Educação Infantil
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica dos comandos
1.Explicação da dinâmica:
-
- Reúna as crianças em um espaço amplo (como a sala de aula ou o pátio).
- Explique que elas irão brincar de um jogo onde devem seguir comandos que você (o professor) dará.
- Diga que, para participar, elas precisam ouvir atentamente e fazer exatamente o que você pedir, como se fosse um jogo de “seguindo comandos”.
2.Exemplo de comandos:
-
- Demonstre alguns comandos simples para que as crianças entendam como a dinâmica funcionará. Exemplo:
- “Pule três vezes!”
- “Dê uma volta no lugar!”
- “Toque os pés com as mãos!”
- “Corra até a parede e volte!”
- “Gire para a esquerda/direita!”
- “Fique parado como uma estátua!”
- Demonstre alguns comandos simples para que as crianças entendam como a dinâmica funcionará. Exemplo:
3.Execução:
-
- Comece a dar os comandos de maneira simples e clara. A cada comando, as crianças devem executar a ação solicitada.
- Alterne entre movimentos físicos (pular, correr, girar) e ações mais reflexivas (ficar em silêncio, imitar um animal, bater palmas).
4.Desafio de rapidez:
-
- Após algumas rodadas de comandos simples, aumente um pouco a dificuldade. Exemplo:
- “Dê dois pulos, gire uma vez e depois toque a cabeça.”
- “Toque o chão, levante uma perna e bata palmas!”
- O objetivo é manter as crianças atentas e desafiá-las a reagir rapidamente aos comandos.
- Após algumas rodadas de comandos simples, aumente um pouco a dificuldade. Exemplo:
5.Variedade e diversão:
-
- Para tornar a atividade ainda mais divertida, você pode criar uma sequência de “história de comando”, onde as crianças seguem um conjunto de ações em sequência, como: “Vamos ser animais da floresta: pule como um sapo, rasteje como uma cobra, e voe como um pássaro!”
6.Reflexão final:
-
- Ao final da atividade, reúna as crianças e converse sobre como foi seguir os comandos.
- Pergunte: “Foi difícil seguir os comandos?”, “Como você sabia o que fazer?”, “O que aconteceu quando não ouviu o comando direito?”
A atividade com o kit Tecnológico LEGO® EDUCATION BLOCOS DUPLOS, integrada ao pensamento computacional, é crucial para o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora fina, visualização espacial, paciência e perseverança. Os blocos de encaixe permitem que os alunos trabalhem os conceitos como decomposição de problemas e reconhecimento de padrões de forma concreta e lúdica. As construções promovem o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-3anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-na-casa/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-domestico/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-arco-iris/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-cores-diferentes/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-paladar/
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-4anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/itens-de-higiene/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-silvestre/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-objetos/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-corrida/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-tato/
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/aula-introdutoria-5anos/
PROJETO 2: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-nos-lugares/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-um-animal/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-trens/
PROJETO 6: NÚMEROS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/numeros-maior-menor/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 8: CINCO SENTIDOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/os-cinco-sentidos-visao/
O robô direcional é um robô projetado para ensinar conceitos básicos de programação, direção e pensamento lógico. É uma ferramenta eficaz para introduzir conceitos de modificação e raciocínio lógico de maneira lúdica e prática. Com ele os alunos programam movimentos simples, como avançar, retroceder, girar à direita ou à esquerda e solucionam desafios.
PROJETO 1: AULA INTRODUTÓRIA
TAPETE: INTRODUTÓRIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-basica/
PROJETO 2: CORES
TAPETE: CORES
PROJETO 1: AULA INTRODUTÓRIA
TAPETE: INTRODUTÓRIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-intermediaria/
PROJETO 2: CORES
TAPETE: CORES
PROJETO 1: AULA INTRODUTÓRIA
TAPETE: INTRODUTÓRIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-avancada/
PROJETO 2: CORES
TAPETE: CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-aula3/
jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
CLIQUE AQUI – gabarito Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Code Studio: Aprenda a arrastar e soltar
Link de referência: https://studio.code.org/s/pre-express-2021/lessons/1/levels/1
O jogo “Code Studio: Aprenda a arrastar e soltar” introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional por meio de uma interface intuitiva que permite arrastar e soltar blocos. Ele ensina promovendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas. A abordagem lúdica torna o aprendizado divertido e acessível para crianças.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Bee-Bot Online Emulator: Programar para abelha atingir objetivo
Link de referência: https://beebot.terrapinlogo.com/
O Emulador Bee-Bot Online é uma ferramenta educacional que permite aos alunos programar um robô virtual, a abelha robô , para se mover em uma superfície específica. Ao selecionar uma superfície e posicionar a abelha robô no ponto de partida desejado, os alunos podem inserir comandos direcionais para guiar o robô até um objetivo específico. Essa atividade desenvolve habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas, fundamentais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
Escolagames_pula pula coelhinho: programar para o coelho pegar a cenoura
Link de referência: https://www.escolagames.com.br/jogos/pula-pula-coelhinho
Pula pula coelhinho é um jogo educativo que apresenta conceitos fundamentais de programação e pensamento computacional para crianças. Nele, os jogadores usam comandos representados por setas para guiar o coelho em direção à cenoura. Essa abordagem lúdica possibilita que os alunos aprimorem suas habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de maneira divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
ATENÇÃO:
1)Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
2)Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
3)Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
Protótipo 1 : DENTE SAUDÁVEL
Link: https://br.pinterest.com/pin/1125968650630927/
Justificativa: visa promover a conscientização sobre a saúde bucal de forma lúdica e criativa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades motoras finas e autonomia ao trabalhar individualmente. Essa abordagem não apenas facilita o aprendizado sobre cuidados bucais, mas também estimula a expressão artística e a reflexão sobre hábitos de higiene.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 impressão do molde do dente Clique aqui para baixar.
