Inclusão

 

ProjetoObjetivosSugestões de AtividadesSites EducacionaisVídeos

É a capacidade de entender e reconhecer o outro, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Segundo Maria Teresa Égler Mantoan, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP): “estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.”

Fonte

  • Priorizar o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
  • Desenvolver a autonomia e a autoestima.
  • Considerar as limitações das pessoas.
  • Estimular o uso de recursos tecnológicos na realização das atividades de sala de aula.
  • Favorecer um ambiente estruturado e organizado.
  • Motivar o trabalho com o propósito de atingir metas.
  • Trabalhar habilidades importantes para o crescimento pessoal e profissional.

 

Educação Infantil

Sugestão 1: Assista ao vídeo “Sem Preconceito” e  converse com a turma sobre a importância da inclusão social. Em seguida, peça para os alunos realizarem o Jogo da Memória.

Sugestão 2: Passe o vídeo Tudo Bem Ser Diferente – Varal de Histórias. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, peça para os alunos ilustrarem um amigo diferente.

 Sugestão 3: Apresente o vídeo Libras para Crianças”. E depois, proponha que os alunos reproduzam o vídeo, ensinando os cumprimentos (bom dia, boa tarde e boa noite) na linguagem dos sinais. Utilize a letra da música do vídeo original, pórem os alunos deverão regravá-la com uma melodia diferenciada.

Sugestão 4:  Assista ao curta Longe de Vista” e peça para os alunos identificarem qual a deficiência da protagonista do vídeo. E que na sequência,  utilizem o programa Editor de Imagem Tux Paint para desenharem os outros órgãos que a menina utiliza para ver/sentir o mundo.

Sugestão 5: Apresente o vídeo Normal é Ser Diferente. Em seguida, peça para os alunos ilustrarem um tipo de deficiência, no programa Editor de Imagem Paint.

 Sugestão 6: Exiba o vídeo “Mundo Bita – A Diferença é o Que nos Une e peça para os alunos desenharem uma cena de inclusão. Para realização dessa atividade, utilize o programa Editor de Imagem Paint.

Ensino Fundamental I

Sugestão 1: Passe o vídeo “Conscientização – Inclusão” e converse com os alunos sobre os ensinamentos/lições que a história nos permite perceber. Depois, proponha que eles reproduzam a cena que mais gostaram. Para realização desta atividade utilize o programa Editor de Imagem GIMP, não deixe de explorar os diferentes tipos de pincéis e as formas geométricas.

Sugestão 2: Assista ao vídeo  “Tia Cecéu – Sem Preconceito e promova um momento de reflexão com os alunos sobre as atitudes que os amigos de Aristarco tiveram com a chegada do novo aluno Juninho. Em seguida, no programa Editor de Texto Word, proponha que os alunos recontem a história, mas se incluindo na classe e detalhando como seria a atitude deles diante da situação, como agiriam com a chegada do novo aluno, que é deficiente visual.

Sugestão 3: Exiba o vídeo “Conscientização – Inclusão”. Em seguida, peça para os alunos completarem a frase: “Inclusão é…”, e pesquisarem imagens que exemplifiquem a frase criada. E, no programa Editor de Imagem PhotoFiltre, deverão confeccionar cartões com os conteúdos preparados após a pesquisa. Não deixe de sugerir a utilização do efeito “máscara” para deixar o layout dos cartões ainda mais bonitos.

Sugestão 4: Acesse o site “Jogando as Cegas”e aprese nte o processo de produção de um audiolivro. Em seguida, utilize o Gravador de Som do Windows, proponha que os alunos escolham um clássico literário ou criem suas próprias histórias, e as transforme em audiolivros.

Dica: Os audioslivros poderão ser doados para uma instituição que atenda a deficientes visuais.

Sugestão 5: Converse com os alunos sobre a importância da inclusão social e  como deve ser a dinâmica de acolhimento dos alunos especiais no ambiente escolar. Em seguida, proponha a criação de um Blog com os dados pesquisados e com os relatos de experiências pessoais.

Obs.: Professor, após os alunos aprenderem a utilizar esta ferramenta e concluírem suas produções, você ficará responsável por reunir todos os conteúdos e criar o blog oficial da turma.

Sugestão 6: Assista ao vídeo “Esportes Paralímpicos – Corrida de Cadeira de Rodas”. Em seguida, peça para os alunos acessarem o jogo “Wheelchair Race”.

Sugestão 7: Assista ao vídeo “Como Cego Lê?” Em seguida, proponha aos alunos uma pesquisa sobre o alfabeto e a escrita em braile. Baixe o arquivo “Modelo” e peça para eles elaborarem uma frase, baseando-se neste molde. Para a realização da atividade utilize o programa Editor de Imagem Paint, onde os alunos deverão escrever as letras e desenhar as bolinhas, nas devidas posições, sobre cada letra. Caso queiram, também poderão utilizar cores diferentes nas bolinhas referentes a cada letra da escrita em braile.

