Fundamental I
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9656-2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-cachorro-9656/
PROTÓTIPO: CACHORRO
PROJETO 4: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-poco-9656/
PROTÓTIPO: POÇO
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-catavento-9656/
PROTÓTIPO: CATA-VENTO
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeiras-9656/
PROTÓTIPO: LIXEIRAS DE RECICLAGEM
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-sumauma-9656/
PROTÓTIPO: ÁRVORE SUMAÚMA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-cadeira-de-rodas-9656/
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-chichen-itza-9656/
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE CHICHEN-ITZA
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-moedor-de-carne-9656/
PROTÓTIPO: MOEDOR DE CARNE
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-jogador-hoquei-9656/
PROTÓTIPO: JOGADOR DE HÓQUEI
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-basquete-9656/
PROTÓTIPO: BASQUETE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-aranha-9686/
PROTÓTIPO: ARANHA
PROJETO 4: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-irrigador-9686/
PROTÓTIPO: IRRIGADOR
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-carro-eletrico-9686/
PROTÓTIPO: CARRO ELÉTRICO
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-empilhadeira-9686/
PROTÓTIPO: EMPILHADEIRA
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-motosserra-9686/
PROTÓTIPO: MOTOSSERRA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-elevador-9686/
PROTÓTIPO: ELEVADOR DE ACESSIBILIDADE
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-roda-gigante-9686/
PROTÓTIPO: RODA-GIGANTE
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-bandeja-9686/
PROTÓTIPO: BANDEJA
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-formula-1-9686/
PROTÓTIPO: CARRO DE FÓRMULA 1
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-surf-9686/
PROTÓTIPO: SURFISTA
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-9686-2/
PROJETO 3: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-cachorro-9686/
PROTÓTIPO: CACHORRO
PROJETO 4: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-moinho-9686/
PROTÓTIPO: MOINHO
PROJETO 5: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-lixeira-9686/
PROTÓTIPO: LIXEIRA
PROJETO 6: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-esteira-seletora-9686/
PROTÓTIPO: ESTEIRA SELETORA
PROJETO 7: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-tartaruga-9686/
PROTÓTIPO: TARTARUGA
PROJETO 8: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-rampa-de-acesso-9686/
PROTÓTIPO: RAMPA DE ACESSO
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-torre-eiffel-9686/
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
PROJETO 11: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-9686/
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
PROJETO 12: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-ginasta-da-barra-9686/
PROTÓTIPO: GINASTA NA BARRA
PROJETO 13: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-canoagem-9686/
PROTÓTIPO: CAIAQUE
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-locomotiva-wedo/
PROTÓTIPO: LOCOMOTIVA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-papagaio-wedo/
PROTÓTIPO: PAPAGAIO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-poco-wedo/
PROTÓTIPO: POÇO
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-torneira-wedo/
PROTÓTIPO: TORNEIRA COM SENSOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-lixeira-inteligente-wedo/
PROTÓTIPO: LIXEIRA INTELIGENTE
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-sapo-wedo/
PROTÓTIPO: SAPO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-urna-eletronica-wedo/
PROTÓTIPO: URNA ELETRÔNICA
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-roda-mundo-wedo/
PROTÓTIPO: RODA MUNDO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-chefe-wedo/
PROTÓTIPO: CHEFE DE COZINHA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-abdominal-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA REALIZANDO ABDOMINAL
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-tenis-mesa-wedo/
PROTÓTIPO: TÊNIS DE MESA
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: REVOLUÇÃO 4.0
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/revolucao-4-0-esteira-wedo/
PROTÓTIPO: ESTEIRA
PROJETO 4: ANIMAIS
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/animais-papagaio-wedo/
PROTÓTIPO: PAPAGAIO
PROJETO 5: ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-poco-wedo/
PROTÓTIPO: POÇO
PROJETO 6: MEIO AMBIENTE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-torneira-wedo/
PROTÓTIPO: TORNEIRA COM SENSOR
PROJETO 7: RECICLAGEM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-caminhao-lixo-wedo/
PROTÓTIPO: CAMINHÃO DE LIXO
PROJETO 8: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-sapo-wedo/
PROTÓTIPO: SAPO
PROJETO 9: ÉTICA E CIDADANIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/etica-e-cidadania-urna-eletronica-wedo/
PROTÓTIPO: URNA ELETRÔNICA
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: VIAGEM AO MUNDO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-roda-mundo-wedo/
PROTÓTIPO: RODA MUNDO
PROJETO 12: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-chefe-wedo/
PROTÓTIPO: CHEFE DE COZINHA
PROJETO 13: ESPORTE E SAÚDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-musculacao-wedo/
PROTÓTIPO: ATLETA REALIZANDO ATIVIDADE DE MUSCULAÇÃO
PROJETO 14: OLIMPÍADA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-tenis-mesa-wedo/
PROTÓTIPO: TÊNIS DE MESA
PROJETO 15: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK:/ https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: CONTROLE DE MASSINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-massinhas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: INSTRUMENTOS MUSICAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-instrumentos-musicais/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
PROJETO 1: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
DURAÇÃO: 02 AULAS
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: DOCUMENTOS GOOGLE
Jogos tradicionais da cultura indígena:
Os jogos tradicionais dos povos indígenas são parte importante de suas culturas, refletindo habilidades físicas, destreza e valores comunitários. Incluem arco e flecha, corrida de canoa, cabo de guerra, pau de sebo, jogos de bola, luta tradicional e jogos de rastreamento. Cada jogo promove habilidades específicas e transmite conhecimento ancestral.
Apresente o vídeo – Brincadeiras Indígenas
Solicite aos alunos uma pesquisa sobre os jogos e utilizando o documentos google e em equipe, eles devem criar um documento que inclua as seguintes seções:
● Título: nome do jogo tradicional.
● Origem: breve histórico sobre a origem do jogo.
● Regras: descrição detalhada das regras do jogo.
● Significado Cultural: explicação do significado cultural e importância do jogo para o povo indígena.
● Habilidades Requeridas: lista das habilidades necessárias para jogar o jogo com sucesso.
● Curiosidades: curiosidades adicionais sobre o jogo, como variações regionais ou eventos especiais relacionados a ele.
Projeto 1: criar um documento
Tema: Rotina do aluno
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs
Fale sobre o tema.
Aproveite este momento para falar sobre a importância do aluno ter uma rotina organizada, sobre como se planejar para cada atividade desde a hora que ele acorda até o tempo de ir dormir. Ressalte que quando nos planejamos o dia flui melhor.
Promova um debate sobre o tema, onde cada um irá contar o que faz no seu dia a dia e somente depois peça-os que listem no Google Docs.
