma vez que muitas atividades colaboram. Por fim, promove a autonomia no aprendizado, encorajando os alunos a pesquisar e encontrar soluções por conta própria. Integrar o pensamento computacional na escola enriquece a experiência de aprendizagem, tornando-a mais dinâmica e relevante.
Peça aos alunos para criarem um infográfico (apresentações visuais de informações ou dados de forma atraente) no Fotojet sobre como o pensamento computacional é fundamental na rotina escolar.
PROJETO 4: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: COMO O ESPORTE CONTRIBUI PARA O APRENDIZADO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual. Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Explore com os alunos o tema como O esporte desempenha um papel importante no aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Ele ensina habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação, além de promover disciplina e responsabilidade. A prática esportiva melhora a saúde física e mental, reduz o estresse e a ansiedade, o que beneficia o desempenho acadêmico. Também estimula habilidades cognitivas, como concentração e memória, e ensina a lidar com vitórias e derrotas, promovendo resiliência. O esporte favorece a inclusão e o respeito à diversidade, incentiva a criatividade e ajuda a desenvolver autoconfiança e autoestima. Em suma, o esporte é um aliado essencial no aprendizado e na formação de cidadãos íntegros.
Peça aos alunos para criarem quadrinhos com o tema e apresentem para a turma com a intenção de estimular a prática de esporte. Ao final, promova uma conversa e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
PROJETO 5: PANFLETO
TEMA: O MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde O meio ambiente e a escola estão interligados, sendo a educação crucial para a conscientização sobre questões ambientais. As escolas devem ensinar aos alunos sobre conservação, biodiversidade e sustentabilidade, implementando práticas como coleta seletiva e hortas escolares. Atividades ao ar livre e projetos interdisciplinares enriquecem o aprendizado e aumentam a conscientização ambiental. A educação ambiental forma cidadãos conscientes e engajados, motivando-os a participar de iniciativas comunitárias. A tecnologia pode ser utilizada para promover a conscientização, enquanto parcerias com comunidades fortalecem a educação ambiental. Assim, as escolas ajudam a desenvolver hábitos e valores que incentivam um estilo de vida sustentável, preparando as futuras gerações para os desafios ambientais.
Peça para os alunos criarem panfletos sobre o tema e em seguida apresente o trabalho feito. Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre como a música brasileira é resultado da influência cultural de diversos povos que moldaram sua diversidade e riqueza. Desde a colonização, a convivência entre indígenas, africanos, europeus e, posteriormente, imigrantes de várias partes do mundo, como asiáticos e árabes, contribuíram para a formação de uma identidade musical única. Gêneros como o samba, o maracatu, o choro e a música sertaneja refletem essa mistura, incorporando elementos rítmicos, instrumentos e tradições de diferentes culturas. Essa fusão tornou a música no Brasil um patrimônio dinâmico, que continua a evoluir e enriquecer a cultura do país.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 5 slides (capa, tema, imagens e conclusão) e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores e layouts. Na apresentação eles irão focar no tema a influência cultural na música brasileira, explicar nestes slides quais são os ritmos, de onde vem, qual impacto atualmente, entre outros detalhes que percebemos em nossa comida no dia a dia. Eles devem apresentar o que fizeram para a turma.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos sobre a importância da inteligência emocional na escola, pois ela influencia o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos, ajudando-os a considerar, entender e gerenciar as próprias emoções e lidar com as emoções dos outros. Essa habilidade torna os alunos mais aptos a enfrentar desafios, lidar com frustrações e manter relacionamentos saudáveis. Promover a inteligência emocional nas escolas contribui para um ambiente harmonioso e colaborativo, facilitando a resolução de conflitos, o trabalho em equipe, a resiliência, a motivação e a empatia, ou que melhore o desempenho acadêmico. Incorporar essa competência no currículo prepara os alunos para enfrentar situações complexas, promovendo o bem-estar e formando cidadãos mais conscientes e equilibrados.
