[tab:Projeto]
Uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto, portanto, não pode ser utilizada apenas como um “pretexto” para o incentivo à formação do hábito de ler.
Cintia Maria Basso
[tab: Objetivos]
– Enriquecer o vocabulário.
– Reconhecer a leitura como base essencial para a produção de texto.
– Conhecer textos de diferentes gêneros.
– Desenvolver habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
– Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
– Ressaltar a importância de ler para manter-se informado.
[tab: Sugestões de Atividades]
Educação Infantil
Sugestão 01: O livro “Se Eu Fosse…” do escritor Richard Zimler encoraja as crianças a ultrapassarem suas limitações e a fantasiarem a adquirir características extraordinárias dos animais. Em seguida, peça para que os alunos desenhem os animais que mais gostaram, num programa Editor de Imagem.
Dica: Caso tenha oportunidade, leia o livro indicado para a turma.
Sugestão 02: Realize a leitura do livro online “O Menino Maluquinho”.
Ensino Fundamental I
Sugestão 01: Assista ao vídeo “A Lebre e a Tartaruga” do escritor Esopo. Em seguida, organize os alunos em grupos e peça para que façam uma releitura do livro, ilustrando as cenas no programa Editor de Imagem Paint e dando outro final para a história.
Sugestão 02: Proponha que os alunos realizem uma pesquisa direcionada na internet sobre uma obra conhecida de um dos escritores sugeridos na tabela abaixo. E, em seguida, utilizando o programa Editor de Imagem Paint ilustrem o principal personagem da obra escolhida.
Obs.: Para tornar o trabalho ainda mais completo, sugira que os alunos insiram a ilustração no programa Editor de Slide e faça uma sinopse (relato breve) da história do livro, ao qual a imagem se refere.
Escritor |
|
Sugestão 03: Apresente um pouco da história de vida, curiosidades e algumas obras literárias da conhecida escritora Ruth Rocha para toda turma. Depois, lance a proposta de uma pesquisa mais aprofundada na web. E, com os dados coletados, baixe o arquivo “Árvore Ruth Rocha” e peça para os alunos completarem a atividade.
Sugestões de sites para pesquisa: Site Oficial da Ruth Rocha – e O Mundo Mágico de Ruth Rocha
Sugestão 04: Assista ao vídeo “As Borboletas: Vinicius de Moraes” e, ao final, proponha que os alunos, organizados em duplas, elaborem uma paródia digitada e formatada no programa Editor de Texto.
* Paródia – Releitura irônica de alguma obra literária.
Sugestão 05: Apresente a obra Borboleta Azul de Lenira Almeida Heck. Em seguida, no programa Editor de Histórias em Quadrinhos Hagáquê, peça para que os alunos elaborem tirinhas, utilizando as mesmas personagens, porém dando um novo final para a história.
Sugestão 06: Sugestão: Assista ao vídeo O Gato de Botas e, em seguida, no programa Planilha Eletrônica peça para os alunos criarem uma imagem pixel usando o arquivo Modelo 1 ou Modelo 2 .
Dica: Ao abrir o programa, aperte a tecla CTRL+T para selecionar todas as células. Com elas selecionadas, clique no Menu Página Inicial => Grupo Células => Botão Formatar => Opção Largura da Coluna => Digite o valor 2. Em seguida, no Menu Página Inicial => Grupo Fonte => Botão Bordas => Marque a opção Todas as Bordas. Para iniciar a criação da sua imagem, acesse o Menu Inserir => Grupo Ilustrações=> Botão Imagem => Insira o arquivo Modelo 1 ou Modelo 2.
Ensino Fundamental II/Ensino Médio
Sugestão 01: Acesse o texto “Toda Matéria”, entenda o que são rimas, conheça alguns tipos rimas e exemplos de trechos de escritores conhecido, como: Fernando Pessoa, Guilherme Almeida e Mário Quintana. Em seguida, peça para os alunos se organizarem em duplas, e criarem rimas sobre assuntos da atualidade. Para realização da atividade utilize o programa Editor de Texto.
Sugestão 02: No Brasil o mais conhecido fabulista é Monteiro Lobato, conheça algumas das suas fábulas e, em seguida, peça para que os alunos escolham uma delas e deem um novo final para a história. A atividade deverá ser realizada no programa Editor de Slide.
