Grupo 4
1º MOMENTO:
- Apresentação
Professor, coloque os alunos em roda, inicie falando seu nome e um pouco sobre si. Em seguida, peça para que cada estudante compartilhe informações sobre si mesmo, como: nome, idade, lazer, algo inusitado e engraçado que fez nas férias.
2º MOMENTO:
Dinâmica História continuada:
Objetivo: Criar uma história coletiva, onde os alunos vão contribuir com frases para continuar o enredo, desenvolvendo a imaginação e a habilidade de criar enredos de forma colaborativa.
Como Funciona:
- Divisão dos Grupos:
-
- Reúna toda a turma.
2. Explicação da Atividade:
-
- Explique que cada aluno será responsável por criar uma parte da história coletiva.
- O professor começará a história com uma frase inicial e, a partir daí, cada aluno, na vez dele, deverá acrescentar uma frase para continuar a história, seguindo a linha de raciocínio dos colegas, mas sem perder o fio da narrativa.
- O desafio é fazer com que a história faça sentido enquanto cada um acrescenta uma parte dela. A ideia é que a história fique cada vez mais interessante à medida que for se desenrolando!
3. Exemplo de Abertura:
-
- O professor começa com uma frase inicial como exemplo: “Em uma tarde de verão, um grupo de amigos decidiu explorar uma floresta misteriosa no final da cidade. Eles não sabiam, mas algo muito estranho estava prestes a acontecer…”
- O primeiro aluno deve então continuar a história com uma frase, por exemplo: “Quando entraram na floresta, ouviram um barulho vindo de um arbusto próximo, mas não havia ninguém por perto.”
4. Como Jogar:
-
- Cada um falará um pedaço da história à medida que vai sendo criada.
- O professor pode dar um tempo de 1 minuto para que cada um desenvolva a frase que entrará na história, até que todos tenham participado.
- Quando um aluno terminar sua frase, ele passará a vez para o próximo, e assim por diante, até que todos os alunos da turma tenham dado sua contribuição.
5. Desafío Extra (Opcional):
-
- Para tornar a atividade mais interessante, você pode sugerir que cada um adicione um personagem inesperado ou um elemento surpresa na história (como um monstro, um objeto mágico ou uma viagem no tempo). Isso vai desafiar ainda mais a criatividade dos alunos!
6. Discussão Final:
-
- Ao final da atividade, faça uma reflexão com os alunos sobre o que acharam da dinâmica e como foi trabalhar em equipe para criar uma história. Pergunte o que acharam das contribuições dos colegas e como a história foi se desenrolando de forma coletiva.
Jogos online e atividades desplugadas são ferramentas complementares no ensino de pensamento computacional. Os jogos digitais estimulam a criatividade e a resolução de problemas, enquanto as atividades desplugadas favorecem o desenvolvimento de habilidades como decomposição e abstração. Juntas, essas abordagens fortalecem o aprendizado de forma interativa, prática e acessível.
É fundamental que exista conexão à internet para funcionar. Isso se deve ao fato de que as interações e programações dos alunos são processadas online.
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 1: Programas On-Line
Code Studios Mapas
Link de referência: https://mindmakers.cc/hourofcode/maps.html
O jogo Mapas do Code Studio tem como objetivo introduzir os alunos ao pensamento computacional por meio da criação de algoritmos simples. Nessa atividade, os estudantes devem programar um personagem para navegar por um pelo mapa utilizando comandos básicos, como “mover para a direita” ou “mover para a esquerda”. Essa abordagem permite que os alunos compreendam conceitos fundamentais de programação e lógica de forma lúdica e interativa.
Atividade Sugerida 2: Atividades Desplugadas
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE 2_GRUPO 4
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
ATENÇÃO:
- Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
- Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
- Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
Protótipo 1: BASQUETE
Link de Referência: https://youtu.be/ZeMF_g1DK-8?si=YqX4QPll6mxIEVpb
Duração: 03 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em duplas para construir um jogo de basquete, desenvolvendo habilidades de criatividade e colaboração. Utilizando materiais como papelão e lacres de garrafa PET, os alunos aprendem sobre movimento e força durante o processo de montagem. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e envolve conceitos de ciências e artes.