Peça aos alunos que criem uma apresentação sobre a importância da inteligência emocional na escola, incentive-os a falar sobre a importância de expressar suas emoções. Cada aluno deve escolher uma emoção para expor, garantindo que as emoções não se repitam entre eles.
Nesta atividade eles deverão usar os recursos disponíveis no Google Apresentação. Nela deve ter 7 slides com: imagens relacionadas ao tema, diferentes estilos de fonte, layout atraente, inserir links e fundo atrativos, para que fique interessante e chame a atenção de quem assiste. Eles devem apresentar o que fizeram para a turma.
No final, organize uma roda de conversa e estimule-os a falar sobre seus sentimentos, o porquê escolheram determinada emoção para apresentar e o que ficou de aprendizado com este trabalho.
PROJETO 3: INFORMATIVO
TEMA: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE LIVROS NA ESCOLA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FOTOJET
Ele é uma plataforma de design gráfico online que permite criar designs personalizados para diversos fins, como cartazes, convites, logotipos, banners, cartões e muito mais. É uma ferramenta útil para quem deseja criar conteúdo visual de alta qualidade sem precisar de habilidades avançadas em design gráfico.
Link do programa FOTOJET
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=MwztOAa64pM
Fale sobre o tema com a turma.
Explique para os alunos sobre a leitura ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos adolescentes, pois amplia o conhecimento, melhora a capacidade de comunicação e estimula o pensamento crítico. Ler regularmente ajuda os jovens a desenvolverem o vocabulário, aprimorarem a escrita e fortalecerem a compreensão de diversos assuntos. Nesse contexto, a promoção de campanhas de doação de livros na escola é uma excelente iniciativa para incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros.
Peça aos alunos para criarem no Fotojet banners digitais para redes sociais: os alunos devem criar banners digitais para divulgar a campanha nas redes sociais da escola ou em grupos de WhatsApp. Isso amplia o alcance da campanha e incentiva mais pessoas a participar.
PROJETO 4: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: Make Beliefs Comix
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Explore com os alunos sobre a segurança cibernética que eles precisam sempre estar atentos no mundo digital, especialmente para os adolescentes, que estão frequentemente expostos a riscos online. Proteger informações pessoais e a privacidade é essencial devido ao uso crescente de redes sociais e aplicativos. Os jovens devem aprender a confidencialidade, usar senhas fortes, ativar a autenticação em dois fatores e ter cautela ao compartilhar informações. É fundamental que compreendam as regras de comportamento online, como respeitar a privacidade dos outros e evitar o cyberbullying. Ao cultivar uma mentalidade de segurança cibernética, os adolescentes não apenas se protegem, mas também ajudam a criar um ambiente online mais seguro para todos.
Solicite aos alunos que criem quadrinhos com o tema Personagens em Situações de Risco. Eles devem desenvolver personagens que enfrentam desafios cibernéticos, ilustrando suas decisões e as possíveis consequências de suas ações. Essa atividade promove discussões sobre quais são as escolhas corretas a serem feitas em diferentes situações.
Ao final, promova uma conversa e imprima uns quadrinhos para colocar em sala ou compartilhe entre eles a arte criada.
PROJETO 5: PANFLETO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA BASE PARA O FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=oY7PCQ-iqkE
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde a educação financeira e como ela é crucial nas escolas, pois ensina aos alunos habilidades para gerir suas finanças de forma eficaz. Aprender desde cedo sobre conceitos como economia, poupança e investimento ajuda os jovens a controlar gastos e a fazer escolhas financeiras informadas, evitando armadilhas como dívidas excessivas. Aprender sobre educação financeira desde cedo, contribui para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes, preparando-os para desafios financeiros futuros, como a escolha de cursos ou a compra de bens.
