Grupo B
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-ventilador-wedo/
PROTÓTIPO: VENTILADOR COM SENSOR
PROJETO 4: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-caminhao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO DE LIXO
PROJETO 5: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-ninho-wedo/
PROTÓTIPO: NINHO DE PÁSSARO
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-abdominal-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA REALIZANDO A ATIVIDADE ABDOMINAL
PROJETO 8: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-boxeador-wedo/
PROTÓTIPO: BOXEADOR
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
As aulas com atividade maker requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Esta atividade deverá ser realizada em equipe.
Materiais
– papelão ou folhas de papel panamá
– canetinhas coloridas
– bolinhas de gude ou de papel
– cola comum
– tesoura sem ponta
– caixa de suco ou caixa de leite (de acordo com o tamanho do balão)
Atividade sugerida 2 : PORCO DE PAPEL VOADOR
Objetivo da aula: É hora de colocar a mão na massa!
Colocar a mão na massa é fazer e acontecer na prática. É uma iniciativa que busca ensinar por meio de trabalhos manuais que integrem aprendizados teóricos a impactos reais na vida e no espaço escolar ou comunitário.
Lembrem-se que a imaginação e a criatividade são habilidades importantíssimas para essa tarefa.
Veja o vídeo de como construir:
https://www.instagram.com/reel/CYuIx7NPre2/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Material: papel ofício branco ou colorido, tesoura, cola ou fita durex.
Nesta atividade os materiais listados acima são apenas sugestões, pois os alunos poderão criar com o material que desejarem ou que estará disponível.
Atividade sugerida 3: CRIANDO PERSONAGENS
Nas narrativas ficcionais, o personagem é aquele ser que pratica as ações narradas. Ao lado do narrador, compõe o quadro das pessoas que participam da história contada.
Nesta aula vamos fazer um personagem utilizando para isso canudos, fita, copos e material escolar.
Materiais: 1 canudo de papel, 2 canudos dobráveis, fita crepe, copo de plástico ou papel, folha de ofício ou molde impresso, canetinha, lápis de cor e tesoura.
Veja o vídeo de como construir:
https://www.instagram.com/reel/CcdSaZdAEnx/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Em poucos minutos é possível construir um personagem para a diversão de todos.
Professor, você pode sugerir que os alunos construam outros personagens e, assim, tenha uma diversidade em sua sala de aula.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: Caixa registradora
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-caixa-registradora-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: Rodeio
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-rodeio-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: monoplanador
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-motoplanador-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: cancela
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: CONTROLE COM SETAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2: JOYSTICK GIGANTE
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-joystick-gigante/
PROJETO 1: ADICIONE UM ATOR
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/adicione-um-ator/
PROJETO 2: ANIME AS LETRAS DO BRASIL
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/anime-letras-brasil/
PROJETO 3: HOMEM PALITO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/homem-palito/
PROJETO 4: O QUE É UMA ANIMAÇÃO?
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/o-que-e-uma-animacao/
As aulas com atividade maker requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Atividade Sugerida 2
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Pixel- Adicionar e Colorir
Link de referência: https://www.coquinhos.com/adicionar-e-colorir/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
CÓDIGO MORSE: Decifre a Palavra
Link de referência: https://www.coquinhos.com/codigo-morse/
Na atividade Decifre a Palavra, o pensamento computacional é aplicado ao usar estratégias lógicas para descobrir uma palavra oculta. Os alunos analisam letras, testam combinações e reconhecem padrões para encontrar a resposta correta. Isso desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento algorítmico, essenciais não apenas na computação, mas em várias áreas da vida.
Programando com o CODE
Link de referência: https://studio.code.org/hoc/1?lang=pt-BR
Labirinto- Programando com o CODE
Link de referência: https://blockly.games/maze?lang=pt-br
Nessas duas atividades, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Atividade Sugerida 2
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: AMIGO OCULTO CRIPTOGRAFADO
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 3
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: DESENHANDO NO ESCURO (ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade) + 1 cópia por dupla do arquivo pdf PROGRAMADOR_E_COMPUTADOR
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: chapéu mexicano
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-chapeu-mexicano-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: piano
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/musica-piano-wedo/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: bomba de combustível
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-bomba-combustivel-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: fantoche
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-fantoches-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: CORPO HUMANO
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 6: BOTÃO SURPRESA
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/botao-surpresa/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 8: EMITINDO SONS
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/emitindo-sons/