Fundamental I
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-cachorro-9656/
PROTÓTIPO: CACHORRO
PROJETO 4: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-poco-9656/
PROTÓTIPO: POÇO
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-catavento-9656/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeiras-9656/
PROTÓTIPO: LIXEIRAS DE RECICLAGEM
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-sumauma-9656/
PROTÓTIPO: ÁRVORE SUMAÚMA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-9656/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-chichen-itza-9656/
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE CHICHEN-ITZA
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-moedor-de-carne-9656/
PROTÓTIPO: MOEDOR DE CARNE
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-jogador-hoquei-9656/
PROTÓTIPO: JOGADOR DE HÓQUEI
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-basquete-9656/
PROTÓTIPO: BASQUETE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-aranha-9686/
PROTÓTIPO: ARANHA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-irrigador-9686/
PROTÓTIPO: IRRIGADOR
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-carro-eletrico-9686/
PROTÓTIPO: CARRO ELÉTRICO
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-empilhadeira-9686/
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-motosserra-9686/
PROTÓTIPO: MOTOSSERRA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-elevador-9686/
PROTÓTIPO: ELEVADOR DE ACESSIBILIDADE
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-roda-gigante-9686/
PROTÓTIPO: RODA-GIGANTE
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-bandeja-9686/
PROTÓTIPO: BANDEJA
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-formula-1-9686/
PROTÓTIPO: CARRO DE FÓRMULA 1
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-surf-9686/
PROTÓTIPO: SURFISTA
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-cachorro-9686/
PROTÓTIPO: CACHORRO
PROJETO 4: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-moinho-9686/
PROTÓTIPO: MOINHO
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-lixeira-9686/
PROTÓTIPO: LIXEIRA
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-esteira-seletora-9686/
PROTÓTIPO: ESTEIRA SELETORA
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-tartaruga-9686/
PROTÓTIPO: TARTARUGA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-rampa-de-acesso-9686/
PROTÓTIPO: RAMPA DE ACESSO
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-torre-eiffel-9686/
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-9686/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-ginasta-da-barra-9686/
PROTÓTIPO: GINASTA NA BARRA
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-canoagem-9686/
PROTÓTIPO: CAIAQUE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-locomotiva-wedo/
PROTÓTIPO: LOCOMOTIVA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-papagaio-wedo/
PROTÓTIPO: PAPAGAIO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-poco-wedo/
PROTÓTIPO: POÇO
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-torneira-wedo/
PROTÓTIPO: TORNEIRA COM SENSOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeira-inteligente-wedo/
PROTÓTIPO: LIXEIRA INTELIGENTE
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-sapo-wedo/
PROTÓTIPO: SAPO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-urna-eletronica-wedo/
PROTÓTIPO: URNA ELETRÔNICA
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-roda-mundo-wedo/
PROTÓTIPO: RODA MUNDO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-chefe-wedo/
PROTÓTIPO: CHEFE DE COZINHA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-abdominal-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA REALIZANDO ABDOMINAL
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-tenis-mesa-wedo/
PROTÓTIPO: TÊNIS DE MESA
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-esteira-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-papagaio-wedo/
PROTÓTIPO: PAPAGAIO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-poco-wedo/
PROTÓTIPO: POÇO
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-torneira-wedo/
PROTÓTIPO: TORNEIRA COM SENSOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-caminhao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO DE LIXO
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-sapo-wedo/
PROTÓTIPO: SAPO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-urna-eletronica-wedo/
PROTÓTIPO: URNA ELETRÔNICA
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-roda-mundo-wedo/
PROTÓTIPO: RODA MUNDO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-chefe-wedo/
PROTÓTIPO: CHEFE DE COZINHA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-musculacao-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA REALIZANDO ATIVIDADE DE MUSCULAÇÃO
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-tenis-mesa-wedo/
PROTÓTIPO: TÊNIS DE MESA
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: DOCUMENTOS GOOGLE
Jogos tradicionais da cultura indígena:
Os jogos tradicionais dos povos indígenas são parte importante de suas culturas, refletindo habilidades físicas, destreza e valores comunitários. Incluem arco e flecha, corrida de canoa, cabo de guerra, pau de sebo, jogos de bola, luta tradicional e jogos de rastreamento. Cada jogo promove habilidades específicas e transmite conhecimento ancestral.
