Integral
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
Atividade Sugerida 1:
RunMarco: Seguir as Instruções para levar o Marco ou a Sophia para cumprir os objetivos
Link de referência: https://runmarco.com/
O Run Marco é um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores orientam o personagem Marco ou Sophia através de uma série de níveis, utilizando comandos visuais para superar obstáculos e alcançar objetivos específicos. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
É um jogo educativo que introduz conceitos básicos de programação e pensamento computacional para crianças. No jogo, os jogadores colocam os comandos em forma de setas para levar o coelho até a cenoura. Essa abordagem lúdica permite que os alunos desenvolvam habilidades de sequenciamento, lógica e resolução de problemas de forma divertida e interativa.
Atividade Sugerida 2:
Lightbot: Programar o robô para cumprir os objetivos
Link de referência: https://www.lightbot.lu/
Lightbot é um jogo educativo que ensina conceitos básicos de programação, como lógica sequencial, procedimentos e loops, através de desafios onde o jogador programa um robô para acender lâmpadas em um tabuleiro. Ele promove o pensamento crítico e a resolução de problemas, tornando o aprendizado de programação interativo e divertido.
Atividade Sugerida 3:
Cargo-Bot: Programar para levar as caixas até o seu objetivo
Link de referência: https://i4ds.github.io/CargoBot/?state=1
Cargo-Bot é um jogo de lógica onde o jogador programa um braço robótico para mover caixas, criando sequências de comandos para resolver desafios. O jogo ensina conceitos como sequências, loops e condicionais, promovendo habilidades de resolução de problemas e pensamento computacional. É ideal para introduzir crianças à lógica de programação de forma divertida e gradual.
Atividade Sugerida 4: Programas On-Line
Pixel e divisão
Link de referência: https://www.coquinhos.com/dividir-e-colorir/
O jogo Pixel de Divisão reforça o aprendizado de divisão ao revelar uma imagem pixelada à medida que o aluno responde corretamente. Ele estimula o pensamento lógico, a precisão e engaja os alunos através de uma recompensa visual. Esse formato gamificado torna o aprendizado da matemática mais divertido e motivador.
Atividade Sugerida 5: Programas On-Line
Mensagem secreta
Link de referência: https://www.coquinhos.com/decifrar-a-palavra-codigo-binario/
O jogo Decifre a Mensagem Secreta desenvolve o pensamento computacional ao estimular habilidades como decomposição, identificação de padrões e pensamento algorítmico. Os alunos seguem passos lógicos para decifrar códigos, reforçando concentração e precisão. Isso torna o aprendizado divertido e eficaz para resolver problemas.
Atividade Sugerida 6: Labirinto do Pensamento Computacional
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16619
Atividade Sugerida 7: Scratch – Bandeira Verde
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16607
Atividade Sugerida 8: Quiz Scratch
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16615
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, os objetivos serão os momentos Construir e Continuar.
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
PROJETO 2: CORES DA BORBOLETA
DURAÇÃO: 1 AULA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/cores-da-borboleta/
PROJETO 3: DIGA ALGO
DURAÇÃO: 1 AULA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
PROJETO 4: ADICIONE UM ATOR
DURAÇÃO: 1 AULA
Atividade Sugerida 1: Pensamento Computacional – conceitos interativos
Atividade Sugerida 2: Observando a imagem
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16606
Atividade Sugerida 3: Locadora de Filmes (reconhecimento de padrões)
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16601
Atividade Sugerida 4: Caça Quiz: Pensamento Computacional
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16605
Atividade Sugerida 5: Dispositivos Computacionais
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16612
Atividade Sugerida 6: Carga-Bot
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16621
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1 – ADICIONE UM ATOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/adicione-um-ator/
PROJETO 2 – DIGA ALGO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-diga-algo/
PROJETO 3 –Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os comandos que aprenderam ao longo das aulas para a construção de uma animação de sua autoria.
PROJETO 4 – PROGRAMANDO UM CARANGUEJO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-programando-caranguejo/
PROJETO 5 – CONTANDO HISTÓRIA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-contando-historia/
PROJETO 6 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os comandos que aprenderam ao longo das aulas para a construção de uma animação de sua autoria.