- 1 palito de picolé
- pedaços de algodão ou papel crepom branco
- 1 cola branca ou cola de artesanato
- 1 folha A4 branca (para fazer os olhinhos e a boca)
Protótipo 2: QUADROS COM FORMAS GEOMÉTRICAS
Duração: 1 AULA
Link: https://www.youtube.com/shorts/slpsZSljT-I?feature=share
Justificativa: A atividade maker com massinha permite que as crianças explorem cores e formas geométricas de maneira sensorial e lúdica, desenvolvendo coordenação motora fina, criatividade e percepção visual. Além de tornar o aprendizado interativo, reforça a atenção, a memória e o pensamento lógico de forma prática e significativa.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 3 impressões do molde forma geométricas Clique aqui para baixar.
- massinhas coloridas (cores diferentes)
- lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
Protótipo 3: VASO DE FLOR
Duração: 2 AULAS
Link: https://br.pinterest.com/pin/269582727688811293/
Justificativa: desenvolve a coordenação motora fina, pois as crianças recortam, colam e manuseiam diferentes materiais. Além disso, essa atividade estimula a criatividade, permitindo que os pequenos personalizem suas flores de maneira única.
Ao trabalhar com materiais simples e recicláveis, as crianças também desenvolvem uma consciência ambiental, aprendendo sobre a reutilização de objetos do cotidiano. Essa atividade lúdica proporciona uma experiência rica e divertida, além de fomentar o apreço pela natureza e o entendimento de conceitos básicos como cores e formas.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 copo de papel branco
- 1 canudo de papel
- 6 tampinhas de garrafa (cores diferentes)
- 1 cola artesanal ou 1 fita adesiva dupla face
- pedaços de algodão (para fazer o miolo das flores)
- 1 pote de tinta guache (cores diferentes)
- 1 tesoura sem ponta
- 1 pincel
- 1 cartolina colorida (tamanho A4 para ser a base da flor)
- papéis coloridos (para fazer as folhas da flor)
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
Protótipo 1: FORMAS GEOMÉTRICAS
Duração: 2 AULAS
Link 1: https://br.pinterest.com/pin/703756187606475/
Link 2: https://br.pinterest.com/pin/914862420363595/
Justificativa: busca promover o reconhecimento e a criação de formas geométricas de maneira lúdica, desenvolvendo habilidades cognitivas e motoras. Além disso, a atividade incentiva a expressão artística e a discussão sobre formas, enriquecendo a comunicação e o raciocínio lógico das crianças.
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 impressão do molde da árvore Clique aqui para baixar.