Materiais:
Essa atividade será com 2 participantes.
- 1 caixa de sapato (33cmx19cmx12cm) ou papelão (40x60cm)
- 1 cola branca
- 1 folha de papel branca
- 1 pistola de cola quente ou cola de artesanato
- 1 canetinha preta
- 1 bola de ping pong ou bola de papel
- 1 régua
- 1 copo de isopor ou uma tira de papelão ou qualquer objeto em formato de círculo (aro da cesta)
- 1 fita crepe (para demarcar as partes da quadra)
- barbante ou fio de lã (rede da cesta) – aproximadamente 50cm
- lápis antigo ou um pedaço de cartolina preta (para fazer o poste da cesta de basquete e o arremessador)
- 3 palitos de picolé
- 2 elásticos
- 1 colher
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Protótipo 2: POÇO
Link de Referência: https://www.youtube.com/watch?v=Yqm3CMB1PGs
Duração: 02 AULAS
Justificativa: permite que alunos trabalhem em grupos para construir um modelo de poço, promovendo a colaboração e a criatividade. Utilizando materiais como papelão e palitos de churrasco, os alunos aplicam conceitos de física, como estrutura e equilíbrio. Essa atividade torna o aprendizado prático e interativo, integrando ciências e matemática de forma significativa.
Materiais:
Essa atividade será com 3 participantes.
- papelão (tamanho A4)
- isopor ou papelão (tamanho A4 para fazer a base do poço)
- 2 palitos de churrasco
- 1 tesoura sem ponta
- 1 lápis
- 1 cola branca
- 1 pistola de cola quente ou cola de artesanato
- 3 cartolinas coloridas
- 1 folha A4 de papel colorido (para a construção do balde)
- barbante (aproximadamente 50cm)
- 1 régua
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
Organizar a turma em equipes de, no máximo, cinco estudantes e distribuir o kit de robótica estrutural. Orientá-los a realizar todos os passos.
PROJETO 1: INTRODUTÓRIA 1
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo1/
PROJETO 2: INTRODUTÓRIA 2
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/introdutoria-wedo2/
PROJETO 3: ANIMAIS
PROTÓTIPO 1: GIRAFA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-girafa-wedo/
PROTÓTIPO 2: JACARÉ
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-jacare-wedo/
PROTÓTIPO 3: MACACO
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/animais-macaco-wedo/
PROJETO 4: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5: ÁGUA
PROTÓTIPO: BARRAGEM DE ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-barragem-de-agua-wedo/
PROTÓTIPO 2: BOMBA DE ÁGUA
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/agua-bomba-de-agua-wedo/
PROJETO 6: Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1: DESAFIO DUPLO
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-desafio-duplo/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar sobre a plataforma e o funcionamento do programa). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
A placa de circuito Makey Makey funciona conectando objetos que conduzem eletricidade, como frutas, papel alumínio, massa de modelar, água ou até mesmo o corpo humano, a uma interface de computador. Esses objetos podem substituir teclas do teclado ou cliques do mouse, permitindo que os usuários interajam com o computador de maneiras inusitadas.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1: PIANO COM BANANAS
DURAÇÃO: 2 AULAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-piano-de-bananas/
Professor: Na aula 1, ao clicar no link da aula, o foco deverá estar nos momentos Conectar e Contemplar (ensinar o funcionamento da placa, dos cabos de jacaré, dos jumpers, etc.). Na aula 2, o objetivo será focar nos momentos Construir e Continuar.
O kit LEGO WeDo 2.0 é uma ferramenta educacional que ensina conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de forma prática. Com motores, sensores e programação intuitiva, os alunos desenvolvem pensamento computacional, raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e autonomia na resolução de problemas.
Para manter a organização e garantir o uso adequado do material, é fundamental que, antes do fim da aula, os alunos desmontem os projetos e guardem todas as peças corretamente em seus devidos lugares.
