Fundamental II
Todos os planejamentos foram enviados por e-mail.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund2/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: OS GRANDES ARTISTAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund2/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund2/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund2/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-d1/
PROTÓTIPO: POÇO ARTESIANO E VENTILADOR
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: VIDA NO PLANETA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
PROTÓTIPO: ELEFANTE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• O elefante ficou de pé?
• Qual parte da construção você achou mais interessante?
• Na montagem da orelha do elefante, foram utilizadas somente peças verdes. De qual outra forma você montaria a orelha?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-knex-fund2/
PROTÓTIPO: ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NÃO SAUDÁVEIS
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na montagem, temos abacaxi, cenoura e pizza.
• Você montaria outro alimento? Qual?
• Conseguiu ver com facilidade que a montagem da pizza apresenta duas partes?
• Qual das três construções ficou mais próxima da realidade?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 5: OS GRANDES ARTISTAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CINEMA
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar que era um protótipo de cinema?
• O que foi mais difícil de montar: o telão ou a cadeira?
• Como foi encaixar a peça cinza do assento da cadeira?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
PROTÓTIPO: GIRAFA COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Você teve facilidade em encaixar o motor na construção?
• Você conseguiu dar movimento à montagem?
• Como foi encaixar as peças para a montagem da girafa?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund2/
PROTÓTIPO: SAXOFONE
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi difícil encaixar as hastes flexíveis?
• Percebeu que a montagem não é simétrica?
• Ao término da montagem, identificou qual era o instrumento?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 9: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-2-knex-fund2/
PROTÓTIPO: SATÉLITE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Qual parte foi mais difícil de montar?
• Foi fácil colocar o motor?
• Foi difícil encaixar as rodas?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: HISTÓRIA/ INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund2/
PROTÓTIPO: FURADEIRA COM MOTOR
PERGUNTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi fácil perceber que se tratava de uma furadeira?
• Foi difícil encaixar o motor?
• Conseguiu dar movimento à montagem?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CESTA DE BASQUETE ESTRUTURAL
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• No fim da montagem, foi possível arremessar a bola na cesta?
• O motor funcionou corretamente?
• Qual a parte mais difícil da construção?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
PROTÓTIPO: ROBÔ
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você realizou a montagem rapidamente?
• Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
• Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
Ao finalizar a construção do protótipo, converse sobre a experiência com os colegas de turma respondendo às perguntas:
• Quantos conectores você usou para construir a escada?
• O balanço apresentou algum movimento?
• O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
• Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
• Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Após finalizar a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund2/
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
PROTÓTIPO: PEIXE COM MOTOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas:
• Das várias camadas dessa montagem, qual delas você achou mais difícil de montar?
• Ao ligar o motor, as nadadeiras funcionaram?
• Há algo que você mudaria na montagem caso pudesse refazê-la?
Após resolver as questões, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: HISTÓRIA E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund2/
PROTÓTIPO: TRATOR COM MOTOR
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
• O protótipo do trator andou corretamente?
• Foi difícil encaixar a esteira nas rodas?
• Conseguiu deixar o motor inclinado na montagem?
Em seguida, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund2/
PROTÓTIPO: PIANO
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
•Você sabe qual a função da peça roxa na construção?
•Quantas hastes verdes foram usadas na montagem?
• Se as argolas azuis forem retiradas da montagem, o que acontece com a construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: ATLETA PARAOLÍMPICO COM MOTOR (CADEIRANTE)
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência. Agora, responda às perguntas:
• Que movimento o motor causa na montagem?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Como você já respondeu às questões, organize as peças do kit e guarde-o.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/knex-aula-introdutoria-e1/
PROTÓTIPO: ROBÔ
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: AMAZÔNIA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/amazonia-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CABANA (OCA)
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
• Você realizou a montagem rapidamente?
• Foi fácil ou difícil fazer a parte redonda superior da oca?
• Como foi encaixar a parte de cima na parte de baixo da oca?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 4: ESTRUTURAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: CASA NA ÁRVORE
Ao finalizar a construção do protótipo, converse sobre a experiência com os colegas de turma respondendo às perguntas:
• Quantos conectores você usou para construir a escada?
• O balanço apresentou algum movimento?
• O que achou da construção das folhas? Você faria diferente?
Em seguida, arrume as peças do kit no local indicado.
PROJETO 5: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
PROTÓTIPO: GRAMOFONE COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Na construção da corneta, foram utilizadas hastes flexíveis em uma parte específica. Se apenas hastes rígidas fossem usadas, a corneta manteria seu formato original?
• Foi fácil ou difícil construir a parte do disco com movimento?
