Educação Infantil
A atividade com o kit Tecnológico LEGO® EDUCATION BLOCOS DUPLOS, integrada ao pensamento computacional, é crucial para o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora fina, visualização espacial, paciência e perseverança. Os blocos de encaixe permitem que os alunos trabalhem os conceitos como decomposição de problemas e reconhecimento de padrões de forma concreta e lúdica. As construções promovem o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-3anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-na-casa/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-domestico/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-arco-iris/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-cores-diferentes/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-paladar/
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-4anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/itens-de-higiene/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-silvestre/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-objetos/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-corrida/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-tato/
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
O robô direcional é um robô projetado para ensinar conceitos básicos de programação, direção e pensamento lógico. É uma ferramenta eficaz para introduzir conceitos de modificação e raciocínio lógico de maneira lúdica e prática. Com ele os alunos programam movimentos simples, como avançar, retroceder, girar à direita ou à esquerda e solucionam desafios.
PROJETO 1: AULA INTRODUTÓRIA
TAPETE: INTRODUTÓRIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-basica/
PROJETO 2: CORES
TAPETE: CORES
PROJETO 1: AULA INTRODUTÓRIA
TAPETE: INTRODUTÓRIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-intermediaria/
PROJETO 2: CORES
TAPETE: CORES
PROJETO 1: AULA INTRODUTÓRIA
TAPETE: INTRODUTÓRIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-avancada/
PROJETO 2: CORES
TAPETE: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-aula3/
jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Code Studio: Aprenda a arrastar e soltar
Link de referência: https://studio.code.org/s/pre-express-2021/lessons/1/levels/1
O jogo “Code Studio: Aprenda a arrastar e soltar” introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional por meio de uma interface intuitiva que permite arrastar e soltar blocos. Ele ensina promovendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas. A abordagem lúdica torna o aprendizado divertido e acessível para crianças.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Bee-Bot Online Emulator: Programar para abelha atingir objetivo
Link de referência: https://beebot.terrapinlogo.com/
O Emulador Bee-Bot Online é uma ferramenta educacional que permite aos alunos programar um robô virtual, a abelha robô , para se mover em uma superfície específica. Ao selecionar uma superfície e posicionar a abelha robô no ponto de partida desejado, os alunos podem inserir comandos direcionais para guiar o robô até um objetivo específico. Essa atividade desenvolve habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas, fundamentais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Escolagames_pula pula coelhinho: programar para o coelho pegar a cenoura
Link de referência: https://www.escolagames.com.br/jogos/pula-pula-coelhinho
Pula pula coelhinho é um jogo educativo que apresenta conceitos fundamentais de programação e pensamento computacional para crianças. Nele, os jogadores usam comandos representados por setas para guiar o coelho em direção à cenoura. Essa abordagem lúdica possibilita que os alunos aprimorem suas habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de maneira divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: DENTE SAUDÁVEL
Link: https://br.pinterest.com/pin/1125968650630927/
Justificativa: visa promover a conscientização sobre a saúde bucal de forma lúdica e criativa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades motoras finas e autonomia ao trabalhar individualmente. Essa abordagem não apenas facilita o aprendizado sobre cuidados bucais, mas também estimula a expressão artística e a reflexão sobre hábitos de higiene.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• molde do dente Clique aqui para baixar.
• palito de picolé
• algodão ou papel crepom branco
• cola branca ou cola de artesanato
• folha branca para fazer os olhinhos e a boca
Protótipo: FORMAS GEOMÉTRICAS
Duração: 2 AULAS
Link 1: https://br.pinterest.com/pin/703756187606475/
Link 2: https://br.pinterest.com/pin/914862420363595/
Justificativa: busca promover o reconhecimento e a criação de formas geométricas de maneira lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras. Além disso, a atividade incentiva a expressão artística e a discussão sobre formas, enriquecendo a comunicação e o raciocínio lógico das crianças.
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• molde da árvore Clique aqui para baixar.