PROJETO 1 – EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PROTÓTIPO: BATEDEIRA
Link: https://portalescolarmaker.com.br/educacao-alimentar-batedeira-wedo/
PROJETO 2 – ESPORTE E SAÚDE
PROTÓTIPO: GOLEIRO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/esporte-e-saude-goleiro-wedo/
PROJETO 3 – ESTRUTURAS
PROTÓTIPO: ELEVADOR
Link: https://portalescolarmaker.com.br/estruturas-elevador-wedo/
PROJETO 4 – Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar de maneira livre e criativa todos os componentes do kit tecnológico que aprenderam ao longo das aulas para a construção do protótipo de sua autoria.
PROJETO 5 – EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS
PROTÓTIPO: BRAÇO ROBÓTICO
Link: https://portalescolarmaker.com.br/tecnologia-e-etica-nas-redes-sociais-braco-robotico-wedo/
A placa Makey Makey é um dispositivo que transforma objetos do dia a dia em teclas do computador, permitindo que os alunos interajam com programas e jogos de maneira criativa. Ela é usada para ensinar conceitos de eletricidade, circuitos e programação, tornando o aprendizado mais dinâmico. Qualquer material que conduza eletricidade, como frutas, massinha de modelar, papel alumínio, água, clipes e até o próprio corpo humano, pode ser utilizado para criar diferentes comandos. Com isso, os alunos desenvolvem o pensamento computacional, a lógica e a criatividade, além de aprenderem de forma prática e colaborativa. Antes de encerrar a aula, é importante pedir que desmontem os circuitos, limpem os materiais utilizados e guardem tudo corretamente para manter os equipamentos organizados e prontos para futuras atividades.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
PROJETO 1 – CONTROLE COM SETAS
LINK: https://portalescolarmaker.com.br/makey-makey-controle-com-setas/
PROJETO 2 – CORPO HUMANO
O SCRATCH é um software de programação on-line e gratuito, os alunos possuem acesso rápido, fácil e em qualquer lugar. A programação é realizada em blocos e os alunos aprendem os fundamentos da programação, como a criação de loops e o uso de condições. Ele estimula a criatividade pois permite a criação de histórias, animações e jogos.
PROJETO 1 – SIGA O MOUSE
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-siga-o-mouse/
PROJETO 2 – ANIME UM PINGUIM
Link: https://portalescolarmaker.com.br/scratch-anime-o-pinguim/
Atividades Desplugadas:
Obs: Professor, realize a impressão dos documentos pdf – 1 cópia por aluno.
CLIQUE AQUI ATIVIDADE GRUPO 4.
CLIQUE AQUI – gabarito-Atividades Desplugadas
Atividade Sugerida 4: Caça Quiz: Pensamento Computacional
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16605
Atividade Sugerida 6: Carga-Bot
Link: https://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=16621
Experimentar momentos de aprendizado nas aulas maker proporciona uma felicidade singular, onde a criatividade e a inovação se unem, transformando ideias em realidade e promovendo o aprender de maneira prática.
Importância da prototipagem na robótica.
A prototipagem na robótica é essencial para testar funcionalidades, identificar problemas e ajustar o projeto antes da versão final, economizando tempo e recursos. Ela estimula a criatividade e a inovação, permitindo que os alunos experimentem e busquem soluções diferentes. A prototipagem promove o aprendizado ativo, aplicando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver problemas, e facilita o trabalho em equipe e a colaboração. A prática também simula cenários reais, preparando os alunos para desafios onde as tecnologias são desenvolvidas em várias fases de testes e revisões.
Após finalizar o protótipo use a sua criatividade para decorá-lo e personalizá-lo.
ATENÇÃO:
- Ao longo deste projeto, caso utilize a cola quente, ela deverá ser manipulada com o seu auxílio. É importante aguardar a cola secar para seguir para o próximo passo.
- Oriente os alunos a manusearem os palitos de churrasco com atenção, sempre segurando pela extremidade sem ponta. Ressalte a importância de evitar apontá-los para os colegas e de utilizá-los exclusivamente conforme as instruções fornecidas.
- Os materiais sugeridos devem ser adaptados de acordo com as condições e necessidades do ambiente escolar.