Para realização desta atividade, Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Projeto 2: Criar um panfleto
Tema: Escolhido pelo professor (a)
Duração: 2 aulas
Recurso: PIXLR
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa PIXLR
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Pixlr.com
Tema: fica a critério do professor responsável pelo projeto definir qual conteúdo será lançado para essa proposta.
Após a definição do tema e o tipo de abordagem estipulada por você, peça aos alunos para criarem panfletos com o recurso apresentado.
Projeto 3: criar uma apresentação
Tema: Reciclagem e Sustentabilidade na escola
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Link do vídeo sobre o tema: CUIDANDO DA ESCOLA/RECICLAGEM
Os 5 R’s da sustentabilidade para crianças (e adultos também):
A reciclagem na escola é essencial para promover a conscientização ambiental e cultivar hábitos sustentáveis nos alunos. Isso pode ser alcançado através da educação ambiental, estabelecimento de pontos de coleta seletiva, campanhas de sensibilização, reutilização de materiais, parcerias com empresas recicladoras e envolvimento da comunidade. Essas práticas contribuem para a preservação do meio ambiente e capacitam os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes de seu impacto no mundo ao seu redor.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 3 slides. Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final de todas as apresentações uma atitude será escolhida por cada equipe.
Obs: Professor (a), anote as atitudes para usar nas próximas aulas.
Projeto 4: criar uma arte de divulgação para a escola
Tema: Como adotar práticas mais sustentáveis no seu dia a dia.
Duração: 2 aulas
Recurso: Canvas
Ele é um programa online de desenho Google que permite criar ilustrações do zero ou a partir de uma imagem do dispositivo. Vale destacar a precisão e realismo dos quatro tipos de traçados disponíveis: lápis, caneta de ponta fina, hidrocor e giz.
O cadastro pode ser feito pela com conta do google.
Link do programa CANVA
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Canva
Fale sobre o tema e relembre as atitudes descritas nas aulas anteriores.
Atitudes sustentáveis na escola são essenciais para promover a conscientização ambiental e contribuir para a preservação do meio ambiente. Implementar programas de reciclagem, reduzir o desperdício de alimentos, economizar energia e água, promover a mobilidade sustentável, criar hortas escolares, reduzir o uso de materiais descartáveis, cuidar das áreas verdes da escola são algumas das práticas que podem ser adotadas. Essas iniciativas não só ajudam a proteger o meio ambiente, mas também educam os alunos sobre a importância da sustentabilidade e os capacitam a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
Link do vídeo sobre o tema: O QUE É SUSTENTABILIDADE
Nesta aula, peça que cada dupla escolha uma das atitudes listadas e crie uma arte de divulgação, é importante variar as escolhas para que todas sejam utilizadas. Depois da criação apresentar para a turma a arte escolhida. Esta arte deve ser impressa e colocada num local de destaque na sala de aula para que todos vejam e pratiquem sempre.
Fica a seu critério escolher uma ou mais artes para impressão.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: APRESENTAÇÕES GOOGLE
Culinária Indígena
Fale um pouco sobre o tema.
A culinária indígena é uma expressão da diversidade cultural e da profunda conexão dos povos indígenas com a natureza. Utilizando ingredientes nativos e técnicas tradicionais, os pratos indígenas têm significados rituais e cerimoniais. Embora evoluam com influências contemporâneas, sua preservação é crucial para manter a identidade cultural e transmitir conhecimentos ancestrais.
Apresente o vídeo – Influências indígenas na culinária brasileira
Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação de slides utilizando o Apresentações Google. Ela deve incluir:
● Introdução à cultura indígena designada.
● Descrição dos ingredientes típicos utilizados na culinária indígena.
● Principais pratos e suas características (por exemplo, técnicas de preparo, significado cultural, ocasiões especiais em que são servidos).
● Fotos ou ilustrações dos pratos e ingredientes.
● Curiosidades ou fatos interessantes sobre a culinária indígena estudada.
Para essa atividade explore os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
A apresentação deverá ter no mínimo 4 slides.
Projeto 1: criar um documento
Tema: Educação financeira
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs
Fale sobre o tema.
Aborde com os alunos conceitos básicos sobre dinheiro, gastos e economia, estimule- os a entender a diferença entre necessidades e desejos, aprender a fazer um orçamento, poupar dinheiro, compreender diferentes formas de pagamento e promover responsabilidade financeira. Esses ensinamentos ajudam as crianças a desenvolver habilidades para tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis no futuro.
Promova um debate sobre o tema, em seguida peça-os que registrem no Google Docs uma lista de ações que eles podem começar a adotar nesta faixa etária e que serão úteis ao longo de toda vida deles.
Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Projeto 2: criar uma apresentação
Tema: Valores: Educação Moral e Social
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Link do vídeo sobre o tema: VALORES HUMANOS
Converse com os alunos sobre o tema valores e sua importância para o desenvolvimento socioemocional e moral. Alguns valores importantes incluem respeito, empatia, honestidade, responsabilidade, solidariedade, tolerância e gratidão. Esses valores ajudam as crianças a se tornarem cidadãos responsáveis, compassivos e colaborativos. Reforce que integrar esses valores às atividades cotidianas é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e acolhedor.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 5 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Projeto 3: criar histórias em quadrinhos
Tema: Um dia de inclusão na escola
Duração: 2 aulas
Recurso: Make Beliefs Comix
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa Make Beliefs Comix
Fale sobre o tema.
Os alunos desempenham um papel crucial na promoção da inclusão na escola. Eles podem ajudar a promover a inclusão apoiando colegas com deficiência, respeitando as diferenças étnicas e culturais, sendo solidários com colegas de diferentes origens socioeconômicas e valorizando as habilidades e talentos de todos. Ao adotar atitudes de respeito, compreensão, empatia e solidariedade, os alunos contribuem para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Link do vídeo sobre o tema: Bullying não! Ser diferente é legal
Nesta aula destaque alguns tipos de inclusão importantes em nossa escola e em seguida peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos com o uso dos balões e neles o tema abordado deve ser formas de inclusão, orientando e estimulando tais ações.
Projeto 4: criar uma poster
Tema: Tecnologia e o cyberbullying
Duração: 2 aulas
Recurso: Adobe Spark
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Adobe Spark
Fale sobre o Tecnologia e o cyberbulling.