• Na construção do protótipo do gramofone, você identificou a função da manivela?
Após finalizar a construção, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 7: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/meio-ambiente-knex-fund2/
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 8: ANIMAIS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-knex-fund2/
PROTÓTIPO: PEIXE COM MOTOR
Responda às perguntas e compartilhe as respostas:
• Das várias camadas dessa montagem, qual delas você achou mais difícil de montar?
• Ao ligar o motor, as nadadeiras funcionaram?
• Há algo que você mudaria na montagem caso pudesse refazê-la?
Após resolver as questões, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 9: HISTÓRIA E INVENÇÕES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/historia-das-invencoes-knex-fund2/
PROTÓTIPO: TRATOR COM MOTOR
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
• O protótipo do trator andou corretamente?
• Foi difícil encaixar a esteira nas rodas?
• Conseguiu deixar o motor inclinado na montagem?
Em seguida, guarde as peças do kit no local indicado.
PROJETO 10: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 11: MPB
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/arte-e-cultura-mpb-knex-fund2/
PROTÓTIPO: PIANO
Ao finalizar a construção do protótipo, compartilhe suas experiências com os colegas de turma respondendo às perguntas a seguir:
•Você sabe qual a função da peça roxa na construção?
•Quantas hastes verdes foram usadas na montagem?
• Se as argolas azuis forem retiradas da montagem, o que acontece com a construção?
Em seguida, guarde todos os materiais.
PROJETO 12: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 13: OLIMPÍADAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/olimpiadas-knex-fund2/
PROTÓTIPO: ATLETA PARAOLÍMPICO COM MOTOR (CADEIRANTE)
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência. Agora, responda às perguntas:
• Que movimento o motor causa na montagem?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Como você já respondeu às questões, organize as peças do kit e guarde-o.
PROJETO 14: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: QUIZ CORES
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-quiz-cores/
DURAÇÃO: 2 AULAS
PROJETO 3: MUSICA COM GRAFITE
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-musica-com-grafite/
DURAÇÃO: 1 AULA
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1 – PIANO COM BANANAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: PÔSTER INTERATIVO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-poster-interativo/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 3: MAQUETE INTERATIVA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-maquete-interativa/
DURAÇÃO: 2/3 AULAS
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: MUDE O TAMANHO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-mude-o-tamanho/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: ANIME O PINGUIM
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: DESLIZE POR AÍ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-deslize-por-ai/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 1: PROGRAMANDO UM CARANGUEJO DJ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 2: DESAFIO DUPLO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
DURAÇÃO: 01 AULA
PROJETO 3: CONTANDO HISTÓRIAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
DURAÇÃO: 01 AULA
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: PARQUE DE DIVERSÕES
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK FUND 2:https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO COM MOTOR
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
• Foi possível identificar a função do motor na montagem?
• Como foi construir a engrenagem do moinho?
• Você faria a base de forma diferente?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ACESSIBILIDADE
PROTÓTIPO: CADEIRA DE RODAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/acessibilidade-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas.
•Que parte da construção sentiu dificuldades?
• A montagem ficou em pé?
• Você faria a parte da roda da montagem de outra forma?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 4: PARQUE DE DIVERSÕES
PROTÓTIPO: CARROSSEL COM MOTOR
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Responda às perguntas e compartilhe as respostas com os colegas.
Qual é o principal objetivo da montagem? Você conseguiu atingi-lo?
Foi fácil montar a base de encaixe do motor?
Sentiu alguma dificuldade durante a construção?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: FOGUETE
LINK FUND 1:https://portalescolarmaker.com.br/evolucao-das-tecnologias-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda:
• A montagem tem algum movimento?
• Qual é a importância da peça (conector branco) no topo do foguete?
• Ainda analisando o topo do foguete, a peça (conector amarelo) pode realizar a mesma função que a peça (conector verde)?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar a baleia na construção?
- Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
- Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
PROJETO 1: DIVERSIDADE CULTURAL
PROTÓTIPO: MOINHO DE VENTO
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/diversidade-cultural-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
Sentiu dificuldades na construção do moinho de vento?
As pás se movimentaram corretamente?
O motor foi colocado na posição correta?
Em seguida, guarde todos os materiais utilizados.
PROJETO 2: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 3: ARTE & CULTURA: PEQUENOS ARTISTAS
PROTÓTIPO: BAILARINA
LINK FUND 2: https://portalescolarmaker.com.br/pequenos-artistas-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Ao término da montagem, você conseguiu identificar rapidamente que se tratava de uma bailarina?
• Foi fácil ou difícil encaixar os conectores amarelos e laranjas para montar as pernas da bailarina?