PROTÓTIPO: JOGO COM BARRA DE EQUILÍBRIO
Link: https://www.youtube.com/watch?v=mS9KSrmVOxU
Justificativa: ao criar jogos de equilíbrio com materiais recicláveis são ferramentas educativas que promovem a consciência ambiental e o desenvolvimento do aluno. A reutilização de materiais ensina sustentabilidade e reduz o desperdício. A prática aprimora coordenação motora, equilíbrio, concentração e raciocínio lógico. A criatividade, paciência e resolução de problemas são estimuladas. Ao brincar com a construção em grupo, a atividade fortalecerá a interação social e o trabalho em equipe.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 2 rolos de papel higiênico
- 1 colher de plástico
- 1 cola de artesanato
- 1 tesoura sem ponta
- 4 palitos de churrasco
- 1 bola pequena de isopor
- lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
PROTÓTIPO: ROBÔ
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WhxZcC1Jvu0&t=315s
Professor, neste protótipo, focaremos apenas no mecanismo da cabeça do robô (no vídeo, a construção da cabeça será até 3min30). O corpo ficará a critério de cada um, permitindo o uso da imaginação e criatividade.
Justificativa: Construir robôs com papelão e materiais recicláveis é uma atividade que desenvolve criatividade, coordenação motora e consciência ambiental nos alunos. Ao projetar e montar, eles exercitam o raciocínio lógico. Além de ser acessível e sustentável, a atividade transforma lixo em invenções, unindo diversão, arte e princípios básicos de engenharia. Uma forma prática de aprender brincando enquanto se tornam cidadãos mais conscientes.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 pedaço de papelão (tamanho 20 x 4 cm)
- 1 pedaço de papelão redondo (tamanho 5 cm)
- 1 pedaço de papelão (tamanho 22 x 5 cm)
- 1 pedaço de papelão redondo (tamanho 6 cm)
- 1 pedaço de papelão redondo (tamanho 6,5 cm)
- 2 pedaços de papelão redondo (tamanho 2 cm)
- 1 pedaço de papelão para fazer o corpo do robô (tamanho 28 x 24 cm)
- 1 cola de artesanato
- 1 caneta preta fina
- 1 lápis
- 1 régua
- 1 tesoura sem ponta
- 1 palito de churrasco
- 1 tampa de garrafa furada
- 2 molas pequenas ou usar pedaços de palito de churrasco
PROTÓTIPO: PINBALL
Link: https://www.youtube.com/watch?v=A4SBmN8Mysg
Justificativa: Construir um pinball com materiais recicláveis é uma experiência educativa completa que integra aprendizagem e diversão de forma significativa. Ao desenvolver seu próprio jogo, os alunos colocam em prática conceitos de física como movimento, força e gravidade de maneira concreta e palpável. A atividade estimula a criatividade desde o planejamento do design até a solução de desafios técnicos na montagem. As habilidades motoras são aprimoradas durante o processo de corte, colagem e ajuste das peças, enquanto o trabalho em equipe fortalece a colaboração e comunicação.
Materiais:
ATENÇÃO: Essa atividade será individual. Separar a quantidade necessária por aluno.
- 1 pedaço de papelão (tamanho 60 x 60 cm)
- 2 pedaços de papelão (tamanho 30 x 30 cm)
- 1 tesoura sem ponta
- 1 cola de artesanato
- 4 palitos de churrasco
- 1 canudo de plástico resistente
- 2 elásticos
- 5 minis elásticos
- 1 bola pequena
- 1 pedaço de 10 cm de barbante
- lápis de cor, canetinhas ou giz de cera
PROJETO 1: APRESENTAÇÃO
TEMA: A INFLUÊNCIA CULTURAL NO BRASIL
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÃO
Fale sobre o tema com a turma.
Converse com a turma sobre a influência cultural de outros povos no Brasil, destacando sua importância para entender a diversidade e a identidade do país. Esse processo começou histórico com a colonização e se intensificou com a imigração. A herança indígena é evidente na língua, na culinária e nas práticas culturais. A colonização portuguesa trouxe a língua portuguesa, a religião católica e as tradições como o Carnaval e a Festa Junina. A contribuição africana, resultante da escravidão, é rica em música, dança e religiosidade, com exemplos como o candomblé e o samba. A imigração de europeus e povos orientais no século 19 e início do 20 também enriqueceu a cultura, refletindo-se na culinária e nas artes.