Link com vídeo sobre o tema: Segurança na Internet: Sete conselhos para prevenir riscos nas redes sociais
Link com vídeo sobre Cyberbullying
Aborde sobre como o uso da tecnologia na vida cotidiana trouxe consigo o problema do cyberbullying, que envolve o assédio, intimidação ou humilhação de pessoas por meio de dispositivos eletrônicos. Essa prática prejudicial afeta negativamente as vítimas, causando danos emocionais, psicológicos e até mesmo físicos. Para combater o cyberbullying, é crucial promover a conscientização, educar sobre o uso responsável da tecnologia e incentivar uma cultura de respeito online.
Solicite aos alunos para criarem um pôster sobre o uso consciente da tecnologia, destacar imagens que levem a reflexão do uso responsável. Ao final da aula solicite que compartilhem com a turma as artes criadas e conversem sobre o tema.
Tema: UNESCO – Línguas Indígenas
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: APRESENTAÇÕES GOOGLE
Culinária Indígena
Fale um pouco sobre o tema.
A culinária indígena é uma expressão da diversidade cultural e da profunda conexão dos povos indígenas com a natureza. Utilizando ingredientes nativos e técnicas tradicionais, os pratos indígenas têm significados rituais e cerimoniais. Embora evoluam com influências contemporâneas, sua preservação é crucial para manter a identidade cultural e transmitir conhecimentos ancestrais.
Apresente o vídeo – Influências indígenas na culinária brasileira
Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação de slides utilizando o Apresentações Google. Ela deve incluir:
● Introdução à cultura indígena designada.
● Descrição dos ingredientes típicos utilizados na culinária indígena.
● Principais pratos e suas características (por exemplo, técnicas de preparo, significado cultural, ocasiões especiais em que são servidos).
● Fotos ou ilustrações dos pratos e ingredientes.
● Curiosidades ou fatos interessantes sobre a culinária indígena estudada.
Para essa atividade explore os recursos formatação de fonte e parágrafo, inserção de imagem, plano de fundo, layout, transição e tema.
A apresentação deverá ter no mínimo 4 slides.
Projeto 1: criar um documento
Tema: Educação financeira
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Docs
Fale sobre o tema.
Aborde com os alunos conceitos básicos sobre dinheiro, gastos e economia, estimule- os a entender a diferença entre necessidades e desejos, aprender a fazer um orçamento, poupar dinheiro, compreender diferentes formas de pagamento e promover responsabilidade financeira. Esses ensinamentos ajudam as crianças a desenvolver habilidades para tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis no futuro.
Promova um debate sobre o tema, em seguida peça-os que registrem no Google Docs uma lista de ações que eles podem começar a adotar nesta faixa etária e que serão úteis ao longo de toda vida deles.
Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Projeto 2: criar uma apresentação
Tema: Valores: Educação Moral e Social
Duração: 2 aulas
Recurso: Google Apresentações
Fale um pouco sobre o tema.
Link do vídeo sobre o tema: VALORES HUMANOS
Converse com os alunos sobre o tema valores e sua importância para o desenvolvimento socioemocional e moral. Alguns valores importantes incluem respeito, empatia, honestidade, responsabilidade, solidariedade, tolerância e gratidão. Esses valores ajudam as crianças a se tornarem cidadãos responsáveis, compassivos e colaborativos. Reforce que integrar esses valores às atividades cotidianas é fundamental para promover um ambiente escolar positivo e acolhedor.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação com no mínimo 5 slides (capa, tema, imagem e conclusão). Em seguida, cada equipe apresentará seu trabalho para a turma e ao final promova um diálogo entre equipes.
Para realização desta atividade utilize o Google Apresentações. Explore os recursos fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, transição e tema.
Projeto 3: criar histórias em quadrinhos
Tema: Um dia de inclusão na escola
Duração: 2 aulas
Recurso: Make Beliefs Comix
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa Make Beliefs Comix
Fale sobre o tema.
Os alunos desempenham um papel crucial na promoção da inclusão na escola. Eles podem ajudar a promover a inclusão apoiando colegas com deficiência, respeitando as diferenças étnicas e culturais, sendo solidários com colegas de diferentes origens socioeconômicas e valorizando as habilidades e talentos de todos. Ao adotar atitudes de respeito, compreensão, empatia e solidariedade, os alunos contribuem para criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Link do vídeo sobre o tema: Bullying não! Ser diferente é legal
Nesta aula destaque alguns tipos de inclusão importantes em nossa escola e em seguida peça para os alunos criarem uma história em quadrinhos com o uso dos balões e neles o tema abordado deve ser formas de inclusão, orientando e estimulando tais ações.
Projeto 4: criar uma poster
Tema: Tecnologia e o cyberbullying
Duração: 2 aulas
Recurso: Adobe Spark
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Adobe Spark
Fale sobre o Tecnologia e o cyberbulling.
Link com vídeo sobre o tema: Segurança na Internet: Sete conselhos para prevenir riscos nas redes sociais
Link com vídeo sobre Cyberbullying
Aborde sobre como o uso da tecnologia na vida cotidiana trouxe consigo o problema do cyberbullying, que envolve o assédio, intimidação ou humilhação de pessoas por meio de dispositivos eletrônicos. Essa prática prejudicial afeta negativamente as vítimas, causando danos emocionais, psicológicos e até mesmo físicos. Para combater o cyberbullying, é crucial promover a conscientização, educar sobre o uso responsável da tecnologia e incentivar uma cultura de respeito online.
Solicite aos alunos para criarem um pôster sobre o uso consciente da tecnologia, destacar imagens que levem a reflexão do uso responsável. Ao final da aula solicite que compartilhem com a turma as artes criadas e conversem sobre o tema.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: VARA DE PESCAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-vara-de-pescar-9656/
PROJETO 2: GEOGRAFIA
PROTÓTIPO: ESCOLA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/geografia-escola-9656/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 4: TRANSPORTES
PROTÓTIPO: CAMINHÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-caminhao-9656/
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: SEMÁFORO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-semaforo-carro-9656/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: ODÔMETRO MANUAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-odometro-manual-9686/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: TOURO MECÂNICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-touro-mecanico-9686/
PROJETO 3: HISTÓRIA
PROTÓTIPO: CATAPULTA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-catapulta-9686/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO:CANCELA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-9686/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: RELÓGIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-relogio-9686/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: BONECO DE OLINDA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-boneco-de-olinda-9686/
PROJETO 3: HISTÓRIA E INVENÇÕES
PROTÓTIPO: ÓCULOS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-oculos-9686/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: MOTO POLÍCIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-moto-9686/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: CAIXA REGISTRADORA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-caixa-registradora-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: RODEIO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-rodeio-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: CAVALEIRO MEDIEVAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-cavaleiro-medieval-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: CARRO COM SENSOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-carro-com-sensor-wedo/
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: DRAGSTER
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-dragster-wedo/
PROJETO 2:DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: EQUILIBRISTA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-equilibrista-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA E INVENÇÕES
PROTÓTIPO: MÁQUINA DE COSTURA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-maquina-de-costura-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: CANCELA E SINAL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-e-sinal-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: CONTROLE COM SETAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2: JOYSTICK GIGANTE
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-joystick-gigante/
PROJETO 1: ADICIONE UM ATOR
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/adicione-um-ator/
PROJETO 2: ANIME AS LETRAS DO BRASIL
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: HOMEM PALITO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/homem-palito/
PROJETO 2: O QUE É UMA ANIMAÇÃO?