Apresente o vídeo – Brincadeiras Indígenas
Solicite aos alunos uma pesquisa sobre os jogos e utilizando o documentos google e em equipe, eles devem criar um documento que inclua as seguintes seções:
● Título: nome do jogo tradicional.
● Origem: breve histórico sobre a origem do jogo.
● Regras: descrição detalhada das regras do jogo.
● Significado Cultural: explicação do significado cultural e importância do jogo para o povo indígena.
● Habilidades Requeridas: lista das habilidades necessárias para jogar o jogo com sucesso.
● Curiosidades: curiosidades adicionais sobre o jogo, como variações regionais ou eventos especiais relacionados a ele.
Projeto 1: criar um documento
Tema: Rotina do aluno
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs
Fale sobre o tema.
Aproveite este momento para falar sobre a importância do aluno ter uma rotina organizada, sobre como se planejar para cada atividade desde a hora que ele acorda até o tempo de ir dormir. Ressalte que quando nos planejamos o dia flui melhor.
Promova um debate sobre o tema, onde cada um irá contar o que faz no seu dia a dia e somente depois peça-os que listem no Google Docs.
Para realização desta atividade, Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Projeto 2: Criar um panfleto
Tema: Escolhido pelo professor (a)
Duração: 2 aulas
Recurso: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Pixlr.com
Tema: fica a critério do professor responsável pelo projeto definir qual conteúdo será lançado para essa proposta.
Após a definição do tema e o tipo de abordagem estipulada por você, peça aos alunos para criarem panfletos com o recurso apresentado.
Projeto 3: criar uma apresentação
Tema: Reciclagem e Sustentabilidade na escola
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Link do vídeo sobre o tema: CUIDANDO DA ESCOLA/RECICLAGEM
Os 5 R’s da sustentabilidade para crianças (e adultos também):
A reciclagem na escola é essencial para promover a conscientização ambiental e cultivar hábitos sustentáveis nos alunos. Isso pode ser alcançado através da educação ambiental, estabelecimento de pontos de coleta seletiva, campanhas de sensibilização, reutilização de materiais, parcerias com empresas recicladoras e envolvimento da comunidade. Essas práticas contribuem para a preservação do meio ambiente e capacitam os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes de seu impacto no mundo ao seu redor.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 3 slides. Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final de todas as apresentações uma atitude será escolhida por cada equipe.
Obs: Professor (a), anote as atitudes para usar nas próximas aulas.
Projeto 4: criar uma arte de divulgação para a escola
Tema: Como adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia.
Duração: 2 aulas
Recurso: Canvas
Ele é um programa online de desenho Google que permite criar ilustrações do zero ou a partir de uma imagem do dispositivo. Vale destacar a precisão e realismo dos quatro tipos de traçados disponíveis: lápis, caneta de ponta fina, hidrocor e giz.
O cadastro pode ser feito pela com conta do google.
Link do programa CANVA
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Canva
Fale sobre o tema e relembre as atitudes descritas nas aulas anteriores.
Atitudes sustentáveis na escola são essenciais para promover a conscientização ambiental e contribuir para a preservação do meio ambiente. Implementar programas de reciclagem, reduzir o desperdício de alimentos, economizar energia e água, promover a mobilidade sustentável, criar hortas escolares, reduzir o uso de materiais descartáveis, cuidar das áreas verdes da escola são algumas das práticas que podem ser adotadas. Essas iniciativas não só ajudam a proteger o meio ambiente, mas também educam os alunos sobre a importância da sustentabilidade e os capacitam a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
Link do vídeo sobre o tema: O QUE É SUSTENTABILIDADE
Nesta aula, peça que cada dupla escolha uma das atitudes listadas e crie uma arte de divulgação, é importante variar as escolhas para que todas sejam utilizadas. Depois da criação apresentar para a turma a arte escolhida. Esta arte deve ser impressa e colocada num local de destaque na sala de aula para que todos vejam e pratiquem sempre.