- papéis coloridos (cores diferentes)
- 1 cola branca
- 1 tesoura sem ponta
Materiais LINK 2:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- Papelão – tamanho: tamanho de 40×30 cm (para criar a caixa)
- papéis coloridos ou EVA (4 cores diferentes)
- 1 tesoura sem ponta
- 1 cola branca
Protótipo 2: TELEFONE RETRO
Duração: 2 AULAS
Link: https://youtu.be/qOzMR6NRqIs
Justificativa: estimula a coordenação motora fina, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem. Além disso, promove a interação social entre as crianças e ensina o valor do reaproveitamento de materiais, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 tubo do rolo de papel higiênico
- cartolinas ou papel colorido mais duro (cores diferentes)
- 1 cola branca
- lápis de cor, canetinhas e/ou giz de cera
- 1 tesoura sem ponta
Protótipo 3: ANIMAIS EM MOVIMENTO
Duração: 1‘ AULA
Link: https://www.youtube.com/shorts/BFgqhoX5BE4?feature=share
Justificativa: A criação de um animal com materiais simples como copo de papel, tampinhas, elástico, papeis coloridos e tesoura é uma atividade que estimula a coordenação motora fina, criatividade e autonomia dos alunos. Além disso, promove o aprendizado de forma divertida, ajudando a desenvolver habilidades de resolução de problemas e expressão artística, ao mesmo tempo em que pode ser usada para abordar temas como cuidados com os animais e o meio ambiente.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 copo de papel
- 2 tampinhas de garrafa
- 1 elástico
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- papéis coloridos (para fazer as bochechas e as orelhas)
- 1 tesoura sem ponta
- 1 cola artesanal
- 1 fita adesiva transparente grossa
Protótipo 1: BORBOLETA
Link de Referência: https://youtu.be/q-vl3qr8tmQ
Link borboleta final: https://youtube.com/shorts/oZoO0vgL3lo?feature=share
Duração: 02 AULAS
Justificativa: A atividade maker com canudo, molde de borboleta e barbante para educação infantil visa estimular a coordenação motora fina, criatividade e percepção visual. Utilizando materiais simples, as crianças exploram formas e movimentos, relacionando o aprendizado com a natureza. Essa prática também promove socialização e trabalho em equipe, integrando desenvolvimento manual e cognitivo de forma lúdica.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 impressão do molde borboleta Clique aqui para baixar.
- 1 folha A4 (para fazer o canudo ou canudo de papel mais grosso)
- barbante (aproximadamente 30cm)
- 1 cola branca
- 1 tesoura sem ponta
- canetinhas, lápis de cor e/ou lápis de cera
- 1 fita adesiva transparente fina
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo 2: COMPUTADOR
Duração: 2 AULAS
Justificativa: ao construir o computador, as crianças desenvolvem a coordenação motora fina, aprimorando habilidades importantes para o manuseio de materiais como tesoura e cola. Além disso, a atividade estimula a criatividade e a imaginação, permitindo que as crianças personalizem seu computador de maneira única.
Essa atividade também propicia o desenvolvimento do pensamento lógico e da percepção espacial, já que as crianças precisam pensar sobre a forma e a função do objeto que estão criando. A exploração de materiais recicláveis reforça a consciência ambiental, incentivando a reutilização e o cuidado com o meio ambiente, ao mesmo tempo que promove um aprendizado lúdico e interativo.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 tubo de rolo de papel higiênico (pode ser feito com a própria cartolina)
- cartolinas coloridas
- 1 cola branca
- 1 tesoura sem ponta
- 2 folhas A4 branca
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 régua
- 1 lápis
- 1 fita adesiva transparente grossa
Protótipo 3: JOGO DE QUEBRA-CABEÇA
Duração: 2 AULAS
Link:https://youtu.be/0hYOYPWMJr8
Justificativa: ao desenhar ou pintar e recortar as peças, as crianças aprimoram a coordenação motora fina e a noção espacial, fundamentais para a escrita e o raciocínio lógico. Além disso, a atividade incentiva a criatividade, a paciência e a resolução de problemas, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. O uso de materiais recicláveis também reforça a consciência ambiental, estimulando a valorização do reaproveitamento de recursos.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- papelão (tamanho 30X21cm)
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 lápis
- 1 cola artesanal ou branca
- 1 tesoura sem ponta
- 1 régua
- 1 impressão do molde das imagens para colorir ou a criança ilustra o seu próprio desenho Clique aqui para baixar: Molde 1, Molde 2 ou Molde 3
- 3 folhas tamanho A4 (cores diferentes)
A atividade com o kit Tecnológico LEGO® EDUCATION BLOCOS DUPLOS, é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das crianças, pois alia aprendizado e diversão. Seu uso permite que os pequenos explorem conceitos fundamentais, como raciocínio lógico, criatividade, coordenação motora e trabalho em equipe. Além disso, ao manipularem as peças e construírem diferentes estruturas, desenvolvem habilidades de resolução de problemas e pensamento computacional de forma intuitiva. Essa abordagem lúdica favorece a autonomia e a experimentação, tornando o aprendizado mais significativo.
Para garantir a organização e o cuidado com o material, ao final de cada aula, é essencial orientar aos alunos a guardarem todas as peças, incentivando hábitos de responsabilidade e cooperação.