DURAÇÃO: 2 AULAS
Projeto 1: Criação de um livro
Tema: Grécia antiga – cavalo de Tróia
Duração: 5 aulas
Programa: Google Docs
Recursos Sugeridos: formatação de fonte, parágrafo, títulos, edição, revisão de texto, inserção de imagens, efeitos, inserir borda nas imagens, layout de capa (imagem e título), dedicatória, sumário.
Dinâmica das aulas:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/krsmZRbiAJw?si=lplZ-MLQQg5oDw_v
Conversar que a Grécia Antiga é famosa pela história do Cavalo de Tróia, um episódio lendário da Guerra de Tróia. Os gregos, após dez anos de cerco à cidade de Tróia, utilizaram uma estratégia engenhosa para finalmente conquistá-la. Eles construíram um enorme cavalo de madeira e esconderam soldados dentro dele, fingindo ser uma oferta de paz. Os troianos, acreditando que o cavalo era um presente, levaram-no para dentro de suas muralhas. À noite, os soldados gregos saíram do cavalo, abriram os portões da cidade para o exército grego, que estava escondido nas proximidades, e assim Tróia foi destruída. Esta história, narrada em detalhes na “Eneida” de Virgílio e em parte na “Ilíada” de Homero, simboliza a astúcia e a engenhosidade na guerra.
Falar sobre o que é uma história narrativa, explicar o que é uma estrutura básica de uma história: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Solicitar aos alunos que pesquisem sobre o tema, a história será escrita no Google docs.
A construção será uma história colaborativa, o primeiro aluno falará uma frase sobre o tema escolhido e o outro membro inserirá sua frase, os alunos farão uma a uma, precisa ser uma continuidade da primeira frase. Este processo acontece até estar completo (início, meio e fim). Reforçar sobre a importância de trabalhar em dupla e cumprir as ideias do outro.
Na aula seguinte, os alunos leem as frases, verificam se têm sentido e analisam se precisa acrescentar algo ou pode finalizar. Quando entenderem que as frases estão prontas, os alunos colocam em forma de narrativa. Este documento deve ser compartilhado entre eles para que os dois tenham a oportunidade de escrever.
É preciso que reservem uma aula para fazer a revisão da história criada. Explicar a importância da revisão de textos para melhorar a clareza, a correção gramatical e identificar pontos que podem ser aprimorados.
Solicitar aos alunos que pensem em formas de expandir a história, adicionando mais detalhes descritivos, diálogos entre personagens, ou novos eventos, eles podem inserir uma nova cena ou personagem para enriquecer a narrativa.
Ensinar os alunos a usar a ferramenta de revisão ortográfica e gramatical do Google Docs e solicitar que corrijam eventuais erros encontrados pelo corretor automático.
Explorar como inserir imagens e efeitos, inserindo emoção e criatividade na história continuada criada por eles. As imagens no texto deixarão a leitura mais atrativa. Oriente os alunos para explorar o Google Docs, ver como importar, inserir foto deles como autores, colocar borda, oriente-os a mexer em todos os recursos de imagens e efeitos.
Este livro, fica a critério do professor e da escola, se vai ser impresso ou compartilhado e divulgado à comunidade escolar.
Projeto 1: Criação de um livro
Tema: Roma antiga e atual
Duração: 5 aulas
Programa: Google Docs
Recursos Sugeridos: formatação de fonte, parágrafo, títulos, edição, revisão de texto, inserção de imagens, efeitos, inserir borda nas imagens, layout de capa (imagem e título), dedicatória, sumário.
Dinâmica das aulas:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/3ol5lhMwzMA?si=XrxxbT-pfFvYd5yk
Conversar sobre a Roma antiga que foi fundada em 753 a.C., começou como uma pequena cidade-estado e se tornou o coração do vasto Império Romano, que dominou grande parte da Europa, Oriente Médio e Norte da África por séculos. Conhecida por suas contribuições à lei, política, engenharia e cultura, a Roma Antiga deixou um legado duradouro com suas estradas, aquedutos, e monumentos como o Coliseu e o Panteão. Após a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., Roma continuou a ser um centro cultural e religioso, especialmente como sede da Igreja Católica.
Na Roma atual, a cidade é a capital da Itália e um importante centro político e cultural. Com uma população vibrante, é famosa por sua história, arte, arquitetura e gastronomia. A cidade abriga o Vaticano, a sede da Igreja Católica e a residência do Papa. Roma moderna mantém um equilíbrio entre preservar seu rico patrimônio histórico e se desenvolver como uma metrópole contemporânea, atraindo milhões de turistas todos os anos que visitam seus inúmeros museus, praças e ruínas antigas.
Falar sobre o que é uma história narrativa, explicar o que é uma estrutura básica de uma história: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Solicitar aos alunos que pesquisem sobre o tema, a história será escrita no Google docs.
A construção será uma história colaborativa, o primeiro aluno falará uma frase sobre o tema escolhido e o outro membro inserirá sua frase, os alunos farão uma a uma, precisa ser uma continuidade da primeira frase. Este processo acontece até estar completo (início, meio e fim). Reforçar sobre a importância de trabalhar em dupla e cumprir as ideias do outro.
Na aula seguinte, os alunos leem as frases, verificam se têm sentido e analisam se precisa acrescentar algo ou pode finalizar. Quando entenderem que as frases estão prontas, os alunos colocam em forma de narrativa. Este documento deve ser compartilhado entre eles para que os dois tenham a oportunidade de escrever.
É preciso que reservem uma aula para fazer a revisão da história criada. Explicar a importância da revisão de textos para melhorar a clareza, a correção gramatical e identificar pontos que podem ser aprimorados.
Solicitar aos alunos que pensem em formas de expandir a história, adicionando mais detalhes descritivos, diálogos entre personagens, ou novos eventos, eles podem inserir uma nova cena ou personagem para enriquecer a narrativa.
Ensinar os alunos a usar a ferramenta de revisão ortográfica e gramatical do Google Docs e solicitar que corrijam eventuais erros encontrados pelo corretor automático.