Dessa forma, a influência de outras culturas no Brasil não apenas enriquece sua identidade, mas também promove um ambiente de respeito e valorização pela diversidade, essencial para construir uma sociedade mais inclusiva.
Peça aos alunos que realizem uma pesquisa sobre esse tema e, em seguida, usem o Google Apresentações, para criar 7 slides e neles desenvolver uma campanha de conscientização sobre a importância de preservar a cultura brasileira, explicar nestes slides, o que pode ser feito para valorizar e proteger as influências culturais.
Ao final, estimule um debate entre os alunos sobre o que aprenderam com esse tema.
PROJETO 2: DOCUMENTO
TEMA: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE DOCS
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/rITUCCBL9Z4?si=ks3bImTf1Kop1h0L
Fale com os alunos sobre a inteligência emocional é fundamental no ambiente escolar, pois contribui para o desenvolvimento integral dos alunos e a criação de um espaço de aprendizagem positivo.
A educação emocional ajuda os estudantes a resolver conflitos de maneira construtiva e a se tornarem mais conscientes de suas emoções, o que é essencial para o bem-estar psicológico. Ao integrar atividades de inteligência emocional no currículo, as escolas preparam os alunos para enfrentar desafios pessoais e profissionais no futuro.
Promova um debate sobre o tema, em seguida, peça aos alunos para criarem uma poesia no Google Docs onde eles escrevem e ilustram sobre diferentes emoções. Para tornar a atividade mais visual, incentive-os a inserir imagens ou emojis que representem cada emoção. Ao utilizar o Google Docs, explore os recursos de formatação de fonte, parágrafo e títulos.
Ao final, incentive uma conversa construtiva sobre o tema, imprima, recolha os documentos e encaderne para ser o livro de poesia sobre gestão das emoções da turma.
PROJETO 3: APRESENTAÇÃO
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ESPORTES
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: GOOGLE APRESENTAÇÕES
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/O492_HLrPCc?si=F2wNdWDS4FA49AcT
Explique aos alunos que a prática esportiva é essencial para o desenvolvimento das crianças, trazendo benefícios físicos, emocionais e sociais. Os esportes melhoram a condição física geral, fortalecendo músculos e ossos, além de desenvolver a progressão motora e auxiliar na manutenção de um peso saudável. Praticar esportes também reduz o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar.
Além dos benefícios físicos, os esportes em equipe ensinam habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, comunicação e respeito. Eles ajudam as crianças a lidar com vitórias e derrotas, desenvolvendo resiliência e empatia. A prática esportiva também ensina disciplina, comprometimento e responsabilidade, pois as crianças aprendem a seguir regras, se dedicam aos treinos e protegem seus colegas e treinadores. Além disso, o esporte pode integrar a família, proporcionando momentos de lazer e fortalecendo os laços familiares.
Peça aos alunos que escolheram um esporte e criem uma apresentação que destaque os benefícios físicos, emocionais e sociais desse esporte para a qualidade de vida. A apresentação deverá conter no mínimo 7 slides, incluindo capa, tema, imagens e conclusão. Para essa atividade, utilize o Google Apresentações e incentive-os a explorar os recursos disponíveis, como formatação de fonte, parágrafos, marcadores, plano de fundo, inserção de links, efeitos especiais, layouts, transições e temas.
Após a criação das apresentações, divida a turma em equipes e solicite que cada grupo apresente seu trabalho para a aula. Ao final, promova um diálogo sobre o que aprenderam durante a atividade.
PROJETO 4: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
TEMA: EMPATIA E A COMUNIDADE
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: MAKE BELIEFS COMIX
O site Make Beliefs Comix é uma plataforma onde você pode criar suas próprias histórias em quadrinhos de forma fácil e divertida, usando personagens, cenários e diálogos pré-definidos. É uma ótima ferramenta para exercitar a criatividade e contar histórias de maneira visual.
Não é necessário fazer cadastro.
