Pequenos Artistas

Sumário

CONECTAR

 

Arte é o ato de fazer, produzir ou criar algo. É uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como: beleza, harmonia e equilíbrio.

Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, dentre outras. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um espaço importante na nossa sociedade.

 

Confira o vídeo “Clemente e a História da Arte”:

CONTEMPLAR

•Qual o tipo de arte que você mais gosta: pintura, música, dança, teatro, escultura, fotografia, dentre outras?

•A arte já faz parte da sua rotina?

•Você já assistiu uma apresentação de balé?

 

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

BAILARINA

É uma artista que se expressa por meio da dança, especialmente o balé. Ela usa o corpo para contar histórias, mostrar emoções e encantar o público com leveza, força e disciplina. Para isso, treina por muitos anos, desenvolvendo equilíbrio, postura, ritmo e flexibilidade.

A bailarina realiza alguns movimentos como:
Plié – Dobra dos joelhos, feito com os pés abertos em diferentes posições. É um movimento básico que prepara o corpo para saltos e giros.

Jeté – Um salto no ar em que a bailarina parece “voar” de uma perna para a outra.

Pirouette – Giro do corpo em torno de si mesmo, normalmente feito na ponta dos pés.

 

CONSTRUIR

 

Em equipe, construa o protótipo de uma Bailarina. Utilize as peças disponíveis no kit tecnológico de robótica estrutural. Siga com atenção cada passo da montagem e teste. Todos os integrantes devem participar ativamente do processo e contribuir com ideias e soluções.

 

 

 

 

 

 

CONTINUAR

Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:

  • Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
  • Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
  • O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?

Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.