Explorar como inserir imagens e efeitos, inserindo emoção e criatividade na história continuada criada por eles. As imagens no texto deixarão a leitura mais atrativa. Oriente os alunos para explorar o Google Docs, ver como importar, inserir foto deles como autores, colocar borda, oriente-os a mexer em todos os recursos de imagens e efeitos.
Projeto 1: Criação de um livro
Tema: Mesopotâmia – primeira roda, Jardins suspensos da Babilônia, Zigoratas
Duração: 5 aulas
Programa: Google Docs
Recursos Sugeridos: formatação de fonte, parágrafo, títulos, edição, revisão de texto, inserção de imagens, efeitos, inserir borda nas imagens, layout de capa (imagem e título), dedicatória, sumário.
Dinâmica das aulas:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/qh7CKGQvTwY?si=Gx2239QRrcuvT4Wz
Conversar sobre a A Mesopotâmia, que é localizada entre os rios Tigre e Eufrates, é conhecida por ser o berço de muitas inovações antigas. A invenção da primeira roda, por volta de 3500 a.C., revolucionou o transporte e a agricultura. Os Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foram construídos pelo rei Nabucodonosor II como um presente para sua esposa e são famosos por sua engenharia impressionante e beleza. As zigurates, grandes templos em forma de pirâmide, serviam como centros religiosos e administrativos nas cidades-estado mesopotâmicas, simbolizando a conexão entre a terra e os deuses. Essas estruturas monumentais destacam o avanço arquitetônico e a rica herança cultural da Mesopotâmia.
Falar sobre o que é uma história narrativa, explicar o que é uma estrutura básica de uma história: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Solicitar aos alunos que pesquisem sobre o tema, a história será escrita no Google docs.
A construção será uma história colaborativa, o primeiro aluno falará uma frase sobre o tema escolhido e o outro membro inserirá sua frase, os alunos farão uma a uma, precisa ser uma continuidade da primeira frase. Este processo acontece até estar completo (início, meio e fim). Reforçar sobre a importância de trabalhar em dupla e cumprir as ideias do outro.
Na aula seguinte, os alunos leem as frases, verificam se têm sentido e analisam se precisa acrescentar algo ou pode finalizar. Quando entenderem que as frases estão prontas, os alunos colocam em forma de narrativa. Este documento deve ser compartilhado entre eles para que os dois tenham a oportunidade de escrever.
É preciso que reservem uma aula para fazer a revisão da história criada. Explicar a importância da revisão de textos para melhorar a clareza, a correção gramatical e identificar pontos que podem ser aprimorados.
Solicitar aos alunos que pensem em formas de expandir a história, adicionando mais detalhes descritivos, diálogos entre personagens, ou novos eventos, eles podem inserir uma nova cena ou personagem para enriquecer a narrativa.
Ensinar os alunos a usar a ferramenta de revisão ortográfica e gramatical do Google Docs e solicitar que corrijam eventuais erros encontrados pelo corretor automático.
Explorar como inserir imagens e efeitos, inserindo emoção e criatividade na história continuada criada por eles. As imagens no texto deixarão a leitura mais atrativa. Oriente os alunos para explorar o Google Docs, ver como importar, inserir foto deles como autores, colocar borda, oriente-os a mexer em todos os recursos de imagens e efeitos.
Atividade Sugerida 1: Programa On-Line
Ditado Gráfico: Seguir as Instruções para Desenhar
Link de referência: https://www.coquinhos.com/seguir-as-instrucoes-para-desenhar/
No jogo do ditado gráfico, as crianças seguem instruções de desenho para completar figuras, promovendo o pensamento computacional ao aplicar sequencialmente habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e execução de algoritmos. Analisar e seguir cada instrução ensina a resolver problemas de forma lógica e sistemática
Pixel- Decifrando o código de coloração
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-o-codigo-de-coloracao/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: CARA A CARA HUMANO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Pixel- Adicionar e Colorir
Link de referência: https://www.coquinhos.com/adicionar-e-colorir/
Na atividade de pixel, os alunos utilizam pensamento computacional ao criar imagens com quadrados coloridos individuais, chamados pixels. Eles precisam pensar logicamente para determinar a localização de cada pixel e seguir um padrão ou design específico. Isso desenvolve habilidades de decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e aplicação de algoritmos, fundamentais no pensamento computacional.
CÓDIGO MORSE: Decifre a Palavra
Link de referência: https://www.coquinhos.com/codigo-morse/
Na atividade Decifre a Palavra, o pensamento computacional é aplicado ao usar estratégias lógicas para descobrir uma palavra oculta. Os alunos analisam letras, testam combinações e reconhecem padrões para encontrar a resposta correta. Isso desenvolve habilidades de resolução de problemas e pensamento algorítmico, essenciais não apenas na computação, mas em várias áreas da vida.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: AMIGO OCULTO CRIPTOGRAFADO.
Ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Programando com o CODE
Link de referência: https://studio.code.org/hoc/1?lang=pt-BR
Labirinto- Programando com o CODE
Link de referência: https://blockly.games/maze?lang=pt-br
Nessas duas atividades, os alunos precisam resolver problemas complexos, como encontrar o caminho certo dentro de um labirinto, usando lógica e raciocínio. Eles aprendem a decompor o problema em partes menores, a reconhecer padrões nos caminhos possíveis, a abstrair as informações essenciais do labirinto e a criar algoritmos para encontrar a solução.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão do documento pdf enviado: DESENHANDO NO ESCURO (ele será o seu roteiro para desenvolver a atividade) + 1 cópia por dupla do arquivo pdf PROGRAMADOR_E_COMPUTADOR
Protótipo: Foguete no espaço
Link: https://www.instagram.com/reel/C2IIBQMrDrR/?igsh=MWRlemUwMHFldmtzaQ%3D%3D
Materiais utilizados: canetinha, lápis de cor, lápis de cera, tesoura, cola, papel branco, cartolina preta ou papelão pintado de tinta preta, barbante ou lã e furador de papel.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Lousa Mágica
Link: https://www.instagram.com/reel/C5HFbZgy_Fp/?igsh=MW13emh6dDI2NHJreg%3D%3D
Materiais utilizados: desenho de uma silhueta de um tablet, tesoura, cola, canetinha, papel branco, 1 saco médio ziploc, tinta guache preta e um cotonete.
