CONECTAR
História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. E a invenção diz respeito a toda e qualquer coisa inventada e ao efeito de inventar (ideias novas ou objetos já existentes). A pessoa que dedica o seu tempo a estas descobertas é o inventor.
Quando a criação surge da inventividade da pessoa e sem antecedentes concretos, o invento constitui então uma grande contribuição (um grande feito) para o conhecimento humano, e pode ser protegido por uma patente.
Hoje, as inovações continuam a moldar o mundo ao nosso redor, com avanços em áreas como inteligência artificial, biotecnologia, energia renovável, transporte e saúde.
Assista ao vídeo “O Computador e as Invenções humanas”:
CONTEMPLAR
•Se você fosse um inventor e pudesse criar um brinquedo mágico, como ele seria e o que ele faria?
•Quais as invenções que você conhece?
•Como as invenções facilitam a vida das pessoas?
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Uma garra é um tipo de ferramenta ou dispositivo usado para agarrar, segurar ou mover objetos. Ela pode ter diferentes formas e tamanhos.
Ela serve para agarrar com firmeza algo que precisa ser movido, posicionado ou manipulado por uma máquina. Ela é essencial quando se precisa de precisão e força para segurar objetos com segurança.
CONSTRUIR
Em equipe, construa o protótipo Garra. Utilize as peças disponíveis no kit tecnológico de robótica estrutural. Siga com atenção cada passo da montagem e teste. Todos os integrantes devem participar ativamente do processo e contribuir com ideias e soluções.
CONTINUAR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
- O mecanismo manual da garra funcionou?
- Qual foi a etapa mais difícil no momento da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.