Peça para os alunos criarem posters motivacionais: incentive os alunos a criar posters com citações inspiradoras sobre finanças e sucesso financeiro. Eles podem usar imagens de fundo e elementos gráficos para tornar os posters visualmente impactantes. Em seguida apresente o trabalho feito.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
PROJETO 1: GRÁFICOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre a segurança cibernética envolve práticas e tecnologias para proteger computadores, redes, dispositivos e dados contra-ataques e acessos não autorizados, sendo cada vez mais importante na era digital. Para garantir a segurança online, é fundamental usar senhas fortes e únicas, ativar a autenticação em dois fatores, manter sistemas e aplicativos atualizados, e ter cuidado com links e e-mails suspeitos. Além disso, deve-se evitar redes Wi-Fi públicas para acessar informações sensíveis, realizar backups regulares de dados importantes e manter-se informado sobre as últimas ameaças cibernéticas. Adotar essas medidas ajuda a proteger informações pessoais e profissionais, promovendo um ambiente online mais seguro.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa cuidados a serem tomados:
- Senhas Fortes e Únicas
- Autenticação em Dois Fatores (2FA)
- Atualizações Regulares
- Cuidado com Links e E-mails Suspeitos
- Redes Wi-Fi Seguras
- Backup de Dados
- Educação e Conscientização
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPRRENDEDORISMO
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
A educação financeira e o empreendedorismo são áreas interligadas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para os jovens. A educação financeira envolve o aprendizado sobre como gerenciar dinheiro, abrangendo tópicos como orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Esses conhecimentos ajudam os indivíduos a tomar decisões informadas, evitando armadilhas financeiras e construindo um futuro seguro. Por outro lado, o empreendedorismo refere-se à capacidade de identificar oportunidades de negócios e transformar ideias em realidade, envolvendo a criação e gestão de empresas. Quando a educação financeira é combinada com o ensino do empreendedorismo, os alunos são capacitados a iniciar e administrar negócios de forma sustentável, aprendendo a importância de reservas financeiras e a avaliar o desempenho de suas iniciativas.
Oriente os alunos pesquisarem sobre o tema e depois entrevistarem empreendedores do comércio local, pais de alunos ou conhecidos, para obter diferentes pontos de vista sobre como a educação financeira pode auxiliar o empreendedor e como isso evita possíveis prejuízos. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar Google Apresentação para colocar a entrevista, demonstrar em gráficos e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
PROJETO 3: JORNAL
TEMA: MEIO AMBIENTE E A COMUNIDADE ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
O meio ambiente e a comunidade escolar estão interligados, com as escolas desempenhando um papel crucial na formação da consciência ambiental dos alunos e na promoção de práticas sustentáveis. A educação ambiental sensibiliza os estudantes sobre a importância da preservação, ajudando-os a adotar hábitos como reciclagem e uso consciente de recursos. Projetos que envolvem a comunidade, como hortas escolares e campanhas de limpeza, incentivam o trabalho em equipe e o engajamento social. A colaboração entre alunos, professores e pais é essencial para fortalecer essas iniciativas, assim como a realização de eventos e ações de voluntariado. Essa relação entre meio ambiente e comunidade escolar é vital para desenvolver uma sociedade mais consciente e sustentável, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e contribuindo para a melhoria do meio ambiente local e global.
Pedir aos alunos que criem um guia de boas práticas ambientais, como: um guia digital que reúna dicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas na escola e em casa. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre compostagem, economia de água, e eficiência energética, entre outros tópicos.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: PÔSTER
TEMA: COMO ADOTAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre a importância de adotar práticas saudáveis como estilo de vida é fundamental para o bem-estar físico e mental, especialmente durante a adolescência. Algumas dicas importantes incluem a escolha de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras, e a hidratação adequada, preferindo água em vez de bebidas açucaradas. A prática regular de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, é essencial, assim como encontrar uma atividade que eles gostem para tornar o exercício mais prazeroso. É igualmente importante gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, manter boas relações sociais com amigos e familiares, e cuidar da higiene pessoal, que influencia a autoestima. Um boa noite de sono, de 8 a 10 horas, é crucial para o desenvolvimento e a concentração. Adotar essas práticas saudáveis não apenas melhora a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional e social, ajudando os alunos a construir uma base sólida para um futuro saudável.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo simular campanhas de conscientização sobre saúde nas redes sociais, criando postagens que incentivem hábitos saudáveis. Isso pode incluir imagens, citações motivacionais e informações educativas. Cada grupo pode abordar um tema específico, apresentando seu pôster para a turma.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e utilizar o WhatsApp ou as redes sociais da escola para ter mais alcance.