Duração: 2 aulas
Atividade Individual.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Jogo do Equilíbrio
Link: https://www.instagram.com/p/C3qSpictI2K/?igsh=Y3YxcGM3NzF5eDY3
Materiais utilizados: 1 caixa, barbante, tesoura, cola, papelão, bolinhas e papel colorido.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
PROJETO 7: PROFISSÕES
PROTÓTIPO: POSTO (FRENTISTA)
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/profissoes-posto-frentista-9656/
PROJETO 8: TECNOLOGIA E ÉTICA
PROTÓTIPO: EMOTICONS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/tecnologia-etica-emoticons-9656/
PROJETO 9: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: ODÔMETRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-odometro-9656/
PROJETO 10: EDUCAÇÃO FINANCEIRA
PROTÓTIPO: BALANÇA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-financeira-balanca-9656/
PROJETO 11: HISTÓRIA
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-batedeira-9656/
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: GANGORRA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-gangorra-9656/
PROJETO 14: MPB
PROTÓTIPO: BARCO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/mpb-barco-9656/
PROJETO 15: ONU
PROTÓTIPO: MOENDA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-moenda-9656/
PROJETO 16: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: ESCULTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pquenos-artistas-escultura-9656/
PROJETO 17: PONTOS TURÍSTICOS
PROTÓTIPO: TREM DO CORCOVADO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pontos-turisticos-trem-do-corcovado-9656/
PROJETO 18: NATAL
PROTÓTIPO: CHAMINÉ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/natal-chamine-9656/
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: ACERTE O ALVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-acerte-o-alvo-9686/
PROJETO 7: MPB
PROTÓTIPO: PORTÃO DE CASTELO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-portao-castelo-9686/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: CAMINHÃO ARADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-caminhao-arador-9686/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: CARRINHO DE CÂMERA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-carrinho-de-camera-9686/
PROJETO 11: PONTOS TURÍSTICOS
PROTÓTIPO: BARCO A VELA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pontos-turisticos-barco-a-vela-9686/
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/natal-arvore-9686/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: BALANÇO – 9686
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-balanco-9686/
PROJETO 7: MPB
PROTÓTIPO: VITROLA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-vitrola-9686/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: FURADOR DE POÇO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-furador-poco-9686/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: TELA DE CINEMA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-tela-de-cinema-9686/
PROJETO 11: PONTOS TURÍSTICOS
PROTÓTIPO: TELEFÉRICO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pontos-turisticos-teleferico-9686/
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: NATAL
PROTÓTIPO: RENA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/natal-rena-9686/
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: chapéu mexicano
LINK:https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-chapeu-mexicano-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: piano
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/musica-piano-wedo/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: bomba de combustível
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-bomba-combustivel-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: fantoche
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-fantoches-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: CORPO HUMANO
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: BOTÃO SURPRESA
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: EMITINDO SONS
DURAÇÃO: 2 AULAS
Projeto 2: Criação de uma apresentação
Tema: Educação no trânsito
Duração: 3 aulas
Programa: Google Apresentações
Recursos Sugeridos: fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, imagens, transição e tema.
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/cR5dr51rB1E?si=F6lzPTqGvHAB52Bw
Conversar com os alunos sobre o tema Educação no trânsito é essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Nesta fase, eles começarão a ganhar mais autonomia e será importante que entendam as regras básicas de segurança no trânsito. Aprender sobre a sinalização de trânsito, incluindo semáforos, placas e a faixa de pedestres. É crucial ensinar comportamentos seguros, como olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, usar o cinto de segurança em todos os veículos e respeitar as regras ao andar de bicicleta e patinete. Respeitar a sinalização e os pedestres também deve ser enfatizado.
Incorporar a gentileza no trânsito é igualmente importante, quanto ensinar regras como pedestres, ajudar pessoas idosas ou com dificuldades a atravessar a rua, e a ser pacientes e educadas com os outros usuários da via. A gentileza no trânsito contribui para um ambiente mais seguro e harmonioso.
Pedir aos alunos para criar uma apresentação com no mínimo 7 slides, solicitar que explorem todos os recursos do Google apresentações e criar slides educativos e atrativos.
Reservar a última aula para cada equipe apresentar
Atenção: salve os arquivos para divulgação da escola.
Projeto 3: Criação de um cartaz de divulgação para conscientização da importância das eleições
Tema: Ética nas eleições e o papel do cidadão
Duração: 4 aulas
Programa: Canvas
Recursos Sugeridos: ferramentas de desenho e pintura, inserção de imagens, texto e tipografia, camadas e organização, ferramentas de edição de imagem, exportação e compartilhamento, animação simples, colagens digitais e textura de fundos.
Ele é um programa online de desenho Google que permite criar ilustrações do zero ou a partir de uma imagem do dispositivo. Vale destacar a precisão e realismo dos quatro tipos de traçados disponíveis: lápis, caneta de ponta fina, hidrocor e giz.
O cadastro pode ser feito pela com conta do google.
Link do programa CANVA: https://www.canva.com/
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Canva
https://www.youtube.com/watch?v=v9k7RX_x1P0
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/KHkypp5ivKE?si=cxbBFO5sdsIh0Eux
Mostrar todos os recursos disponíveis no programa, deixar que os alunos explorem todas as possibilidades.
Explicar aos alunos que votar com ética e responsabilidade é crucial para o bom funcionamento de uma democracia. É um direito cívico que envolve escolher representantes e decisões que impactam diretamente nossas vidas. A importância do voto está em influenciar políticas públicas e moldar o futuro da sociedade. Conscientizar-se sobre uma eleição significa entender candidatos, suas propostas e como estas afetam a comunidade. Votar de forma ética implica considerar o impacto das escolhas e agir conforme valores morais e sociais, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Criar um cartaz educativo que promova a conscientização sobre a importância de ser um eleitor ético e responsável. Introduzir e contextualizar, comece explicando aos alunos o significado de ser um eleitor consciente.
Discutir a relevância do voto responsável para o futuro da comunidade e do país.
Incentivar a pesquisar e selecionar imagens, orientar os alunos a buscar imagens de eleitores que votam de maneira ética e responsável. Estas imagens devem transmitir uma mensagem positiva sobre o ato de votar.
Encorajar os alunos a organizar visualmente as imagens e o texto de forma clara e atrativa no cartaz. Discutir princípios básicos de design gráfico, como o uso adequado de cores, fontes legíveis e espaçamento.
Explorar esses recursos para os alunos criarem uma arte visualmente atraente, e facilitar a transmissão de mensagens claras e impactantes sobre a importância do exercício democrático e responsável nas eleições.
Projeto 4: Criação de gráficos
Tema: ECA – Direitos e deveres
Duração: 3 aulas
Programa: Google Planilhas
Recursos Sugeridos: inserção de gráficos, personalização visual, formatação de dados, configurações de gráfico,análise de dados e exportação e compartilhamento.