PROJETO 1 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Protótipo: Frutas
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-frutas/
PROJETO 2 – ESPORTE E SAUDE
Protótipo: Ambientes esportivos
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-ambientes/
PROJETO 3 – VALORES
Protótipo: Amigos
Link: https://portalescolarmaker.com.br/valores-amigos/
PROJETO 4 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5 – FUNDO DO MAR
Protótipo: Baleia
Link: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-baleia/
PROJETO 6 – MÚSICA
Protótipo: A casa
Link: https://portalescolarmaker.com.br/musica-a-casa/
PROJETO 7 – DINOSSAURO
Protótipo: DINOSSAURO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/dinossauros-cores/
PROJETO 8 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9 – MEIO AMBIENTE
Protótipo: Caminhão de coleta seletiva
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade-caminhao-de-coleta-seletiva/
PROJETO 10 – CLASSIFICAÇÃO
Protótipo: Cores
Link: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-cores/
PROJETO 11 –FÉRIAS
Protótipo: Jardim Botânico
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-jardim-botanico/
PROJETO 12 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Protótipo: Legumes
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-legumes/
PROJETO 2 – ESPORTE E SAUDE
Protótipo: Objetos na prática de alguns esportes
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-objetos-pratica-esportes/
PROJETO 3 – VALORES
Protótipo: Bonecos diferentes
Link: https://portalescolarmaker.com.br/valores-bonecos-diferentes/
PROJETO 4 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5 – FUNDO DO MAR
Protótipo: Peixe
Link: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-peixe/
PROJETO 6 – MÚSICA
Protótipo: Animais e elementos da Arca de Noé
Link: https://portalescolarmaker.com.br/musica-arca-de-noe/
PROJETO 7 –DINOSSAURO
Protótipo: diferentes espécies de dinossauros
Link: https://portalescolarmaker.com.br/dinossauros-especies/
PROJETO 8 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9 – MEIO AMBIENTE
Protótipo: Catavento
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-sustentabilidade-catavento/
PROJETO 10 – CLASSIFICAÇÃO
Protótipo: Formas geométricas
Link: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-formas/
PROJETO 11 – FÉRIAS
Protótipo: Piquenique
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-piquenique-na-lagoa/
PROJETO 12 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Protótipo: Verduras
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-verduras/
PROJETO 2 – ESPORTE E SAUDE
Protótipo: Esportista
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esportes-esportista/
PROJETO 3 – VALORES
Protótipo: Coração
Link: https://portalescolarmaker.com.br/valores-coracao/
PROJETO 4 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5 – FUNDO DO MAR
Protótipo: Tubarão
Link: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-tubarao/
PROJETO 6 – MÚSICA
Protótipo: instrumento musical
Link: https://portalescolarmaker.com.br/musica-instrumentos/
PROJETO 7 –DINOSSAURO
Protótipo: membros da família dinossauro
Link: https://portalescolarmaker.com.br/dinossauros-familia/
PROJETO 8 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9 – MEIO AMBIENTE
Protótipo: lixeiras de reciclagem
Link: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-sustentabilidade-lixeiras/
PROJETO 10 – CLASSIFICAÇÃO
Protótipo: objetos de tamanhos diferentes
Link: https://portalescolarmaker.com.br/classificacao-tamanhos/
PROJETO 11 – FÉRIAS
Protótipo: algo que exista num zoológico
Link: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-zoologico/
PROJETO 12 – LIVRE
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
O robô direcional é um recurso educacional desenvolvido para auxiliar no ensino de noções básicas de programação, orientação espacial e pensamento lógico. Ele proporciona uma abordagem interativa e envolvente para trabalhar modificação de comandos e raciocínio lógico. Com esse robô, os alunos podem programar ações simples, como mover para frente, para trás, virar à direita ou à esquerda, além de resolver desafios que estimulam a aprendizagem de forma prática e divertida.