Link do programa: https://makebeliefscomix.com/Comix/
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Hex4Trz0KyQ
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/_ssvtnB85IM?si=VM59KYCGWWvwq9lY
Converse com os alunos sobre o tema da empatia e sua importância. A empatia é a habilidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros, permitindo que nos coloquemos no lugar deles e entendamos o que estão vivenciando. Essa atitude é fundamental para uma convivência harmoniosa e saudável na comunidade, pois promove a solidariedade e o respeito entre as pessoas. Ao praticarmos a empatia, nos tornamos mais aptos a ajudar quem precisa, resolver conflitos de maneira colaborativa e construir relacionamentos baseados no entendimento e na cooperação.
No contexto comunitário, a empatia se expressa em ações simples, como ouvir atentamente os outros, oferecer ajuda a quem enfrenta dificuldades, respeitar opiniões diferentes e ser gentil no dia a dia. Essa prática ajuda a criar um ambiente onde as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas, contribuindo para um sentimento de união e pertencimento na comunidade. Quanto mais praticamos a empatia, mais incentivamos atitudes positivas que fortalecem os laços sociais e transformam a comunidade em um lugar melhor para todos.
Coloque a turma em roda e peça que criem personagens e cenários, além de citar situações em que a empatia deveria ter estado presente, mas não estava. Isso ajudará os alunos a refletirem sobre a importância das habilidades nas interações diárias. Em seguida, proponha que cada aluno escolha uma dessas situações-problema e crie uma história em quadrinhos sobre ela, apresentando uma solução que envolve a empatia.
Após finalizarem suas histórias, peça que cada aluno apresenta sua criação para a turma. Essa atividade não apenas estimula a criatividade, mas também promove discussões interessantes sobre como a empatia pode ser aplicada na vida real, encorajando os alunos a serem mais conscientes e solidários em suas relações.
Ao final, imprima as histórias criadas e guarde-as para um momento de feira ou exposição na escola, permitindo que sejam apresentadas à comunidade escolar.
PROJETO 5: PÔSTER
TEMA: MEIO AMBIENTE E A ESCOLA
DURAÇÃO: 02 AULAS
RECURSO: ADOBE SPARK
O Adobe Spark é uma plataforma de criação que permite criar e compartilhar facilmente conteúdo visual, como vídeos, páginas da web e imagens. É útil para criar apresentações, vídeos promocionais, posts em redes sociais e muito mais.
Link do programa: Adobe Spark
Confira o vídeo sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=UsnPxxYJolU
Fale sobre o tema com a turma.
Apresente o vídeo sobre o tema: https://youtu.be/05KrOitFn7s?si=ToX-BQAum3x-qLm1
Converse com os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente e como essa preocupação é fundamental para garantir um futuro sustentável. Explique que atitudes simples na escola, como separar o lixo, economizar água e energia, e cuidar das áreas verdes, são formas práticas de contribuir para a preservação da natureza. Na comunidade, ações como mutirões de limpeza, campanhas de conscientização e proteção de rios e lagos incentivam a participação de todos. Essas iniciativas ensinam o valor da preservação e mostram como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, promovendo uma cultura de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Comece promovendo um debate com a turma sobre situações que envolvem tanto a preservação quanto a correção ao meio ambiente. Citem exemplos como o descarte inadequado de lixo, desperdício de água, desmatamento, poluição do ar, e boas práticas como a reciclagem, plantio de árvores, e conservação de áreas verdes. Discuta o impacto dessas ações no meio ambiente e na vida das pessoas, destacando a importância de cada um fazer a sua parte para proteger a natureza.
Em seguida, peça aos alunos que escolheram uma dessas situações-problema e criaram um pôster com ilustrações no Adobe Spark. A apresentação deve abordar formas de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, com um foco especial na comunidade escolar. Encoraje os alunos a usarem criatividade, incorporando imagens, textos e designs que transmitam uma mensagem de forma clara e impactante.
Ao final, incentive-os a apresentar para a turma e guarde para um momento de feira ou exposição na escola para apresentar a comunidade escolar.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.
Os projetos são desenvolvidos em diferentes graus de dificuldade. Obedeça a ordem crescente dos projetos no momento da aplicação.
As aulas utilizando a placa de circuito requerem materiais específicos. Por favor, planeje e solicite esses materiais com pelo menos 15 dias de antecedência para a escola.