Como Combater?
A pandemia do Coronavírus alterou a rotina de todos nós, brasileiros e de todo o mundo. É possível auxiliar na prevenção desta e de outras doenças com simples atitudes de higiene pessoal e coletiva.
3 até 5 anos
Ferramentas: vídeos e software Paint.
Desafio: assista aos vídeos “Lavar as Mãos” e “Sem Abraço, Sem Beijinho, Sem Aperto de Mão” e aprenda alguns cuidados importantes para evitar esta doença, tais como: lavar bem as mãos, manter um distanciamento físico, usar o álcool em gel com frequência e priorizar uma alimentação equilibrada para aumentar a imunidade. Em seguida, no programa Editor de Imagem Paint, ilustre um produto usado nos momentos de higienização do corpo (sabonete, shampoo, escova dental, pasta dental, frasco de álcool gel, lenço de papel, etc).
A pandemia do Coronavírus alterou a rotina de todos nós, brasileiros e de todo o mundo. É possível auxiliar na prevenção desta e de outras doenças com simples atitudes de higiene. Pensando nisso, iremos propor algumas atividades que serão utilizadas para montagem de um mural digital:
1º ao 5º ano
Ferramentas: vídeos e softwares Paint e Power Point.
Assista aos vídeos “Combate ao Coronavírus” e “Coronavírus – COVID 19”
Desafio:
1º ano: ilustre uma dica de higiene pessoal, no programa Editor de Imagem Paint.
2º ano: Você sabe o que é higiene coletiva?
A higiene coletiva, também denominada higiene pública, tem medidas tomadas em relação à saúde pública, buscando o bem comum. Diante disso, as medidas tomadas beneficiam toda a comunidade. Algumas delas são: rede de esgoto; água tratada; coleta de lixo; campanhas de vacinação, entre outras. Além disso, a higiene coletiva envolve atitudes pessoais que geram um convívio social saudável, por exemplo, a manutenção de ambientes coletivos limpos e de boas relações sociais. Fonte
Agora que você já sabe, ilustre uma dica de higiene coletiva, no programa Editor de Imagem Paint.
3° ano: baixe aqui o arquivo “Tarefa_3ano”, em seguida, complete-o com a digitação de uma frase com uma dica de higiene pessoal e/ou higiene coletiva, no programa Editor de Slide Power Point. Utilize as ferramentas fonte, cor, tipo para formatar o seu arquivo.
4º ano: no programa Editor de Imagem Paint, ilustre uma situação que caracteriza a falta de higiene pessoal ou coletiva e crie uma frase explicativa sobre o desenho.
5º ano: pesquise no Google, os alimentos que auxiliam no aumento da imunidade. Em seguida, peça para um responsável ensinar uma receita saborosa com o alimento pesquisado. A digitação da receita deverá ser no programa Editor de Slide Power Point.
A Pandemia do Coronavírus alterou a rotina de todos nós, brasileiros e de todo o mundo. É possível, auxiliar na prevenção desta e de outras doenças mantendo-se informado através de notícias publicadas na imprensa e nas mídias sociais, mas precisamos estar alerta com as notícias falsas, as chamadas “Fake News”. Pensando nisso, realize os desafios abaixo e aprenda a diferenciar as notícias falsas das verdadeiras.
6º e 7º ano
Ferramenta: Vídeo e Fotojet
Desafio: assista ao vídeo: Fake news: por que se espalham e como evitar? Em seguida, pense como pode contribuir para conscientizar as pessoas e evitar que caiam nas ciladas das redes sociais. No site Fotojet, clique no link Design/Opção Flyer e crie um flyer que divulgue e alerte sobre os cuidados que devemos ter com as notícias e conteúdos que recebemos todos os dias pela Internet.
8º e 9º ano
Ferramentas: vídeo e software Photoscape
Desafio: assista ao vídeo “Fake News“. As fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas acreditem sem confirmar se é verdade o seu conteúdo. Pensando nisso, no programa Editor de Imagem Photoscape, elabore uma imagem (layout) com uma frase explicativa sobre o assunto.
Ensino Médio
Ferramenta: Flipsnack
Desafio: atualmente existem canais online – ligados, em sua maioria a portais jornalísticos – que trabalham com a checagem de fatos. Confira o arquivo com dicas de como checar e evitar as fake news. Em seguida, acesse o site FLIPSNACK e crie uma reportagem explicando como as pessoas podem identificar uma fake news e quais os cuidados que devemos tomar antes de compartilhar uma informação que recebemos nas redes sociais.