PROJETO 1 – EDUCAÇAO ALIMENTAR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula1/
PROJETO 2 – DESCOBERTAS E INVENÇÕES
Link: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-3anos/
PROJETO 3 – ANIMAIS
Tapete de atividades: Introdutório
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-robo/
PROJETO 4 – NÚMEROS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-aula1/
PROJETO 5 – FAMÍLIA COM ROBÔ DIRECIONAL
Link: https://portalescolarmaker.com.br/familia-introdutorio-aula1/
PROJETO 1 – EDUCAÇAO ALIMENTAR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula2/
PROJETO 2 – DESCOBERTAS E INVENÇÕES
Link: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-4anos/
PROJETO 3 – ANIMAIS
Tapete de atividades: Introdutório
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-robo/
PROJETO 4 – NÚMEROS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-aula2/
PROJETO 5 – FAMÍLIA COM ROBÔ DIRECIONAL
Link: https://portalescolarmaker.com.br/familia-introdutorio-aula1/
PROJETO 1 – EDUCAÇAO ALIMENTAR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-e-nutricional-aula3/
PROJETO 2 – DESCOBERTAS E INVENÇÕES
Link: https://portalescolarmaker.com.br/descobertas-e-invencoes-5anos/
PROJETO 3 – ANIMAIS
Tapete de atividades: Introdutório
Link: https://portalescolarmaker.com.br/animais-robo/
PROJETO 4 – NÚMEROS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-aula3/
PROJETO 5 – FAMÍLIA COM ROBÔ DIRECIONAL
Link: https://portalescolarmaker.com.br/familia-introdutorio-aula1/
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
ATENÇÃO:
1)Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
2)Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
3)Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
Protótipo 1 : MÃO COM NÚMEROS
Duração: 2 AULAS
Link: https://www.instagram.com/p/DF1l1rAMEbE/?igsh=c3JmNmIyOHkyMHBv&img_index=1
Justificativa: a atividade trabalha a coordenação motora, já que envolve o manuseio de tesoura, cola e recortes, desenvolvendo habilidades essenciais para a manipulação de materiais. A construção da mão com os números de 1 a 5 também contribui diretamente para o desenvolvimento cognitivo, pois as crianças são incentivadas a associar números às quantidades de maneira visual e concreta. Isso facilita o aprendizado das bases da matemática, ajudando na memorização dos números e no entendimento de conceitos de quantidade.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- papelão (tamanho de 40×30 cm)
- 1 tubo de rolo de papel higiênico
- 1 cola branca
- 1 tesoura sem ponta
- 1 fita ou elásticos de cabelo coloridos
- 1 lápis
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 folha A4 na cor branca
OBS: desenhe no papelão a própria mão do aluno, em seguida, deixe-o pintar.
Protótipo 2: CELULAR
Duração: 1 AULA
Link: https://br.pinterest.com/pin/15129348744073772/
Justificativa: ao desenharem na fita durex e apagarem para modificar os elementos, os pequenos exploram a criatividade e a experimentação, simulando a troca de mensagens e ícones em uma tela de celular.
Além de estimular a coordenação motora fina e a percepção espacial, essa proposta promove a imaginação e a linguagem oral, pois as crianças podem inventar diálogos e interagir entre si, criando diferentes situações comunicativas.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 impressão do molde de celular para pintar Clique aqui para baixar
- 1 tesoura sem ponta
- 1 fita adesiva transparente larga
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
Protótipo 1: CARRINHO
Duração: 2 AULAS
Link: https://br.pinterest.com/pin/281543717852533/
Justificativa: oferece às crianças da Educação Infantil uma oportunidade de aprendizado por meio da experimentação e do brincar. Essa proposta incentiva a criatividade, permitindo que cada criança elabore sua própria paisagem e personalize o carrinho, tornando o processo mais envolvente e significativo.
Ao manipular os materiais e criar o mecanismo de movimento, as crianças desenvolvem habilidades motoras finas e começam a compreender conceitos básicos de deslocamento e controle de objetos.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 cartolina branca
- cartolinas e papéis (cores diferentes)
- 1 impressão do molde do carrinho para pintar (imprima em uma folha mais dura) Clique aqui para baixar.
- 1 cola artesanal ou 1 fita adesiva dupla face
- 1 cola branca
- 1 palito de picolé
Protótipo 2: MELANCIA DIVERTIDA
Duração: 2 AULAS
Link: https://br.pinterest.com/pin/1118159413730260807/
Justificativa: ao manipular as melancias e associá-las aos números, as crianças desenvolvem habilidades de contagem, reconhecimento numérico e correspondência entre quantidade e numeral. Além disso, a proposta estimula a coordenação motora fina, a atenção e a resolução de desafios de forma prazerosa e envolvente.
A interação com o personagem do menino desperta a curiosidade e incentiva a participação ativa, criando um ambiente de aprendizagem baseado no jogo e na experimentação. Dessa forma, as crianças constroem conhecimentos matemáticos de maneira natural e criativa, fortalecendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- papelão (tamanho 30X21cm)
- 1 impressão molde do menino Clique aqui para baixar.
- 1 impressão molde melancia Clique aqui para baixar.
- 1 impressão do molde das fatias de melancia Clique aqui para baixar.
- 1 tesoura sem ponta
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 fita adesiva transparente larga
- 1 cotonete
Protótipo 1: ANIMAIS EM MOVIMENTO
Duração: 2 AULAS
Link: https://v1.pinimg.com/videos/mc/720p/42/ab/84/42ab84f01075cbb5403b8abd0f3a5e67.mp4
Justificativa: Ao construir um animal com movimento, as crianças desenvolvem habilidades motoras finas ao manusear materiais simples, como papel e canudos, além de compreenderem noções básicas de mecânica, como alavancas e articulações. A atividade também favorece o trabalho colaborativo, a resolução de problemas e a experimentação, aspectos essenciais para a aprendizagem ativa.