Obs.: Cada slide deverá ter um pedaço da história com uma respectiva cena, caso não encontrem a imagem na internet, elas deverão ser ilustradas no programa Editor de Imagem e utilizadas na montagem da apresentação.
Sugestão 03: Pesquise sobre os livros mais vendidos no ano passado, e com os dados coletados, peça para os alunos criarem uma tabela no programa Planilha Eletrônica. As informações deverão ser categorizadas por – nome da obra, autor, gênero literário, tema central – e apresentadas, ao final, no formato de um gráfico.
Sugestão 04: Explore o “Conto de Escola” de Machado de Assis, que aborda uma questão ética. Promova uma mesa redonda para comentar também sobre uma questão ética bem atual, o bullying na escola: como ele se apresenta, quais os envolvidos, as consequências geradas e as sugestões para amenizar o problema. Peça para que seja feito um resumo deste momento, através de pequenos textos sobre os itens abordados durante o debate, e que tudo seja registrado em forma de panfleto. Utilize o programa Editor Gráfico para montagem da atividade.
Sugestão 05: Pesquise sobre a vida e obras de alguns escritores famosos (Aluísio Azevedo, Álvares de Azevedo, Augusto Dos Anjos, Basílio da Gama, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Gregório de Matos, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario de Andrade, Tomás Antônio Gonzaga, etc). Em seguida, peça para os alunos organizarem as informações mais relevantes em forma de paródia musical, a qual deverá ser gravada (Gravador de Som do Windows) e editada num programa Editor de Vídeo.
Dica: Reserve uma data específica para apresentar os vídeos para toda escola.
Ensino Fundamental I
Tema: Marcador de Livro Personalizado
Objetivos: Ressaltar o papel da leitura como fonte de informação e entretenimento; conhecer algumas obras de escritores da literatura infantil e criar marcadores de livros personalizados.
Processo de criação: Sugira uma pesquisa sobre alguns autores da literatura infantil – sugestão: Blog da Leiturinha / Nota Terapia e lance a proposta para os alunos criarem um marcador de livro com uma citação e ilustração de uma personagem da obra escolhida. Reserve um evento da escola, de preferência, uma Feira Literária e organize um stand de troca dos marcadores confeccionados por objetos de higiene, os quais deverão ser doados para uma instituição que pratica ação beneficente sugerida, antecipadamente, pela escola.
Dica: Professor, caso seja viável, leve os alunos envolvidos no projeto para vivenciarem a experiência social da entrega dos produtos arrecadados.
Ensino Fundamental II/Ensino Médio
Tema: Sarau Solidário – “Um país se faz com homens e livros.” Monteiro Lobato.
Objetivos: Conscientizar sobre a importância da leitura; estimular a doação de livros; promover o compartilhamento da experiência cultural e do convívio social de maneira prazerosa e perceber o livro como fonte de informação e entretenimento.
Processo de criação: Proponha uma grande divulgação acerca da importância da leitura no nosso dia a dia, através da criação de um flayer com dicas/sugestões dos benefícios trazidos pelo hábito de ler. Para realização desta atividade utilize um programa Editor Gráfico. Promova a distribuição desse informativo, que também solicitará a ajuda de toda comunidade escolar para arrecadação de obras literárias (reserve um dia específico para que os livros sejam entregues na escola). Em seguida, peça para que os alunos organizem uma biblioteca móvel. Ao final, todos os exemplares reunidos serão doados para uma instituição de ensino que ainda não possua uma biblioteca (pesquise escolas/creches carentes próximas ao logradouro da sua escola e que estejam interessadas na doação). Prepare um Sarau* com poesias de escritores famosos para que os alunos recitem no dia da entrega dos livros.
*Normalmente, um sarau é composto por um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de fazer atividades lúdicas e recreativas, como: dançar, ouvir músicas, recitar poesias, conversar, ler livros, e demais atividades culturais.
Etapas do Projeto
[tab: Sites Educacionais]
Biografia Antoine Saint Exupéry
Principais nomes da literatura infantil brasileira
Literatura infantil – 22 livros digitais
Literatura infantil, desenvolvendo a criança para a vida
Contos para a criança ler, ouvir e sonhar
[tab: Vídeos]
A Pequena Vendedora de Fósforos
O Menino que aprendeu a ver com fundo musical