Integral
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1:
RunMarco: Seguir as Instruções para levar o Marco ou a Sophia para cumprir os objetivos
Link de referência: https://runmarco.com/
O Run Marco é um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores orientam o personagem Marco ou Sophia através de uma série de níveis, utilizando comandos visuais para superar obstáculos e alcançar objetivos específicos. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
É um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores colocam os comandos em forma de setas para levar o coelho até a cenoura. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2:
Lightbot: Programar o robô para cumprir os objetivos
Link de referência: https://www.lightbot.lu/
Lightbot é um jogo educativo que ensina conceitos básicos de programação, como lógica sequencial, procedimentos e loops, através de desafios onde o jogador programa um robô para acender lâmpadas em um tabuleiro. Ele promove o pensamento crítico e a resolução de problemas, tornando o aprendizado de programação interativo e divertido.
Atividade Sugerida 3:
Cargo-Bot: Programar para levar as caixas até o seu objetivo
Link de referência: https://i4ds.github.io/CargoBot/?state=1
Cargo-Bot é um jogo de lógica onde o jogador programa um braço robótico para mover caixas, criando sequências de comandos para resolver desafios. O jogo ensina conceitos como sequências, loops e condicionais, promovendo habilidades de resolução de problemas e pensamento computacional. É ideal para introduzir crianças à lógica de programação de forma divertida e gradual.
Atividade Sugerida 4: Programas On-Line
Pixel e divisão
Link de referência: https://www.coquinhos.com/dividir-e-colorir/
O jogo Pixel de Divisão reforça o aprendizado de divisão ao revelar uma imagem pixelada à medida que o aluno responde corretamente. Ele estimula o pensamento lógico, a precisão e engaja os alunos através de uma recompensa visual. Esse formato gamificado torna o aprendizado da matemática mais divertido e motivador.
Atividade Sugerida 5: Programas On-Line
Mensagem secreta
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-a-palavra-codigo-binario/
O jogo Decifre a Mensagem Secreta desenvolve o pensamento computacional ao estimular habilidades como decomposição, identificação de padrões e pensamento algorítmico. Os alunos seguem passos lógicos para decifrar códigos, reforçando concentração e precisão. Isso torna o aprendizado divertido e eficaz para resolver problemas.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, os objetivos serão os momentos Construir e Continuar.
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
PROJETO 2: CORES DA BORBOLETA
DURAÇÃO: 1 AULA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-da-borboleta/
PROJETO 3: DIGA ALGO
DURAÇÃO: 1 AULA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
PROJETO 4: ADICIONE UM ATOR
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: ANIME A ARARA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-a-arara/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: SIGA O MOUSE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: ANIME UM NOME
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-nome/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
PROJETO 5: DIGA ALGO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 6: ANIME UM ATOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-um-ator/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 7: FAÇA ALGO VOAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-faca-algo-voar/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 8: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar todos os comandos aprendidos ao longo dos projetos e criar de forma livre e criativa uma animação. Ao final, apresentar para a turma.
Atividades Plugadas:
Link: https://mindmakers.cc/hourofcode/robolandjr.html
Link: https://studio.code.org/s/pre-express-2021/lessons/1/levels/1
Link: https://mindmakers.cc/hourofcode/jorelsbrother.html
Link: https://www.coquinhos.com/box-tower-torre-de-equilibrio-2-jogadores/
Link:https://wordwall.net/pt/resource/30087319/pensamento-computacional
Link: https://wordwall.net/pt/resource/30087319/pensamento-computacional
PROJETO 1: ADICIONE UM ATOR
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/adicione-um-ator/
PROJETO 2: ANIME AS LETRAS DO BRASIL
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/anime-letras-brasil/
PROJETO 1: HOMEM PALITO
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/homem-palito/
PROJETO 2: O QUE É UMA ANIMAÇÃO?
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/o-que-e-uma-animacao/
Atividades Plugadas:
Link: https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/mod/hvp/view.php?id=44488&forceview=1
Link: https://www.robomindacademy.com/course/robomind/HourOfCode/Getting%20started/0
Link: https://codecombat.com/play/ai-league-hoc?hour_of_code=true
Link: https://compute-it.toxicode.fr/?hour-of-code&progression=python
Link: https://studio.code.org/s/frozen/lessons/1/levels/1
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: BOTÃO SURPRESA
DURAÇÃO: 1 AULA
https://portalescolarmaker.com.br/botao-surpresa/
PROJETO 3: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todas as ferramentas que aprenderam ao longo das aulas para a construção de animações e jogos.
PROJETO 4: EMITINDO SONS
DURAÇÃO: 2 AULAS
https://portalescolarmaker.com.br/emitindo-sons/