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/xHeimJk8YoQ?si=bGFgupv5_WaIRBvt
Falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que é uma legislação brasileira que estabelece os direitos e deveres fundamentais para crianças e adolescentes, visando sua proteção integral e o pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. Este conjunto de normas é essencial para garantir condições dignas e adequadas para o crescimento saudável e a inserção desses indivíduos na sociedade. Destacar pontos relevantes como: direito à vida e à saúde, educação e cultura, convivência familiar e comunitária, proteção contra a violência e exploração, participação e expressão e justiça e cidadania.
Pedir aos alunos para criarem um questionário com base nos tópicos do ECA, mencionados acima, entrevistar no colégio e em sua comunidade escolar os tópicos mencionados acima e depois utilizar o Google Planilhas para criar um gráfico em formato de pizza com os dados coletados, inserir estes dados diretamente da planilha para visualizar informações de maneira gráfica e intuitiva. A personalização inclui escolher as cores para destacar diferentes partes da pizza, adição de rótulos para identificar cada segmento com valores numéricos ou percentuais, e utilizar legendas para clarificar significados. A ferramenta permite agrupar e ordenar dados conforme necessário, facilitando a análise visual. Com opções de download e compartilhamento, é possível usar o gráfico em apresentações ou compartilhar para revisão e colaboração.
Projeto 5: Criação de um panfleto
Tema: Saúde e bem estar
Duração: 3 aulas
Programa: Pixlr
Recursos Sugeridos: criar novo projeto, layout e organização,inserção de texto, adição de imagens e aplicação de efeitos.
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR – https://pixlr.com/br/
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Pixlr.com
https://www.youtube.com/watch?v=OLGJyoCn0Xc&feature=youtu.be
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo:https://youtu.be/SPRKM-jX_W4?si=1LDwjNaKHCIN9ikk
Explorar todos os recursos disponíveis no programa, deixar que os alunos explorem todas as possibilidades.
Falar sobre o tema. Abordar o tema “Saúde e Bem-estar” e o desenvolvimento saudável das crianças, abrangendo diversos aspectos essenciais. Começar pela higiene pessoal, sendo crucial ensinar práticas diárias como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos e destacar sua importância na prevenção de doenças. Na alimentação saudável é prioridade os alunos aprenderem sobre grupos alimentares e serem incentivados a terem o hábito de refeições equilibradas e nutritivas.
Ressaltar a importância da atividade física para ter um corpo saudável e para prevenir doenças.
Educar sobre a vacinação, os hábitos de higiene e germes é essencial para uma comunidade saudável.
Destacar a saúde emocional como o hábito de expressar emoções de maneira saudável, utilizando técnicas de relaxamento e promover relações interpessoais positivas.
Pedir aos alunos que criem e explorem todos os recursos, façam testes e descubram a função de cada opção. Orientar os alunos na criação de um panfleto usando o Pixlr envolve introduzi-los ao editor de imagens online, Pixlr, onde aprendem a utilizar ferramentas básicas como seleção, texto e efeitos visuais. Os alunos vão criar um panfleto e desenvolver o conteúdo necessário, incluindo texto informativo e imagens relevantes. Durante a criação no Pixlr, eles precisam criar um layout claro e organizado, inserir e ajustar texto e imagens, aplicar efeitos visuais para melhorar a estética e revisar o trabalho para correções e melhorias.
Apresentar os panfletos para turma, proporcionando uma oportunidade para compartilhar e receber feedback sobre o trabalho realizado. Este processo não só desenvolve habilidades práticas de design gráfico, mas também promove a criatividade, a colaboração e a apresentação eficaz de informações.
Projeto 6: Criação de uma arte atrativa
Tema: Férias
Duração: 2 aulas
Programa: O aluno irá definir
Dinâmica da aula:
Incentivar o aluno a explorar o maior número de ferramentas possíveis.
Nesta aula, o aluno vai selecionar seu programa favorito aprendido na aula de informática educacional e definir a arte que apresentará em seu trabalho. Incentive o aluno a aplicar todo o conhecimento adquirido nesse programa, estimulando a criação de uma arte atrativa. É importante que o aluno explore todos os recursos do programa escolhido e, ao final, compartilhe sua criação com a turma.
Projeto 2: Criação de uma apresentação
Tema: Educação no trânsito
Duração: 3 aulas
Programa: Google Apresentações
Recursos Sugeridos: fonte, parágrafo, marcadores, plano de fundo, layout, imagens, transição e tema.
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/Gw_tj8crM-k?si=DNLwqNYG0aQZrd5M
Conversar com os alunos sobre o tema “Educação no Trânsito” é essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Nesta fase, eles começarão a ganhar mais autonomia, tornando importante que entendam as regras básicas de segurança no trânsito. Eles devem aprender sobre a sinalização de trânsito, incluindo semáforos, placas e a faixa de pedestres. É crucial ensinar comportamentos seguros, como olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, usar o cinto de segurança em todos os veículos e respeitar as regras ao andar de bicicleta e patinete. Também é importante enfatizar o respeito à sinalização e aos pedestres.
Incorporar a gentileza no trânsito é igualmente importante. Ensinar regras como ajudar pessoas idosas ou com dificuldades a atravessar a rua, ser paciente e educado com outros usuários da via, contribui para um ambiente mais seguro e harmonioso.
Pedir aos alunos que criem uma apresentação com no mínimo 10 slides, explorando todos os recursos do Google Apresentações para criar slides educativos e atrativos. Reservar a última aula para que cada equipe apresente seu trabalho. Atenção: salvar os arquivos para divulgação na escola.
Projeto 3: Criação de um cartaz de divulgação para conscientização da importância das eleições
Tema: Ética nas eleições e o papel do cidadão
Duração: 3 aulas
Programa: Canvas
Recursos Sugeridos: ferramentas de desenho e pintura, inserção de imagens, texto e tipografia, camadas e organização, ferramentas de edição de imagem, exportação e compartilhamento, animação simples, colagens digitais e textura de fundos.
Ele é um programa online de desenho Google que permite criar ilustrações do zero ou a partir de uma imagem do dispositivo. Vale destacar a precisão e realismo dos quatro tipos de traçados disponíveis: lápis, caneta de ponta fina, hidrocor e giz.
O cadastro pode ser feito pela com conta do google.
Link do programa CANVA: https://www.canva.com/
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Canva
https://www.youtube.com/watch?v=v9k7RX_x1P0
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/EUKplh-F1dE?si=2SdP9rATUSbNSW25
Apresentar todos os recursos disponíveis no programa, deixar que os alunos explorem todas as possibilidades.