Fica a seu critério escolher uma ou mais artes para impressão.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: APRESENTAÇÕES GOOGLE
Culinária Indígena
Fale um pouco sobre o tema.
A culinária indígena é uma expressão da diversidade cultural e da profunda conexão dos povos indígenas com a natureza. Utilizando ingredientes nativos e técnicas tradicionais, os pratos indígenas têm significados rituais e cerimoniais. Embora evoluam com influências contemporâneas, sua preservação é crucial para manter a identidade cultural e transmitir conhecimentos ancestrais.
Apresente o vídeo – Influências indígenas na culinária brasileira
Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação de slides utilizando o Apresentações Google. Ela deve incluir:
● Introdução à cultura indígena designada.
● Descrição dos ingredientes típicos utilizados na culinária indígena.
● Principais pratos e suas características (por exemplo, técnicas de preparo, significado cultural, ocasiões especiais em que são servidos).
● Fotos ou ilustrações dos pratos e ingredientes.
● Curiosidades ou fatos interessantes sobre a culinária indígena estudada.
Para essa atividade explore os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
A apresentação deverá ter no mínimo 4 slides.
Projeto 1: criar um documento
Tema: Educação financeira
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs
Fale sobre o tema.
Aborde com os alunos conceitos básicos sobre dinheiro, gastos e economia, estimule- os a entender a diferença entre necessidades e desejos, aprender a fazer um orçamento, poupar dinheiro, compreender diferentes formas de pagamento e promover responsabilidade financeira. Esses ensinamentos ajudam as crianças a desenvolver habilidades para tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis no futuro.
Promova um debate sobre o tema, em seguida peça-os que registrem no Google Docs uma lista de ações que eles podem começar a adotar nesta faixa etária e que serão úteis ao longo de toda vida deles.
Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Projeto 2: criar uma apresentação
Tema: Valores: Educação Moral e Social
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Link do vídeo sobre o tema: VALORES HUMANOS
Converse com os alunos sobre o tema valores e sua importância para o desenvolvimento socioemocional e moral. Alguns valores importantes incluem respeito, empatia, honestidade, responsabilidade, solidariedade, tolerância e gratidão. Esses valores ajudam as crianças a se tornarem cidadãos responsáveis, compassivos e colaborativos. Reforce que integrar esses valores às atividades cotidianas é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e acolhedor.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 5 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Projeto 3: criar histórias em quadrinhos
Tema: Um dia de inclusão na escola
Duração: 2 aulas
Recurso: Make Beliefs Comix
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa Make Beliefs Comix
Fale sobre o tema.
Os alunos desempenham um papel crucial na promoção da inclusão na escola. Eles podem ajudar a promover a inclusão apoiando colegas com deficiência, respeitando as diferenças étnicas e culturais, sendo solidários com colegas de diferentes origens socioeconômicas e valorizando as habilidades e talentos de todos. Ao adotar atitudes de respeito, compreensão, empatia e solidariedade, os alunos contribuem para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Link do vídeo sobre o tema: Bullying não! Ser diferente é legal
Nesta aula destaque alguns tipos de inclusão importantes em nossa escola e em seguida peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos com o uso dos balões e neles o tema abordado deve ser formas de inclusão, orientando e estimulando tais ações.
Projeto 4: criar uma poster
Tema: Tecnologia e o cyberbullying
Duração: 2 aulas
Recurso: Adobe Spark
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Adobe Spark
Fale sobre o Tecnologia e o cyberbulling.
Link com vídeo sobre o tema: Segurança na Internet: Sete conselhos para prevenir riscos nas redes sociais
Link com vídeo sobre Cyberbullying
Aborde sobre como o uso da tecnologia na vida cotidiana trouxe consigo o problema do cyberbullying, que envolve o assédio, intimidação ou humilhação de pessoas por meio de dispositivos eletrônicos. Essa prática prejudicial afeta negativamente as vítimas, causando danos emocionais, psicológicos e até mesmo físicos. Para combater o cyberbullying, é crucial promover a conscientização, educar sobre o uso responsável da tecnologia e incentivar uma cultura de respeito online.
