Grupo C
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-ev3-aula2/
PROJETO 3: MEIO AMBIENTE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-fotocelula-ev3/
PROTÓTIPO: FOTOCÉLULA
PROJETO 4: RECICLAGEM
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/reciclagem-esteira-seletora-ev3/
PROTÓTIPO: ESTEIRA SELETORA
PROJETO 5: VIDA NO PLANETA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-garca-ev3/
PROTÓTIPO: GARÇA
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ESPORTE E SAÚDE
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-futebol-ev3/
PROTÓTIPO: FUTEBOL
PROJETO 8: OLIMPÍADA
LINK DA AULA: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-basquete-ev3/
PROTÓTIPO: BASQUETE
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
As aulas com atividade maker requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade sugerida
Esta atividade deverá ser realizada em equipe.
Materiais:
– 4 tampas de garrafa pet
– 4 bolinhas de papel
– 12 tubetes de papel higiênico
– 1 tampa de caixa de sapato ou montar com
papelão (tamanho 21x30cm) ou folhas de papel panamá
– cola comum
Atividade sugerida 2: DIY COMO FAZER UM JOGO DE LABIRINTO DE PAPELÃO
Duração: 2 aulas
Criar um labirinto com papelão é uma atividade maker que vai além da construção física, envolvendo planejamento, resolução de problemas e criatividade. O objetivo principal é promover o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, além de proporcionar diversão. Ao planejar o layout e adicionar obstáculos, estimulamos o pensamento espacial e a lógica. Também podemos explorar conceitos de física e engenharia, aplicando-os na construção do labirinto. A personalização do design permite adaptar o desafio para diferentes níveis de habilidade e preferências estéticas. Além disso, construir o labirinto é uma oportunidade para interação social e colaboração. No final, o objetivo é não apenas criar um labirinto funcional, mas também desfrutar do processo criativo e do resultado final.
Veja o vídeo de como construir:
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=HqNhvQYujSA&t=133s
ou https://www.youtube.com/watch?v=3z_3vSTTWDM&t=169s
Material: bola de gude, papelão ou caixa de papelão, régua, tesoura, lápis, borracha, cola, canetinha, folha ou cartolina branca (escrever entrada e saída).
Nesta atividade os materiais listados acima são apenas sugestões, pois os alunos poderão criar com o material que desejarem ou que estará disponível.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: MATEMÁTICA
PROTÓTIPO: Caixa Eletrônico
Link: https://portalescolarmaker.com.br/matematica-caixa-eletronico-wedo/
PROJETO 2: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: equilibrista
Link: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-equilibrista-wedo/
PROJETO 3: HISTÓRIA\ INVENÇÕES
PROTÓTIPO: máquina de costura
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-maquina-de-costura-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
PROTÓTIPO: cancela com sinal
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-no-transito-cancela-e-sinal-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1:APRENDENDO SOBRE AS ARTES
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/aprendendo-artes/
PROJETO 2:CARTÃO COM LED
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-cartao-com-led/
PROJETO 3:CARTAZ SONORO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-cartaz-sonoro/
PROJETO 4: TAPETE INTERATIVO
DURAÇÃO: 3 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-dance-revolution/
PROJETO 1: COMO CRIAR UM JOGO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/como-criar-um-jogo/
PROJETO 2: CRIANDO HISTÓRIA
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/criando-historia/
PROJETO 3: CONHECENDO O MUNDO
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/conhecendo-o-mundo/
Atividade Sugerida 1
Protótipo: Acerte o buraco
Link: https://www.instagram.com/p/Cws4yu9tukr/?igsh=MTExNnFrNGY5eHNkNQ%3D%3D
Materiais utilizados: 1 caixa de papelão, cola, barbante, tesoura, bolinha pequena e tampinha de garrafa pet.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Atividade Sugerida 2
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Atividade Sugerida 1: CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar. Cada participante da dupla realizará 3 desafios.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio do arquivo FLUXOGRAMA e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir e criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 6: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: gangorra
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/brinquedos-e-brincadeiras-gangorra-wedo/
PROJETO 7: MÚSICA
PROTÓTIPO: baterista
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-baterista-wedo/
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 9: ONU
PROTÓTIPO: colheitadeira
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/onu-colheitadeira-wedo/
PROJETO 10: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: dragão
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-dragao-wedo/
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 6: ACERTE A CESTA
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/acerte-cesta/
PROJETO 7: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa a placa de circuito para criação de um projeto de sua autoria.
PROJETO 8: PEBOLIM (TOTÓ)
DURAÇÃO: 3 AULAS
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 5: BOLAS COLORIDAS
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/bolas-coloridas/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 7: COMO CRIAR UM JOGO ESTOURAR BALÕES
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/como-criar-um-jogo-de-estourar-baloes-2/