Fundamental II
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
- Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: ELEFANTE
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- O elefante ficou de pé?
- Qual parte da construção você achou mais interessante?
- Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
- Você montaria outro alimento? Qual?
- Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
- Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: OS GRANDES ARTISTAS
PROTÓTIPO: CINEMA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
- O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
- Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
- Você conseguiu dar movimento à montagem?
- Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
PROTÓTIPO: ROBÔ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantas hastes foram usadas na montagem?
- Quantos conectores foram usados?
- A montagem ficou de pé?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Você realizou a montagem rapidamente?
- Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
- Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Quantos conectores você usou para construir a escada?
- O balanço apresentou algum movimento?
- O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
- Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
- Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas:
- Foi possível identificar a função do motor na montagem?
- Como foi construir a engrenagem do moinho?
- Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continu
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 6º E7º ANO
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 8º E 9º ANO
CLIQUE AQUI ATIIVIDADE 6º E 7º ANO- gabarito
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 8º E 9º ANO- gabarito
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 2 participantes.
- caixa de papelão
- cola branca
- folha de papel branca
- cola de artesanato ou cola quente
- canetinha preta
- bola de brinquedo ou bola de papel
- lacre de segurança da garrafa pet para fazer o arco da cesta
- régua
- copo de isopor
- rede
- palitos ou lápis antigo para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão grande
- 2 palitos de churrasco grande
- tesoura sem ponta
- lápis
- cola branca
- cola de artesanato
- cartolina ou papel colorido
- isopor ou papelão para fazer a base do poço
- barbante
- régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund1/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: PEQUENOS ARTISTAS
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund1/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund1/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund1/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund1/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: PARQUE DE DIVERSÕES
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
• Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
• Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND1: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-knex-fund1/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund1/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Você conseguiu identificar a baleia na construção?
Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1:APRENDENDO SOBRE AS ARTES
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/aprendendo-artes/
PROJETO 2:CARTÃO COM LED
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-cartao-com-led/
PROJETO 1:CARTAZ SONORO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-cartaz-sonoro/
PROJETO 2: TAPETE INTERATIVO
DURAÇÃO: 3 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-dance-revolution/
PROJETO 1: COMO CRIAR UM JOGO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/como-criar-um-jogo/
PROJETO 2: CRIANDO HISTÓRIA
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/criando-historia/
PROJETO 1: CONHECENDO O MUNDO
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/conhecendo-o-mundo/
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
Gabarito da atividade: Clique aqui para baixar possíveis respostas.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir e criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Acerte o buraco
Link: https://www.instagram.com/p/Cws4yu9tukr/?igsh=MTExNnFrNGY5eHNkNQ%3D%3D
Materiais utilizados: 1 caixa de papelão, cola, barbante, tesoura, bolinha pequena e tampinha de garrafa pet.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 7: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 8: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A torre se manteve em equilíbrio?
• Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
• Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• A pirâmide ficou estável?
• Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
• Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O protótipo se parece com uma tartaruga?
• Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
• Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 13: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 14: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 15: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 16: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
• As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
• Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 17: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: CIÊNCIA
PROTÓTIPO: DINOSSAURO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ciencias-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• O dinossauro ficou estável e de pé?
• Como foi encaixar as peças para a montagem do dinossauro?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 8: AMAZÔNIA
PROTÓTIPO: HIDROAVIÃO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Como foi unir os conectores azul, vermelho, cinza e verde para criar a estrutura do avião?
• Na montagem foram usadas polias ou engrenagens?
• Você faria o flutuador (casco na parte inferior que boia na água e permite o pouso) de outra forma?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 9: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 10: VIAGEM PELO MUNDO
PROTÓTIPO: TORRE EIFFEL
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/viagem-ao-mundo-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• A torre se manteve em equilíbrio?
• Na construção da torre foram utilizadas peças flexíveis?
• Qual a parte da construção foi mais difícil a base ou o topo da torre?
Após a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 11: ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: PIRÂMIDE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• A pirâmide ficou estável?
• Foi possível identificar que era um protótipo de uma pirâmide?
• Quantos tipos de conectores foram utilizados na montagem?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: FUNDO DO MAR
PROTÓTIPO: TARTARUGA MARINHA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/fundo-do-mar-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• O protótipo se parece com uma tartaruga?
• Quais as peças foram utilizadas para fazer as nadadeiras?
• Qual a peça mais utilizada para reproduzir a concha da tartaruga?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 13: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 14: MEIO DE TRANSPORTE
PROTÓTIPO: ÔNIBUS COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meios-de-transporte-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
• Quais peças foram usadas para prender as polias?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 15: NATAL
PROTÓTIPO: ÁRVORE DE NATAL
LINK : https://portalescolarmaker.com.br/natal-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e os colegas de turma devem compartilhar a experiência. Depois, responda às perguntas.
• Foi difícil encaixar o motor na montagem da árvore?
• Foi fácil construir a estrela?Faria algo diferente?
• O movimento da árvore de natal ficou correto?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 16: FÉRIAS
PROTÓTIPO: CELEIRO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/ferias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
• Na construção do celeiro foram usados uma grande quantidade de conectores verdes. Você identificou por qual motivo?
• As hastes amarelas estão em qual parte da montagem?
• Na montagem foram utilizadas peças auxiliares? Quantas? Qual foi utilizada em maior quantidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 17: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: ACERTE A CESTA
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 4: PEBOLIM (TOTÓ)
DURAÇÃO: 3 AULAS
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: BOLAS COLORIDAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/bolas-coloridas/
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 3: COMO CRIAR UM JOGO ESTOURAR BALÕES
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/como-criar-um-jogo-de-estourar-baloes-2/