Falar sobre o papel crucial que os cidadãos desempenham ao participar de forma responsável, informando-se sobre os candidatos e votando conscientemente. Promover a educação cidadã também é fundamental para fortalecer os princípios éticos nas eleições, assegurando que estas representem verdadeiramente a vontade da população e contribuam para uma sociedade democrática e justa. Ética nas eleições é essencial para garantir a integridade do processo democrático. Envolve a transparência na divulgação de informações, o respeito às regras eleitorais, e o combate à corrupção.
Criar um cartaz educativo que promova a conscientização sobre o papel do cidadão nas eleições. Introduzir e contextualizar, comece explicando aos alunos o significado de ser um eleitor consciente.
Discutir a relevância do voto responsável para o futuro da comunidade e do país.
Incentivar a pesquisar e selecionar imagens, orientar os alunos a buscar imagens de eleitores que votam de maneira ética e responsável. Estas imagens devem transmitir uma mensagem positiva sobre o ato de votar.
Encorajar os alunos a organizar visualmente as imagens e o texto de forma clara e atrativa no cartaz. Discutir princípios básicos de design gráfico, como o uso adequado de cores, fontes legíveis e espaçamento.
Explorar esses recursos para os alunos criarem uma arte visualmente atraente, e facilitar a transmissão de mensagens claras e impactantes sobre a importância do exercício democrático e responsável nas eleições.
Projeto 4: Criação de uma história com conversa entre dois personagens
Tema: ECA – Direitos e deveres
Duração: 4 aulas
Programa: Scratch
Recursos Sugeridos: inserir personagens e cenários, programação de movimentação, diálogos e textos, animações e efeitos.
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/tQDQ2uLQVno?si=0NNcyMJU8O7PXdcM
Falar sobre o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) – Direitos e deveres é uma legislação brasileira de 1990 que garante a proteção integral e os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Ele assegura direitos como vida e saúde, liberdade, respeito e dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção contra exploração e abuso. Também estabelece deveres, como respeito aos pais, professores e autoridades, cumprimento de normas de convivência, valorização da educação e responsabilidade social. O ECA prevê a criação de Conselhos Tutelares para zelar pelo cumprimento desses direitos e aplicar medidas de proteção, além de medidas socioeducativas para adolescentes infratores, focando na recuperação e reintegração social.
Orientar os alunos a criarem uma história no Scratch sobre o tema “ECA – Direitos e Deveres”.
Explicar que isso envolve várias etapas: adicionar atores, escolher um cenário adequado, como uma escola ou parque. Programar a movimentação dos personagens utilizando blocos de código para definir seus movimentos. Criar diálogos entre os personagens usando balões de fala e blocos de aparência para que eles conversem sobre os direitos e deveres das crianças. Adicionar animações simples e efeitos visuais para tornar a história mais dinâmica, como mudar de fantasia ou cor, e incluir sons. É preciso testar a história, ajustar o tempo e posições para melhorar o fluxo. Salvar o projeto e, se desejar, compartilhar para que outros possam aprender sobre os direitos e deveres segundo o ECA.
Projeto 5: Criação de um banner
Tema: Saúde e bem estar
Duração: 3 aulas
Programa: Pixlr
Recursos Sugeridos: novo projeto, layout e organização, inserção de texto, adição de imagens e aplicação de efeitos.
O Pixlr é um aplicativo de edição de imagens que está disponível gratuitamente online. Ele pode ser usado sem precisar se logar, embora também haja a opção de criar uma conta para acesso a recursos adicionais e para salvar seu trabalho na nuvem. A versão gratuita do Pixlr oferece uma ampla gama de ferramentas de edição, mas a criação de uma conta pode desbloquear recursos extras e armazenamento na nuvem para suas imagens.
Link do programa – PIXLR – https://pixlr.com/br/
Confira o vídeo sobre o programa: Escolar Maker – Ferramentas on-line – Pixlr.com
https://www.youtube.com/watch?v=OLGJyoCn0Xc&feature=youtu.be
Dinâmica da aula:
Apresente o vídeo: https://youtu.be/OqPohQ2s2X4?si=SAAFdXh__KAZ4-F2
Solicitar que os alunos explorem todos os recursos disponíveis no programa.
Falar sobre o tema. Explicar que saúde e bem-estar são essenciais para vivermos felizes e com energia. Quando cuidamos bem do nosso corpo e da nossa mente, conseguimos brincar mais, aprender melhor e nos sentir bem todos os dias. Alimentação saudável é importante, comer frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, ovos e laticínios, enquanto evitamos doces, salgadinhos e refrigerantes. Atividade física, como brincar ao ar livre, correr, pular corda, andar de bicicleta e praticar esportes, fortalece os músculos e nos faz sentir bem. Higiene pessoal, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e manter as unhas limpas, previne doenças. Saúde mental envolve brincar, descansar, dormir bem e conversar sobre nossos sentimentos. Cuidar do meio ambiente, mantendo a casa e a escola limpas, jogando lixo no lixo e cuidando de plantas e animais, também é importante. Pequenas ações diárias fazem uma grande diferença na nossa saúde e bem-estar.
Solicitar aos alunos que façam um banner sobre saúde e bem-estar usando o programa Pixlr, explique que o objetivo é criar um banner digital que promova práticas saudáveis e desenvolva habilidades tecnológicas e de design gráfico. Eles devem escolher um tópico como alimentação saudável, atividade física, higiene pessoal, saúde mental ou cuidados com o meio ambiente, pesquisar sobre ele e anotar as informações mais importantes. Depois, devem fazer um esboço do banner em papel, definindo um título chamativo e organizando onde cada informação e imagem ficará.
No Pixlr, os alunos devem configurar o tamanho do documento, escolher uma cor ou imagem de fundo, adicionar o título usando uma fonte legível e chamativa, inserir textos curtos e informativos, e posicionar imagens relacionadas ao tópico. Após criar o banner, eles devem revisar as informações e a organização visual, pedir ajuda para revisão e salvar o banner finalizado em formato JPEG ou PNG. Cada dupla deve apresentar seu banner para a turma, explicando as informações e a importância do tópico para a saúde e bem-estar.
Projeto 6: Criação de uma arte atrativa
Tema: Férias
Duração: 2 aulas
Programa: O aluno irá definir.
Dinâmica da aula:
Incentivar o aluno a explorar o maior número de ferramentas possíveis.
Nesta aula, o aluno vai selecionar seu programa favorito aprendido na aula de informática educacional e definir a arte que apresentará em seu trabalho. Incentive o aluno a aplicar todo o conhecimento adquirido nesse programa, estimulando a criação de uma arte atrativa. É importante que o aluno explore todos os recursos do programa escolhido e, ao final, compartilhe sua criação com a turma.