Além disso, a proposta incentiva a imaginação e a expressão artística, permitindo que cada criança personalize seu animal de acordo com suas ideias e preferências. Dessa forma, a atividade integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem significativa.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 copo de papel
- 1 canudo de papel
- 2 canudos dobráveis
- 1 fita adesiva transparente fina
- 1 fita dupla face
- 1 tesoura sem ponta
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
Protótipo 2: AQUÁRIO
Duração: 2 AULAS
Link: https://v1.pinimg.com/videos/mc/720p/63/e0/0c/63e00c5f88897de4734ed2d5d39e0378.mp4
Justificativa: ao construírem essa cena com materiais simples, os pequenos desenvolvem a criatividade, a coordenação motora fina e a percepção espacial. Além disso, a proposta permite que as crianças explorem conceitos básicos de movimento e narrativa visual, ao simularem a interação entre o gato e os peixes. Essa abordagem estimula a imaginação e a capacidade de contar histórias, tornando a aprendizagem mais envolvente.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- metade de uma cartolina branca
- papéis (cores diferentes) para fazer o mar e a decoração do aquário. Você pode criar os peixes ou usar o molde disponível
- 1 impressão do molde do gato Clique aqui para baixar.
- 1 impressão do molde dos peixes Clique aqui para baixar.
- canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 tesoura sem ponta
- 1 fita adesiva dupla face
- 1 cola branca
A robótica estrutural é um ambiente de aprendizagem que utiliza estruturas de montagem, como blocos lógicos e peças de encaixe que preparam a base cognitiva no terreno da Robótica.
Nesta fase, o aluno é desafiado a desenvolver o potencial inventivo, a coordenação motora, a motricidade fina, a organização e hierarquização de peças para a criação de projetos, para que num futuro breve, possa compreender as próximas etapas da Robótica, nas quais serão inseridos mecanismos, engrenagens e montagens de projetos com motores e programação.
ATENÇÃO:
Nos kits de montagem, algumas peças têm formatos iguais e cores diferentes. para a construção, preste atenção ao formato das peças, e não às cores.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
Protótipo: ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS DANÇAS REGIONAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-dancas/
PROJETO 2: PEQUENOS ARTISTAS
Protótipo: ESCULTURA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-pintores-escultura/
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
Protótipo: ELEVADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-elevador/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Protótipo: BICICLETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-bicicletas/
PROJETO 5: Nesta aula, o professor deverá propor um tema de sua preferência, que servirá como inspiração ou ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos. Os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção de um protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
Protótipo: ELEMENTOS OU PERSONAGENS QUE COMPÕEM UMA LENDA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-lendas/
PROJETO 2: PEQUENOS ARTISTAS
Protótipo: OBJETOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-pintores-objeto/
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
Protótipo: ESCADA ROLANTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-escada-rolante/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Protótipo: PLACAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-placas/
PROJETO 5: Nesta aula, o professor deverá propor um tema de sua preferência, que servirá como inspiração ou ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos. Os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção de um protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
Protótipo: PERSONAGENS DE UMA LENDA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-personagens/
PROJETO 2: PEQUENOS ARTISTAS
Protótipo: TELA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-pintores-tela/
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
Protótipo: ESTEIRA ROLANTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-esteira-rolante/
PROJETO 4: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Protótipo: SINAL DE TRÂNSITO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-sinal/
PROJETO 5: Nesta aula, o professor deverá propor um tema de sua preferência, que servirá como inspiração ou ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos. Os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção de um protótipo de sua autoria.
Aprender lógica de programação nos anos iniciais é crucial para desenvolver o raciocínio lógico, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas desde cedo. Essas habilidades são transferíveis para diversas áreas do conhecimento e preparam os alunos para um futuro cada vez mais digital. O aprendizado com o robô direcional estimula a experimentação e a colaboração e a capacidade de lidar com desafios.