• papel colorido
• cola branca
• tesoura sem ponta
Materiais LINK 2:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• caixa de papelão
• folha de papel colorido ou EVA
• tesoura sem ponta
• cola branca
Link de Referência: https://www.youtube.com/shorts/47tq3P49Dcg
Duração: 02 AULAS
Justificativa: desenvolve habilidades motoras e criatividade. Os alunos trabalharão individualmente com materiais como papelão e canetinhas, estimulando a percepção espacial ao criar seus próprios protótipos. Essa experiência prática promove a exploração do tema da fotografia e enriquece a expressão visual, incentivando a imaginação das crianças.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
• molde do quadrado para fazer os desenhos Clique aqui para baixar.
• papelão no tamanho de A4
• canetinhas coloridas
• tesoura sem ponta
• lápis
• régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-3anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-na-casa/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-domestico/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-arco-iris/
PROJETO 5: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-cores-diferentes/
PROJETO 6: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-paladar/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/saude-dengue/
PROJETO 9: FAMÍLIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/familia-arvore/
PROJETO 10: VALORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/valores-amigos/
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-frutas/
PROJETO 12: ESPORTES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-ambientes/
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-futebol/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-4anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/itens-de-higiene/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-silvestre/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-objetos/
PROJETO 5: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-corrida/
PROJETO 6: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-tato/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/saude-mascote/
PROJETO 9: FAMÍLIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/familia-lugar/
PROJETO 10: VALORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/valores-bonecos-diferentes/
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-legumes/
PROJETO 12: ESPORTES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-elementos/
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-podium/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
PROJETO 5: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 6: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/saude-hospital/
PROJETO 9: FAMÍLIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/familia-membro/
PROJETO 10: VALORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/valores-coracao/
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-verduras/
PROJETO 12: ESPORTES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-esportista/
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-tenis/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-basica/
PROJETO 2: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-aula1/
PROJETO 3: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-aula1/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-aula1/
PROJETO 5: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula1/
PROJETO 6: DESCOBERTAS E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-3anos/
PROJETO 7: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMÉTRICAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula1/
PROJETO 8: ANIMAIS COM ROBÔ DIRECIONAL
O objetivo dessa aula é conectar o aluno ao tema e fazer com que ele solucione os desafios propostos com o robô direcional chamado de abelha robô e um caminho criativo e diferente criado com fita crepe.
Professor, na foto ao lado, apresentamos um exemplo de trajeto, fica a seu critério criar diferentes trajetos.
Inicie a atividade solicitando que os estudantes encontrem exemplos de animais no tapete utilizando o dado: cada criança deve lançar o dado e levar a abelha robô até a imagem correspondente . Cada jogador precisa aguardar a sua vez para jogar .
Conduza os desafios transitando entre as equipes. Todos os alunos deverão manusear a abelha-robô.
Ao final, converse com os alunos sobre o que aconteceu em cada trajeto.
Clique aqui para baixar o MODELO DADO e as IMAGENS DOS ANIMAIS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-intermediaria/
PROJETO 2: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-aula2/
PROJETO 3: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-aula2/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-aula2/
PROJETO 5: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula2/
PROJETO 6: DESCOBERTAS E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-4anos/
PROJETO 7: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMÉTRICAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula2/
PROJETO 8: ANIMAIS COM ROBÔ DIRECIONAL
O objetivo dessa aula é conectar o aluno ao tema e fazer com que ele solucione os desafios propostos com o robô direcional chamado de abelha robô e um caminho criativo e diferente criado com fita crepe.
Professor, na foto ao lado, apresentamos um exemplo de trajeto, fica a seu critério criar diferentes trajetos.
Inicie a atividade solicitando que os estudantes encontrem exemplos de animais no tapete utilizando o dado: cada criança deve lançar o dado e levar a abelha robô até a imagem correspondente . Cada jogador precisa aguardar a sua vez para jogar .
Conduza os desafios transitando entre as equipes. Todos os alunos deverão manusear a abelha-robô.
Ao final, converse com os alunos sobre o que aconteceu em cada trajeto.
Clique aqui para baixar o MODELO DADO e as IMAGENS DOS ANIMAIS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-avancada/
PROJETO 2: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-aula3/
PROJETO 3: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-aula3/
PROJETO 4: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-aula3/
PROJETO 5: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula3/
PROJETO 6: DESCOBERTAS E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-5anos/
PROJETO 7: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMÉTRICAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula3/
PROJETO 8: ANIMAIS COM ROBÔ DIRECIONAL
O objetivo dessa aula é conectar o aluno ao tema e fazer com que ele solucione os desafios propostos com o robô direcional chamado de abelha robô e um caminho criativo e diferente criado com fita crepe.