• O que achou da parte da cabeça e dos olhos da montagem? Faria algo diferente?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 4: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PROTÓTIPO: POD SPINNER COM MOTOR
LINK FUND2: https://portalescolarmaker.com.br/parque-de-diversoes-knex-fund2/
Ao finalizar a construção do protótipo, você e seus colegas de turma devem compartilhar a experiência respondendo às perguntas:
• Foi difícil fazer essa montagem?
• Quantos eixos foram usados na montagem? E quantas engrenagens?
• Quais peças foram usadas para prender as polias e as engrenagens?
Após finalizar a atividade, arrume as peças do kit e guarde-as no local indicado.
PROJETO 5: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 6: VIDA NO PLANETA
PROTÓTIPO: BALEIA
LINK FUND 1: https://portalescolarmaker.com.br/vida-no-planeta-knex-fund2/
Depois de construir o protótipo, compartilhe a experiência com os colegas e responda às perguntas.
- Você conseguiu identificar a baleia na construção?
- Foi difícil fazer uma montagem com tantas peças?
- Qual é o nome da peça usada para construir o espiráculo (orifício por onde a baleia solta a água do mar)?
Por fim, guarde todos os materiais.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Multiplicações combinadas e coordenadas
Link de referência: https://www.coquinhos.com/multiplicacoes-combinadas-e-coordenadas/
Multiplicações combinadas e coordenadas estão relacionadas ao pensamento computacional porque envolvem quebrar problemas em partes menores e usar lógica para resolvê-los. Ao multiplicar números diferentes, usamos algoritmos e raciocínio para encontrar a resposta certa. Com coordenadas, como em um plano cartesiano, entendemos como os números representam posições e como manipulá-los para resolver problemas. Isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e compreensão de algoritmos, importantes na computação.
Sudoku do Dia
Link de referência: https://www.coquinhos.com/sudoku-do-dia/
O Sudoku ensina pensamento computacional através da lógica e da resolução sistemática de problemas. Ao preencher os espaços vazios com números corretos, exercita-se o uso de algoritmos e pensamento sistêmico. O processo envolve tentativa e erro, semelhante à otimização de soluções computacionais. Assim, resolver Sudokus desenvolve habilidades essenciais para o pensamento computacional.
Atividade Sugerida 2: Atividade Desplugada – CAMINHOS DA ARTE
Nesta atividade serão necessários dois participantes: um será o “programador” e o outro será o “computador”. O objetivo do “programador” é fazer com que o “computador” leve o artista até a sua obra. Para tanto, o “computador” deve realizar somente os movimentos que o “programador” informar.
Dica: Utilize comandos precisos como, por exemplo, “siga em frente 2 casas”, entre outros.
Professor, realize a impressão dos 2 documentos pdf: CAMINHOS DA ARTE e PINTORES (1 CÓPIA PARA CADA DUPLA).
Obs: Essa é uma atividade alquimétrica, ou seja, um brinquedo didático que conjuga os conceitos de métrica (medida-exato-técnico) e alquimia (mutante-mágico-transformador). Essa atividade pretende associar os artistas a suas obras de arte, utilizando a computação desplugada. Ela pode ser produzida pelos próprios estudantes, utilizando materiais recicláveis e alternativos. Por seu caráter mutante, ela pode ser adaptada para qualquer disciplina.
Atividade Sugerida 3: Atividade Desplugada – Fluxograma: TROCAR UMA LÂMPADA
Professor, realize a impressão de 1 cópia para cada dupla ou trio (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR) e entregue 1 folha A4 (em branco) para cada aluno.
DICA: Essa atividade pode ser trocada entre os colegas após realizada e cada um pode escrever ao lado uma sugestão para contribuir com o algoritmo realizado pelo seu colega. Outra ideia, é depois de realizar o algoritmo reunir os estudantes em grupos de até 3 integrantes para discutir em criarem um algoritmo para o grupo e socializarem com a turma.
Protótipo: Acerte o buraco
Link: https://www.instagram.com/p/Cws4yu9tukr/?igsh=MTExNnFrNGY5eHNkNQ%3D%3D
Materiais utilizados: 1 caixa de papelão, cola, barbante, tesoura, bolinha pequena e tampinha de garrafa pet.
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Protótipo: Mesa de Imã
Link:
https://www.instagram.com/p/C1b6RRNMwqL/?igsh=MWU5emE1eGM4bmVvMQ%3D%3D&img_index=1
Materiais utilizados: Papelão, imã, lã, cola, rolinho de papel higiênico, bolinha, durex colorido, tesoura e jornal para fazer os canudos grandes. (vara)
Duração: 3 aulas
Atividade em grupo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.