PROJETO 1 – ESPORTE E SAÚDE
TAPETE: ESPORTE E SAÚDE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-aula1/
PROJETO 2 – DANÇA COM FITAS COM ROBÔ DIRECIONAL
TAPETE: INTRODUTÓRIO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/danca-com-fitas-aula1/
PROJETO 3 – MATEMÁTICA: FORMAS GEOMETRICAS
TAPETE: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMETRICAS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula1/
PROJETO 1 – ESPORTE E SAÚDE
TAPETE: ESPORTE E SAÚDE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-aula2/
PROJETO 2 – DANÇA COM FITAS COM ROBÔ DIRECIONAL
TAPETE: INTRODUTÓRIO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/danca-com-fitas-aula1/
PROJETO 3 – MATEMÁTICA: FORMAS GEOMETRICAS
TAPETE: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMETRICAS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula2/
PROJETO 1 – ESPORTE E SAÚDE
TAPETE: ESPORTE E SAÚDE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-aula3/
PROJETO 2 – DANÇA COM FITAS COM ROBÔ DIRECIONAL
TAPETE: INTRODUTÓRIO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/danca-com-fitas-aula1/
PROJETO 3 – MATEMÁTICA: FORMAS GEOMETRICAS
TAPETE: MATEMÁTICA: FORMAS GEOMETRICAS
Link: https://portalescolarmaker.com.br/formas-geometricas-aula3/
Jogos virtuais e propostas realizadas fora do ambiente digital são recursos que se completam no ensino do pensamento computacional. As atividades online incentivam a imaginação e ajudam na solução de desafios, enquanto as experiências desplugadas contribuem para a aquisição de competências como a separação de problemas em partes menores e a identificação de ideias principais. Combinadas, essas práticas tornam o processo de aprendizagem mais envolvente, concreto e acessível.
É essencial ter acesso à internet para que os jogos funcionem corretamente, pois as ações e comandos feitos pelos alunos são executados por meio de plataformas online.
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
PICK & MATCH: Jogo de Memória para Crianças
Link de referência: https://www.coquinhos.com/jogo-de-memoria-para-criancas/
É um jogo de memória online para crianças, onde o objetivo é virar cartas e encontrar pares de imagens iguais de animais fofos. A cada nível, mais cartas são adicionadas, exigindo maior atenção às cores e formas dos animais. Para jogar, basta clicar nas cartas, observar a imagem e tentar memorizar para formar os pares corretos.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
COLOR PATTERNS: Sequências de Cores
Link de referência: https://www.coquinhos.com/color-patterns-sequencias-de-cores/
É um jogo educativo on-line de sequência de cores, que permite organizar blocos de cores e criar padrões ou séries lógicas. Observe a lógica das cores na série e arraste a cor correta para completar o raciocínio da sequência lógica. Quando você completa a cor correta, o caminhão de letras pode terminar a corrida e chegar à linha de chegada.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Jogos On-Line
DESENHOS para COPIAR de INVERNO
Link de referência: https://www.coquinhos.com/color-patterns-sequencias-de-cores/
É um jogo online em que os alunos copiam mosaicos coloridos em uma grade maior, seguindo o modelo e as cores da legenda. Ao completar, surgem desenhos de inverno como boneco de neve, luva ou menino no trenó.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf (CLIQUE AQUI) – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI – gabarito Atividades Desplugadas
Viver experiências de aprendizagem nas aulas maker traz uma alegria especial. Nessas vivências, a criatividade e a inovação se encontram, tornando as ideias reais e deixando o aprendizado mais prático e envolvente.
A importância da prototipagem na robótica
Prototipar é uma etapa fundamental na robótica. Ela permite testar ideias, verificar se tudo funciona corretamente, corrigir falhas e aperfeiçoar o projeto antes de sua versão final. Com isso, economizamos tempo e materiais, além de desenvolver o pensamento criativo.
Durante a prototipagem, os alunos exploram diferentes soluções, aplicam conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) e aprendem de forma ativa. Também é uma ótima oportunidade para praticar o trabalho em grupo, tomar decisões e compartilhar ideias.
Ao terminar seu protótipo, solte a imaginação: decore, personalize e deixe ele com a sua cara!
ATENÇÃO:
1)Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
2)Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
3)Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
Protótipo: ÓCULOS
Link de Referência: https://br.pinterest.com/pin/2181499810669552/
Justificativa: tem como objetivo estimular a imaginação, a coordenação motora e a consciência ambiental dos alunos. Ao transformar materiais que seriam descartados em objetos lúdicos, os pequenos desenvolvem habilidades manuais, criatividade e senso de responsabilidade com o meio ambiente.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 impressão do molde dos óculos Clique aqui para baixar.