Professor, na foto ao lado, apresentamos um exemplo de trajeto, fica a seu critério criar diferentes trajetos.
Inicie a atividade solicitando que os estudantes encontrem exemplos de animais no tapete utilizando o dado: cada criança deve lançar o dado e levar a abelha robô até a imagem correspondente . Cada jogador precisa aguardar a sua vez para jogar .
Conduza os desafios transitando entre as equipes. Todos os alunos deverão manusear a abelha-robô.
Ao final, converse com os alunos sobre o que aconteceu em cada trajeto.
Clique aqui para baixar o MODELO DADO e as IMAGENS DOS ANIMAIS
PROJETO 1: CLASSIFICAÇÃO
PROTÓTIPO: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-cores/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: DANÇAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-dancas/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: AVIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: BICICLETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-bicicletas/
PROJETO 5:Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CLASSIFICAÇÃO
PROTÓTIPO: FORMAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-formas/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: LENDAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-lendas/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: BALÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-balao/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: PLACAS DE TRÂNSITO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-placas/
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: CLASSIFICAÇÃO
PROTÓTIPO: TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-tamanhos/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: PERSONAGENS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-personagens/
PROJETO 3: INVENÇÕES
PROTÓTIPO: TELEVISÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-televisao/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SINAL DE TRÂNSITO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-sinal/
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Descobrindo as sombras de animais marinhos
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sombras-de-animais-marinhos/
Nessa atividade, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Sequência de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/jogo-sequencias-de-animais/
Na atividade de Sequência, os alunos aprendem a organizar eventos ou elementos em ordem lógica, desenvolvendo habilidades de reconhecimento de padrões e pensamento sequencial. Isso as prepara para resolver problemas de forma estruturada e sistemática.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Labirintos de Primavera
Link de referência: https://www.coquinhos.com/labirintos-de-primavera/
Na atividade de labirinto, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Quebra-Cabeça de sombras de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/animal-puzzle-criancas/
Na atividade de Quebra-Cabeça de Sombras de Animais, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf.
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 4 ANOS) – 1 cópia por aluno.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Labirintos de Primavera
Link de referência: https://www.coquinhos.com/labirintos-de-primavera/
Na atividade de labirinto, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Quebra-Cabeça de sombras de animais
Link de referência: https://www.coquinhos.com/animal-puzzle-criancas/
Na atividade de Quebra-Cabeça de Sombras de Animais, os alunos exercitam o pensamento computacional ao analisar e associar formas de sombras a animais corretos. Isso requer habilidades como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos para encontrar as soluções.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf.
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 5 ANOS) – 1 cópia por aluno.
Protótipo: Eu
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C5YgyHJh9Wi/?igsh=azJ2MjdlNHYxZDFv
Materiais Necessários: Diferentes cores de tinta guache ou lápis cera ou lápis de cor ou canetinha ou fitilhos ou fios (de lã) + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Vivenciar momentos de aprendizagem nas aulas makers traz uma alegria única, onde a criatividade e a inovação se encontram, transformando ideias em realidade e cultivando o prazer de aprender de forma prática e colaborativa.
Protótipo: Flores
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C8S-NQrJ9F_/?igsh=ZnY4ZzJqOGpncmQ%3D
Materiais Necessários: tubetes de papelão ou cartolina, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Justificativa: Ver a aprendizagem florescer nas aulas makers é uma experiência única, onde aprender se torna uma aventura divertida e cheia de descobertas.
Protótipo: Árvore
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/p/C7jJM4ZiVJ1/?igsh=MWJzZXR5ZmlodmU0dg%3D%3D&img_index=1
Materiais Necessários: canetinha, papel crepom de diferentes cores, cola branca, tesoura sem ponta, lápis de cor ou lápis de cera + impressão do arquivo em anexo (A4) por aluno. Clique aqui para baixar.
Professor, sugerimos o papel crepom para que o aluno possa colar dentro dos círculos que ele fizer. Se não tiver disponível, ele irá então colorir os círculos conforme o vídeo.
Justificativa: A alegria das cores pode potencializar ainda mais as aulas e criações makers, trazendo vida e inspiração para cada projeto, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e criativo.