PROJETO 5: VÍDEO
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos o tema: A escolha da profissão e a profissão do futuro. Este tema é crucial para eles, que começam a pensar sobre seu futuro e as diversas opções de carreira. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, além de entender a relação entre a profissão e a formação necessária. Profissões promissoras incluem tecnologia da informação, saúde e bem-estar, sustentabilidade, educação e criatividade. Áreas como desenvolvimento de software e cibersegurança estão em alta, assim como carreiras ligadas à saúde e sustentabilidade. É importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas escolhas, preparando-se para o mercado de trabalho e adotando uma mentalidade de aprendizado contínuo. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando-os a se tornarem profissionais realizados e bem-sucedidos.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.
PROJETO 1: GRÁFICOS
TEMA: SEGURANÇA CIBERNÉTICA
DURAÇÃO: 02 AULAS
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com os alunos sobre a segurança cibernética envolve práticas e tecnologias para proteger computadores, redes, dispositivos e dados contra-ataques e acessos não autorizados, sendo cada vez mais importante na era digital. Para garantir a segurança online, é fundamental usar senhas fortes e únicas, ativar a autenticação em dois fatores, manter sistemas e aplicativos atualizados, e ter cuidado com links e e-mails suspeitos. Além disso, deve-se evitar redes Wi-Fi públicas para acessar informações sensíveis, realizar backups regulares de dados importantes e manter-se informado sobre as últimas ameaças cibernéticas. Adotar essas medidas ajuda a proteger informações pessoais e profissionais, promovendo um ambiente online mais seguro.
Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre o tema e montarem uma tabela e um gráfico com os tópicos listados. Para realização desta atividade, utilize o Google Planilhas.
Base da pesquisa cuidados a serem tomados:
- Senhas Fortes e Únicas
- Autenticação em Dois Fatores (2FA)
- Atualizações Regulares
- Cuidado com Links e E-mails Suspeitos
- Redes Wi-Fi Seguras
- Backup de Dados
- Educação e Conscientização
PROJETO 2: APRESENTAÇÃO
TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O EMPRRENDEDORISMO
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
A educação financeira e o empreendedorismo são áreas interligadas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente para os jovens. A educação financeira envolve o aprendizado sobre como gerenciar dinheiro, abrangendo tópicos como orçamento, poupança, investimento e consumo consciente. Esses conhecimentos ajudam os indivíduos a tomar decisões informadas, evitando armadilhas financeiras e construindo um futuro seguro. Por outro lado, o empreendedorismo refere-se à capacidade de identificar oportunidades de negócios e transformar ideias em realidade, envolvendo a criação e gestão de empresas. Quando a educação financeira é combinada com o ensino do empreendedorismo, os alunos são capacitados a iniciar e administrar negócios de forma sustentável, aprendendo a importância de reservas financeiras e a avaliar o desempenho de suas iniciativas.
Oriente os alunos pesquisarem sobre o tema e depois entrevistarem empreendedores do comércio local, pais de alunos ou conhecidos, para obter diferentes pontos de vista sobre como a educação financeira pode auxiliar o empreendedor e como isso evita possíveis prejuízos. Eles podem elaborar perguntas relevantes e realizar entrevistas presenciais ou meios digitais.
Em seguida, eles devem utilizar Google Apresentação para colocar a entrevista, demonstrar em gráficos e compartilhar com a turma suas opiniões sobre o tema e o trabalho desenvolvido.
PROJETO 3: JORNAL
TEMA: MEIO AMBIENTE E A COMUNIDADE ESCOLAR
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLIPSNACK
Ele é uma plataforma de publicação digital que permite criar e compartilhar jornais, revistas, catálogos, brochuras e muito mais.
Link do programa: Flipsnack
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Q8HqMl0Bc7Y
Fale sobre o tema com a turma.