Solicite aos alunos para criarem um pôster sobre o uso consciente da tecnologia, destacar imagens que levem a reflexão do uso responsável. Ao final da aula solicite que compartilhem com a turma as artes criadas e conversem sobre o tema.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: APRESENTAÇÕES GOOGLE
Culinária Indígena
Fale um pouco sobre o tema.
A culinária indígena é uma expressão da diversidade cultural e da profunda conexão dos povos indígenas com a natureza. Utilizando ingredientes nativos e técnicas tradicionais, os pratos indígenas têm significados rituais e cerimoniais. Embora evoluam com influências contemporâneas, sua preservação é crucial para manter a identidade cultural e transmitir conhecimentos ancestrais.
Apresente o vídeo – Influências indígenas na culinária brasileira
Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação de slides utilizando o Apresentações Google. Ela deve incluir:
● Introdução à cultura indígena designada.
● Descrição dos ingredientes típicos utilizados na culinária indígena.
● Principais pratos e suas características (por exemplo, técnicas de preparo, significado cultural, ocasiões especiais em que são servidos).
● Fotos ou ilustrações dos pratos e ingredientes.
● Curiosidades ou fatos interessantes sobre a culinária indígena estudada.
Para essa atividade explore os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
A apresentação deverá ter no mínimo 4 slides.
Projeto 1: criar um documento
Tema: Educação financeira
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs
Fale sobre o tema.
Aborde com os alunos conceitos básicos sobre dinheiro, gastos e economia, estimule- os a entender a diferença entre necessidades e desejos, aprender a fazer um orçamento, poupar dinheiro, compreender diferentes formas de pagamento e promover responsabilidade financeira. Esses ensinamentos ajudam as crianças a desenvolver habilidades para tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis no futuro.
Promova um debate sobre o tema, em seguida peça-os que registrem no Google Docs uma lista de ações que eles podem começar a adotar nesta faixa etária e que serão úteis ao longo de toda vida deles.
Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Projeto 2: criar uma apresentação
Tema: Valores: Educação Moral e Social
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Link do vídeo sobre o tema: VALORES HUMANOS
Converse com os alunos sobre o tema valores e sua importância para o desenvolvimento socioemocional e moral. Alguns valores importantes incluem respeito, empatia, honestidade, responsabilidade, solidariedade, tolerância e gratidão. Esses valores ajudam as crianças a se tornarem cidadãos responsáveis, compassivos e colaborativos. Reforce que integrar esses valores às atividades cotidianas é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e acolhedor.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 5 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Projeto 3: criar histórias em quadrinhos
Tema: Um dia de inclusão na escola
Duração: 2 aulas
Recurso: Make Beliefs Comix
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa Make Beliefs Comix
Fale sobre o tema.
Os alunos desempenham um papel crucial na promoção da inclusão na escola. Eles podem ajudar a promover a inclusão apoiando colegas com deficiência, respeitando as diferenças étnicas e culturais, sendo solidários com colegas de diferentes origens socioeconômicas e valorizando as habilidades e talentos de todos. Ao adotar atitudes de respeito, compreensão, empatia e solidariedade, os alunos contribuem para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Link do vídeo sobre o tema: Bullying não! Ser diferente é legal
Nesta aula destaque alguns tipos de inclusão importantes em nossa escola e em seguida peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos com o uso dos balões e neles o tema abordado deve ser formas de inclusão, orientando e estimulando tais ações.
Projeto 4: criar uma poster
Tema: Tecnologia e o cyberbullying
Duração: 2 aulas
Recurso: Adobe Spark
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Adobe Spark
Fale sobre o Tecnologia e o cyberbulling.