Ensino Fundamental II

Sugestão 1:  Assista ao vídeo A voz do Silêncio – Libras. Em seguida, apresente o segundo vídeo do dia Aula Direcionada e peça para os alunos, organizados em duplas ou trios, cantarem uma música através da linguagem dos sinais. Para que todos da turma conheçam a letra da música (que pode ser famosa ou criada pela dupla ou trio), eles deverão montar um cartaz com a letra completa da canção, no programa Editor de Imagem Inkscape.

Sugestão 2: Proponha aos alunos uma pesquisa sobre o tema “Inclusão nas Mídias Sociais”, para isso divida a turma em grupos. Cada grupo deverá escolher um tipo inclusão e elaborar uma propaganda em formato de vídeo. Para realização da atividade utilize o programa Editor de Vídeo de sua preferência (Movie Maker, Blender, Movica, etc).

Dica: Os trabalhos podem ser postados nas mídias sociais da escola.

 Sugestão 3: Assista ao vídeo Inclusão Escolar e Social. Na sequência, proponha que os alunos criem uma logomarca e um slogan para ajudar a comunidade escolar a ser tornar mais inclusiva. Para realização dessa atividade utilize o programa Editor de Imagem PhotoFiltre.

Sugestão 4: Assista ao vídeoAcessibilidade – Direitos das Pessoas com Deficiência. Em seguida, peça para os alunos criarem uma apresentação, no programa Editor de Slide Power Point sobre os direitos adquiridos pelos portadores de deficiência.

Sugestão 5: Assista ao vídeo “Música Em Língua de Sinais“. Em seguida, proponha aos alunos a reprodução deste ou de outro vídeo, explorando a linguagem dos sinais. Para realização dessa atividade utilize o programa Editor de Vídeo Movie Maker.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Sugestão 6: Promova uma conversa informal com os alunos sobre o tema “Como Amenizar o Preconceito no Nosso Dia a Dia“. Peça para os alunos realizarem uma pesquisa na internet, coletarem os principais dados, prepararem uma síntese do que acharam mais relevante e, com os resultados, criarem um Blog através do site Wix.

Ensino Fundamental I

Tema: Calendário Solidário

Objetivos: Combater o preconceito e promover a inclusão social.

Processo de Criação: Peça para os alunos pesquisarem sobre os “Tipos de Preconceito” e debaterem entre si, a fim de levantarem sugestões de como podemos amenizar estas atitudes restritivas e promover outras, inclusivas. Divida a turma em grupos (cada grupo ficará com um mês específico do calendário) e peça para que escrevam uma mensagem motivacional e ilustrem uma imagem representativa deste texto, os quais deverão ser confeccionados no programa Editor de Imagem Paint.

Dica: Professor, reúna os 12 trabalhos e organize-os num único calendário. Utilize o “MODELO“.

Este projeto solidário objetiva arrecadar produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza ou alimentos não perecíveis para ajudar uma instituição carente, previamente, escolhida pela escola. Divulgue a ideia no maior número de redes sociais , explore a propaganda boca a boca e tantas outras formas de divulgação para mobilizar a comunidade escolar.

A culminância deste projeto poderá ser num evento da escola (gincana solidária), promovendo um dia de entretenimento familiar. A entrada será um destes produtos e a premiação dos ganhadores das tarefas da gincana será o calendário produzido pelas turmas (utilize um papel especial e um acabamento caprichado). Mãos à obra! Diga não ao preconceito!

Ensino Fundamental II/Ensino Médio

Tema: Curta-metragem com enfoque na linguagem de sinais.

Objetivos: Combater o preconceito e promover a inclusão social.

Processo de Criação: Promova uma conversa informal e faça um levantamento, entre os alunos, de quem conhece a linguagem de sinais. Em seguida, organize-os em duplas ou trios, e peça que pesquisem sobre este tipo de linguagem. Ao final, produzam curtas-metragens sobre temas da atualidade, mas utilizando a linguagem de sinais. Os vídeos também devem possuir legenda de texto. Os gêneros dos filmes ficarão a critério das duplas ou trios (ação, animação, aventura, comédia, dança, documentários, terror, dentre outros). As edições destes filmes poderão ser feitas em um programa Editor de Vídeo (Movie Maker, Blender, Movica, etc) da preferência das  duplas ou trios. 

Obs.: Antes das gravações, os grupos precisarão montar um roteiro com todas as etapas para a criação de um filme. Após este planejamento e providenciar todos os recursos necessários, mãos à obra!

Combine, com a direção da escola, a melhor maneira de divulgar o curta, com direito à pipoca e guaraná. Pela entrada poderá ser cobrado um valor simbólico ou algum produto que possa beneficiar os portadores de deficiência auditiva de uma instituição beneficente, previamente escolhida. Promova uma divulgação intensa para convidar toda comunidade escolar para a sessão de cinema.

A entrega de tudo que for arrecadado poderá ser num momento de troca de experiências, através de uma conversa descontraída, como num lanche coletivo, por exemplo.

Etapas do Projeto