- cartolina (colar o molde)
- 1 tesouras sem ponta
- 1 cola branca ou artesanato
- 2 palitos de picolé ou 2 canudos
- tinta guache coloridas, canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
Protótipo: INSTRUMENTO MUSICAL
Link de Referência: https://youtu.be/5nOwxq6G-d8
Justificativa: estimula a coordenação motora, a criatividade, a expressão artística e o trabalho em grupo. Ao explorar sons e ritmos com materiais recicláveis, as crianças ampliam o repertório cultural, desenvolvem a consciência ambiental e vivenciam uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- papelão (aproximadamente 21,0 cm x 29,7 cm)
- 1 tesoura sem ponta
- 1 cola branca ou artesanal
- tinta guache coloridas, canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 fio de lã (aproximadamente 1 metro)
- 1 palito de picolé ou 3 palitos de churrasco
- 2 miçangas ou bolas com furos
Protótipo: BILBOQUÊ
Justificativa: estimula o desenvolvimento da coordenação motora, da concentração e do raciocínio lógico dos alunos por meio de uma atividade lúdica e criativa. Ao confeccionar o brinquedo com materiais simples e recicláveis, os alunos são incentivados a explorar noções de sustentabilidade, reaproveitar materiais e usar a criatividade.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 copo
- 1 tesoura sem ponta
- tinta guache coloridas, canetinhas, lápis de cor e/ou giz de cera
- 1 fio de lã (aproximadamente 1 metro)
- 1 canudo de papel (pode ser feito com papel A4)
Duração: 1 aula
Materiais Necessários:
• 1 folha A4 amarela
• pedaços de folha na cor laranja
• lápis
• canetinhas para decorar o pato
• cola
• 1 tesoura sem ponta
Protótipo: ELEFANTE DE ASSOPRAR
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/422281210576437/sent/?invite_code=7d814a19260c4ce5ab62428ef7c83f11&sender=1110630095514604120&sfo=1
• 1 folha de papel A4 colorido
• 1 canudo de papel
• canetinhas para decorar
• cola
Protótipo: FOGUETE
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/479563060339857479/sent/?invite_code=42c5797090da44f5ad83b67ce4b77483&sender=1110630095514604120&sfo=1
• molde de foguete
Baixe aqui o PDF do foguetes_montagem
• canetinhas
• cola
• 1 folha de A4 para fazer um canudo ou canudo de papel
• 1 LED
• 1 bateria 3V
Protótipo: DINOSSAURO
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/746893919484890102/sent/?invite_code=69bd5f64a06d48fc98c5689a63700bb4&sender=1110630095514604120&sfo=1
•1 folha de papel branco para desenhar o dinossauro ou molde de dinossauro
Baixe aqui o PDF dinossauros_montagem e ovosdino_montagem
• 1 folha de papel colorido
• canetinhas
• lápis
• lápis de cor
• tesoura sem ponta
• cola
• fita adesiva
•1 palito de picolé
Protótipo: SEMÁFORO
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/1007469379136367927/sent/?invite_code=eb84551a770546d6bb88e3a019983174&sender=1110630095514604120&sfo=1
• molde semáforo
Baixe aqui o PDF do semáforo_interativo
• cola
• tesoura sem ponta
• 2 rolos de papel higiênico
•1 palito de picolé
Protótipo: JACARÉ
Duração: 2 aulas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=YDQ1OIWAvPo
Materiais Necessários:
• 1 pregador de roupa
• cola
• 2 leds amarelos
• 1 bateria 3v
• 1 tinta guache branca
• 1 tinta guache vermelha
• 1 tinta guache verde
• 1 fita adesiva
Protótipo: BONECO DIVERTIDO
Duração: 1 aula
Link: https://www.instagram.com/reel/C9OBN7QxRuq/?igsh=MXRoeG93d3d3NmV4dA==
• 4 tiras de papel colorido no formato de retângulo (largura 3 cm e comprimento 10cm)
• 1 tira de papel para ser a base no formato de um quadrado ((largura 15 cm e comprimento 15cm)
• canetinhas para decoração
Protótipo: SAPO
Duração: 1 aula
Link: https://br.pinterest.com/pin/4081455905950883/
• 2 círculos grandes (1 verde e 1 da cor de sua preferência)
• 1 folha de A4 para fazer um canudo ou canudo de papel
• 1 folha colorida no formato de retângulo de grande para encapar o canudo
• canetinhas para decoração do sapo
• 1 fita adesiva
Protótipo: LANTERNA
Materiais Necessários:
• 1 molde da lanterna ou folha de A4 para desenhar a lanterna
Baixe aqui o PDF Lanterna maker
• canetinhas coloridas ou lápis de cor
• 1 LED
• 1 bateria 3V
• fita adesiva dupla face ou cola
1 – Separe os materiais.
2 – Pinte os dois lados da lanterna e recorte.
3 – Pegue o LED e a bateria, teste o lado positivo e negativo para manter o LED aceso. Junte-os com a fita adesiva.
4 – Pegue uma das partes da lanterna e no verso cole a montagem feita no passo 2.
5 – Cole o outro lado com a fita adesiva dupla face e feche a lanterna.
6 – Divirta-se com a sua construção.