Link com vídeo sobre o tema: Segurança na Internet: Sete conselhos para prevenir riscos nas redes sociais
Link com vídeo sobre Cyberbullying
Aborde sobre como o uso da tecnologia na vida cotidiana trouxe consigo o problema do cyberbullying, que envolve o assédio, intimidação ou humilhação de pessoas por meio de dispositivos eletrônicos. Essa prática prejudicial afeta negativamente as vítimas, causando danos emocionais, psicológicos e até mesmo físicos. Para combater o cyberbullying, é crucial promover a conscientização, educar sobre o uso responsável da tecnologia e incentivar uma cultura de respeito online.
Solicite aos alunos para criarem um pôster sobre o uso consciente da tecnologia, destacar imagens que levem a reflexão do uso responsável. Ao final da aula solicite que compartilhem com a turma as artes criadas e conversem sobre o tema.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: VARA DE PESCAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-vara-de-pescar-9656/
PROJETO 2: GEOGRAFIA
PROTÓTIPO: ESCOLA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/geografia-escola-9656/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: TRANSPORTES
PROTÓTIPO: CAMINHÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-caminhao-9656/
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SEMÁFORO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-semaforo-carro-9656/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: ODÔMETRO MANUAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-odometro-manual-9686/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: TOURO MECÂNICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-touro-mecanico-9686/
PROJETO 3: HISTÓRIA
PROTÓTIPO: CATAPULTA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-catapulta-9686/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO:CANCELA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-9686/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: RELÓGIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-relogio-9686/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: BONECO DE OLINDA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-boneco-de-olinda-9686/
PROJETO 3: HISTÓRIA E INVENÇÕES
PROTÓTIPO: ÓCULOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-oculos-9686/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: MOTO POLÍCIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-moto-9686/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: CAIXA REGISTRADORA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-caixa-registradora-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: RODEIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-rodeio-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: CAVALEIRO MEDIEVAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-cavaleiro-medieval-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: CARRO COM SENSOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-carro-com-sensor-wedo/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: DRAGSTER
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-dragster-wedo/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: EQUILIBRISTA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-equilibrista-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA E INVENÇÕES
PROTÓTIPO: MÁQUINA DE COSTURA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-maquina-de-costura-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: CANCELA E SINAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-e-sinal-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Ditado Gráfico: Seguir as Instruções para Desenhar
Link de referência: https://www.coquinhos.com/seguir-as-instrucoes-para-desenhar/
No jogo do ditado gráfico, as crianças seguem instruções de desenho para completar figuras, promovendo o pensamento computacional ao aplicar sequencialmente habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e execução de algoritmos. Analisar e seguir cada instrução ensina a resolver problemas de forma lógica e sistemática
Pixel- Decifrando o código de coloração
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: CARA A CARA HUMANO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Pixel- Adicionar e Colorir
Link de referência: https://www.coquinhos.com/adicionar-e-colorir/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
CÓDIGO MORSE: Decifre a Palavra
Link de referência: https://www.coquinhos.com/codigo-morse/
Na atividade Decifre a Palavra, o pensamento computacional é aplicado ao usar estratégias lógicas para descobrir uma palavra oculta. Os alunos analisam letras, testam combinações e reconhecem padrões para encontrar a resposta correta. Isso desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento algorítmico, essenciais não apenas na computação, mas em várias áreas da vida.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: AMIGO OCULTO CRIPTOGRAFADO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Programando com o CODE
Link de referência: https://studio.code.org/hoc/1?lang=pt-BR
Labirinto- Programando com o CODE
Link de referência: https://blockly.games/maze?lang=pt-br
Nessas duas atividades, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: DESENHANDO NO ESCURO (ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade) + 1 cópia por dupla do arquivo pdf PROGRAMADOR_E_COMPUTADOR
Protótipo: Foguete no espaço
Link: https://www.instagram.com/reel/C2IIBQMrDrR/?igsh=MWRlemUwMHFldmtzaQ%3D%3D
Materiais utilizados: canetinha, lápis de cor, lápis de cera, tesoura, cola, papel branco, cartolina preta ou papelão pintado de tinta preta, barbante ou lã e furador de papel.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.