O meio ambiente e a comunidade escolar estão interligados, com as escolas desempenhando um papel crucial na formação da consciência ambiental dos alunos e na promoção de práticas sustentáveis. A educação ambiental sensibiliza os estudantes sobre a importância da preservação, ajudando-os a adotar hábitos como reciclagem e uso consciente de recursos. Projetos que envolvem a comunidade, como hortas escolares e campanhas de limpeza, incentivam o trabalho em equipe e o engajamento social. A colaboração entre alunos, professores e pais é essencial para fortalecer essas iniciativas, assim como a realização de eventos e ações de voluntariado. Essa relação entre meio ambiente e comunidade escolar é vital para desenvolver uma sociedade mais consciente e sustentável, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e contribuindo para a melhoria do meio ambiente local e global.
Pedir aos alunos que criem um guia de boas práticas ambientais, como: um guia digital que reúna dicas e práticas sustentáveis que podem ser adotadas na escola e em casa. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre compostagem, economia de água, e eficiência energética, entre outros tópicos.
Ao final da atividade os alunos devem compartilhar seus trabalhos e dialogar sobre o que mais chamou atenção e como eles podem contribuir. Utilize as mídias da escola para divulgar tal prática.
PROJETO 4: PÔSTER
TEMA: COMO ADOTAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS COMO ESTILO DE VIDA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre a importância de adotar práticas saudáveis como estilo de vida é fundamental para o bem-estar físico e mental, especialmente durante a adolescência. Algumas dicas importantes incluem a escolha de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e proteínas magras, e a hidratação adequada, preferindo água em vez de bebidas açucaradas. A prática regular de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, é essencial, assim como encontrar uma atividade que eles gostem para tornar o exercício mais prazeroso. É igualmente importante gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, manter boas relações sociais com amigos e familiares, e cuidar da higiene pessoal, que influencia a autoestima. Um boa noite de sono, de 8 a 10 horas, é crucial para o desenvolvimento e a concentração. Adotar essas práticas saudáveis não apenas melhora a saúde física, mas também contribui para o bem-estar emocional e social, ajudando os alunos a construir uma base sólida para um futuro saudável.
Organize a turma em grupos de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 participantes, considerando o número de alunos na sala. Peça a cada grupo simular campanhas de conscientização sobre saúde nas redes sociais, criando postagens que incentivem hábitos saudáveis. Isso pode incluir imagens, citações motivacionais e informações educativas. Cada grupo pode abordar um tema específico, apresentando seu pôster para a turma.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e utilizar o WhatsApp ou as redes sociais da escola para ter mais alcance.
PROJETO 5: VÍDEO
TEMA: PROFISSÕES DO FUTURO
DURAÇÃO: 2 AULAS
RECURSO: FLEXCLIP
Ele é uma ferramenta online para criar vídeos e apresentações. É útil para editar vídeos, adicionar legendas, música de fundo e transições, além de oferecer recursos de edição para criar conteúdo visualmente atraente.
Link do programa: Flexclip
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=to59GeU5MCU
Fale sobre o tema com a turma.
Aborde com os alunos o tema: A escolha da profissão e a profissão do futuro. Este tema é crucial para eles, que começam a pensar sobre seu futuro e as diversas opções de carreira. Esse processo envolve autoconhecimento, onde refletem sobre habilidades e interesses, além de entender a relação entre a profissão e a formação necessária. Profissões promissoras incluem tecnologia da informação, saúde e bem-estar, sustentabilidade, educação e criatividade. Áreas como desenvolvimento de software e cibersegurança estão em alta, assim como carreiras ligadas à saúde e sustentabilidade. É importante que os alunos sejam incentivados a refletir sobre suas escolhas, preparando-se para o mercado de trabalho e adotando uma mentalidade de aprendizado contínuo. A educação desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando-os a se tornarem profissionais realizados e bem-sucedidos.
Peça para eles criarem um vídeo com pelo menos 5 profissões. Em seguida, solicite que eles apresentem e defendam as profissões escolhidas.